Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419750003&lang=pt vol. num. 14 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Sub-cultura</b>: <b>uma terminologia adequada?</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho é analisada a descontinuidade apresentada pelo conceito de cultura e a dinamização que deve ser atribuída a este termo para que tenha utilidade como referencial teórico útil à compreensão de realidade urbana.<hr/>This paper analizes the discontinuity inherent in the concept of culture and the dinamization that is necessary for it to be of usefulness as a theoretical referential conducive to the understanding of urban reality. <![CDATA[<b>Marginalização cultural</b>: <b>subsídios para um currículo pré-escolar</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa visou a caracterizar crianças culturalmente marginalizadas, de 4 a 6 anos de idade, dos Parques Infantis do Município de São Paulo. O planejamento foi feito com miras a fornecer, aos organizadores do currículo para a pré-escola, elementos que lhes possibilitem um trabalho embasado numa realidade existente. Para conseguir esta caracterização, foram elaborados instrumentos, especialmente o Instrumento Cognitivo, que abarca operações, conceitos, conhecimentos e habilidades indispensáveis à criança antes de sua entrada na escola. Como para a organização de um currículo, não basta o conhecimento da capacitação e das informações possuídas, o planejamento desta pesquisa previu também um amplo levantamento sobre as condições de vida destas crianças e de suas famílias. Foram verificados, paralelamente, comportamentos e atitudes capazes de alterar a capacidade de aprendizagem das crianças.<hr/>The objective of this research program was to define psychological and social aspects of cultural deprivation in children aged between 4 and 6, from kindergartens belonging to the city of São Paulo. The aim was to furnish the organizers of pre-school curriculum with elements to base their work on existing reality. Special instruments were developed to characterize culturally deprived children, especially a cognitive instrument covering operations, concepts, knowledge, and ability which are indispensable for the children before entering school. Since the organization of a curriculum requires more than the knowledge of the student's ability and level of information, the living conditions of the children and their families were also investigated. Behaviour and attitudes liable to alter the learning capacity of the children have also been investigated. <![CDATA[<b>Participantes ou marginais</b>: <b>estilos de socialização em famílias de São Paulo e Brasília</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, discute-se até que ponto é possível identificar no interior de uma população de nível socioeconômico baixo, um grupo "marginal" e um "integrado". Para isso selecionou-se, a partir de amostras utilizadas em outras duas pesquisas sobre "Marginalização Cultural" (uma delas relatada neste número), dois grupos polares de 20 famílias cada: um que seria o "mais integrado" e outro o "mais marginal". Procurou-se então verificar em que medida os dados disponíveis sobre os estilos de socialização adotados por cada grupo confirmam ou não os modelos explicativos mais comumente encontrados na literatura.<hr/>In this paper it is discussed to what extent it is possible to identify within a population of low socio-economic level a "marginal" group and an "integrated" one. From samples utilized in two other researches on "Cultural Marginalization" (one of them reported in this issue), were selected two polar groups of 20 families each: the "most integrated" and "most marginal" ones. It was then examined to what extent the available data on the socialization patterns adopted by each group confirm or not the explanatory models most commonly found in the especialized literature. <![CDATA[<b>Desnutrição e cognição</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A finalidade do presente trabalho é verificar os efeitos da insuficiência nutricional na capacidade cognitiva de crianças pré-escolares, provenientes de famílias de baixo nível socioeconômico. Numa amostra de N.S.E. baixo da cidade de São Paulo, verificou-se que o grupo de crianças com alto risco de desnutrição pregressa apresentava deficits de realização nas áreas de Funções Psiconeurológicas, Conceitos Básicos, Linguagem e Operações Cognitivas. Em um grupo de N.S.E. baixo de Brasília, os resultados indicaram que as crianças desnutridas atuais têm realização semelhante àquela das crianças com peso normal para a idade. No entanto, o grupo com sinais de desnutrição pregressa obteve, no Instrumento Cognitivo, resultados significativamente inferiores, inclusive aos níveis alcançados pelo grupo com desnutrição atual.<hr/>The purpose of the present work is to verify the effects of malnutrition on the cognitive ability of the preschool children coming from families with a low socio-economic level. In a sample from low S.E.L. in the city of São Paulo, it was verified that the children with a high risk of a prior malnutrition exposure presented performance deficits in the Psychoneurological Functions, Basic Concepts, and Cognitive Operations areas. In a low S.E.L. group in Brasília, the results showed that actual under-nourished children have a performance similar to that of children with a normal weight for their age. However, the group with signs of prior malnutrition achieved significantly lower results in the Cognitive Instrument, even lower than those reached by the group with actual malnutrition. <![CDATA[<b>Professores de periferia</b>: <b>soluções simples para problemas complexos</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho consiste na análise de cerca de 550 relatos feitos por professores primários da periferia da cidade de São Paulo, sobre dificuldades encontradas na sala de aula. As dificuldades são de natureza didático-pedagógica ou se referem a problemas de comportamento do aluno. O estudo evidencia os conflitos provenientes da confrontação de dois modos de vida urbanos: o representado pela escola, por intermédio de seu professor, um indivíduo pertencente às camadas médias da população, e o vivenciado pelos alunos, provenientes em sua maioria, das camadas populares. São analisados alguns dos recursos utilizados pela instituição escolar para a transmissão de valores, expectativas e aspirações peculiares a determinados grupos ou classes sociais.<hr/>This work consists of an analysis of about 550 reports prepared by primary school-teachers from the peripheric area of the city of São Paulo regarding difficulties found in the class-rooms. These difficulties are either of didactic-pedagogical nature or refer to pupil's behavioral problems. The study shows the conflicts deriving from the confrontation between two ways of urban life:one represented by the school through its teacher - a middle class person - and the other experienced by the pupils, who usually come from the popular classes. It also analyses some of the resources used by the school for transmitting values, expectations and hopes which are peculiar to certain groups or social classes. <![CDATA[<b>Condições para o êxito no planejamento educacional</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tentarei, nas páginas que se seguem, analisar algumas condições que parecem necessárias para o bom êxito do planejamento educacional. Ao fazê-lo, ocupar-me-ei, em grande parte, das condições que, por natureza, são essencialmente “não-técnicas”. Isto é, somente de passagem atenderemos para o mecanismo e as técnicas do processo de planejamento e para sua avaliação. Ao contrário, daremos ênfase as condições políticas e administrativas que tendem a tornar mais difícil a tarefa do planejador educacional e mais complexa a elaboração, implementação e avaliação dos planos educacionais.