Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419750004&lang=es vol. num. 15 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Sex role stereotypes in Colombia</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho relata dois estudos realizados na Colômbia sobre estereótipos de papéis sexuais. No primeiro, uma tradução do questionário usado por Rosenkrantz foi aplicada a alunos e alunas de 2º grau e universidade e a pais e mães de estudantes. O segundo pesquisou o desenvolvimento de estereótipos de papéis sexuais em meninos e meninas de 10 a14 anos, de 3 grupos com situações familiares diversas: um vivendo com os pais naturais, um que havia ingressado recentemente em uma instituição governamental para crianças sem pais e outro vivendo em lares adotivos. Um instrumento foi especialmente construído e validado para esta pesquisa. Os dois estudos demonstraram que em termos gerais os colombianos são semelhantes a outros grupos na percepção de papéis sexuais, apresentando, ao mesmo, algumas diferenças sugestivas.<hr/>Two studies on sex role stereotypes in Colombia are reported in this paper. In the first one a translation of the Rosenkrantz questionaire was applied to high school and college students of both sexex and parents of students. The second study focused onthe development of sex role stereotypes in 10 to 14 yearsold children, half boys, half girls, from three groups with different family backgrounds: one living with their natural parents, one who had recently entered a government institution for children without parents and one living in adoptive homes. A special instrument was constructed and validated for this research. Both studies showed that in general terms Colombians are like other groups in their perceptions of sex roles, while at the same time presenting some interesting differences. <![CDATA[<b>Industrial and domestic work: the women work ideology</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para compreender a atitude das trabalhadoras brasileiras para com o seu papel na sociedade, especialmente sua consciência profissional, é necessário considerar três aspectos mais importantes: o nível econômico do país, a maneira pela qual o mercado de trabalho absorve a força de trabalho feminina e a atitude da família, amigos e parentes relativas às carreiras profissionais femininas. Neste artigo, os dados foram analisados relativamente a este último aspecto, por meio de: a) aceitação - pela própria trabalhadora, pelos membros da família, parentes e amigos, de ambos os sexos - das carreiras profissionais das mulheres; b) divisão de trabalho dentro da família; c) tomada de decisão pelo homem e pela mulher na vida familiar. Revelou-se que a sociedade conserva como femininos os papéis e trabalho doméstico; que as mulheres são ostensivamente, ou não, desencorajadas pela família, especialmente pelos membros masculinos. Pela valorização do papel doméstico da mulher a sociedade utiliza o seu trabalho doméstico sem pagá-la e conserva a mulher ideologicamente fora do mercado de trabalho.<hr/>In order to understand the attitudes of the Brazilian working women towards their role in society, with a special emphasis on their professional consciousness, it is necessary to consider three of the more important aspects, i.e., their country's economic level, the way the market for labour absorbs the female workers, and the attitudes of their families, friends and relatives towards their professional careers. In this paper, all data have been analized with relation to this last aspect, and in the following manner: a) acceptance by the working woman herself, by the members of her family, relatives and friends, both sexes - of her professional career; b) distribution of the work among family members; c) decision making among men and women as to the family way of living. It has been concluded that society maintains housekeeping and home duties as feminine roles; that women are either ostensibly or not discouraged by their families, specially by the male members. Through a valorization of women's home roles, society makes use of their domestic work without paying them anything, and ideologically keeps them away the market for labour. <![CDATA[<b>Brazilian woman education and participation in economic activities, in 1970</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo focaliza a participação da mulher brasileira na força de trabalho, como uma manifestação das mudanças no papel da mulher na sociedade atual. O trabalho analisa algumas relações entre a educação, a classe social e outros fatores e a participação da mulher nas atividades econômicas das diversas regiões geo-econômicas brasileiras, utilizando-se de dados do Censo Demográfico Brasileiro de 1970.