Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419760001&lang=es vol. num. 16 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Multiple choice and essay tests in physics</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es São comparados os resultados de questões de múltipla escolha com os de questões de resposta livre de provas aplicadas em um curso de Física Geral. As questões comparadas envolveram diferentes níveis de comportamento e foram elaboradas com base em objetivos previamente definidos. Da análise dos dados obtidos no presente trabalho, concluímos que, essencialmente, não há diferença entre avaliar por múltipla escolha e avaliar por resposta livre.<hr/>The scores of multiple choice and essay items applied in an introductory college Physics course, are compared. Different behaviours are involved in the test items and its construction is founded on educational objectives previously defined. Nodifference has been detected in the scores and this resultpermit us to conclude that there are no significant differences between essay and multiple-choice types of evaluation. <![CDATA[<b>Verbal behavior of children in class and sociological factors affecting it</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho investigou os possíveis efeitos de fatores sociológicos no comportamento verbal de crianças em sala de aula. A população constituiu-se de crianças que, em 1973, cursavam a quarta série do ensino fundamental, em Salvador, Bahia. O plano de pesquisa consistiu em observação direta (durante todo o período de aula) e entrevista individual com uma amostra aleatória da população (n = 97). De modo geral, os resultados confirmaram as hipóteses levantadas, segundo as quais o nível educacional dos pais, o tipo de escola que freqüentam, o tamanho da família e a exposição aos meios de comunicação de massa afetam significativamente o comportamento verbal das crianças; em outras palavras, evidenciam teórica e empiricamente o efeito do status socioeconômico sobre o comportamento verbal.<hr/>The objective of this work was to investigate the possible effects of sociological factors on the verbal behavior of children in class. The population constituted by children of fourth grade in 1973, in Salvador(State of Bahia). The research design comprised direct observation (inside the classroom) and personal interview with a random sample of 97 children. As a whole, the results of the analysis actually confirmed the established hypothesis, that the parents' educational and occupational level, the kinds of schools attended by the children, family size and use of mass media significantly affect the verbal behavior of children; in other words, they show theoretically and empirically the effect of socio-economic status upon verval behavior. <![CDATA[<b>School: a controversial matter</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O prolongamento da carreira escolar, a expansão das matrículas e o aumento das despesas públicas com a educação têm intensificado a preocupação com a escola e sua eficiência. Este artigo indica alguns dos aspectos sob os quais a escola tem sido avaliada identificando, entre autores de formação acadêmica vária, duas correntes de opinião: de um lado, a dos que atribuindo-lhes funções socializadoras, gostariam de vê-la mais eficaz; de outro, a dos que aparentemente convencidos de sua eficácia, a denunciam como instrumento de dominação e de manutenção das iniqüidades sociais.<hr/>The extension of schooling, the increasing of enrollment and the growing public expenses with education has intensified the preoccupation with school and its effectiveness. This paper indicates some aspects under which school has been evaluated. It identifies two streams of thought among authors from diverse academic origins: one, of those who look at school as an agent of socialization, and would like it more effective; another, of those who, apparently believing in its effectiveness, accuse it of being a means of domination and of maintenance of social inequalities. <![CDATA[<b>Woman and vocational choice</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do estudo foi o de verificar se as escolhas de carreira universitária por parte dos vestibulandos na área do CESCEM refletem concepções discriminativas do papel profissional da mulher, e de que dependem tais concepções. Os dados foram obtidos principalmente através das respostas de uma amostra de 10% dos candidatos de ambos os sexos a um questionário, no ato de inscrição aos exames vestibulares do CESCEM, em 1974. Dados subsidiários foram obtidos solicitando-se de 100 alunos de ambos os sexos, matriculados em "cursinhos" vestibulares, que respondessem a dois questionários construídos para fins deste estudo. Os resultados indicaram que as carreiras do CESCEM podem ser classificadas em masculinas e femininas e que está ocorrendo uma progressiva feminização de algumas delas. O estudo não permite afirmar categoricamente que as carreiras femininas sejam de menor prestígio e remuneração, embora exista uma tendência nesse sentido. Poucas diferenças significativas foram observadas nas expectativas de ingresso e nas motivações de escolha dos candidatos em função das variáveis sexo e nível socioeconômico.