Scielo RSS <![CDATA[Linguagens, Educação e Sociedade (LES)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2526-844920240003&lang=pt vol. 28 num. 58 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O POSITIVISMO, A FENOMENOLOGIA E O MARXISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As discussões sobre a perspectiva epistemológica adotada por pesquisadores no campo das pesquisas educacionais vêm se constituindo em tema recorrente dada a complexidade encontrada no processo de construção do conhecimento, bem como na escolha e no posicionamento do pesquisador diante de seu objeto de estudo. O objetivo deste artigo consiste em compreender o positivismo, a fenomenologia e o marxismo enquanto correntes filosóficas indicando as suas contribuições, fragilidades e limites nas pesquisas, situando a formação continuada de professores como objeto de estudo. A pesquisa que ensejou este artigo é de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, com uma perspectiva críticoreflexiva. Os resultados indicam a existência de potencialidades e subsídios que permitem qualificar as investigações e alicerçar o debate sobre a temática apresentada, corroborando, assim, com a produção do conhecimento a partir de diferentes intersecções, interlocuções e interfaces de cada corrente filosófica.<hr/>ABSTRACT Discussions about the epistemological perspective adopted by researchers in the field of educational research have become a recurring theme given the complexity found in the knowledge construction process, as well as in the researcher's choice and positioning in relation to his or her object of study. The objective of this article is to understand positivism, phenomenology and Marxism as philosophical currents, indicating their contributions, weaknesses and limits in research, placing the continuing education of teachers as an object of study. The research that gave rise to this article has a qualitative approach, of a bibliographical nature, with a critical-reflexive perspective. The results indicate the existence of potentialities and subsidies that allow qualifying the investigations and support the debate on the theme presented, thus corroborating with the production of knowledge, from different intersections, interlocutions and interfaces of each philosophical current.<hr/>RESUMEN Las discusiones sobre la perspectiva epistemológica que adoptan los investigadores en el campo de la investigación educativa se han convertido en un tema recurrente dada la complejidad encontrada en el proceso de construcción del conocimiento, así como en la elección y posicionamiento del investigador en relación con su objeto de estudio. El objetivo de este artículo es comprender el positivismo, la fenomenología y el marxismo como corrientes filosóficas, señalando sus aportes, debilidades y límites en la investigación, colocando como objeto de estudio la formación continua de los docentes. La investigación que dio origen a este artículo tiene un enfoque cualitativo, de carácter bibliográfico, con una perspectiva crítico-reflexiva. Los resultados indican la existencia de potencialidades y subsidios que permiten calificar las investigaciones y sustentar el debate sobre el tema presentado, corroborando así con la producción de conocimiento, a partir de diferentes cruces, interlocuciones e interfaces de cada corriente filosófica. <![CDATA[USOS DA LITERATURA INFANTIL DURANTE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CAMPONESAS: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO LITERÁRIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo analisa os usos da literatura infantil (LI) durante os processos de alfabetização de crianças camponesas, destacando as contribuições da educação literária para a formação de leitores. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de campo, em que se utilizou as entrevistas semiestruturadas como dispositivos de produção de dados. As interlocutoras foram cinco professoras alfabetizadoras, que atuam em duas escolas rurais da rede municipal de educação de Novo Santo Antônio (PI), cidade localizada a 116 km de Teresina, capital do estado do Piauí. Os resultados apontam que as professoras utilizam a LI, a priori, como estratégia metodológica para o ensino da leitura e da escrita, privilegiando a função pedagógica em detrimento do que é proposto pela educação literária, a saber: as propriedades singulares da criação artística. Conclui-se que é necessário desenvolver ações de formação continuada para que as professoras concebam a alfabetização como processo de compreensão do sistema alfabético de escrita, e o letramento como uso desse sistema em práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, garantindo que a LI seja trabalhada a partir da perspectiva da educação literária.<hr/>ABSTRACT This study analyzes the uses of children's literature (LI) during the literacy processes of peasant children, highlighting the contributions of literary education to the formation of readers. A qualitative field research was developed, in which semi-structured interviews were used as data production devices. The interlocutors were five literacy teachers, who work in two rural schools of the municipal education network of Novo Santo Antônio (PI), a city located 116 km from Teresina, capital of the state of Piauí. The results indicate that the teachers use LI, a priori, as a methodological strategy for the teaching of reading and writing, privileging the pedagogical function to the detriment of what is proposed by literary education, namely: the unique properties of artistic creation. It is concluded that it is necessary to develop continuing education actions so that teachers conceive literacy as a process of understanding the alphabetic writing system, and literacy as the use of this system in social practices that involve reading and writing, ensuring that IL is worked from the perspective of literary education.<hr/>RESUMEN Este estudio analiza los usos de la literatura infantil (LI) durante los procesos de alfabetización de niños campesinos, destacando los aportes de la educación literaria a la formación de lectores. Se desarrolló una investigación cualitativa de campo en la que se utilizaron entrevistas semiestructuradas como dispositivos de producción de datos. Los interlocutores fueron cinco alfabetizadores, que trabajan en dos escuelas rurales de la Red Municipal de Educación de Novo Santo Antônio (PI), ciudad ubicada a 116 km de Teresina, capital del Estado de Piauí. Los resultados indican que los docentes utilizan la LI, a priori, como estrategia metodológica para la enseñanza de la lectura y la escritura, privilegiando la función pedagógica en detrimento de las propiedades únicas de la creación artística, propuestas por la educación literaria. Se concluye que es necesario desarrollar acciones de educación continua para que los docentes entiendan la lectoescritura como un proceso de comprensión del sistema de escritura alfabética, la lectoescritura como el uso de este sistema en las prácticas sociales que involucran la lectura y la escritura, asegurando que la IL sea trabajada desde la perspectiva de la educación literaria. <![CDATA[AVALIAÇÃO DE EGRESSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA QUALITATIVA E BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A avaliação de egresso é considerada uma fonte importante de informação na medida em que pode subsidiar as avaliações dos contextos educativos e institucionais das IES, não apenas para medir sua eficácia, mas, em especial, para construir e direcionar práticas ativas de melhoria no percurso acadêmico dos estudantes. Este artigo teve como objetivo analisar as publicações a partir de 2010 sobre avaliação de egresso de graduação e de pós-graduação com a finalidade de identificar os aspectos avaliados, os instrumentos de pesquisas e as metodologias mais utilizadas, apresentando um panorama da produção científica nacional e internacional. Como estratégia metodológica, foram seguidas as etapas de um protocolo de revisão sistemática qualitativo. Assim, foi possível elaborar um portfólio bibliográfico composto de 22 artigos. Os resultados demonstraram que apesar da importância de avaliar a percepção do egresso em relação aos programas realizados, há um número reduzido de estudos sobre o tema, sugerindo um maior aprofundamento em pesquisas e ampliação para outras áreas de conhecimento, uma vez que a maioria das pesquisas de egressos são realizadas na área da saúde. Além disso, foi possível mapear as dimensões abordadas na literatura em relação à avaliação de egresso e apresentar as sugestões para pesquisas futuras.<hr/>ABSTRACT The evaluation of graduates is considered an important source of information insofar as it can support evaluations of the educational and institutional contexts of HEIs, not only to measure their effectiveness, but especially to build and direct active practices to improve the academic path of students. The aim of this article was to analyze publications from 2010 onwards on the evaluation of undergraduate and postgraduate graduates in order to identify the aspects evaluated, the research instruments and the most commonly used methodologies, presenting an overview of national and international scientific production. As a methodological strategy, the steps of a qualitative systematic review protocol were followed. As a result, it was possible to compile a bibliographic portfolio of 22 articles. The results showed that despite the importance of evaluating the perception of graduates in relation to the programs carried out, there is a small number of studies on the subject, suggesting a greater depth in research and expansion to other areas of knowledge, since most research on graduates is carried out in the area of health. In addition, it was possible to map the dimensions addressed in the literature in relation to graduate evaluation and present suggestions for future research.<hr/>RESUMEN La evaluación de egresados se considera una importante fuente de información en la medida en que puede ayudar en las evaluaciones de los contextos educativos e institucionales de las IES, no sólo para medir su eficacia, sino especialmente para construir y orientar prácticas activas que mejoren la trayectoria académica de los estudiantes. El objetivo de este artículo fue analizar las publicaciones a partir de 2010 sobre la evaluación de graduados de grado y posgrado para identificar los aspectos evaluados, los instrumentos de investigación y las metodologías más utilizadas, presentando un panorama de la producción científica nacional e internacional. Como estrategia metodológica, se siguieron los pasos de un protocolo de revisión sistemática cualitativa. Como resultado, fue posible compilar una carpeta bibliográfica de 22 artículos. Los resultados mostraron que, a pesar de la importancia de evaluar la percepción de los egresados en relación con los programas realizados, existe un número reducido de estudios sobre el tema, lo que sugiere profundizar la investigación y ampliarla a otras áreas del conocimiento, dado que la mayoría de las investigaciones sobre egresados se realizan en el área de la salud. Además, fue posible mapear las dimensiones abordadas en la literatura en relación a la evaluación de graduados y presentar sugerencias para futuras investigaciones. <![CDATA[POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUCESSO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REVISÃO DE LITERATURA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo adota a metodologia de pesquisa bibliográfica e apresenta uma revisão de literatura dos trabalhos que abordam as pesquisas em políticas de Educação Especial e o sucesso escolar de pessoas com deficiência visual, no período de 2015 até 2022. O objetivo é identificar a produção acadêmica nacional sobre políticas de Educação Especial no Brasil e trajetórias de sucesso escolar de pessoas com deficiência, especialmente visual. Os trabalhos examinados revelam que as pesquisas sobre: a) Políticas de Educação Especial focam em avaliação de políticas inclusivas, formação de professores, financiamento público e privado, aluno Público-Alvo da Educação Especial, políticas públicas, percepções dos envolvidos e história/legislação; b) Sucesso escolar aborda trajetórias escolares, apoio institucional/professor, motivação pessoal, família, políticas educacionais, grupos de referência e saúde; c) Trajetórias e deficiência visual exploram trajetórias escolares, apoio/professores, trabalho e inclusão, papel da família, políticas públicas, saúde e formação de professores. Conclui-se que a pesquisa bibliográfica não apenas revisita tópicos estudados, mas busca enriquecer a compreensão científica das políticas de Educação Especial e trajetórias escolares de deficientes visuais.