Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419730002&lang=pt vol. num. 07 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Marginalização cultural</b>: <b>uma metodologia para seu estudo</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741973000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os problemas de marginalização cultural somente começaram a preocupar os países desenvolvidos - principalmente os Estados Unidos - na década de 60. Até então muito se escrevera sobre diferenças entre grupos sócio-econômicos e raciais; porém, na sua maioria, tais trabalhos não passavam de constatações sobre a inferioridade de rendimento escolar, ou de estudos comparativos de características de realização menos favoráveis de um dos grupos em questão. O interesse em aprofundar esses estudos, e de dar ao assunto um enfoque cultural, resultou da problemática política daqueles países, evidenciando-se por ocasião das reivindicações de grupos minoritários atuantes. Urgia oferecer a estes indivíduos melhor preparo, melhores currículos e um nível de adequação vital mais satisfatório em relação ao que vinha sendo dado; essa pressão gerou a necessidade de conhecer aprofundadamente as características de tais grupos, os mais importantes fatores sociais, psicológicos e educacionais incidentes no quadro e os instrumentos apropriados para uma correta avaliação dos problemas relativos às populações culturalmente marginalizadas. <![CDATA[<b>Avaliação e planejamento educacional</b>: <b>problemas conceituais e metodológicos</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741973000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O título do presente trabalho sugere a discussão das relações entre avaliação e planejamento dentro do contexto educacional. A análise de questões conceituais e metodológicas ligadas a essa problemática exige, porém, que examine, preliminarmente, de um lado a natureza do processo educacional e, de outro, a sistemática do planejamento educacional... <![CDATA[<b>O planejamento e o administrador educacional</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741973000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Definir termos constitui geralmente o método mais enfadonho para começar qualquer exposição, mas nesta ocasião não vejo outra alternativa. O planejamento educacional encontra-se ainda nesse estado amorfo em que não existe concordância ainda quanto a seus limites. A ele chegamos, vindos de direção diferente, e a trilha que seguimos determina, não em que pequena medida, a forma e o conteúdo daquilo que vemos a nossa frente. E pouco adianta consultar o dicionário em busca de uma definição; o planejamento educacional adquiriu novas dimensões durante a década passada, e não se pode traçar-lhe o perímetro baseado somente na teoria; é preciso comprová-lo meticulosamente na prática antes que se possa incorporá-lo numa fórmula verbal que a maioria das pessoas aceite...