Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419740001&lang=pt vol. num. 09 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Estudo sobre a função do assistente pedagógico</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente trabalho é obter um referencial mais definido para a compreensão da função de assistência pedagógica, a partir de dados concretos levantados entre os próprios Assistentes Pedagógicos em exercício, diretores e professores que com eles trabalham, bem como com alunos de Faculdades de Educação que cursam habilitação em Supervisão. Nossa hipótese de partida é de que existem aspectos diferenciados que compõem a percepção desta função, característicos para cada um destes grupos. Os dados foram levantados através de questionários informativos, entrevistas e da aplicação de um instrumento de avaliação construído por nós especialmente para este estudo baseado na técnica Q de W. Stephenson, e que denominamos PF-AP. Pela análise dos dados constatou-se que há um núcleo comum na percepção da função do Assistente Pedagógico, entre os quatro grupos. Este núcleo se refere a atividades de coordenação e orientação do planejamento do ensino na escola e ao controle e avaliação de sua execução. Mas, os quatro grupos diferem significativamente quanto à maneira pela qual o Assistente Pedagógico deve desempenhar estas atividades, além de diferirem muito quanto à valorização das diferentes atividades que apontam como mais, ou menos, pertinentes a esta função.<hr/>The present study is aimed at obtaining a better understanding of the function of the educational supervisor by clearly defining points of reference. These have been built from statistics gathered from actual educational supervisor and the school superintendents and teachers with whom they work, as well as students taking the Supervision courseat Colleges of Education. Our initial hypothesis was that each one of the four groups in its perception of the educational's supervisor function included its own particular view of the matter. The data were gathered using questionnaires, inteviews, and a special instrument of evaluation which we bult based on W. Stephenson's Q-technique, and referred to as PF-AP. The analysis of the data showed that the perception of the educational supervisor's function contained a common nucleus, that is, aspects shared by all the groups. The four groups had in common their opinions about the co-ordination, orientation, control of the school curriculum, and also the evaluation of its execution. They differed significantly on how the educational supervisor should carry out his duties and also on the value they attached to the various activities related to that function. <![CDATA[<b>Custos dos planos educacionais</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O conhecimento que se tenha dos custos de medidas alternativas é instrumento essencial para o administrador que esteja dirigindo um sistema educacional. Qualquer pessoa que toma decisões sobre a extensão ou criação de um sistema educacional tem que resolver se deve ampliar ou complementar as instalações existentes ou levar a efeito alguma substituição diferente do que já tem. Talvez velha a construir uma nova escola secundária em conformidade com um modelo existente; talvez acrescente um centro recreacional a seu sistema escolar; ou pode ser que substitua uma série de escolas espalhada pela zona agrícola por uma escola secundária central. Deseja conhecer os benefícios educacionais e sociais que advirão dessas medidas; mas nessa sua tarefa é essencial que tenha uma idéia das despesas em que incorreria ao decidir-se por uma medida ao invés de por uma outra. Não há administrador, no mundo, que tenha mais recursos do que pode empregar; e quando os recursos são limitados, é preciso fazer escolhas. É essencial que elas se baseiem numa avaliação exata das despesas em que se incorrerá.