Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419730003&lang=pt vol. num. 08 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Avaliação educacional e educação de adultos</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741973000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma análise da eficácia e eficiência do MOBRAL, Programa de Educação Integrada, no município de Ribeirão Preto no Estado de São Paulo nos primeiros seis meses de operação.<hr/>This paper presents an analysis of the efficacy and efficiency of the MOBRAL, Program of Integrated Education in the municipality of Ribeirão Preto in the state of São Paulo in its first six months of operation. <![CDATA[<b>Contexto social do planejamento educacional</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741973000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As dificuldades que ocorrem no planejamento educacional resultam, em grande parte, das expectativas exageradas quanto a contribuição que as escolas podem dar para o desenvolvimento do país. Grandes expectativas de benefícios social, oriundo de uma educação formal, tem raízes intelectuais e sociais em comum com o planejamento social formal e apóiam-se no planejamento como técnica para organização da sociedade. As expectativas persistem porque pouca atenção se dispensa aos processos complexos pelos quais as escolas se ligam as outras estruturas nas sociedades existentes. Quase a mesma crítica ao planejamento educacional resulta, além disso, de um rigoroso exame dos fundamentos econômicos dos aspectos da educação relativos a mão-de-obra.