<hr/>ABSTRACT This article adopts a bibliographical research methodology and presents a literature review of works that address research on Special Education policies and school success for people with visual impairments, from 2015 to 2022. The objective is to identify the national academic production on Special Education policies in Brazil and educational success trajectories of people with disabilities, especially the visually impaired. The works examined reveal that research on: a) Special Education Policies focuses on the evaluation of inclusive policies, teacher training, public and private financing, Special Education Target Audience, public policies, perceptions of those involved and history/legislation; b) School success addresses school trajectories, institutional/teacher support, personal motivation, family, educational policies, reference groups and health; c) Trajectories and visual impairment explore school trajectories, support/teachers, work and inclusion, the role of the family, public policies, health and teacher training. It is concluded that the bibliographical research not only revisits studied topics, but seeks to enrich the scientific understanding of Special Education policies and school trajectories of the visually impaired.<hr/>RESUMEN Este artículo adopta una metodología de investigación bibliográfica y presenta una revisión bibliográfica de trabajos que abordan investigaciones sobre políticas de Educación Especial y éxito escolar para personas con discapacidad visual, de 2015 a 2022. El objetivo es identificar la producción académica nacional sobre políticas de Educación Especial en Brasil y las trayectorias de éxito educativo de las personas con discapacidad, especialmente las personas con discapacidad visual. Los trabajos examinados revelan que las investigaciones sobre: a) Políticas de Educación Especial se centran en la evaluación de las políticas inclusivas, la formación docente, el financiamiento público y privado, el Público Objetivo de la Educación Especial, las políticas públicas, las percepciones de los involucrados y la historia/legislación; b) el éxito escolar aborda trayectorias escolares, apoyo institucional/docente, motivación personal, familia, políticas educativas, grupos de referencia y salud; c) Trayectorias y discapacidad visual explora trayectorias escolares, apoyo/docentes, trabajo e inclusión, el rol de la familia, políticas públicas, salud y formación docente. Se concluye que la investigación bibliográfica no solo revisita temas estudiados, sino que busca enriquecer la comprensión científica de las políticas de Educación Especial y las trayectorias escolares de los discapacitados visuales. <![CDATA[EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE FUTUROS NA CONTEMPORANEIDADE: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA BNCC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O conceito de futuro tem aparecido de forma recorrente em textos de políticas curriculares, nacionais e internacionais, bem como em documentos de organismos multilaterais. No contexto da educação em ciências, essa recorrência é influenciada por demandas relacionadas a direcionar a educação para o papel de alicerce à construção de futuros planetários sustentáveis. Tal reconhecimento motiva o interesse na investigação das formas pelas quais este conceito é tratado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento que normatiza o desenvolvimento de currículos brasileiros desde a formação docente até a construção de livros didáticos. Esse interesse se justifica pela relevância de um olhar territorializado para possíveis tendências em emergência no cenário global, a fim de identificar particularidades, bem como potenciais e limitações locais no trabalho com problemáticas que ultrapassam o nível nacional. Nesta investigação, foi realizada uma análise textual pautada no referencial teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso (ACD) com base em trechos da BNCC que recrutam o futuro voltados especificamente a tratar da formação para a contemporaneidade. Os resultados discutem formulações e aspectos textuais da BNCC em relação à conjuntura em que se dá sua elaboração e promulgação, as influências neoliberais sobre o documento, bem como demandas educacionais em ascensão diante de um cenário de crise global. Em particular, percebe-se que, no que tange os objetivos relacionados à sustentabilidade ambiental, privilegiase o empreendedorismo e a inserção laboral em detrimento do bem-comum ou da valorização da diferença.<hr/>ABSTRACT The concept of future has recurrently appeared in national and international curriculum policy texts, as well as in documents from multilateral organizations. In the context of science education, this recurrence is influenced by demands related to directing education towards the role of foundation for the construction of sustainable planetary futures. This recognition motivates interest in investigating the ways in which this concept is treated in the National Common Curricular Base (BNCC), the document that regulates the development of Brazilian curricula from teacher training to the construction of textbooks. This interest is justified by the relevance of a territorialized look at possible emerging trends on the global scene, in order to identify particularities, as well as local potentials and limitations in working with problems that go beyond the national level. In this investigation, a textual analysis was carried out based on the theoreticalmethodological framework of Critical Discourse Analysis (CDA) based on excerpts from the BNCC that recruit the future specifically aimed at dealing with training for contemporary times. The results discuss formulations and textual aspects of the BNCC in relation to the situation in which its elaboration and promulgation takes place, the neoliberal influences on the document, as well as rising educational demands in the face of a global crisis scenario. In particular, it is clear that, with regard to objectives related to environmental sustainability, entrepreneurship and job insertion are prioritized to the detriment of the common good or the appreciation of difference.<hr/>RESUMEN El concepto de futuro ha aparecido recurrentemente en textos de políticas curriculares nacionales e internacionales, así como en documentos de organismos multilaterales. En el contexto de la educación científica, esta recurrencia está influenciada por demandas relacionadas con orientar la educación hacia el papel de base para la construcción de futuros planetarios sostenibles. Este reconocimiento motiva el interés en investigar las formas en que este concepto es tratado en la Base Curricular Común Nacional (BNCC), el documento que regula el desarrollo de los currículos brasileños desde la formación de docentes hasta la construcción de libros de texto. Este interés se justifica por la relevancia de una mirada territorializada sobre posibles tendencias emergentes en el escenario global, con el fin de identificar particularidades, así como potencialidades y limitaciones locales para trabajar con problemas que van más allá del nivel nacional. En esta investigación se realizó un análisis textual basado en el marco teórico-metodológico del Análisis Crítico del Discurso (ACD) a partir de extractos del BNCC que reclutan el futuro específicamente orientado a abordar la formación para la época contemporánea. Los resultados discuten formulaciones y aspectos textuales del BNCC en relación con la situación en que se produce su elaboración y promulgación, las influencias neoliberales sobre el documento, así como las crecientes demandas educativas ante un escenario de crisis global. En particular, queda claro que, en lo que respecta a los objetivos relacionados con la sostenibilidad ambiental, se prioriza el emprendimiento y la inserción laboral en detrimento del bien común o la valoración de la diferencia. <![CDATA[O PAPEL DO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE SURDO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Com a Lei nº 14.191/2021, a educação bilíngue passa a ser um direito fundamental dos estudantes surdos, consolidando-se como um importante dispositivo jurídico à inclusão escolar. O aumento na matrícula de crianças surdas nos primeiros anos do Ensino Fundamental e a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é visto como um desafio aos professores que devem alfabetizar até o 2º ano do Ensino Fundamental. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso realizado numa escola pública municipal de Maceió-AL, através de observações de aula e de entrevistas, objetivando examinar como o ambiente escolar e familiar possibilitam a inclusão de uma criança surda no primeiro ano do Ensino Fundamental. Como aporte teórico sobre surdez e práticas educacionais com surdos, o presente artigo destaca as obras de Strobel (2013), Gesser (2009), Skliar (2026) e Karnopp (2004). Os resultados apontaram que existe um esforço por parte da comunidade escolar para promover a inclusão e o desenvolvimento da criança surda, mas apesar do avanço legal as práticas educacionais voltadas à inclusão e promoção do desenvolvimento e aprendizagem de crianças surdas ainda é um grande desafio para a escola, devido às lacunas na formação profissional da professora, a não proficiência da comunidade escolar em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a falta de recursos e materiais acessíveis e um currículo que considere a Libras como primeira língua (L1) e a língua de instrução, ou seja, a língua portuguesa na modalidade escrita como segunda (L2).<hr/>ABSTRACT With the Law nº 14,191/2021, bilingual education becomes a fundamental right of deaf students, consolidating itself as an important legal provision for school inclusion. The increase in the enrollment of deaf children in the first years of Elementary School and adherence to the National Literacy Child Commitment is seen as a challenge for teachers who must have taught literacy by the 2nd year of Elementary School. This research is a case study carried out in a municipal public school in Maceió-AL, through class observations and interviews, aiming to examine how the school and family environment enable the inclusion of a deaf child in the first year of Elementary School. As a theoretical contribution to deafness and educational practices with deaf people, this article highlights the works of Strobel (2013), Gesser (2009), Skliar (2026) and Karnopp (2004). The results showed that there is an effort on the part of the school community to promote the inclusion and development of deaf children, but despite legal advances, educational practices aimed at inclusion and promoting the development and learning of deaf children are still a major challenge for the school, due to gaps in the teacher's professional training, the lack of proficiency of the school community in Brazilian Sign Language (Libras), the lack of accessible resources and materials and a curriculum that considers Libras as the first language (L1) and the language of instruction, that is, the Portuguese language in written form as a second language (L2).<hr/>RESUMEN Con la aprobación de la Ley nº 14.191/2021, la educación bilingüe pasa a ser considerada un derecho fundamental de los estudiantes sordos, consolidándose como un importante dispositivo jurídico para la inclusión escolar. El aumento de la matrícula de niños sordos en los primeros años de la Educación Primaria y la adhesión al Compromiso Nacional por la Niñez Alfabetizada es visto como un desafío para los docentes que deben alfabetizar hasta el 2º año de la Educación Primaria, también a los niños sordos nacidos en familias de oyentes. padres que no conocen la lengua de signos. Se trata de un estudio de caso realizado en una escuela pública municipal de Maceió-AL, a través de observaciones de aula y entrevistas semiestructuradas con la madre del niño sordo, la profesora de aula y el intérprete de Libras. Los resultados demostraron que existe un esfuerzo por parte de la comunidad escolar para promover la inclusión y el desarrollo de los niños sordos, pero a pesar de los avances legales, las prácticas educativas encaminadas a la inclusión y la promoción del desarrollo y aprendizaje de los niños sordos siguen siendo un gran desafío para la escuela, debido a las lagunas en la formación profesional de los docentes, el no dominio de la comunidad escolar en la Lengua de Señas Brasileña (Libras), la falta de recursos y materiales accesibles y un plan de estudios que considere a Libras como primera lengua (L1) y la lengua de instrucción, es decir, la lengua portuguesa en la modalidad escrita como segunda (L2). <![CDATA[PRÁTICAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COM FAMÍLIAS, CRIANÇAS E JOVENS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo general comprobar si una propuesta de intervención educativa breve con familias era suficiente para garantizar el aprendizaje de conductas específicas con niños/jóvenes con TEA y/o DI. El estudio tuvo como objetivo específico verificar si una intervención educativa breve de siete semanas de duración, aplicada por estudiantes universitarios en formación inicial, era suficiente para cambiar la percepción de la familia sobre el desarrollo del niño/joven. Participaron 9 familias, 11 niños/jóvenes y 10 estudiantes universitarios en formación inicial. Se utilizó una entrevista semiestructurada con la familia para derivar los objetivos didácticos que se aplicaron durante la intervención. Se caracterizó a la familia, se volvió a aplicar la entrevista al finalizar la intervención (para comparar la percepción de la familia en relación al desarrollo del niño y joven) y se realizó un cuestionario de validez social a la familia, niño y joven. Los datos mostraron la satisfacción de los participantes, además de comprobar la importancia del estudio con prácticas basadas en evidencia en la formación inicial docente. La breve intervención educativa, estructurada en siete semanas, cambió la percepción de la familia sobre el desarrollo de niños y jóvenes. El estudio generó una reflexión sobre la Educación Especial como componente curricular en la formación inicial de docentes y, más específicamente, operacionalizó prácticas de enseñanza con familias en este contexto.