<hr/>This article focuses the women's labor participation as a manifestation of the changing women's role in present society. The study analyses the relationship of education, social class and other determinant factors to the participation of women in the economic activities of the different Brazilian economic regions, with data from the Brazilian Demographic Census of 1970. <![CDATA[<b>Mother's expectations about future occupations and educational attainment of boys and girls</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa teve como objetivo verificar se as expectativas que mães de crianças de 4 a 6 anos de idade têm a respeito do futuro de seus filhos são influenciadas pelo sexo da criança. Procurou-se verificar também se isto ocorre de forma diferente conforme a camada social considerada. Para tanto foram analisadas as respostas obtidas através de entrevistas realizadas durante o ano de 1974 com 90 mães de nível socioeconômico médio e 90 de nível baixo em São Paulo e 90 mães de Ceilândia, D.F. A análise dos dados demonstra que as diferenças nas expectativas educacionais se acentuam conforme se passe da população de nível médio para a de nível baixo. Também foram encontradas diferenças entre as expectativas de realidade e o que as mães desejam idealmente para os filhos. Quanto às expectativas ocupacionais, verificou-se que elas também se diferenciam conforme o sexo da criança, sendo que existe uma maior flexibilidade na escolha de profissões para as meninas na amostra de nível médio.<hr/>In this study an attempt was made to explore the variations in mother's expectations of boy's and girl's future occupations and educational attainment in three different social groups. There wereone higher middle class group and one working class groupfrom São Paulo and another very poor group living in a "favela" town near Brasília. Each was composed of 90 mothers of pre-school children, half of them answering about girls and the other half about boys. In all three groups it was found that both educational and occupational expectations were higher for boys than for girls. Sex differences in the middle class group were smaller than in the other groups, that is, a more rigid pattern of sex role expectations was found in the lower class groups. Occupations mentioned by mother were also classified in "masculine" and "feminine" categories. In all three groups very few boys were expected to have "feminine" jobs. But on the girls side it was found a greater variation, specially in the middle class group. This seems to indicate that in this case the sex role stereotype is more rigid for boys than for girls. <![CDATA[<b>Women's access to higher education</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho analisa a situação da mulher no ensino superior brasileiro e seu desempenho nos exames vestibulares. Tomando como referência a notável expansão desse grau de ensino nos últimos anos, as autoras examinam como evoluiu a participação da mulher nos diferentes cursos universitários, e fazem uma análise das escolhas de carreiras pelas vestibulandas. Realizam ainda estudo do desempenho dos vestibulandos de São Paulo e Rio de Janeiro, com especial atenção à variável sexo, e sugerem linhas de pesquisa que possibilitem aprofundar aspectos relativos à escolha vocacional e ao desempenho acadêmico da mulher.<hr/>This paper analyses the situation of women at the Brazilian universities and their performance at the college entrance examination. Taking in account the great expansion this level of education has shown in recent years, the authors examine the kind ofevolution women participation has had in the various areas of study at the university and make an analysis of the careers choice of the candidates taking the college entrance examination. An analysis of the student's performance at this examination, based on the variable set, is also reported and the authors suggest possible lines of research that could more deeply explore those aspects related to the occupational choices and academic performance of female students. <![CDATA[<b>A escola e as diferenças sexuais</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Como etapa preliminar de pesquisa sobre os modelos de papéis sexuais veiculados pela escola, fez-se uma análise das diferenças de escolaridade entre os sexos. Os dados analisados são referentes ao Brasil e ao Estado de São Paulo para a década de 70, coletados por diversas instituições (IBGE, SEEC-MEC, Departamentos de Estatística, etc.). A população escolar e escolarizada foi estudada através dos seguintes itens: 1) Alfabetização; 2) População escolarizada; 3) Rendimento escolar; 3.1) conclusões de curso; 3.2) aprovação e reprovação; 3.3) atraso de escolaridade. A análise dos dados permitiu chegar-se às seguintes conclusões: 1) A população feminina apresenta índice de escolaridade inferior à população masculina (alfabetização, taxa de escolaridade): 1.1) a diferença entre homens e mulheres tende a diminuir através dos anos (comparação intercensal); 1.2) a diferença entre homens e mulheres tende a diminuir para as coortes mais jovens (comparação intracensal); 2) A população feminina apresenta melhor rendimento escolar; 2.1) menor taxa de reprovação; 2.2) maior taxa de conclusões de curso; 2.3) maior concordância entre a série escolar freqüentada e a idade.