Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419740002&lang=pt vol. num. 10 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Diferenciais de salários de engenheiros, economistas e pessoal de ciências básicas</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como principal objetivo analisar a variação salarial entre e dentro de três categorias profissionais de nível superior: Engenharia, Economia/Administração e Ciências Básicas. Na primeira parte do estudo, procura-se verificar se as diferenças salariais encontradas se devem ao título profissional conquistado pelos integrantes de cada grupo profissional. Em segundo lugar, examina-se a influência de cinco variáveis individuais - idade, tempo de firma, tempo no cargo, importância funcional e capacitação profissional - na determinação dos salários dentro de cada categoria de profissão. Principais conclusões: o tipo de treinamento e o título profissional conquistado pelos integrantes das três categorias de profissão estudadas constituem fator fundamental para explicar as variações de salário observadas. Dentro dos grupos, enquanto o fator tempo parece afetar sensivelmente o salário de engenheiros e economistas/administradores, para o pessoal de ciências básicas, o cargo ocupado na estruturação hierárquica da empresa pesa mais na fixação de seus padrões salariais.<hr/>This article analyses wage variation with and among three professional categories: Engineering, Economy/Buseness Administration and Basic Sciences. In the first part of the study it is verified whether wage differences are due to the professional title held by the members of each professional group. In the second place the influence of five individual variables in determining wages within each professional group is studied: age, years in the organization, years in the job, functional importance and professional capability. Main conclusions are that the type of training and professional title held by the members of the three professional categories are fundamental factors in explaining the observed wage variations. Within groups, while time seems to be an important factor affecting engineers and economists/administrators salary, for the basic sciences personnel the job held within the hierarchical structure of the organization is more important in determining the wage pattern. <![CDATA[<b>Influência dos "kits" os cientistas no desenvolvimento do comportamento científico em adolescentes</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo propõe-se verificar em que medida o objetivo de desenvolver comportamento científico pode ser atingido através dos "kits" da série Os Cientistas que a Abril/FUNBEC editaram. Trabalhou-se com os quatro primeiros "kits"da série: Newton, Lavoisier, Einstein e Volta, e com o"kit" Galileu, modificado, de modo a servir aos objetivos de avaliação na pesquisa. O Grupo Experimental foi composto de 24 sujeitos e o Grupo Controle também, sorteados aleatoriamente dentre alunos de 8ª série de três colégios da cidade de São Paulo. Os resultados demonstram alto grau motivacional do material e revelaram um ganho significativo para o Grupo Experimental quanto a conhecimentos e habilidades intelectuais, bem como melhores resultados para este grupo quanto a encaminhamento de solução de problemas.<hr/>The present study was designed to verify the effects of the series of "The Scientists" kits, publised by Abril/FUNBEC, on the development of scientific behavior. The four first kits of the serieswere used in the study: Newton, Lavoisier, Einstein and Volta and the kit Galileu was modified for evaluation purposes. The experimental and control groups consisted of 48 subjects (24 subjects in each group), randomly selected among students of the 8th grade of three schools in São Paulo. The results indicated that the kits had a high influence on motivation and that the Experimental Group obtained a significant gain in terms of knowledge and intellectual abilities, as well as better results in problem solving. <![CDATA[<b>Estudo da evolução de alguns conceitos espaciais em pré-escolares</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A finalidade do presente trabalho é verificar a existência de uma aquisição progressiva de certos conceitos espaciais, na etapa que precede à aprendizagem da leitura-escrita, para a qual são necessários. Foram escolhidos oito conceitos e, através de um instrumento simples, não verbal, verificou-se que a aquisição é evolutiva dos 4 aos 6 anos e independe do sexo.<hr/>The objective of the present study was to verify the occurrence of a progressive acquisition of certain spacial concepts during the stage that preceeds reading-writing learning, for which such concepts are necessary. Eight concepts were chosen and with a simple, non-verbal instrument, it was possible to establish that the acquisition of these concepts progresses from 4 to 6 years of age and is unrelated to sex. <![CDATA[<b>A profissão de orientador educacional</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo da conceituação e dos pressupostos de Orientação Educacional, o artigo define a sistemática brasileira de Orientação e caracteriza o orientador em termos das condições legais de formação e exercício profissional.<hr/>From the definition and assumptions of Guidance, this paper defines the brazilian institution of Guindance and characterizes the counselor in terms of the legal requirements for professional development and practice. <![CDATA[<b>Problemas da educação rural</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este opúsculo versa sobre escolas rurais que proporcionam educação geral e sobre a questão de elas têm um papel útil a exercer no desenvolvimento rural. Sou de opinião, baseado em minha própria experiência - e ainda não encontrei prova em contrário - que, nas áreas mais atrasadas, não se podem transformar as escolas no principal instrumento de progresso. Debato esse ponto no capítulo 1 deste opúsculo, demonstro por que se devem rejeitar as soluções que comumente se sugerem, e chego a conclusão de que somente quando o desenvolvimento econômico já estiver se verificando é que se poderá esperar que as escolas exerçam qualquer papel - e, ainda assim, papel apenas subsidiário, embora muito importante. No capítulo 2, examino novamente o que essa área em desenvolvimento econômico poderia exigir de sua gente e, no capítulo 3, sugiro alguns dos requisitos principais para que o ensino nas escolas seja eficiente. <![CDATA[<b>Planejamento educacional</b>: <b>função do consultor</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este opúsculo versa mais sobre o papel e a função do consultor em questão de planejamento educacional, do que sobre as técnicas da profissão; estas não diferem muito das de outros consultores de planejamento ou, realmente, dos consultores em geral. É claro que há grandes diferenças no conteúdo do conhecimento e na bagagem de experiências entre vários planejadores. Mas a maioria dos homens que vem do estrangeiro para atuar como consultor em algum setor do governo de outro país - pois é sobre esses que versará o presente estudo - encontra situações semelhantes AP tratarem de suas várias tarefas, vê-se as voltas com o mesmo tipo de dificuldades e soluciona seus problemas através dos mesmos processos.