<hr/>ABSTRACT This study had as main objective to verify whether a proposal for a brief educational intervention with families was sufficient to ensure the learning of specific behaviors with children/young people with ASD and/or ID. The specific objective of the study was to verify whether a brief educational intervention lasting seven weeks, applied by university students in initial training, was sufficient to change the family's perception of the child/young person's development. The participants were: 9 families, 11 children/youngers and 10 university students in initial training participated. A semi-structured interview with the family was used to derive the teaching objectives that were applied during the intervention. The family was characterized, the interview was reapplied at the end of the intervention (in order to compare the family's perception of the child and young person's development) and a social validity questionnaire was administered to the family, child and young person. The data showed satisfaction among the participants, in addition to proving the importance of the study with evidence-based practices in the initial training of teachers. The brief educational intervention, structured over seven weeks, changed the family's perception of the development of children and young people. The study generated reflection on Special Education as a curricular component in initial teacher training and, more specifically, operationalized teaching practices with families in this context<hr/>RESUMO Este estudo teve como objetivo geral verificar se uma proposta de intervenção educativa com famílias foi suficiente para garantir a aprendizagem de comportamentos específicos com crianças/jovens com TEA e/ou DI. O estudo teve como objetivo específico verificar se uma intervenção educativa breve com duração de sete semanas, aplicada por universitários em formação inicial, foi suficiente para modificar a percepção da família, em relação ao desenvolvimento da criança/jovem. Participaram 9 famílias, 11 crianças/jovens e 10 universitários em formação inicial. Foi utilizada uma entrevista semiestruturada com a família para derivar os objetivos de ensino que foram aplicados durante a intervenção. Foi realizada a caracterização da família, reaplicação da entrevista ao final da intervenção (a fim de comparar a percepção da família em relação ao desenvolvimento da criança e jovem) e questionário de validade social, realizado com a família, criança e jovem. Os dados mostraram satisfação dos participantes, além de comprovar a importância do estudo com práticas baseadas em evidências na formação inicial de professoras. A intervenção educativa breve, estruturada em sete semanas, modificou a percepção da família em relação ao desenvolvimento das crianças e jovens. O estudo gerou reflexão sobre a Educação Especial enquanto componente curricular na formação inicial de professoras e, mais especificamente, operacionalizou práticas de ensino com as famílias nesse contexto. <![CDATA[RPG NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura que objetiva analisar as pesquisas produzidas no Brasil entre 2013 e 2022 que discutem a utilização de jogos de RPG no Ensino de Matemática. Para tal, foram realizadas buscas em três bases de dados utilizando os descritores “RPG” e “matemática”, resultando em um corpus contendo 29 obras que foram analisadas com o intuito de responder às perguntas: Como foram as aplicações de jogos de RPG no Ensino da Matemática realizadas no período compreendido entre 2013 e 2022? A quais públicos estas se destinavam? Quais foram os resultados encontrados? Nossa análise mostra o aumento na produção acadêmica, com maior concentração na região Sudeste. Percebe-se também a falta de consenso sobre a definição de RPG Pedagógico e de pesquisa teórica sobre o tema, além do pouco número de pesquisas na perspectiva da formação de professores. Por fim, observa-se o relato de ganhos em termos de aquisição de conteúdos, motivação e habilidades sociais por parte dos estudantes em aplicações de RPG Pedagógico.<hr/>ABSTRACT This article presents a Systematic Literature Review aimed at analyzing research produced in Brazil between 2013 and 2022 discussing the use of RPG games in Mathematics Education. To do so, searches were conducted in three databases using the descriptors 'RPG' and 'mathematics,' resulting in a corpus containing 29 works. These works were analyzed with the intention of answering the questions: how were RPG game applications in Mathematics Education carried out between 2013 and 2022? To which audiences were they targeted? And what were the findings? Our analysis shows an increase in academic production, with a greater concentration in the Southeast region. There is also a lack of consensus on the definition of Pedagogical RPG and theoretical research on the subject, in addition to the small number of studies from the perspective of teacher training. Finally, there is a reported improvement in terms of content acquisition, motivation, and social skills among students in Pedagogical RPG applications.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta una Revisión Sistemática de Literatura que tiene como objetivo analizar la investigación producida en Brasil entre 2013 y 2022 que discute la utilización de juegos de RPG en la Enseñanza de las Matemáticas. Para ello, se realizaron búsquedas en tres bases de datos utilizando los descriptores 'RPG' y 'matemáticas', lo que resultó en un corpus con 29 obras. Estas obras fueron analizadas con el propósito de responder a las preguntas: ¿cómo se llevaron a cabo las aplicaciones de juegos de RPG en la Enseñanza de las Matemáticas entre 2013 y 2022? ¿A qué públicos estaban dirigidas? ¿Y cuáles fueron los resultados encontrados? Nuestro análisis muestra un aumento en la producción académica, con una mayor concentración en la región Sudeste. También se observa la falta de consenso sobre la definición de RPG Pedagógico y de investigación teórica sobre el tema, además del escaso número de estudios desde la perspectiva de la formación de profesores. Por último, se informa de mejoras en términos de adquisición de contenidos, motivación y habilidades sociales por parte de los estudiantes en aplicaciones de RPG Pedagógico. <![CDATA[O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/HISTÓRIA/UNILAB/CE EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID/19: A FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICO-EDUCATIVA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No texto, apontamos uma síntese de nosso trabalho investigativo em desenvolvimento no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/MIH/Unilab/CE. Partindo da perspectiva onde o professor também precisa tornar-se trabalhador da educação este artigo objetiva-se analisar as experiencias realizadas pelos estudantes em formação do curso em licenciatura em História da UNILAB-CE localizada em Redenção - CE. Os docentes em formação participaram do Programa Residência Pedagógica-CAPES nos anos de 2020 à 2022 e publicaram um ebook com suas experiências na escola-campo. A luz do materialismo histórico-dialético buscamos analisar de forma conjuntural as experiências e desafios retratadas no ebook, problematizando tanto o PRP-CAPES quanto os problemas estruturais que percorrem a educação. Nossas análises, desejam, dialeticamente, problematizar o Programa Residência Pedagógica-CAPES/UNILAB/CE em tempos pandêmicos do COVID-19, buscando compreender a consequência dessa conjuntura para o Programa somado a obrigatoriedade do ensino remoto intensificou a precarização do ensino e afetou o processo de ensino/aprendizagem e a formação docente dos estudantes. Outrora, procuramos entender como as experiências vividas pelos residentes nas escolas-campo fomentaram a implementação da Lei 11.645/08 que trata da obrigatoriedade do ensino de História Afro-brasileira e Povos indígenas. Nossas conclusões, após análises, nos levaram a considerar primeiramente o agravamento dos problemas educacionais, tanto estruturais quanto no processo de ensino-aprendizagem, para o PRP, para a formação dos docentes e os alunos das escolas-campo. Contudo podemos observar que várias estratégias didáticas como grupos de estudos e debates foram desenvolvidas para minimizar os efeitos do contexto vivido.<hr/>ABSTRACT In the text, we point out a synthesis of our investigative work being developed in the Interdisciplinary Master's Program in Humanities, at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusofonia/MIH/Unilab/CE. Starting from the perspective where the teacher also needs to become an education worker, this article aims to analyze the experiences carried out by students studying the degree course in History at UNILAB-CE located in Redenção - CE. The teachers in training participated in the Pedagogical Residency Program-CAPES from 2020 to 2022 and published an ebook with their experiences in the field school. In the light of historical-dialectical materialism, we seek to analyze in a conjunctural way the experiences and challenges portrayed in the ebook, problematizing both the PRP-CAPES and the structural problems that permeate education. Our analyzes wish, dialectically, to problematize the Pedagogical Residency Program-CAPES/UNILAB/CE in times of the COVID-19 pandemic, seeking to understand the consequence of this situation for the Program, in addition to the mandatory remote teaching, which intensified the precariousness of teaching and affected the process of teaching/learning and the teaching training of students. Previously, we sought to understand how the experiences lived by residents in rural schools encouraged the implementation of Law 11.645/08, which deals with the mandatory teaching of Afro-Brazilian History and Indigenous Peoples. Our conclusions, after analysis, led us to first consider the worsening of educational problems, both structural and in the teaching-learning process, for the PRP, for the training of teachers and students in rural schools. However, we can observe that several teaching strategies such as study groups and debates were developed to minimize the effects of the lived context.<hr/>RESUMEN En el texto, destacamos una síntesis de nuestro trabajo investigativo desarrollado en la Maestría Interdisciplinaria en Humanidades, de la Universidad de Integración Internacional de la Lusofonia Afrobrasileña/MIH/Unilab/CE. Partiendo de la perspectiva donde el docente también necesita convertirse en trabajador de la educación, este artículo tiene como objetivo analizar las experiencias realizadas por estudiantes de la carrera de Historia de la UNILAB-CE ubicada en Redenção - CE. Los docentes en formación participaron del Programa de Residencia Pedagógica-CAPES de 2020 a 2022 y publicaron un libro electrónico con sus experiencias en la escuela de campo. A la luz del materialismo históricodialéctico, buscamos analizar de manera coyuntural las experiencias y desafíos retratados en el libro electrónico, problematizando tanto el PRP-CAPES como los problemas estructurales que permean la educación. Nuestros análisis desean, dialécticamente, problematizar el Programa de Residencia Pedagógica-CAPES/UNILAB/CE en tiempos de la pandemia COVID-19, buscando comprender las consecuencias de esta situación para el Programa, además de la enseñanza remota obligatoria, que intensificó la precarización de la enseñanza y afectó el proceso de enseñanza/aprendizaje y la formación docente de los estudiantes. Previamente, buscamos comprender cómo las experiencias vividas por los residentes en escuelas rurales alentaron la implementación de la Ley 11.645/08, que trata de la enseñanza obligatoria de la Historia Afrobrasileña y de los Pueblos Indígenas. Nuestras conclusiones, luego del análisis, nos llevaron a considerar en primer lugar el agravamiento de los problemas educativos, tanto estructurales como en el proceso de enseñanza-aprendizaje, para el PRP, para la formación de docentes y estudiantes de las escuelas rurales. Sin embargo, podemos observar que varias estrategias de enseñanza, como grupos de estudio y debates, se desarrollaron para minimizar los efectos del contexto vivido. <![CDATA[CONSENSOS SOBRE O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESPECIALISTAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Embora o atletismo seja um esporte tradicional nos currículos de Educação Física os saberes relacionados ao ensino desse esporte nunca estiveram bem definidos. Essa indefinição pode ser percebida na BNCC que, mesmo sendo um documento com força de lei, estabelece pouca especificidade sobre o que ensinar nas aulas de atletismo. Por isso, o objetivo deste artigo é analisar os consensos sobre o ensino do atletismo na escola a partir da percepção de especialistas. A metodologia utilizada foi a técnica delphi. