Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419750001&lang=es vol. num. 12 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primário</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para verificar as causas e conseqüências da reprovação escolar, foram estudados comparativamente e caracterizados quantitativamente 1300 alunos, classificados em três grupos: não reprovados (R0), reprovados uma vez (RI) e reprovados duas vezes (RII) em função das médias das notas dos exames finais obtidas nas quatro séries do curso primário, nível socioeconômico e nível mental. Para a caracterização quantitativa utilizou-se a técnica de correlação parcial e múltipla, e para o estudo comparativo as de análise de variância (Teste F) e Teste de Tuckey.<hr/>The study intended to verify causes and consequences of school failure through the analysis of 1300 students, divided in three groups: those who never failed (R0), those who failed once (RI) and those who failed twice (RII). Students final grades in the first four years of graded schools well as their socio-economical and intelligence level were analysed through partial and multiple correlations, analysis of variance and the Tuckey test... <![CDATA[<b>Observação da interação professor-aluno: uma revisão crítica</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho constitui uma revisão dos estudos de observação da interação professor-aluno. A partir do conceito de competência do professor, defende a validade da observação da interação em sala de aula como metologia de pesquisa e avaliação do ensino. No estabelecimento do estado teórico do desenvolvimento dessa área de estudos, faz um histórico dos trabalhos mais significativos e levanta os principais problemas conceituais e metodológicos que os estudiosos da interaçãoo professor-aluno têm enfrentado. Conclui apontando algumas perspectivas para a investigação da validade empírica dos métodos de observação da interação em sala de aula.<hr/>In this paper the author reviews studies about teacher-pupils interaction. It is argued that classroom observation is a valid method of research on teaching and evaluation of teacher competence. The most significant work in this area are revised and analysed, and the methodological and conceptual issues are stated. Some new research trends on teaching are considered promising to the application of teacher-pupil interaction observation methods. <![CDATA[<b>Concepção do papel de psicólogo escolar</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo da presente pesquisa é delinear a concepção que os Psicólogos Escolares têm de seu papel profissional, quando integram uma equipe formada por outros técnicos (Orientador Pedagógico e Orientador Educacional).Nossa hipótese é a de que existe um consenso entre os Psicólogos Escolares sobre a função preventiva que devem exercer, atuando sobretudo junto ao professor quando em serviço. Os dados de caracterização dos sujeitos da amostra foram levantados através de um questionário informativo. O instrumento usado para análise da concepção do papel profissional foi uma escala Q não estruturada, constando de 70 afirmações sobre atividades de um serviço de Psicologia Escolar. Os dados receberam tratamento conforme a rotina da metodologia Q. Submetidos a análise, esses dados permitiram não só confirmar a hipótese formulada, como detectar a existência de uma concepção alternativa do papel de Psicólogo Escolar, enquanto "facilitador na solução de problemas escolares".<hr/>This study investigated the school psychologist's perception of his own role as member of a working group with other professionals in education. The author's hypothesis was that there is a general consensus among school psychologists about their preventive function through work with teachers. A questionnaire was used to characterize the subjects in the sample. Role perception was detected through a non-structured Q scale with 70 statements about the activities of the school psychologists. Results confirmed the investigator's hypothesis and also showed another perception of the psychologist's role as "moderator in the solution of school problems". <![CDATA[<b>Estabilidade do concurso vestibular do CESCEM</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Problema: A questão da estabilidade da classificação dos candidatos ao ensino superior pelo concurso vestibular tem muita importância para os candidatos e para as universidades. Uma vez que os exames vestibulares são mais exames de desempenho que de habilidades, existem muitos fatores que podem mudar os resultados e a classificação dos candidatos de uma aplicação do exame à outra. Método: Esta pesquisa analisou a fidedignidade teste-reteste do concurso vestibular do CESCEM. Usando os resultados dos candidatos que fizeram os exames nos anos de 1972 e 1973, uma análise de correlação momento-produto de Pearson relacionou os resultados de um ano com o ano seguinte. Resultados e conclusões: Dados preliminares indicam que a média desta estimativa da fidedignidade dos sete subtestes do exame chega acerca de 0,70. Estes dados estabelecem uma estabilidade alta do exame do CESCEM, indicando que fatores consistentes operam nos resultados dos candidatos apesar das influências fortuitas e manipuláveis.<hr/>Problem: The stability of ranking of college applicants in the "vestibular" (college entrance exam) is very important both for the candidates and for the universities. Since the exams are achievement tests and not ability tests, there are many factors that may change the scores from one year to the next. Method: This study analyzed test-retestreliability of CESCEM's tests ("Center for Selection of College Applicants" of Carlos Chagas Foundation). The sample was made up of all applicants that took the exams twice, in 1972 and 1973. Product moment correlations were computed between scores of the two years. Results and Conclusions: The mean reliability coefficient of the seven sub-tests was 0,70. This indicates that the tests have a high stability, which means that test scores are strongly influenced by stable factors in spite of some other influences. <![CDATA[<b>As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A discussão das contribuições potenciais ou efetivas da ciência ao ensino pode ser feita de uma pluralidade de pontos de vista, conforme a ciência que se pretenda enfocar (economia, psicologia, sociologia etc.) ou conforme se encare o ensino do ponto de vista do processo, do agente, ou da disponibilidade de recursos técnicos. No presente trabalho, vamos colocar-nos na perspectiva daqueles que acreditam que: 1) o ensino, na nossa realidade, é um processo de natureza decisório-executiva, exercido basicamente pelo professor; 2) a qualidade desse processo depende diretamente das contribuições da Psicologia e da Sociologia, enquanto ciências da educação; 3) essas contribuições - para serem efetivas - precisam ser comunicadas ao professor, seja através de programas de treinamento, seja através de publicações técnicas. <![CDATA[Testes de aptidão na seleção de candidatos ao ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A discussão das contribuições potenciais ou efetivas da ciência ao ensino pode ser feita de uma pluralidade de pontos de vista, conforme a ciência que se pretenda enfocar (economia, psicologia, sociologia etc.) ou conforme se encare o ensino do ponto de vista do processo, do agente, ou da disponibilidade de recursos técnicos. No presente trabalho, vamos colocar-nos na perspectiva daqueles que acreditam que: 1) o ensino, na nossa realidade, é um processo de natureza decisório-executiva, exercido basicamente pelo professor; 2) a qualidade desse processo depende diretamente das contribuições da Psicologia e da Sociologia, enquanto ciências da educação; 3) essas contribuições - para serem efetivas - precisam ser comunicadas ao professor, seja através de programas de treinamento, seja através de publicações técnicas. <![CDATA[<b>Custos e despesas em educação</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O planejamento educacional constitui uma atividade multidisciplinar. Nele se recorre a administradores, educadores, pedagogos, economistas, sociólogos, estatísticos e a muitas outras categorias de especialistas, O êxito, o realismo e o valor de um plano educacional repousam, em grande parte, nas equipes que o preparam. Nessas equipes, o economista deve compreender a linguagem do pedagogo, o administrador precisa seguir o raciocínio do economista se que apoiar ou, ao contrário, se quer rejeitar sua argumentação e suas conclusões.