Scielo RSS <![CDATA[Educação Matemática Debate]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2526-613620210001&lang=pt vol. 5 num. 11 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Comunidades de Prática e a formação do professor que ensina Matemática revisitando teses e dissertações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362021000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste texto são apresentados resultados de um levantamento feito na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) de estudos, realizados nos anos de 2008 a 2017, sobre a formação de professores de Matemática em Comunidades de Prática (CoP). O objetivo foi verificar se estas pesquisas envolviam, ou não, investigações sobre ações colaborativas e/ou tratavam das especificidades dos conhecimentos docentes. Os resultados apontam a formação continuada de professores em CoP como uma alternativa aos programas tradicionais fundamentados em cursos de treinamento ou de reciclagem de conhecimentos e indicam CoP como um cenário no qual a aprendizagem compartilhada, de modo colaborativo e participativo, promove o desenvolvimento profissional dos professores. Observa-se que apesar de os estudos abordarem ou a colaboração ou os conhecimentos docentes na formação do professor, no âmbito das CoP, nenhum deles teve por objetivo investigar inter-relações entre estes dois aspectos teóricos.<hr/> Abstract: This text presents the results of a survey carried out at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of studies performed, in the years 2008 to 2017, on the formation of Mathematics teachers in Communities of Practice (CoP). The objective was to verify if these researches involved, or not, investigations about collaborative actions and/or dealt with the specificities of teacher knowledge. The results point to the continued formation of teachers in CoP as an alternative to traditional programs based on training courses or knowledge recycling and indicate CoP as a scenario in which shared learning, in a collaborative and participatory way, promotes the professional development of teachers. It is observed that although the studies address either the collaboration or the knowledge in teacher education, within the scope of the CoP, none of them aimed at investigating interrelations between these two theoretical aspects.<hr/>Resumen: Este texto presenta los resultados de un levantamiento hecho en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) de estudios, realizada en los años 2008 a 2017, sobre la formación de profesores de Matemática en Comunidades de Práctica (CoP). El objetivo era verificar si estas investigaciones involucrados, o no, las investigaciones acerca de las acciones de colaboración y/o negociados con las características específicas de los conocimientos de enseñanza. Los resultados apuntan a la formación continuada de docentes en CoP como alternativa a los programas tradicionales basados en cursos de formación o reciclaje de conocimientos e indican a CoP como un escenario en el que el aprendizaje compartido, de forma colaborativa y participativa, promueve el desarrollo profesional de los docentes. Se observa que si bien los estudios abordan la colaboración o el conocimiento docente en la formación docente, en el contexto de la CoP, ninguno de ellos tuvo como objetivo investigar las interrelaciones entre estos dos aspectos teóricos. <![CDATA[Vivências de professoras dos Anos Iniciais no trabalho com a resolução de problemas em uma formação continuada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362021000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar as vivências de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no trabalho com a resolução de problemas a partir da unidade temática Números da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na oficina Brincando, cantando, jogando e problematizando também se aprende a Matemática! Para a produção dos dados foram utilizados um questionário e os registros da oficina, que teve duração de 16 horas. Os participantes foram 15 professoras dos Anos Iniciais. As bases do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) permitiram compreender as representações textualizadas construídas pelo grupo de professoras no âmbito da formação continuada. No desenvolvimento das atividades propostas e criadas na oficina, as dimensões do agir docente individual e coletivo possibilitaram às professoras, em parceria com a formadora, estudar, vivenciar e analisar criticamente o texto prescritivo da área de Matemática na BNCC, fazendo as alterações necessárias nos textos do trabalho planificado e realizado, as quais proporcionaram às professoras conhecer e participar da dinamização da metodologia da resolução de problemas na formação continuada.