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizadas entrevistas abertas e questionário likert. A amostra da pesquisa compõe-se de 28 especialistas com experiência acadêmica e como treinador/árbitro ou como atleta da modalidade atletismo em competições oficiais. A seleção dos participantes ocorreu por meio da técnica bola de neve e sua finalização por saturação. Os dados foram analisados pelo método de análise estatística descritiva simples. Os especialistas apontaram que o atletismo precisa ser vivenciado como um conteúdo específico, e não como um preparatório para outros esportes. E apontaram a necessidade de o professor da educação básica (EB) utilizar estratégias diferenciadas para possibilitar maior interação entre os alunos e viabilizar uma maior participação nas aulas. Dentre essas estratégias destacam-se a ludicidade e o trabalho em grupo. Os resultados apontaram que a principal dificuldade em trabalhar o atletismo na escola está na formação pedagógica dos professores de educação física. Os especialistas reivindicam maior espaço para o atletismo no currículo da educação básica e uma unidade temática da modalidade na BNCC.<hr/>ABSTRACT Although athletics is a traditional sport in Physical Education curricula, knowledge related to teaching this sport has never been well defined. This lack of definition can be seen in the BNCC which, despite being a document with the force of law, establishes little specificity about what to teach in athletics classes. Therefore, the objective of this article is to analyze the consensus on the teaching of athletics at school from the perspective of specialists. The methodology used was the delphi technique. As instruments for data collection, open interviews and a Likert questionnaire were used. The research sample is composed of 28 specialists with academic experience and as a coach/referee or as an athletics athlete in official competitions. The selection of participants occurred through the snowball technique and its finalization by saturation. Data were analyzed using the simple descriptive statistical analysis method. Experts pointed out that athletics needs to be experienced as specific content, and not as preparation for other sports. And they pointed out the need for basic education teachers (EB) to use different strategies to enable greater interaction between students and enable greater participation in classes. Among these strategies, playfulness and group work stand out. The results showed that the main difficulty in working on athletics at school is in pedagogical training of physical education teachers. Experts demand greater space for athletics in the basic education curriculum and a thematic unit for the sport at BNCC.<hr/>RESUMEN Aunque el atletismo es un deporte tradicional en los planes de estudios de Educación Física, los conocimientos relacionados con la enseñanza de este deporte nunca han estado bien definidos. Esta indefinición se puede comprobar en el BNCC que, a pesar de ser un documento con fuerza de ley, establece poca especificidad sobre qué enseñar en las clases de atletismo. Por ello, el objetivo de este artículo es analizar el consenso sobre la enseñanza del atletismo en la escuela a partir de la percepción de expertos. La metodología utilizada fue la técnica Delphi. Se utilizaron entrevistas abiertas y un cuestionario Likert como instrumentos para la recolección de datos. La muestra de la investigación está compuesta por 28 expertos con experiencia académica y experiencia como entrenador/árbitro o como deportista en atletismo en competiciones oficiales. Los participantes fueron seleccionados mediante la técnica de bola de nieve y finalizados por saturación. Los datos fueron analizados mediante el método de análisis estadístico descriptivo simple. Los expertos señalan que el atletismo debe vivirse como un contenido específico y no como una preparación para otros deportes. Y señalaron la necesidad de que los docentes de educación básica (EB) utilicen diferentes estrategias para posibilitar una mayor interacción entre los estudiantes y posibilitar una mayor participación en las clases. Entre estas estrategias destacan la lúdica y el trabajo en grupo. Los resultados mostraron que la principal dificultad para trabajar el atletismo en la escuela radica en la formación pedagógica de los profesores de educación física. Los expertos exigen un mayor espacio para el atletismo en el currículo de la educación básica y una unidad temática para el deporte en el BNCC. <![CDATA[ENFOQUES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL: MODOS DE SER E DE SE FAZER PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação que discute o lúdico no Currículo do Curso de Pedagogia do Campus de Caxias-UEMA e suas possíveis implicações na formação do/a professor/a de Educação Infantil, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético. Insere-se no quadro teóricometodológico da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Está fundamentado em teóricos como Martins (2010), Freitas (2002), André (2009), Teles (2018), Freire (2015), Saviani (2008), Vygotsky (2001, 2003), entre outros, e em documentos oficiais que direcionam historicamente a formação de professores, com destaque para a LDBEN/1996, o PNE/2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível Superior, estabelecidas a partir do Parecer do CNE/CP nº 9, de 8 de maio de 2001 e da Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. O estudo permitiu compreender alguns enfoques curriculares que impactam a formação inicial de professores, seus modos de ser e de se fazer na profissão docente, e mais especificamente, a necessidade de formação de professor/a da Educação Infantil pautada na omnilateralidade.<hr/>ABSTRACT The article is an excerpt from a Doctorate in Education research that discusses play in the Curriculum of the Pedagogy Course at the Caxias-UEMA Campus and its possible implications for the training of Early Childhood Education teachers, based on Historical-Dialetic Materialism . It is part of the theoretical-methodological framework of qualitative, bibliographic and documentary research. It is based on theorists such as Martins (2010), Freitas (2002) André (2009), Teles (2018), Freire (2015), Saviani (2008), Vygotsky (2001, 2003), among others, and on official documents that historically guide teacher training, with emphasis on LDBEN/1996, PNE/2014 and the National Curricular Guidelines for the Training of Basic Education Teachers at Higher Education level, established based on CNE/CP Opinion No. 9, of May 8, 2001 and CNE/CP Resolution No. 1, of 18 February 2002. The study allowed us to understand some curricular approaches that impact the initial training of teachers, their ways of being and doing things in the teaching profession, and more specifically, the need for early childhood education teacher training based on omnilaterality.<hr/>RESUMEN El artículo es un extracto de una investigación de Doctorado en Educación que analiza el juego en el Plan de Estudios de la Carrera de Pedagogía del Campus Caxias-UEMA y sus posibles implicaciones para la formación de profesores de Educación Infantil, basado en el Materialismo Histórico-Dialético. Forma parte del marco teórico-metodológico de la investigación cualitativa, bibliográfica y documental. Se fundamenta en teóricos como Martins (2010), Freitas (2002) André (2009), Teles (2018), Freire (2015), Saviani (2008), Vygotsky (2001, 2003), entre otros, y en documentos oficiales que orientan históricamente la formación docente, con énfasis en LDBEN/1996, PNE. /2014 y los Lineamientos Curriculares Nacionales para la Formación de Profesores de Educación Básica en el Nivel de Educación Superior, establecidos con base en el Dictamen CNE/CP N° 9, de 8 de mayo de 2001 y la Resolución CNE/CP N° 1, de 18 de febrero de 2002. El estudio permitió comprender algunos enfoques curriculares que impactan en la formación inicial de los docentes, sus formas de ser y hacer en la profesión docente, y más específicamente, la necesidad de una formación docente de educación infantil basada en la omnilateralidad. <![CDATA[O CONTEXTO DA PRÁTICA: COMO OS DIRIGENTES MUNICIPAIS INTERPRETAM AS PROPOSTAS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A perspectiva de promoção à saúde, presente nas políticas públicas, prevê a garantia de conhecimentos para além do cuidado de si, assim, ela parte de uma compreensão que coloca no centro do debate o papel do Estado e dos sujeitos coletivos. Nestes termos, esta pesquisa teve como objetivo compreender como dirigentes de educação e saúde dos municípios do território do Médio Sudoeste da Bahia se apropriam das orientações oficiais do Programa Saúde na Escola para desenvolverem ações educativas que promovam a saúde nas escolas dos seus municípios. Como aporte teórico-metodológico, utilizou-se do Ciclo de Políticas, postulado por Ball e Bowe (1992), com ênfase no Contexto da Prática, cuja abordagem foi qualitativa e os dados produzidos mediante aplicação de questionários que foram analisados por evidências (Yin, 2015). Os resultados apontam que o trabalho em conjunto, dos setores da educação e saúde, aparece como estratégia eficiente para o planejamento e o desenvolvimento da saúde da população, embora este tenha sido um ponto que ainda aparece com certa fragilidade em alguns dos municípios estudados. Além disso, evidenciaram a ausência de uma formação específica dos grupos de trabalho que considere a intersetorialidade e a promoção à saúde como elementos norteadores de ações coletivas. Desse modo, os resultados corroboraram a indispensabilidade do protagonismo das ações intersetoriais para a promoção da saúde.<hr/>ABSTRACT The perspective of health promotion, present in public policies, give inputs of knowledge beyond self-care. It starts from an understanding that places the role of the State and collective subjects at the center of the debate. With this in mind, the aim of this research was to understand how education and health leaders in the municipalities of the Mid Southwest of Bahia territory use the official guidelines of the Health at School Program to develop educational actions that promote health in the schools of their municipalities. As a theoretical-methodological contribution, we used the Policy Cycle, postulated by Ball and Bowe (1992), with an emphasis on the Context of Practice, whose approach was qualitative and the data produced through the application of questionnaires, then analyzed by evidence (Yin, 2015). The results show that the joint work of the education and health sectors appears to be an efficient strategy for planning and developing the population's health, although this was a point that still appears somewhat fragile in some of the municipalities under study. In addition, they highlighted the lack of specific training for working groups to consider intersectorality and health promotion as guiding elements for collective actions. In this way, the results corroborated the essentiality of the leading role of intersectoral actions for health promotion.