<hr/>The present study is part of a large research project on patterns of sex-roles transmitted by schools. Differences in male and female schooling are analysed, according to data collected by various government institutions on and after 1970, for Brazil's and the state of São Paulo's population. Both the population that has attended school and theone presently enrolled are included in the study. Data analysis refer to: 1) literacy; 2) enrolled population; 3) school achievement; 3.1) graduation; 3.2) failure and success; 3.3) educational lag. The following conclusion are draw: 1) female population is inferior to the male population in literacy and schooling; 1.1) differences between the two populations get smaller from year to year (inter-Census comparison); 1.2) differences between the two populations are lower in the younger groups (intra-Census comparison); 2) The female population shows a better school performance; 2) lower rate of failure; 2.2) higher rate of graduation; 2.3) higher proportion of students attending each grade at the appropriate age. <![CDATA[<b>Conceptions about woman's role in labour politics and family</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa se propôs a analisar o conteúdo discriminativo ou não das concepções descritivas e normativas acerca do papel da mulher na família, na política e no trabalho, bem como alguns de seus determinantes. Os sujeitos constituíram uma amostra de 582 vestibulandos de ambos os sexos que,em 1968, se preparavam para ingressar na Universidade. Eles representavam 6% da totalidade dos alunos de 31 "cursinhos vestibulares" em funcionamento na cidade de São Paulo. O instrumento aplicado foi um questionário com 59 itens. As estatísticas empregadas para análise e interpretação dos dados incluíram o teste de qui-quadrado, além de "cluster analysis". Os resultados permitiram afirmar que: a) as concepções descritivas acerca do papel de mulher, mantidas por nossos vestibulandos são predominantemente tradicionais ("aprioristas"); b) as concepções normativas são predominantemente tradicionais no que respeita ao papel profissional da mulher e modernas (não discriminativas) no que respeita ao papel familiar e político; c) há uma relação entre concepções normativas acerca do papel profissional e político da mulher; d) sexo e origem socioeconômica foram as variáveis mais significativamente associadas às concepções do papel social da mulher. As mulheres mostraram-se consistentemente mais "modernas" que os homens. À medida que se passou do nível socioeconômico alto ao baixo, diminuiu a proporção de respostas "modernas", na amostra global. Tais resultados apontam a necessidade de programas educacionais capazes de modificar e impedir a reprodução de concepções discriminativas do papel feminino já que estas podem funcionar como obstáculos ideológicos a uma política de desmarginalização sócio-econômica e cultural da mulher brasileira.<hr/>The research's aims was to analyse the content of descriptive and normative conceptions about woman's role in labour, politics, family and to investigate some of their determinants. The subjects were 582 male and female candidates to universitary courses (6% of the whole students' population that were enrolled in preparatory courses to universitary level of studies in the city of São Paulo, 1968). The instrument was a questionnaire with 59 itens. X 2 and "cluster analysis" were the statistics employed. The results showed that: a) the descriptive conceptions about woman's role are basically traditional in content ("prejudiced"); b) the normative conceptions are traditional about labour woman's role and modern ("non-prejudiced") about family and politics woman's role; c) normative conceptions about labour woman's role are related to normative conceptions about politics woman's role; d) sex and socio-economic origin are clearly associated to the conceptions about social woman's role. The conceptions of female subjects were more modern than the conceptions of male subjects. Also, the frequency of modern answer was progressively smaller from high to low socio-economic level. The results indicate the necessity of educational programs to modify the prejudiced conceptions about woman's role because they may hinder a policy of socio-economic and cultural liberation of the Brazilian women. <![CDATA[<b>Subsídios do direito do trabalho para um debate sobre a situação da mulher</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Um estudo que se proponha fornecer elementos jurídicos para debates sobre a situação da mulher deve partir, a nosso ver, da exposição do direito positivo. Sabendo-se quais interpretadas e aplicados pelos tribunais e que tipo de contribuição a doutrina oferece para essa interpretação e conseqüente aplicação, ter-se-á uma idéia do que sucede na sociedade a respeito da mulher, quanto à experiência jurídica de um ramo do Direito. <![CDATA[<b>Qual é a mulher que merecemos?</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em vez de fazer uma rápida revisão das contribuições antropológicas mais recentes, prefiro retornar ao primeiro antropólogo a se ocupar, de uma perspectiva tanto histórica como estrutural, da condição social da mulher. Estou pensando em Lewis Morgan e sua obra “A Sociedade Antiga” que, como todos sabem, serviu de base para Engels na sua obra “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”. Quero sugerir que, a luz da teoria da História proposta por estes dois autores, tentemos repensar algumas questões básicas. Acredito que qualquer solução que se queira das a condição da mulher pressupõe, em primeiro lugar, uma compreensão das suas determinações historicamente específicas. Em síntese, o que Morgan sugeria era que, em última instância, é o grau de desenvolvimento das “artes de subsistência” que determina as formas de família em cujo âmbito se definem as funções e prerrogativas sociais do homem e da mulher. <![CDATA[<b>Estereótipos sexuais</b>: p<b>ossíveis contribuições da psicologia para sua mudança</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Todos nós temos esperança de que esta conferência da ONU represente um marco na história da mudança de atitudes