Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419750002&lang=pt vol. num. 13 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Recursos humanos e materiais nas instituições escolares de grau médio</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo pretende mostrar a existência de formalismo no sistema educacional brasileiro pela comprovação das hipóteses de que existe significativa discrepância entre os dispositivos legais e sua implementação nas escolas, e que essa discrepância é maior nas comunidades menos urbanizadas e nas escolas públicas. São estudadas a qualificação do diretor, a qualificação do corpo docente, a situação do pessoal técnico, o funcionamento dos serviços escolares e as condições das instalações e do material de ensino para testar as hipóteses propostas, cuja validade se confirma com elevado nível de probabilidade. O estudo se realizou com amostra de escolas secundárias do Estado do Rio Grande do Sul. O artigo descreve, também, a situação geral dos recursos humanos, técnicos e materiais a serviço das escolas secundárias do Rio Grande do Sul.<hr/>The present study is intended to show the existence of formalism within the Brazilian Educational System through evidencing the hypothesis that there exists significant discrepancy between the legal dispositions and their implementation at the schools, and that such discrepancy iseven greater within the less urbanized communities and within the public schools. Studies are made of the principal's qualifications, and of the qualifications of the teaching staff, as well as of the technical personnel's conditions, functioning of the school services and of the conditions of the facilities and teaching material in order to test the proposed hypothesis, the validity of which has been confirmed with a high level of probability. The study was performed with samples from secondary schools in the State of Rio Grande do Sul. The article describes the general conditions of the human, technical and material resources as well, which are available to the secondary schools in the State of Rio Grande do Sul. <![CDATA[<b>Avaliação de programa de treinamento de professores de 1 série - 1 grau</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Seção de Treinamento da Secretaria de Educação do Município de São Paulo planejou e executou no ano de 1973 um programa de cursos para professores de 1ª série, 1º grau das escolas municipais. Este artigo descreve a avaliação desse treinamento que compreendeu: a) uma avaliação de expectativas do pessoal da rede para confronto com o plano da Seção em termos de objetivos e formas de execução; b) uma avaliação do processo de treinamento propriamente dito compreendendo aspectos cognitivos e de opinião; c) questionário de acompanhamento no ano posterior ao treinamento. Houve ganhos positivos quanto aos conhecimentos adquiridos, embora muito desiguais conforme a área de conteúdo, e mudanças no planejamento do professor no ano seguinte utilizando-se desses conhecimentos.<hr/>The Training Division of the São Paulo Municipal Education Secretariat planned and carried out in 1973 a program of courses for the teachers who taught first-grade at the elementary schools. This article describes the evaluation made of that training and which was comprised of the following procedures: a) an evaluation of the expectations from the personnel belonging to the network for confrontation with the Division's plan in terms of objectives and ways for executing them; b) an evaluation of the training process in itself and comprising the cognitive and opinion aspects; c) follow-up questionnaire covering the year after the training. There were positive gains as to the knowledges acquired, however very uneven as to the area of contents, and changes in the teacher's planning in the following year, upon using that knowledge. <![CDATA[<b>Avaliação de programa de treinamento para a função de assistente pedagógico</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo descreve a avaliação do 7º curso de formação de assistentes pedagógicos realizado pela Seção de Treinamento de Pessoal da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Esta avaliação abrangeu: 1) o aspecto cognitivo, através da aplicação de uma prova objetiva, em pré e pós-teste, na 1ª etapa do treinamento, e de um teste referenciado em critério ao final da 2ª etapa; 2) o levantamento de opiniões e auto-avaliação através de escalas apropriadas; 3) aspectos da percepção da função, através da técnica Q. usando-se como instrumento a PF-AP (Gatti et al, 1972, 1974) e comparando dois momentos: um, ao final da 1ª etapa (momento "teórico") e outro, nove meses mais tarde (momento "prático"). Detectou-se um bom índice de ganho na área cognitiva, satisfação e adequação quanto a diversos aspectos do curso e com o desempenho pessoal, e uma mudança na percepção da função nos dois momentos testados.<hr/>The present article describes the evaluation of the 7th course for training pedagogical assistents given by the Personnel Training Division of the Education Secretariat of the São Paulo Municipality. This evaluation covers: 1) the cognitive aspect by means of applyingan objetive test (pre and post test) during the first stage of the training, and a criterion test at the end of the 2nd stage; 2) an opinion survey and self-evaluation by means of appropriate scales; 3) aspects of the perception of function by means of the Q technique and using the PF-AP (Gatti et al, 1972, 1974) instrument, and comparing two moments: one of them at the end of the first stage ("theoretical" moment), and the other one nine months later ("practical" moment). A good rate gain was detected in the cognitive area, satisfaction and fitness concerning the various aspects of the course and regarding the individual performance, and a change in the perception of the function in the two moments. <![CDATA[<b>O ensino através do computador e a pesquisa educacional</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Parto do pressuposto de que não precisamos salientar a importância e as tremendas potencialidades criadas pela revolução educacional gerada pelo uso do computador, e que ainda mal se inicia. A versatilidade e a flexibilidade do computador, possibilitando verdadeira individualização da instrução, e a variedade de seus usos no planejamento educacional são amplamente conhecidas e já foram muito bem analisados. Acredito que, se a implantação do uso de computadores em educação encontra resistências, estas se originam menos na ignorância das vantagens desse instrumento, do que no receio de que ele constitua ameaça a interesses pessoais, por parte de indivíduos que preferem utilizar sua posição de poder para auto-preservação e manutenção do “status quo”. Estes indivíduos oferecerão renhida oposição não só ao computador, mas a qualquer tendência da educação contemporânea que a faça depender menos de suas decisões individuais arbitrárias. Clamarão contra a assim chamada “massificação” do ensino, e se reusarão a ouvir quem quer que apresente idéias inovadoras. <![CDATA[<b>A profissão de planejador educacional</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Não faz muito tempo, coisa de dez anos atrás, comumente se referia a saúde e a outras serviços sociais como elementos “não produtivos” de um plano de desenvolvimento. Se solicitassem aos planejadores aos planejadores econômicos sua opinião sincera, a maioria teria respondido que a educação, por exemplo, conquanto seja indubitavelmente desejável para os indivíduos e uma obrigação da qual os políticos não podem eximir-se, desvia simplesmente recursos de projetos mais importantes que, que deixasse que prosseguissem, poderiam proporcionar o dinheiro com o qual se construíram mais tarde as escolas. Alguns de espírito mais tolerante que outros, fazem discriminação entre educação como investimento, através da qual o estudante aprende algo de utilidade prática na economia, e a educação de consumo, a qual inclui a maioria das artes e humanidades e considerável parcela de ciência pura.