<hr/>RESUMEN La perspectiva de la promoción de la salud, presente en las políticas públicas, prevé la garantía de un conocimiento que va más allá del autocuidado. Así, se basa en una comprensión que coloca el papel del Estado y de los sujetos colectivos en el centro del debate. Teniendo esto en cuenta, el objetivo de esta investigación fue comprender cómo los líderes de educación y salud de los municipios del territorio del Medio Sudoeste de Bahía utilizan las directrices oficiales del Programa de Salud Escolar para desarrollar acciones educativas que promuevan la salud en las escuelas de sus municipios. Como contribución teóricometodológica, se utilizó el Ciclo de la Política, postulado por Ball y Bowe (1992), con énfasis en el Contexto de la Práctica, cuyo abordaje fue cualitativo y los datos producidos a través de la aplicación de cuestionarios que fueron analizados por evidencias (Yin, 2015). Los resultados muestran que el trabajo conjunto de los sectores de educación y salud parece ser una estrategia eficiente para la planificación y el desarrollo de la salud de la población, aunque este fue un punto que todavía parece algo frágil en algunos de los municipios estudiados. Además, destacaron la falta de capacitación específica de los grupos de trabajo para considerar la intersectorialidad y la promoción de la salud como elementos orientadores de la acción colectiva. De esta forma, los resultados corroboraron el carácter indispensable del protagonismo de las acciones intersectoriales para la promoción de la salud. <![CDATA[SOLIDÃO E RESISTÊNCIA: ENFRENTAMENTO AO <em>BULLYING</em> TRANSFÓBICO NO AMBIENTE ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300112&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As experiências de transvestigêneres3 desafiam a produção e reprodução de práticas e discursos provenientes no sistema escolar. De modo que suas experiências costumam ser lançadas à ermo, olhamos a solidão como dimensão que se funde às violências como o bullying transfóbico, apresentado neste artigo. Assim, o objetivo é refletir sobre os processos de solidões no ambiente escolar que atravessam as vidas de alunas/os transvestigêneres, sendo potencializados pelo bullying transfóbico, enquanto modalidade de violência direcionada a essa população. Metodologicamente, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa em Denzin e Lincoln (2006); Godoy (2005) e bibliográfica em Severino (2007); e Gil (2002) sob uma perspectiva crítica dos estudos de gênero em educação. Esperamos que esse estudo possibilite um olhar acentuado aos percalços na escolarização de transvestigêneres, tendo a solidão como uma dimensão presente nessas experiências, construindo redes de acolhimento e humanização.<hr/>ABSTRACT The experiences of transvestigêneres challenge the production and reproduction of practices and discourses originating in the school system. Since their experiences are often left out in the open, we look at loneliness as a dimension that merges with violence such as transphobic bullying, presented in this article. Thus, the objective is to reflect on the processes of loneliness in the school environment that permeate the lives of transgender students, being heightened by transphobic bullying, as a type of violence directed at this population. Methodologically, the research has a qualitative approach in Denzin and Lincoln (2006); Godoy (2005) and bibliography in Severino (2007); and Gil (2002) from a critical perspective of gender studies in education. We hope that this study will enable an in-depth look at the obstacles in the schooling of transgender people, with loneliness as a dimension present in these experiences, building networks of acceptance and humanization.<hr/>RESUMEN Las experiencias de las personas transvestigêneres desafían la producción y reproducción de prácticas y discursos originados en el sistema escolar. Dado que sus experiencias a menudo quedan al descubierto, consideramos la soledad como una dimensión que se fusiona con la violencia, como el acoso transfóbico, que se presenta en este artículo. Así, el objetivo es reflexionar sobre los procesos de soledad en el ambiente escolar que permean la vida de los estudiantes transgénero, siendo agudizados por el bullying transfóbico, como un tipo de violencia dirigida a esta población. Metodológicamente la investigación tiene un enfoque cualitativo Denzin y Lincoln (2006); Godoy (2005) y bibliográfico Severino (2007); Gil (2002) desde una perspectiva crítica de los estudios de género en educación. Esperamos que este estudio permita profundizar en los obstáculos en la escolarización de personas transgénero, con la soledad como dimensión presente en estas experiencias, construyendo redes de aceptación y humanización. <![CDATA[AGENCIAMENTOS COLETIVOS E EDUCATIVOS NA CENA ROCK EM TUCURUÍPA: PRÁTICAS EDUCATIVAS, FEMINISMOS E RESISTÊNCIAS CULTURAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Historicamente a arte esteve em vários momentos atrelada aos movimentos que se mostravam de resistência a algum tipo de opressão imposta. Dentre as mais diversas manifestações artísticas, certamente a música é a que consegue alcançar mais pessoas, principalmente após o advento dos meios de comunicação de massa. A partir dessas questões iniciais pretende-se investigar as relações que a músicagênero Rock, sobretudo a de autoria feminina, estabelece com a arte-educação desenvolvida em ambientes escolares e em coletivos culturais, tornando-se uma atividade criadora onde educadores e educandos trocam experiências, conseguem transmitir sua realidade social, seus anseios, sonhos e buscam resistir a tantas formas de coerção por parte da sociedade atual. Assim, o presente texto expõe os passos iniciais da pesquisa a ser desenvolvida no biênio 2023-2024 no curso de Mestrado em Educação e Cultura (PPGEDUC/ UFPA Cametá/Pará). Dessa forma, o texto traz os referenciais teóricos e autores/as estudados, bem como as colaborações destes na construção, desconstrução e reconstrução de conceitos, práticas e saberes da arte rock.<hr/>ABSTRACT Historically, art has at various times been linked to movements that have shown themselves to be in resistance to some kind of imposed oppression. Among the most diverse artistic manifestations, music is certainly the one that manages to reach the most people, especially after the advent of the mass media. Based on these initial questions, the aim is to investigate the relationship that rock music, especially femaleauthored music, establishes with art education developed in school environments and cultural collectives, becoming a creative activity where educators and students exchange experiences, manage to convey their social reality, their desires, dreams and seek to resist so many forms of coercion on the part of today's society. Thus, this text sets out the initial steps of the research to be carried out in the 2023-2024 biennium in the Master's course in Education and Culture (PPGEDUC/ UFPA Cametá/Pará). In this way, the text brings together the theoretical references and authors studied, as well as their contributions to the construction, deconstruction and reconstruction of concepts, practices and knowledge in this rock art.<hr/>RESUMEN Históricamente, el arte ha estado vinculado en diversas ocasiones a movimientos que se han mostrado en resistencia frente a algún tipo de opresión impuesta. Entre las manifestaciones artísticas más diversas, la música es sin duda la que consigue llegar a más gente, especialmente tras la llegada de los medios de comunicación de masas. A partir de estas cuestiones iniciales, se pretende indagar en la relación que la música rock, especialmente la de autoría femenina, establece con la educación artística desarrollada en entornos escolares y colectivos culturales, convirtiéndose en una actividad creativa donde educadores y educandos intercambian experiencias, consiguen transmitir su realidad social, sus deseos, sueños y buscan resistir a tantas formas de coacción por parte de la sociedad actual. Así, este texto expone los pasos iniciales de la investigación que se llevará a cabo en el bienio 2023-2024 en el curso de Maestría en Educación y Cultura (PPGEDUC/ UFPA Cametá/Pará). De esta forma, el texto reúne las referencias teóricas y los autores estudiados, así como sus contribuciones a la construcción, deconstrucción y reconstrucción de conceptos, prácticas y saberes en esta arte rock. <![CDATA[A EDUCAÇÃO BRASILEIRA SITIADA: AS REFORMAS NEOLIBERAIS E SEUS OBJETIVOS PARA A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300114&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo traz uma análise sobre a influência dos aparelhos privados de hegemonia na elaboração, disseminação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e políticas a ela vinculadas. Partindo da análise referenciada no materialismo histórico e dialético, revisamos estudos produzidos por diferentes grupos de pesquisa, entre outros coletivos, sistematizando o conhecimento acumulado, buscando desenvolver sínteses explicativas que nos ajudem a entender e enfrentar o projeto de sociedade dos representantes do capital que entendem a educação como mercadoria. Na lógica empresarial, o sucesso não seria uma formação sustentada no conhecimento histórico emancipador, mas o “bom” desempenho nos testes padronizados. Essa redução da função da escola é, de certo modo, tranquilizadora para a classe burguesa, que encontra, cada vez menos conflitos para instalarem suas ideias e seguirem ocupando o lugar de privilégio que historicamente lhes foi assegurado. Essa concepção de sociedade e de educação, defendida por agências financeiras e organismos multilaterais, é disseminada por setores da classe dominante através de fundações e institutos, travando uma disputa na sociedade para estabelecer um consenso em torno dessa perspectiva ideológica no campo econômico e nas políticas públicas. Provisoriamente, os estudos que aqui apresentamos, indicam uma trajetória da BNCC como base do currículo e das demais políticas educacionais, colocando o Plano Nacional de Educação como simples coadjuvante.<hr/>ABSTRACT This text brings an analysis about the influence of private apparatuses of hegemony on the elaboration, dissemination and implementation of the Common Core National Curriculum (BNCC) and public policies related to it. Starting from the analysis referenced in historical and dialectical materialism, we review studies produced by different research groups, among other collectives, systematizing the accumulated knowledge, seeking to develop explanatory syntheses that help us to understand and face the project of society of the agents of the capital that understand education as a commodity. In the market perspective, success would not be based on emancipatory historical knowledge, but “good” performance in standardized tests. This reduction in the role of the school is, in a way, tranquilizer for the bourgeois class, which finds less and less conflicts to install its ideas and to continue occupying the place of privilege that was historically assured to them. This conception of society and education, defended by financial agencies and multilateral organizations, is disseminated by sectors of the ruling class through foundations and institutes, waging a dispute in society to establish a consensus around this ideological perspective in the economic field and in public policies. Provisionally, the studies presented here indicate that the BNCC is the basis of the curriculum and of other educational policies, placing the National Education Plan as a mere supporting element.<hr/>RESUMEN El artículo presenta un análisis sobre la influencia de los aparatos privados de hegemonía en la elaboración, diseminación e implementación de la Base Nacional Común Curricular (BNCC), y las políticas vinculadas a esta. Partiendo de un análisis referenciado en el materialismo histórico-dialéctico, revisamos los estudios producidos por diferentes grupos de investigación (entre otros colectivos) sistematizando el conocimiento acumulado, buscando desarrollar una síntesis explicativa que nos ayude a entender y enfrentar el proyecto de sociedad de los representantes del capital que entienden la educación como mercancía. En la lógica empresarial, el éxito no consiste en una formación sustentada en el conocimiento histórico-emancipador, y sí en el “buen” desempeño obtenido en pruebas estandarizadas. Esa reducción de la función de la escuela es, de cierto modo, tranquilizadora para la clase burguesa, que encuentra cada vez menos conflicto para instalar sus ideas y continuar ocupando el lugar de privilegio que históricamente ha preservado. Esa concepción de sociedad y educación, defendida por agencias financieras y organismos multilaterales, es diseminada por sectores de la clase dominante a través de las fundaciones e institutos, apalancando una disputa en la sociedad en pro de establecer un consenso en torno de esa perspectiva ideológica en el campo económico y en las políticas públicas. Los estudios aquí presentados indican, de manera provisoria, una trayectoria de la BNCC como base del currículo y de las demás políticas educacionales, colocando al Plano Nacional de Educación (PNE) como simple coadyuvante. <![CDATA[ABORDAGENS TEMÁTICAS SOBRE CULTURA E ARTE EM PÓS-GRADUAÇÕES EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O doutorado em rede Educanorte é formado por 9 Instituições de Ensino Superior do Norte do Brasil que ofertam pós-graduações em Educação. Neste artigo avaliamos pesquisas nas áreas de Cultura e Arte desenvolvidas nos programas presentes nas 9 Instituições e no Educanorte. Na metodologia buscamos analisar a produção acadêmica dos cursos entre 2019 e dezembro de 2023, conforme registos no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Análise do material foi realizada a partir da análise de conteúdo aplicada aos títulos, resumos e palavras-chave dos trabalhos, com leitura flutuante realizada quando necessário. Identificamos 138 estudos que se concentram nessas áreas. Os resultados foram organizados em uma categoria principal, identificada como “Sujeito/Objeto de investigação”, e duas subcategorias, nomeadas como “Cultura” e “Arte”, que foram subdivididas em 16 tópicos orientadores. As conclusões apontam que a diversidade cultural e a riqueza artística da região têm sido amplamente estudadas, embora ainda existam áreas a serem exploradas, sugerindo a produção de conhecimentos com potencial para gerar mudanças significativas no cenário educacional.