que tem sido tão prejudiciais ao plano desenvolvimento da mulher como pessoa. O impacto de uma conferência como esta é certamente muito mais limitado do que gostaríamos que fosse, mas podemos ter certeza de que o preconceito e a discriminação contra as mulheres não serão mais consideradas socialmente respeitáveis como foram por tanto tempo Entretanto, se queremos ir além, se estamos interessados em mudanças reais nas atitudes profundamente resistentes, tanto de homens como de mulheres, se não estamos meramente usando a causa das mulheres como argumento numa luta de poder que se reduz a mera busca do poder pelo poder, se o nosso objetivo é mais amplo, precisamos ir além das declarações de princípio e começar a pensar nas formas pelas quais esses objetivos possam ser atingidos. Já chegamos a um estágio em que percebemos não haver uma resposta simples para os grandes problemas que enfrentamos, e boas intenções certamente não serão suficientes. <![CDATA[<b>A mulher na literatura infanto-juvenil</b>: <b>revisão e perspectivas</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir da década de 60, pesquisadores de várias nacionalidades têm procurado descrever e compreender o conteúdo de livros para crianças e adolescentes. Tais estudos, realizados por educadores, psicólogos e sociólogos, empregando técnicas mais ou menos sofisticadas de análise de contudo, podem ser agrupados em dois conjuntos. O primeiro utiliza o livro infanto-juvenil quase um pretexto para o conhecimento da sociedade (ou grupo social) que o produziu: seu conteúdo, simplificado, exemplar, tipificando por ser dirigido a crianças, permite ao pesquisador extrair valores, modelos e ideologias prevalentes no momento da criação. Neste primeiro grupo podem ser incluídos, por exemplo, os trabalhadores de Bleton (1963), Chombart de Lauwe (1972), McClelland (1961), Socriano (1972) e outros. <![CDATA[<b>Os estereótipos sexuais na escola</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Educadores e estudiosos que se preocupam com o papel que a educação pode desempenhar para a melhoria das condições sociais e culturais em que vivem os seres humanos têm apontado com freqüência como o sistema de ensino reproduz a ajuda a manter as desigualdades existentes na sociedade. Gostaria de falar um pouco de um aspecto desse problema que tem sido relegado a segundo plano, ou apenas mencionado de passagem: o de como a educação escolar transmite e reforça padrões de comportamento sexual culturalmente estereotipados, reproduzindo, dessa forma, as desigualdades de condições e de oportunidades que existem entre homens e mulheres na nossa sociedade, quase sempre com prejuízo destas últimas. <![CDATA[<b>Contribuições da psicologia contemporânea para a compreensão do papel da mulher</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Não creio ser possível arrolar, em uma palestra, as contribuições da psicologia contemporânea para a compreensão do papel da mulher, mesmo que seja somente para dar uma visão geral da área, pois estas contribuições são inúmeras e seria muito difícil selecionar os tópicos de maior importância. A não ser que me detivesse na enumeração das diferenças psicológicas encontradas entre os dois sexos; os dados descritivos da psicologia diferencial constituem um conjunto significativo de contribuições em termos de retrato psicológico dos dois sexos. No entanto, considerando-se que a psicologia científica interessam postulados explicativos e não dados descritivos puros, parece-me que a simples enumeração de características psicológicas diferenciais não é a melhor abordagem. <![CDATA[A mulher na sociedade de classes: mito e realidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Não creio ser possível arrolar, em uma palestra, as contribuições da psicologia contemporânea para a compreensão do papel da mulher, mesmo que seja somente para dar uma visão geral da área, pois estas contribuições são inúmeras e seria muito difícil selecionar os tópicos de maior importância. A não ser que me detivesse na enumeração das diferenças psicológicas encontradas entre os dois sexos; os dados descritivos da psicologia diferencial constituem um conjunto significativo de contribuições em termos de retrato psicológico dos dois sexos. No entanto, considerando-se que a psicologia científica interessam postulados explicativos e não dados descritivos puros, parece-me que a simples enumeração de características psicológicas diferenciais não é a melhor abordagem. <![CDATA[A mulher e o trabalho qualificado na indústria paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741975000400015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Não creio ser possível arrolar, em uma palestra, as contribuições da psicologia contemporânea para a compreensão do papel da mulher, mesmo que seja somente para dar uma visão geral da área, pois estas contribuições são inúmeras e seria muito difícil selecionar os tópicos de maior importância. A não ser que me detivesse na enumeração das diferenças psicológicas encontradas entre os dois sexos; os dados descritivos da psicologia diferencial constituem um conjunto significativo de contribuições em termos de retrato psicológico dos dois sexos. No entanto, considerando-se que a psicologia científica interessam postulados explicativos e não dados descritivos puros, parece-me que a simples enumeração de características psicológicas diferenciais não é a melhor abordagem.