<hr/>Abstract: This article aims to investigate the experiences of teachers from the Early Years of Elementary School at work with problem solving from the thematic unit Numbers at the National Curriculum Common Base (BNCC) and at the workshop Playing, singing, playing and also problematizing you learn Math! For the production of the data, a questionnaire and the workshop records, which lasted 16 hours, were used. Participants were 15 teachers from the Early Years. The bases of Sociodiscursive Interactionism (ISD) made it possible to understand the textual representations constructed by the group of teachers in the context of continuing education. In the development of the activities proposed and created in the workshop, the dimensions of individual and collective teaching action enabled teachers, in partnership with the trainer, to study, experience and critically analyze the prescriptive text in the area of ​​Mathematics at BNCC, making the necessary changes in the texts the planned and accomplished work which enabled teachers to know and participate in promoting the methodology of problem solving in continuing education.<hr/>Resumem: Este artículo tiene como objetivo investigar las vivencias de maestras de la Educación Primaria en el trabajo con la resolución de problemas a partir de la unidad temática Números de la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y en el taller Jugando, cantando, jugando y problematizando también se aprende Matemáticas! Para la recogida de datos fueron utilizados un cuestionario y los registros del taller, que tuve duración de 16 horas. Los participantes fueron 15 maestras de la Educación Primaria. Las bases del Interaccionismo Sociodiscursivo (ISD) permitieron comprender las representaciones textuales construidas por el grupo de maestras en el ámbito de la formación continuada. En el desarrollo de las actividades propuestas y creadas en el taller, las dimensiones del actuar docente individual e colectivo posibilitaron a las maestras, en conjunto con la formadora, estudiar, vivenciar y analizar críticamente el texto prescriptivo del área de Matemática en la BNCC, haciendo los cambios necesarios en los textos del trabajo planificado y realizado, los cuales proporcionaron a las maestras conocer y participar de la dinamización de la metodología de la resolución de problemas en la formación continuada. <![CDATA[Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362021000100102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No artigo discutimos a competência do Olhar Profissional numa pesquisa com três professores de Matemática num curso de formação continuada com o objetivo de identificar a mobilização de conhecimentos pelo professor que indicam o desenvolvimento dessa competência para o ensino com tecnologia. A fundamentação veio do processo reflexivo docente na perspectiva da reflexão coletiva envolvendo vivências para a reconstituição das práticas e, quanto aos conhecimentos docentes para ensinar com Tecnologia, o apoio esteve no modelo TPACK. A metodologia foi qualitativa, do tipo estudo de caso, com coleta de dados feita por observação, entrevistas e recolha dos materiais produzidos nos encontros de formação, com análise interpretativa. Concluímos que no processo formativo desenvolvido houve mobilização de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e matemáticos, a qual foi percebida em um contexto de observação das tarefas envolvidas e das manifestações do raciocínio dos alunos, apontando possibilidades de ampliação do Olhar Profissional dos participantes.<hr/>Abstract: In the article we discussed the competence of Professional Noticing in a research with three Mathematics teachers in a continuing education course with the aim of identifying the mobilization of knowledge by these teachers that indicate their development of the Professional Look competence for teaching with technology. The theoretical support came from the reflective teaching process, in the perspective of collective reflection involving experiences for the reconstitution of practices and, regarding the teaching knowledge to teach with technology, the support was in the TPACK model. The methodology was qualitative, of the case study type, with data collection made by observation, interviews and materials produced in the educational meetings, with interpretative analysis. We concluded that in the continuing educational process there was mobilization of technological, pedagogical, and mathematical knowledge, which was perceived in a context of observing the tasks involved and the manifestations of the students' reasoning, pointing out possibilities for expanding the participants’ Professional Noticing.