<hr/>ABSTRACT The Educanorte network PhD program consists of nine Higher Education Institutions in Northern Brazil that offer postgraduate courses in Education. In this article, we evaluate research in the fields of Culture and Art developed within the programs offered by the nine institutions and within Educanorte. The methodology involved analyzing the academic production of the courses between 2019 and December 2023, based on records in the Capes Theses and Dissertations Catalog. The analysis of the material was conducted using content analysis applied to the titles, abstracts, and keywords of the works, with detailed reading when necessary. We identified 138 studies concentrated in these areas. The results were organized into one main category, identified as "Subject/Object of Investigation," and two subcategories named "Culture" and "Art," which were further subdivided into 16 guiding topics. The conclusions indicate that the cultural diversity and artistic richness of the region have been widely studied, although there are still areas to be explored, suggesting the production of knowledge with the potential to generate significant changes in the educational landscape.<hr/>RESUMEN El doctorado en red Educanorte está compuesto por 9 Instituciones de Educación Superior del Norte de Brasil que ofrecen programas de posgrado en Educación. En este artículo, evaluamos investigaciones en las áreas de Cultura y Arte desarrolladas en los programas presentes en las 9 instituciones y en Educanorte. La metodología consistió en analizar la producción académica de los cursos entre 2019 y diciembre de 2023, según los registros en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de Capes. El análisis del material se realizó a partir del análisis de contenido aplicado a los títulos, resúmenes y palabras clave de los trabajos, con lecturas detalladas cuando fue necesario. Identificamos 138 estudios que se concentran en estas áreas. Los resultados se organizaron en una categoría principal, identificada como "Sujeto/Objeto de investigación", y dos subcategorías, nombradas como "Cultura" y "Arte", que se subdividieron en 16 temas orientadores. Las conclusiones señalan que la diversidad cultural y la riqueza artística de la región han sido estudiadas de manera amplia, aunque hay áreas por explorar, contribuyendo para elaborar conocimientos que pueden promover cambios significativos en el panorama educativo. <![CDATA[CURRÍCULO NARRATIVO EM GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300116&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O currículo do ensino de biologia é problematizado neste artigo como uma narrativa sobre sentidos de vida em um mundo complexo, em que estão presentes os temas de gênero e sexualidade. Objetivou-se analisar pistas conceituais sobre possibilidades curriculares a partir de um recorte de uma pesquisa de revisão sistemática da literatura sobre gênero e sexualidade no Ensino de Biologia no Brasil de 2015 a 2021. Foram selecionados cinco artigos, baseados em pesquisas empíricas, bibliográficas e documentais, cujos resultados ensejaram uma síntese de seus conceitos de currículo: praticante, flexível, contingente, cultural, mutável, sensível e conectado com as experiências cotidianas. As categorias de conversidade e conversação foram filtros para organizar uma síntese de possibilidades para enfrentamento das dificuldades, postas por movimentos reacionários, em se trabalhar gênero e sexualidade a partir do currículo da Educação Básica brasileira. Com isso, criaram-se argumentos-pistas para um currículo narrativo, não prescritivo, plural e inventivo que respeita os processos múltiplos de construção da ciência e de desenvolvimento do indivíduo na sociedade.<hr/>ABSTRACT The biology teaching curriculum is discussed in this essay as a narrative about the meanings of life in a complex world, in which the themes of gender and sexuality are present. The objective was to analyze conceptual clues about curricular possibilities based on a systematic review of the literature on gender and sexuality in Biology Teaching in Brazil from 2015 to 2021. Five articles based on empirical, bibliographical and documentary research were selected. Their results informed a synthesis of their curriculum concepts: practitioner, flexible, contingent, cultural, changeable, sensitive and connected with everyday experiences. The categories of conversity (conversidade) and conversation were filters to organize a synthesis of possibilities for confronting the difficulties, imposed by reactionary movements, in addressing gender and sexuality within the Brazilian Basic Education curriculum. Hence, argumentsclues were created for a narrative, non-prescriptive, plural and inventive curriculum that respects the multiple processes of building science and developing the individual in society.<hr/>RESUMEN El currículo de enseñanza de la biología es problematizado en este ensayo como una narrativa sobre los sentidos de la vida en un mundo complejo, en el que los temas de género y sexualidad están presentes. El objetivo fue analizar claves conceptuales sobre las posibilidades curriculares a partir de una revisión sistemática de la literatura sobre género y sexualidad en la Enseñanza de la Biología en Brasil de 2015 a 2021. Se seleccionaron cinco artículos de investigación empírica, bibliográfica y documental. Sus resultados dieron lugar a una síntesis de sus conceptos curriculares: practicante, flexible, contingente, cultural, cambiante, sensible y conectado con las experiencias cotidianas. Las categorías de conversidad y conversación fueron filtros para organizar una síntesis de posibilidades para enfrentar las dificultades, planteadas por movimientos reaccionarios, en el trabajo sobre género y sexualidad a partir del currículo de Educación Básica brasileña. Con ello, se crearon argumentos-pistas para un currículo narrativo, no prescriptivo, plural e inventivo, que respete los múltiples procesos de construcción de la ciencia y desarrollo del individuo en la sociedad. <![CDATA[TECER COM MIÇANGA: UM PROCESSO PROXIMAL, FORMATIVO E DE SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL DESDE AS INFÂNCIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El objetivo de este artículo fue relacionar experiencias narradas sobre el tejer con mullo, los productos representados a través de los tejidos y los procesos proximales (Bronfenbrenner, 2011) y formativos de Educación Ambiental, que se dan en la vida y cotidianidad -teniendo como base a la Educación EstéticoAmbiental y la sensibilización estético-ambiental (Estévez-Álvarez, 2017)-. Tuvo como enfoque principal, la narrativa de la constitución de la primera autora, como educadora ambiental, a partir de la interlocución con nueve mujeres indígenas, del pueblo Saraguro, del sur de Ecuador y de las posibilidades que el tejer brinda. Las infancias de las interlocutoras y de la primera autora, fueron abordadas, pensadas y sentidas y se constituyeron esenciales, siendo resaltadas a lo largo de cada una de las afirmaciones que fueron realizadas. Los datos fueron generados a través de entrevistas semiestructuradas y analizados por medio de la Teoría Fundamentada (Charmaz, 2009). Se abordó, también, a la elaboración de la artesanía que tiene como principal material al mullo, como una pedagogía informal.<hr/>RESUMO O objetivo deste artigo foi relacionar experiências narradas sobre a tecelagem com miçanga, os produtos representados através das tecelagens e os processos proximais (Bronfenbrenner, 2011) e formativos da Educação Ambiental, que ocorrem na vida e no cotidiano -com base na Educação Estético-Ambiental e na consciência estético-ambiental (Estévez-Álvarez, 2017). Seu foco principal foi a narrativa da constituição da primeira autora como educadora ambiental, a partir do diálogo com nove mulheres indígenas do povo Saraguro, do sul do Equador, e as possibilidades que a tecelagem oferece. As infâncias das interlocutoras e da primeira autora foram abordadas, pensadas e sentidas e se tornaram essenciais, sendo destacadas ao longo de cada um dos depoimentos realizados. Os dados foram gerados através de entrevistas semiestruturadas e analisados através da Teoria Fundamentada (Charmaz, 2009). A elaboração de artesanato, cujo material principal é a miçanga, também foi abordada como uma pedagogia informal.<hr/>ABSTRACT The main of this article was to explore narrated experiences of bead weaving, the products represented through weavings and the proximal (Bronfenbrenner, 2011) and formative processes of Environmental Education, which occur in life and everyday life -having as a basis the Aesthetic-Environmental Education and the aesthetic-environmental sensibilization (Estévez-Álvarez, 2017) -. The primary focus was the narrative of the constitution of the first author, as an environmental educator, from the dialogue with nine indigenous women of the Saraguro people of southern Ecuador and the possibilities that weaving offers. The childhoods of the interlocutors and of the first author, were approached, thought and felt and became essential, being highlighted throughout each of the statements that were made. The data was generated through semistructured interviews and analyzed through Grounded Theory (Charmaz, 2009). The elaboration of handicrafts, whose main material is bead, was also approached as an informal pedagogy. <![CDATA[A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES NECESSÁRIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300118&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as relações estabelecidas entre Educação Física escolar e a educação em direitos humanos, buscando expor suas implicações, desafios e tensões. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se a revisão crítica da literatura do tipo opinativa, caracterizada pela análise e síntese das informações provenientes de diversos estudos publicados sobre um tema específico. Observou-se, que há um crescimento expressivo em número e sistematização de políticas educacionais e práticas pedagógicas que tratam com responsabilidade a educação em direitos humanos. Ainda assim, tais iniciativas se mostram insuficientes, gerando, em muitos momentos, um ambiente de ausência e invisibilidade nos processos educativos capazes de formar sujeitos de direito. A Educação Física, enquanto componente curricular, não pode ficar alheia a este processo. Pelo contrário, deve assumir o compromisso de pensar as práticas corporais em seu sentido político-cultural mais amplo, não circunscrito a uma visão homogênea da cultura corporal dominante, representando um espaço garantidor de direitos: à educação de qualidade, à igualdade, ao respeito, à diferença.<hr/>ABSTRACT The present study aims to reflect on the relationships established between school Physical Education and human rights education, seeking to expose their implications, challenges, and tensions. For the development of this work, a critical literature review of an opinionative nature was adopted, characterized by the analysis and synthesis of information from various published studies on a specific topic. It was observed that there is a significant growth in the number and systematization of educational policies and pedagogical practices that responsibly address human rights education. Nevertheless, such initiatives prove to be insufficient, often generating an environment of absence and invisibility in educational processes capable of shaping subjects with rights. Physical Education, as a curricular component, cannot remain indifferent to this process. On the contrary, it must undertake the commitment to contemplate bodily practices in their broader political and cultural sense, not confined to a homogeneous view of the dominant bodily culture, representing a space that guarantees rights: to quality education, to equality, to respect, to difference..