Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419740003&lang=pt vol. num. 11 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Avaliação de um programa de informação escolar profissional</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente investigação representa um estudo de eficiência de um particular programa de divulgação de informações escolares e profissionais, tendo em vista a crescente divulgação de tais informações entre alunos das escolas de primeiro e segundo grau com o objetivo de auxiliá-los a racionalizar suas escolhas vocacionais. Conduzido como uma "pesquisa em ação", sob a forma de um experimento, envolveu a participação de uma amostra de 290 alunos de ambos os sexos, oriundos de famílias de nível socioeconômico médio ou inferior, com idades variando entre 14 e 19 anos, e concentrações nas faixas etárias de 14 a 15 anos e 17 a 18 anos. A amostra foi retirada aleatoriamente da população da 8ª série de primeiro grau que, em 1973, freqüentava duas escolas de características semelhantes na cidade de São Paulo e subdividida em três grupos, sendo um experimental e dois controle. O tratamento experimental consistiu na apresentação sistemática de informações escolares e ocupacionais sobre dezesseis profissões selecionadas. Esta apresentação se fez através de monografias e palestras de profissionais, num período de onze semanas. Os resultados obtidos permitiram verificar que os alunos submetidos ao programa apresentam ganho significativo no conhecimento a respeito de profissões, tendendo a ampliar seu conjunto de preferências ocupacionais e, em certa medida, o conjunto de profissões que constituem sua hierarquia de expectativas ocupacionais. Aparentemente o programa não tem efeito significativo sobre outras mudanças que ocorrem em ambas as hierarquias, ou nas escolhas vocacionais dos alunos da 8 série do primeiro grau.<hr/>The aim of the program under study was to help students to make more rational career choices. Such programs are becoming increasingly common among elementary and secondary schools. Two-hundred and ninety eight-grade students from two similar schools in São Paulo were randomly assigned to two different conditions. In the experimental treatment, students attended a series of lectures and read brooklets with information about 16 different careers. The program lasted for 11 weeks. Students were from low or middle SES, and their ages ranged from 14 to 19. Results showed significant gains in knowledge about careers, with a broadening of the hierarchies of occupational preferences and expectancies. However career choices did not present significant differences. <![CDATA[<b>Avaliação de competência no desempenho do papel de orientador educacional</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 1972, 107 sujeitos (37 orientadores educacionais de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; 45 estudantes de orientação desses Estados e 25 orientadores educacionais de escolas particulares de 1º grau, localizadas na cidade de São Paulo e com algum aspecto de renovação pedagógica) foram submetidos a uma escala Q com 70 itens descritivos do papel de orientador educacional. A partir da análise fatorial de seus resultados foi possível: a) identificar duas funções básicas dentro do papel de orientador educacional: a de MONITOR e a de ASSESSOR, correspondendo, respectivamente, a formas de intervenção DIRETA e INDIRETA junto ao orientando; b) constatar que os grupos valorizaram mais a função de MONITOR, especialmente no que respeita à Orientação Vocacional; c) elaborar um Inventário de Auto-Avaliação Profissional do Orientador Educacional (IAAPoe), garantindo-lhe validade lógica em termos do processo ORIENTAÇÃO-APRENDIZAGEM.<hr/>Objetive: To design an instrument for the measurement of the counselor's competency. Methodology: A Q-sort with 70 itens describing the counselor's performance was built according to the principles of Q-methodology. One hundred and seven subjects were submitted to the Q-sort. The subjects represented three different groups: a) 37 counselors working in common schools of São Paulo, Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul; b) 45 students of counseling from the same states; c) 25 counselors working in first grade private "experimental" schools of São Paulo city. The individual Q-sorts of each group were factor-analysed. Results: a) 7 Q-factorial arrays were obtained; b) By intra-group and inter-group comparison it was possible to identify two basic functions in the counselor's role: that of MONITOR and that of ADVISER corresponding to two styles of intervention in student life: DIRECT and INDIRECT; c) The groups of subjects; c.1) valued more the monitor function, especially in terms of vocational guidance; c.2) rejected tasks reflecting stereotypes about the counselor's profession: d) A Counselor Self Evaluation Professional Inventory (CSEPI) was organized based on the tasks more valued by the three groups. With 33 itens it can be used for diagnostic or formative counselor evaluation and produces two scores: one in the Adviser function and another in the Monitor function. The research supports the logical validity of the Inventory but there is a need for further studies to test its reliability and empirical validity. <![CDATA[<b>Os cursos programados individualizados (CPIs)</b>: <b>recurso ou solução?</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os cursos Programados Individualizados (CPIs) apresentam-se como uma das estratégias de ensino que procuram oferecer uma resposta aos problemas relativos à escassez de recursos materiais e humanos que caracterizam o sistema educacional brasileiro, particularmente nos níveis médio e superior. Este trabalho consiste numa descrição das características dos CPIs e numa análise crítica dos seus pressupostos teóricos e procedimentos adotados. Ao situar os CPIs dentro de uma perspectiva mais ampla, essa análise permite ao leitor um balanço das vantagens e limitações destes cursos. Foram feitas ainda algumas considerações relativas à sua aplicação no contexto educacional brasileiro.<hr/>The Individualized Programmed Courses (IPCs), are among the pedagogical strategies that try to solve the problems of need of human and material resources which characterize the brazilian educational system, mainly at the intermediate and upper level. The present paper contains a description of the IPCs characteristics and a critical analysis of their theoretical assumptions. Through the discussion of the IPCs within a broader perspective this analysis allows the reader to draw conclusions on the advantages and limitations of these courses. Some comments are made on the application of the IPCs within the brazilian educational context. <![CDATA[<b>Aspectos demográficos do planejamento educacional</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pode-se definir a demografia como estudo dos aglomerados humanos. Uma primeira maneira de abordar esse estudo é tentar explicar os fatos demográfico. É p que se poderia denominar análise demográfica teórica. Mas pode-se, também, contentar com um estudo simplesmente descritivo e chegar a uma “descrição estatística das populações”. Porém, na realidade, essa distinção não é tão clara. Assim, não se poderiam estabelecer perspectivas de população sem um mínimo de análise demográfica. <![CDATA[Avaliação de um programa de informação escolar e profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741974000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pode-se definir a demografia como estudo dos aglomerados humanos. Uma primeira maneira de abordar esse estudo é tentar explicar os fatos demográfico. É p que se poderia denominar análise demográfica teórica. Mas pode-se, também, contentar com um estudo simplesmente descritivo e chegar a uma “descrição estatística das populações”. Porém, na realidade, essa distinção não é tão clara. Assim, não se poderiam estabelecer perspectivas de população sem um mínimo de análise demográfica.