<hr/>Resumen: En el artículo discutimos la competencia de la Mirada Profesional en una encuesta a tres profesores de Matemáticas en un curso de educación continua con el objetivo de identificar la movilización de conocimientos por parte del docente que indican el desarrollo de la competencia de Mirada Profesional para enseñar con tecnología. El razonamiento provino del proceso de enseñanza reflexiva en la perspectiva de la reflexión colectiva involucrando experiencias para la reconstitución de prácticas y, en cuanto a la enseñanza de conocimientos para enseñar con tecnología, el apoyo estuvo en el modelo TPACK. La metodología fue cualitativa, del tipo estudio de caso, con recolección de datos realizada por observación, entrevistas y recolección de materiales producidos en las reuniones de capacitación, con análisis interpretativo. Se concluye que en el proceso de formación desarrollado se produjo una movilización de conocimientos tecnológicos, pedagógicos y matemáticos, que se percibieron en un contexto de observación de las tareas involucradas y las manifestaciones del razonamiento de los estudiantes, señalando posibilidades de ampliación de la Mirada Profesional de los participantes. <![CDATA[Modelagem Matemática: uma proposta de ensino para alunos deficientes visuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362021000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresentamos os resultados de uma proposta pedagógica embasada na Modelagem Matemática como estratégia de ensino, na inclusão de um aluno com deficiência visual, no contexto da Educação Tecnológica, bem como abordamos suas contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa, é do tipo estudo de caso. Os resultados analisados apontam que a Modelagem Matemática utilizada como estratégia de ensino da Matemática: a) oferece maior autonomia e inclusão dos alunos deficientes visuais; b) possibilita o reexame de conhecimentos matemáticos e sua aplicação em situações-problema, partindo de situações do cotidiano; c) permite a geração de Modelos Matemáticos mentais e não mentais.<hr/>Abstract: We present the results of a pedagogical proposal based on Mathematical Modeling as a teaching strategy, in the inclusion of a visually impaired student, in the context of Education Technological, as well as addressing their contributions to the teaching and learning processes. The approach was designed for a visual impaired student based on Mathematical Modeling as main teaching strategy. The qualitative reasearch was conducted through a study of case. The results points that the Mathematical Modeling used as a teaching strategy of Mathematics learning: a) provides greater autonomy and inclusion of visually impaired students; b) empowers the re-examination of mathematical knowledge and its application in daily problem situations; c) allows the creation of mental and non-mental Mathematical Models.<hr/>Resumen: Presentamos los resultados de una propuesta pedagógica basada en el Modelado Matemático como estrategia de enseñanza, en la inclusión de un estudiante con discapacidad visual, en el contexto de la Educación Tecnológica, así como nos acercamos sus aportes a los procesos de enseñanza y aprendizaje. La investigación, de carácter cualitativo, es del tipo estudio de caso. Los resultados analizados muestran que el Modelado Matemático utilizado como estrategia de enseñanza para las Matemáticas: a) ofrece mayor autonomía e inclusión de estudiantes con discapacidad visual; b) permite reexaminar el conocimiento matemático y su aplicación en situaciones problemáticas, a partir de situaciones cotidianas; c) permite la generación de Modelos Matemáticos mentales y no mentales. <![CDATA[Articulação de tecnologias por meio da carreira Professor de Matemática da Universidade Nacional de Rosário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362021000100104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: En este artículo se analizan los modos de articulación de las tecnologías en las distintas actividades curriculares de una carrera de formación de profesores en Matemática de Argentina. Se consideran como marco de referencia los componentes del conocimiento disciplinar-pedagógico-tecnológico y, mediante un enfoque cualitativo y diseño de estudio de caso, se aplica un cuestionario abierto online a los profesores de la carrera como primera fase de indagación. Entre las categorías de interés se encuentran las actividades con tecnologías, así como sus soportes y fundamentos dados por los docentes, aquellas experiencias especialmente valoradas con la relevancia que le otorgan para la formación de formadores y, finalmente, algunas comparaciones emergentes a partir de la irrupción tecnológica debido a la situación de pandemia. En términos generales, ha sido posible constatar que las experiencias reportadas son muy variadas entre sí, algunas con un potencial a desarrollar y otras con prácticas sustanciosas que resultan distintivas.