<hr/>RESUMEN El presente estudio tiene como objetivo reflexionar sobre las relaciones establecidas entre la Educación Física escolar y la educación en derechos humanos, buscando exponer sus implicaciones, desafíos y tensiones. Para el desarrollo del trabajo se adoptó la revisión crítica de la literatura de tipo opinativa, caracterizada por el análisis y síntesis de la información proveniente de diversos estudios publicados sobre un tema específico. Se observa un crecimiento significativo en número y sistematización de políticas educativas y prácticas pedagógicas que abordan con responsabilidad la educación en derechos humanos. Aun así, tales iniciativas se muestran insuficientes, generando, en muchos momentos, un ambiente de ausencia e invisibilidad en los procesos educativos capaces de formar sujetos de derecho. La Educación Física, como componente curricular, no puede quedar al margen de este proceso. Por el contrario, debe asumir el compromiso de reflexionar sobre las prácticas corporales en su sentido político-cultural más amplio, no circunscrito a una visión homogénea de la cultura corporal dominante, representando un espacio garante de derechos: a la educación de calidad, a la igualdad, al respeto, a la diferencia. <![CDATA[ENSINAR CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS: SENTIDO PESSOAL DA DOCÊNCIA NA CRECHE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo traz um recorte de uma investigação que buscou compreender o sentido pessoal que educadoras de creche atribuem à sua atividade profissional de ensino. Utilizando a perspectiva histórico-cultural, em específico da teoria de Leontiev, o estudo, de caráter qualitativo e cunho exploratório, teve como participantes três profissionais de creches públicas do município de Corumbá/MS e como instrumento para recolha das informações a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram tratados e analisados à luz da teoria dos núcleos de significação. Os resultados permitiram a reflexão sobre o fato de haver, no discurso das participantes, concepções não condizentes com o que se espera sobre docência na Educação Infantil. Também não foi possível confirmar a hipótese inicial de que haveria diferença na atribuição de sentidos de acordo com o tempo de atuação profissional; no entanto foram notados indícios de que os sentidos podem mudar de acordo com o processo formativo profissional, ainda que não de forma determinante. As contradições presentes nas falas professoras demonstraram como a atribuição de sentidos pessoais e a construção de motivos são complexas e variáveis, o que levou a reafirmar a importância da formação profissional. Da mesma forma, apontou para a necessidade de reconhecê-la como um meio pelo qual os indivíduos constroem e reconstroem suas concepções, compreendem o contexto no qual estão inseridos e podem desenvolver a consciência de sua real condição social.<hr/>ABSTRACT This article presents an excerpt from an investiagtion that sought to understand the personal sense that day care teachers attribute to their professional teaching activity. Using the historical-cultural perspective, in particular Leontiev's theory, the study, of qualitative and exploratory nature, had as participants three professionals of public day care centers in the city of Corumbá/MS and as instrument for collecting the information semi-structured interview. The obtained data were treated and analyzed in the light of the signification nucleus theory. The results allowed reflection on the fact that there were, in the participants' speech, conceptions that were not consistent with what is expected about teaching in Early Childhood Education. It was also not possible to confirm the initial hypothesis that there would be a difference in the attribution of senses according to the length of professional experience; however, signs were noted that the senses may change according to the professional training process, even if not decisively. The contradictions present in the teachers' statements demonstrated how the attribution of personal senses and the construction of motives are complex and variable, which led to reaffirm the importance of professional training. Similary pointed to the need to recognize it as a means by which individuals construct and reconstruct their conceptions, understand the context in which they are inserted and can develop awareness of their real social condition.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta un extracto de una investigación que buscó comprender el significado personal que los educadores de guardería atribuyen a su actividad profesional docente. Utilizando la perspectiva histórico-cultural, específicamente la teoría de Leontiev, el estudio, de carácter cualitativo y exploratorio, tuvo como participantes a tres profesionales de guarderías públicas de la ciudad de Corumbá/MS y como instrumento de recolección de información la entrevista semiestructurada. Los datos obtenidos fueron procesados y analizados a la luz de la teoría del núcleo de significado. Los resultados permitieron reflexionar sobre el hecho de que hubo en el discurso de las participantes concepciones que no se correspondían con lo esperado sobre la enseñanza en Educación Infantil. Tampoco fue posible confirmar la hipótesis inicial de que habría diferencia en la atribución de significados según el tiempo de experiencia profesional; sin embargo, se observaron indicios de que los significados pueden cambiar según el proceso de formación profesional, aunque no de manera decisiva. Las contradicciones presentes en los dichos de los docentes demostraron cómo la atribución de significados personales y la construcción de motivos son complejas y variables, lo que llevó a reafirmar la importancia de la formación profesional. Asimismo, señaló la necesidad de reconocerlo como un medio por el cual los individuos construyen y reconstruyen sus concepciones, comprenden el contexto en el que están insertos y pueden desarrollar conciencia de su condición social real. <![CDATA[<em>“ELA É MINHA AMIGA!”:</em> INTERAÇÃO E SOCIABILIDADE ENTRE CRIANÇAS HAITIANAS E BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300120&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Sendo a migração infantil um fenômeno crescente na atualidade, é necessário refletir sobre a inserção de crianças migrantes em instituições educacionais, como forma de garantir seus direitos. O objetivo deste artigo é discutir a interação e sociabilidade entre crianças brasileiras e haitianas (3 a 6 anos) em Núcleos de Educação Infantil (NEIs). A pesquisa, qualitativa, fez uso de técnicas da etnografia (notadamente a observação participante) para a geração de dados junto a crianças haitianas e brasileiras, adultos haitianos, e docentes de dois NEIs do Município de Balneário Camboriú (SC). Os dados também foram gerados através de conversas com crianças e adultos, e por meio de um livro de história sobre a migração haitiana, de autoria da pesquisadora (com a participação das crianças como ilustradoras). As observações foram registradas em diário de campo e foram realizados registros fotográficos do cotidiano escolar. A investigação foi fundamentada nos Estudos Sociais da Infância, que reconhecem a criança como ator social de pleno direito e produtora de cultura, e nos estudos das relações étnico-raciais, que evidenciam as desigualdades entre crianças pertencentes a diferentes grupos étnicos raciais. Diferentemente de outras pesquisas, não foram observados comportamentos discriminatórios de teor racista entre as crianças nas instituições investigadas; pelo contrário, foram percebidos laços de amizade infantil construídos no cotidiano escolar de contexto migratório, onde as crianças haitianas se destacavam pelo protagonismo e liderança exercidos nas interações entre pares. Algumas hipóteses sobre a ocorrência dessa diferença para outras pesquisas são levantadas no interior do artigo.<hr/>ABSTRACT As child migration is a growing phenomenon today, it is necessary to reflect on the insertion of migrant children in educational institutions as a way to guarantee their rights. The aim of this article is to discuss the interaction and sociability between Brazilian and Haitian children (3 to 6 years) in Early Childhood Education Centers (NEIs). The research, qualitative, made use of techniques of ethnography (notably the participating observation) for the generation of data with Haitian and Brazilian children, Haitian adults, and teachers of two NEIs of the Municipality of Balneário Camboriú (SC). The data were also generated through conversations with children and adults, and through a history book on Haitian migration, by the researcher (with the participation of children as illustrators). The observations were recorded in a field diary and photographic records of school daily life were made. The research was based on the Social Studies of Childhood, which recognize the child as a full-fledged social actor and producer of culture, and the studies of ethno-racial relations, which highlight the inequalities between children belonging to different racial ethnic groups. Unlike other research, no discriminatory behaviour of racist content was observed among children in the investigated institutions; on the contrary, children's friendships were perceived built in the school every day of a migratory context, where Haitian children stood out for the protagonism, and leadership exercised in peer interactions. Some hypotheses about the occurrence of this difference for other research are raised inside the article.<hr/>RESUMEN Siendo la migración infantil un fenómeno creciente en la actualidad, es necesario reflexionar sobre la inserción de niños migrantes en instituciones educativas, como forma de garantizar sus derechos. El objetivo de este artículo es discutir la interacción y sociabilidad entre niños brasileños y haitianos (3 a 6 años) en Núcleos de Educación Infantil (NEIs). La investigación, cualitativa, hizo uso de técnicas de la etnografía (notablemente la observación participante) para la generación de datos junto a niños haitianos y brasileños, adultos haitianos, y docentes de dos NEI del Municipio de Balneário Camboriú (SC). Los datos también se generaron a través de conversaciones con niños y adultos, y mediante un libro de historia sobre la migración haitiana, de autoría de la investigadora (con la participación de los niños como ilustradoras). Las observaciones fueron registradas en diario de campo y se realizaron registros fotográficos del cotidiano escolar. La investigación se ha fundamentado en los Estudios Sociales de la Infancia, que reconocen al niño como actor social de pleno derecho y productor de cultura, y en los estudios de las relaciones étnico-raciales, que evidencian las desigualdades entre niños pertenecientes a diferentes grupos étnicos raciales. A diferencia de otras investigaciones, no se observaron comportamientos discriminatorios de contenido racista entre los niños en las instituciones investigadas; por el contrario, se percibieron lazos de amistad infantil construidos en el cotidiano escolar de contexto migratorio, donde los niños haitianos se destacaban por el protagonismo y liderazgo ejercidos en las interacciones entre pares. Algunas hipótesis sobre la ocurrencia de esta diferencia para otras investigaciones se plantean en el interior del artículo. <![CDATA[EMBARAÇOS DA DOCÊNCIA: A CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DE DUAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PANDEMIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Com a pandemia da Covid-19, a educação foi fortemente impactada. Foi nesse contexto, portanto, que surgiu a necessidade deste estudo, que tem por objetivo compreender os embaraços da docência na pandemia da Covid-19 a partir da análise das significações de duas professoras que vivenciaram os efeitos do referido surto infeccioso na educação escolar. De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 02 professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de um município do estado do Ceará. Os resultados são analisados por meio de um núcleo de significação, denominado “embaraços da docência na pandemia: desafios e possibilidades do constituirse professor/a”. O referido núcleo é composto de três indicadores, a saber: 1) necessidades formativas, pedagógicas e escolares, cujos dados tratam da necessidade da construção de novos conhecimentos e práticas educacionais para o enfrentamento dos desafios vividos na escola; 2) afetos vividos no contexto da pandemia, que denotam sofrimentos que foram se constituindo na forma de angústia e dificuldades profissionais, mas que também expressam esperança e desejo em superar os desafios da profissão; e 3) apoio pedagógico na realização da atividade docente, o qual aborda questões atinentes aos desafios e possibilidades que marcaram o processo de ensino e aprendizagem na pandemia. Importante considerar que a intensidade dos desafios e das possibilidades docentes vividas na pandemia variam em função da historicidade e das significações constituídas pelas professoras, a partir de suas experiências, emoções e necessidades profissionais.