<hr/>Resumo: Este artigo analisa os modos de articulação das tecnologias nas diferentes atividades curriculares de uma carreira de formação de professores em Matemática na Argentina. Os componentes do conhecimento disciplinar-pedagógico-tecnológico são considerados como um quadro de referência e, por meio de uma abordagem qualitativa e do desenho de estudo de caso, um questionário aberto online foi aplicado aos professores da carreira como primeira fase de investigação. Entre as categorias de interesse encontram-se as atividades com tecnologias bem como os seus apoios e fundamentos dados pelos professores, experiências essas especialmente valorizadas pela relevância que atribuem à formação de formadores e, por fim, algumas comparações emergentes da irrupção tecnológica devido à situação de pandemia. Em termos gerais, foi possível verificar que as experiências relatadas são muito variadas entre si, algumas com potencial para serem desenvolvidas e outras com práticas substanciais e distintas.<hr/>Abstract: This paper analyzes the modes of articulation of technologies in the different curricular activities of a teacher training career in Mathematics in Argentina. The components of disciplinary-pedagogical-technological knowledge are considered as a frame of reference. An open online questionnaire is applied to the professors of the career as the first phase of inquiry, through a qualitative approach and case study design. Among the categories of interest, there are activities with technologies as well as their supports and foundations given by teachers, those experiences that are especially valued with the relevance they give for the training of trainers and, finally, some emerging comparisons from the technological irruption due to the pandemic situation. In general terms, it has been possible to verify that the experiences reported are very varied among themselves, some with a potential to be developed and others with substantial practices that are distinctive. <![CDATA[Memórias, história e uma aula de Matemática com crianças do Ensino Fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362021000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, estabelecemos alguns diálogos e reflexões em e a partir de uma narrativa sobre movimentos e conhecimentos mobilizados em uma aula de Matemática com uma turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A narrativa foi constituída a partir de alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública de Educação Básica no Município de Campo Grande (MS) durante o período de dois anos. Na narrativa estabelecemos um diálogo com estudos de Mishra e Koehler (2006), que nos ajudaram a discutir sobre o Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo (CTPC), e com estudos de Sanchez (2002, 2003), que nos possibilitaram refletir sobre processos de Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo. A partir da narrativa, em que dados da pesquisa são discutidos, foi possível refletir, entre outras problematizações, sobre relações entre o movimento de integração de tecnologias à aula de matemática e o conhecimento do tipo CTPC da professora.<hr/>Abstract: This article establishes some dialogues and analysis, in and from a narrative about movements and knowledge mobilized in a Math class from the early years of Elementary School. The narrative was made from some results of a research in a public school of Basic Education in Campo Grande (MS) for two consecutive years. In this narrative was established a dialogue with studies by Mishra and Koehler (2006), that helped us to discuss Technological, Pedagogical and Content Knowledge (CTPC), and with studies by Sanchez (2002, 2003), which enabled to reflect on processes of Integration of Digital Technologies into the Curriculum. Based on the narrative, in which research data are discussed, it was possible to thinking, among other issues, on the relationship between the movement of integrating technologies into the mathematics class and the teacher's CTPC knowledge.