<hr/>ABSTRACT Due to the Covid-19 pandemic, education was strongly affected. Thus, in this context, arose the necessity for this study, which has the objective of comprehending the obstacles of teaching in the Covid-19 pandemic from the analysis of the meanings of two teachers who experienced the effects of said infectious outbreak in schooling. With a qualitative nature, the research was done through semistructurted interviews with two teachers of the initial years of elementary school from a school in a municipality in the state of Ceará. The results are analyzed through a core of meaning, called “obstacles of teaching in the pandemic: challenges and possibilities of becoming a teacher”. Said core is composed of three indicators: 1) formative, pedagogical and educational necessities, whose data talk about the need of building new knowledges and educational practices for the confrontation of the challenges experienced in school; 2) affections lived in the context of the pandemic, which denote sufferings that were taking the form of professional hardships and anguish, but that also express hope and the wish to overcome the challenges of the profession; and 3) pedagogical support in the realization of teaching, which adresses questions related to the possibilities and challenges that marked the learning-teaching process in the pandemic. It’s important to consider that the intensity of the challenges and possibilities experienced in teaching in the pandemic varies according to the history and the meanings constructed by the teachers, from their experiences, emotions and professional needs.<hr/>RESUMEN Con la pandemia de la Covid-19, la educación se vio fuertemente impactada. En este contexto surgió la necesidad de este estudio, cuyo objetivo es comprender las dificultades de la docencia durante la pandemia de la Covid-19 a partir del análisis de las significaciones de dos profesoras que experimentaron los efectos de dicho brote infeccioso en la educación escolar. De carácter cualitativo, la investigación se llevó a cabo mediante entrevistas semiestructuradas con dos profesoras de los primeros años de la educación primaria de una escuela en un municipio del estado de Ceará, Brasil. Los resultados se analizan a través de un núcleo de significación, denominado "dificultades de la docencia en la pandemia: desafíos y posibilidades de construirse como profesor/a". Dicho núcleo está compuesto por tres indicadores: 1) necesidades formativas, pedagógicas y escolares, que abordan la necesidad de construir nuevos conocimientos y prácticas educativas para enfrentar los desafíos vividos en la escuela; 2) emociones experimentadas en el contexto de la pandemia, que reflejan sufrimientos manifestados como angustia y dificultades profesionales, pero que también expresan esperanza y el deseo de superar los retos de la profesión; y 3) apoyo pedagógico en el desempeño de la actividad docente, que aborda cuestiones relacionadas con los desafíos y las posibilidades que marcaron el proceso de enseñanza y aprendizaje durante la pandemia. Es importante considerar que la intensidad de los desafíos y posibilidades vividos por las docentes durante la pandemia varía en función de la historicidad y las significaciones construidas por ellas, a partir de sus experiencias, emociones y necesidades profesionales. <![CDATA[O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E A PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA PROPOSTA PARA O EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300122&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo discute a participação dos alunos público-alvo da Educação Especial nos espaços e processos de gestão democrática a partir da lacuna observada na pesquisa de Bittencourt (2023). Tal lapso se deve pela ausência de menção acerca da participação destes estudantes nas regulamentações de gestão democrática das redes estaduais públicas de ensino brasileiras. Objetiva-se proporcionar suporte aos sujeitos da escola, gestores e formuladores de políticas através de ações e estratégias para o alargamento da participação democrática, da acessibilidade e minimização das barreiras no sentido de afastar práticas capacitistas, a partir dos estudos de autores do campo da Educação Especial. Tais orientações desdobram-se acerca das condições espaciais, materiais e de tempo para a democracia na escola pública, de modo que os alunos que, amuidamente, são invisibilizados no que se refere à participação nos grêmios, assembleias, colegiados, eleições, conselho escolar e na construção do projeto político pedagógico sejam atores atuantes nesses espaços e processos. Consideramos o presente estudo não ocluso, propício à ampliação, colaboração, cooperação e coparticipação de outros sujeitos debruçados sobre o tema.<hr/>ABSTRACT This article discusses the participation of Special Education target students in the spaces and processes of democratic management based on the gap observed in Bittencourt's (2023) research. This oversight is due to the lack of mention of the participation of these students in the democratic management regulations of Brazilian state public education networks. The objective is to provide support to school subjects, managers and policy makers through actions and strategies to expand democratic participation, accessibility and minimization of barriers in order to eliminate ableist practices, based on studies by authors in the field of Education Special. Such guidelines concern the spatial, material and time conditions for democracy in public schools, so that students who are often made invisible with regard to participation in groups, assemblies, collegiate bodies, elections, school councils and in the construction of the political pedagogical project, be active actors in these spaces and processes. We consider the present study to be non-occluded, conducive to expansion, collaboration, cooperation and co-participation of other subjects focused on the topic.<hr/>RESUMEN Este artículo discute la participación de los estudiantes destinatarios de Educación Especial en los espacios y procesos de gestión democrática a partir de la brecha observada en la investigación de Bittencourt (2023). Este olvido se debe a la falta de mención de la participación de estos estudiantes en las normas de gestión democrática de las redes de educación pública estatales brasileñas. El objetivo es brindar apoyo a sujetos escolares, directivos y formuladores de políticas a través de acciones y estrategias para ampliar la participación democrática, la accesibilidad y la minimización de barreras con el fin de eliminar prácticas capacitistas, con base en estudios de autores en el campo de la Educación Especial. Tales orientaciones se refieren a las condiciones espaciales, materiales y temporales para la democracia en las escuelas públicas, de modo que los estudiantes, muchas veces invisibilizados en la participación en grupos, asambleas, órganos colegiados, elecciones, consejos escolares y en la construcción del proyecto político pedagógico, ser actores activos en estos espacios y procesos. Consideramos que el presente estudio no está cerrado y es propicio para la expansión, colaboración, cooperación y coparticipación de otros temas centrados en el tema. <![CDATA[POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DO JORNALISMO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO: REGISTRO BASEADO EM OBSERVAÇÃO DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-84492024000300123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo teve como objetivo registrar, por meio de observação docente, a utilização de reportagens de jornalismo científico como prática educativa escolar, conduzida no contexto do Ensino Médio de um colégio particular de médio porte no município de Sorocaba, interior de São Paulo. Tal procedimento se justifica pela necessidade de compreender como a utilização desse tipo de material didático complementar se dá nesse nível educacional, em comparação ao uso já registrado no Ensino Superior. Duas sessões de observação foram conduzidas: uma durante uma aula de Biologia e outra durante uma aula interdisciplinar de Itinerários Formativos, com foco em Geografia, Física, História e Mudanças Climáticas. Como resultado, destaca-se o potencial de utilização de reportagens baseadas nas Humanidades (sobre Educação, por exemplo), além daquelas baseadas nas ciências duras e/ou biológicas. Nenhuma das reportagens foi utilizada para demonstrar o método científico em funcionamento, como esperado; em vez disso, os docentes se utilizaram das reportagens jornalísticas para tecer relações entre teorias e conceitos pertinentes à respectiva disciplina e questões socialmente agudas do mundo contemporâneo, de acordo com seus próprios crivos pessoais de importância. Um dos principais achados deste estudo é a aparente confusão dos professores no que diz respeito à diferenciação entre artigos científicos e reportagens de divulgação científica. Também pareceu haver alguma dificuldade no processo de seleção de reportagens jornalísticas adequadas à temática da aula e aos objetivos educacionais planejados. Tais questões devem ser levadas em consideração em possíveis programas de aperfeiçoamento docente voltados à diversificação de materiais didáticos complementares.<hr/>ABSTRACT This paper aimed at documenting, through peer observation of teaching, the use of scientific journalism as a school educational practice in High School context, more specifically in a medium-sized private school in the city of Sorocaba, São Paulo, Brazil. This procedure is justified by the need to understand how the use of this type of complementary educational material occurs at this educational level, compared to its use already documented in Higher Education. Two observation sessions were conducted: one during a Biology class, and another during an interdisciplinary class (called Itinerários Formativos, which translates to Formative Itineraries) focusing on Geography, Physics, History, and Climate Change. As a result, we highlight the potential use of journalistic stories centered around the Humanities (about Education, for example), in addition to those based on hard and/or biological sciences. None of the stories were used to demonstrate the scientific method in action, as expected; instead, teachers used the journalistic stories to draw connections between theories and concepts that were relevant to the class they were teaching and contemporary socially acute topics, according to their own personal importance criteria. One of the main findings of this study is the apparent confusion among teachers regarding the differentiation between scientific stories published in journalistic context and papers published as part of actual scientific journals. There was also some difficulty in the process of selecting journalistic stories that were suitable for the planned educational objectives. These issues should be taken into account in possible teacher development programs aimed at diversifying complementary educational materials.<hr/>RESUMEN Este artículo tuvo como objetivo registrar, a través de la observación de clases, el uso de reportajes de periodismo científico como práctica educativa escolar, llevada a cabo en un contexto de Educación Secundaria en la ciudad de Sorocaba, São Paulo, Brasil, específicamente en una escuela privada de tamaño mediano. Este procedimiento se justifica por la necesidad de comprender cómo se lleva a cabo el uso de este tipo de material didáctico complementario en este nivel educativo, en comparación con el uso ya registrado en la Educación Superior. Se realizaron dos sesiones de observación: una durante una clase de Biología y otra durante una clase interdisciplinaria de Itinerarios Formativos, con enfoque en Geografía, Física, Historia y Cambio Climático. Como resultado, se destaca el potencial de uso de reportajes basados en las Humanidades (sobre Educación, por ejemplo), además de aquellos basados en ciencias duras y/o biológicas. Ninguno de los reportajes se utilizó para demostrar el método científico en funcionamiento, como se esperaba; en su lugar, los docentes utilizaron los reportajes periodísticos para establecer relaciones entre teorías y conceptos pertinentes a la disciplina y cuestiones socialmente agudas del mundo contemporáneo, de acuerdo con sus propios criterios personales de importancia. Uno de los principales hallazgos de este estudio es la aparente confusión entre los docentes con respecto a la diferenciación entre artículos científicos y reportajes de divulgación científica. También pareció haber alguna dificultad en el proceso de selección de reportajes periodísticos adecuados para el tema de la clase y los objetivos educativos planificados. Estas cuestiones deben tenerse en cuenta en posibles programas de mejora docente dirigidos a la diversificación de materiales didácticos complementarios.