<hr/>Resumen: En este artículo, establecemos algunos diálogos y reflexiones dentro y desde una narrativa sobre movimientos y conocimientos que fueron discutidos en una clase de Matemáticas de un curso perteneciente a los primeros años de la Educación Fundamental. La narrativa fue constituida a partir de algunos resultados de una investigación desarrollada en una escuela pública de Educación Básica en el Municipio de Campo Grande (MS) durante el período de dos años. En la narrativa establecimos un diálogo con estudios de Mishra y Koehler (2006), quienes nos ayudaron a discutir el Conocimiento Tecnológico, Pedagógico y de Contenido (CTPC), y con estudios de Sánchez (2002, 2003), que nos permitieron reflexionar sobre los procesos de Integración de Tecnologías Digitales en el Currículo. Sobre la base de esa narrativa se discutió los datos de la investigación y fue posible reflexionar, entre otros temas, sobre la relación entre el movimiento de integración de tecnologías en la clase de matemáticas y el conocimiento del profesor sobre CTPC. <![CDATA[O planejamento de aulas assentes no ensino exploratório de Matemática desenvolvidas no ensino remoto de emergência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362021000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo discute o planejamento de aulas assentes no Ensino Exploratório de Matemática (EEM) no contexto do ensino remoto emergencial (ERE) para comprovar sua viabilidade e orientar professores no desenvolvimento de aulas nesta perspectiva de ensino. Realizaram-se adaptações e ampliações do quadro de ações intencionais do professor na prática de EEM estruturado por Oliveira, Menezes e Canavarro (2013). Destacam-se, como diferenças entre o planejamento de aulas assentes no EEM no ensino presencial e no ERE: necessidade de plano alternativo para atender alunos que não consigam participar das reuniões síncronas; adequação de horários e quantidade das reuniões síncronas de acordo com a disponibilidade de acesso dos alunos; introdução da tarefa ser realizada com cada grupo separadamente; e o tempo despendido pelo professor na fase de realização da tarefa ser multiplicado pela quantidade de grupos. Conclui-se que é possível planejar e desenvolver aulas assentes no EEM no ERE utilizando os quadros reelaborados.<hr/>Abstract: This study discusses lesson planning based on Exploratory Teaching of Mathematics (EEM) in the emergency remote teaching (ERE) context to prove its feasibility, and guiding teachers in class development under this teaching perspective. Thereunto, adaptations and expansions of the teacher's framework of intentional actions were carried out in the practice of EMS as structured by Oliveira, Menezes and Canavarro (2013). As differences highlighted between lesson planning based on EEM classroom teaching and ERE are: need for alternative plan for students who may not participate in synchronous meetings; adequacy of schedules and number of synchronous meetings according to the students' access availability; introduction of the task carried out with each group separately; and the time spent by the teacher in the carrying out the task stage which is multiplied by the number of groups. The conclusion shows the possible planning and develop classes based on EEM at ERE using reworked tables.<hr/>Resumen: Este estudio analiza la planificación de clases basadas en la Enseñanza Exploratoria de Matemáticas (EEM) en el contexto de la enseñanza remota de emergencia (ERE) para demostrar su viabilidad y orientar a los docentes en el desarrollo de clases en esta perspectiva docente. Para ello, fueron realizadas adaptaciones y ampliaciones del marco de acciones intencionales del docente en la práctica de EMS, cómo estructurado por Oliveira, Menezes y Canavarro (2013). Se destacan como diferencias entre la planificación de clases basada en EEM en la educación presencial y la ERE: necesidad de plan alternativo para atender a los estudiantes que no pudieron participar en reuniones sincrónicas; adecuación de horarios y número de reuniones sincrónicas, de acuerdo con la disponibilidad de acceso de los estudiantes; introducción de la tarea a realizar con cada grupo por separado; y el tiempo empleado por el docente en la etapa de realización de la tarea, que se multiplica por el número de grupos. Se concluye que es posible planear y desarrollar clases basadas en EEM, en ERE, utilizando tablas reelaboradas. <![CDATA[A régua de carpinteiro (escalas) de Leonard Digges (1520-1559) para o estudo de conceitos matemáticos: possível incorporação na Educação Básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362021000100108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A utilização de documentos históricos, como recursos didáticos advindos da História da Matemática, possibilita construções de interfaces entre a história e o ensino. Dentre esses documentos, encontra-se o tratado A Booke Named Tectonicon, publicado no ano de 1556, pelo inglês Leonard Digges (1520-1559), que apresenta três instrumentos de medida. A partir disso, este artigo tem o intuito de apresentar conceitos matemáticos incorporados nas escalas graduadas da régua de carpinteiro. Para isso, fez-se necessário realizar uma pesquisa qualitativa de cunho documental, efetuando uma tradução da obra original, visando compreender os conhecimentos matemáticos presentes no tratado. Após observar o lado do instrumento que apresenta as escalas graduadas, nota-se, em sua construção, a mobilização de conceitos matemáticos como unidades de medida e frações. Assim, conclui-se que o processo de construção e graduação da parte da frente da régua de carpinteiro possui itens potencialmente didáticos, voltados, principalmente, para a incorporação de instrumentos matemáticos ao ensino.<hr/>Abstract: The use of historical documents as didactic resources from the history of mathematics, makes it possible to build interfaces between history and teaching. Among these documents, the treatise A Booke Named Tectonicon, published in the year 1556, by the Englishman Leonard Digges (1520-1559), which presents three measuring instruments. Thus, this article aims to present mathematical concepts incorporated in the graduated scales of the carpenter's ruler. For this, a qualitative research of documentary nature was carried out, carrying out a translation of the original work, specific to the mathematical knowledge present in the treatise. After observing the side of the instrument that presents as graduated scales, note in its construction the mobilization of mathematical concepts such as units of measure and fractions. Thus, it is concluded that the construction and graduation process of the front part of the carpenter's ruler, has potentially didactic items, mainly aimed at incorporating mathematical instruments into teaching.<hr/>Resumen: El uso de documentos históricos como recursos didácticos de la historia de las matemáticas, permite construir interfaces entre la historia y la enseñanza. Entre estos documentos, el tratado A Booke Named Tectonicon, publicado en el año 1556, por el inglés Leonard Digges (1520-1559), que presenta tres instrumentos de medida. Así, este artículo tiene como objetivo presentar conceptos matemáticos incorporados en las escalas graduadas de la regla de carpintero. Para ello, se realizó una investigación cualitativa de carácter documental, realizando una traducción de la obra original, con el objetivo de comprender los conocimientos matemáticos presentes en el tratado. Luego de observar el lado del instrumento que presenta las escalas graduadas, se nota en su construcción la movilización de conceptos matemáticos como unidades de medida y fracciones. Así, se concluye que el proceso de construcción y graduación de la parte frontal de la regla de carpintero, tiene elementos potencialmente didácticos, principalmente enfocados a la incorporación de instrumentos matemáticos en la enseñanza. <![CDATA[Uso de objetos de aprendizagem no ensino da Lei dos Senos e da Lei dos Cossenos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362021000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Atualmente, o ensino de Matemática se apresenta em diversos contextos. A Trigonometria, por exemplo, pode ser lecionada de forma interdisciplinar e dinâmica. Neste sentido, é proposto investigar o ensino de Trigonometria, dando ênfase a Lei dos Senos e a Lei dos Cossenos, utilizando, para isso, objetos de aprendizagem. Nessa investigação, é realizada uma Sequência de Ensino Investigativa, auxiliada por um simulador da Plataforma PhET de modo a integrar os conteúdos de Trigonometria com os de Vetores. Os resultados da Atividade Avaliativa e do Questionário de Autoavaliação apontam que houve interação entre os estudantes durante a aula, bem como a apropriação de conceitos, ocorrendo assim os processos de ensino e de aprendizagem, de maneira a mostrar que existe relação entre a Trigonometria e Vetores. Assim, pode-se concluir que, a Plataforma PhET é uma alternativa didático-metodológica para se ensinar Trigonometria, a partir do estudo de Vetores.<hr/>Abstract: The teaching of Mathematics is presented in several contexts today, such as Trigonometry, which can be taught in an interdisciplinary and dynamic way. In this sense, it is proposed to investigate the teaching of Trigonometry, particularly with the Law of Sines and Cosines, using learning objects. In this investigation, an Investigative Teaching Sequence will be carried out, aided by a simulator of the PhET platform in order to integrate the contents of Trigonometry and Vectors. The results of the evaluative activity and the satisfaction requirement indicate that there was interaction between the students during the class, as well as satisfactory concepts, occurring the teaching and learning process, also showing that there is a relationship between Trigonometry and Vectors. Thus, it can be concluded that a PhET platform is an alternative to using Trigonometry, using Vectors.<hr/>Resumen: La enseñanza de las Matemáticas se presenta hoy en varios contextos, como el de la Trigonometría, que se puede enseñar de forma interdisciplinar y dinámica. En este sentido, se propone investigar la enseñanza de la Trigonometría, particularmente con la Ley de Senos y Cosenos, utilizando objetos de aprendizaje. En esta investigación se llevará a cabo una Secuencia de Enseñanza Investigativa, con la ayuda de un simulador de plataforma PhET para integrar los contenidos de Trigonometría y Vectores. Los resultados de la actividad evaluativa y el cuestionario de satisfacción indican que hubo interacción entre los estudiantes durante la clase, así como conceptos satisfactorios, ocurriendo los procesos de enseñanza y de aprendizaje, mostrando también que existe una relación entre Trigonometría y Vectores. Así, se puede concluir que la plataforma PhET es una alternativa a la enseñanza de la Trigonometría mediante Vectores. <![CDATA[Utilização da aprendizagem baseada em problemas (ABP) para o desenvolvimento do pensamento crítico (PC) em Matemática: uma revisão teórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362021000100110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A necessidade de desenvolver um pensamento crítico é uma habilidade necessária a todas a pessoas e a todos os temas. Na Matemática essa necessidade também existe, todavia, esse desenvolvimento cognitivo superior depende de uma abordagem de ensino capaz disso. No caso deste artigo o objetivo foi, por meio de ampla revisão teórica (bibliográfica e documental), determinar se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é capaz de fomentar o desenvolvimento do pensamento matemático crítico. Segundo o estudo, diversos autores têm explorado o uso da ABP para o ensino da Matemática em assuntos específicos. Contudo, como resultado da ABP são percebidos incrementos, em diversas magnitudes, na capacidade cognitiva e crítica observada. Isso, por sua vez, reforça o potencial da ABP como instrumento didático seja para o ensino de Matemática, seja para o desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos envolvidos.<hr/>Abstract: The need to develop critical thinking is a necessary skill for everyone and for all topics. In Mathematics this need exists. This higher cognitive development depends on a teaching approach capable of this. In the case of this article, the aim was, determines who Problem-Based Learning (PBL) is capable of fostering the development of critical mathematical thinking. Through a broad theoretical review (bibliographic and documentary). The principal results is authors explores for Mathematics teaching in specific subjects. As a result of PBL increases in many magnitudes in cognitive and critical capacities. This, in turn, reinforces the potential of PBL as a didactic tool for Mathematics teaching and for developing the critical thinking of the students involved.<hr/>Resumen: La necesidad de desarrollar el pensamiento crítico es una habilidad necesaria para todas las personas y temáticas. En la Matemática esa necesidad también existe, aún más ese desarrollo cognitivo superior depende de un abordaje de enseñanza que sea capaz de eso. En el caso de este artículo el objetivo fue, por medio de una amplia revisión teórica (bibliográfica y documental), determinar si el Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) es capaz de fomentar el desarrollo del pensamiento matemático crítico. Según el estudio, diversos autores han explorado el uso de la ABP para la enseñanza matemática en asuntos específicos. A partir de ello, como resultado del desarrollo de la ABP se perciben aumentos, en diversas magnitudes, en la capacidad cognitiva y crítica observada. Eso, por su parte, refuerza el potencial de la ABP como instrumento didáctico ya sea para la enseñanza de la Matemática o para el desarrollo del pensamiento crítico de los estudiantes envueltos en estos proyectos.