<hr/>The aim of the investigation was to find out if the choice of college careers by candidates to the entrance examination for selected biological careers reflect discriminatives conceptions against the professional role of women and to verify on which grounds rest these conceptions. Data was collected mainly by meansof a questionnaire answered by the candidates during the examination enrollment, in 1973. The responses of 10% of the candidates of both sexes were used in the stud. Further data was obtained from 100 pupils of both sexes registered in courses which prepare the candidates for the examination. Results indicated that the biological careers under study can be classified in masculine and feminine. They also showed that a progreessive feminization of some of these careers is taking place. It was not possible to confirm the hypothesis that the feminine careers have less social prestige and are less paid. However, it was observed a tendency in that direction. The sex variable and the socio-economic status of the candidates affected little their expectation of entering the careeers choosed and their motives for choosing them. <![CDATA[<b>Essay test dissertation and measurement of writing ability</b>: <b>contributions of educational research</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta uma revisão de estudos empíricos realizados sobre a fidedignidade e a validade das provas de dissertação utilizada como instrumento de medida da capacidade de expressão escrita.<hr/>This paper contains a review of empirical studies on reliability and validity of dissertation employed in measurement of writing ability. <![CDATA[<b>Self-esteem and college entrance exams</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo investiga as relações entre alguns fatores de natureza social e educacional e o desenvolvimento da auto-estima do jovem e analisa a associação entre auto-estima e desempenho em exames vestibulares.A amostra é constituída de 113 candidatos que prestaram o vestibular do CESCEM. Aescala usada para a medida de auto-estima foi a de Rosemberg. Entre os fatores que, por hipótese, estariam associados à auto-estima, foram poucos os que apresentaram correlações significativas. As autoras discutem várias explicações possíveis e salientam que as associações entre auto-estima e outras variáveis talvez sejam mais intensas em etapas anteriores da vida do sujeito.<hr/>This study investigates the relationships between self-esteem and school success, SES, family support, self confidence and college entrance exam scores, among other variables.The sample was made of 113 applicants who took the CESCEM exam. Rosemberg's scale was used to measure self-esteem. Few of the hypothesized relationships showed significant results. The author analyze possible methodological and substantive explanations and they argue that the association between self esteem and other variables may be stronger in earlier stages of life. <![CDATA[<b>Inocência em educação</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Depois de pelo menos 5.000 anos de educação dos jovens em casa, nas escolas e no trabalho, os educadores freqüentemente se queixam de que quase nada é realmente conhecido sobre o processo educativo. A queixa se torna uma racionalização das falhas da educação e uma desculpa para a rápida adoção (e para a igualmente rápida rejeição) de novas panacéias educacionais. Muitos educadores parecem vangloriar-se de se encontrarem num estado de inocência no tocante a educação. Em grande contrate com os educadores profissionais há o grande número de jornalistas, reformadores e maníacos que estão positivamente seguros de possuir o verdadeiro remédio para nossos males educacionais. A maioria deles é ouvida nos meios de comunicação de massa. Os reformadores mais persistentes tem pouca dificuldade em conseguir recursos para demonstrar sua panacéia, e em reunir uma hoste de educadores que seguem seus rastos durante alguns anos. As bibliotecas e porões de nossas escolas ainda armazenam os esquecidos restos dos modismos e fórmulas que foram adquiridos porque prometiam resolver nosso problemas educacionais <![CDATA[<b>Estímulos à pesquisa educacional</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Área de menor tradição em pesquisa, comparativamente a outras áreas do conhecimento, a pesquisa educacional foi, em boa medida ainda é, predominantemente histórica e filosófica, fragmentária e pouco relevante, incapaz de fornecer aos administradores e aos responsáveis pela política educacional os elementos de diagnóstico, de acompanhamento e de avaliação indispensáveis para o bem orientar as intervenções no sistema educativo. Por outro lado, os administradores e os responsáveis pela política educacional usualmente não se preocupavam em fundamentar suas decisões na pesquisa educacional, como se fossem dotados do dom adivinhatório ou recebem, por meio da revelação divina, os conhecimentos de que necessitavam para orientar suas decisões. <![CDATA[<b>Prioridades em pesquisa educacional: prós e contras</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ressaltando a importância do atendimento pré-escolar, o Secretário da Educação, José Bonifácio Coutinho Nogueira, levou a Brasília, para o Encontro Nacional de Secretários de Educação, plano para o atendimento pré-escolar no Estado, baseado em pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas, no qual se enfatiza a inclusão do desenvolvimento dessa área do ensino, como um dos principais objetivos da estratégia educativa, recomendada por experiências feitas em diversos países. <![CDATA[<b>Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)</b>: <b>mais um programa de pós-graduação em educação?</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A experiência brasileira no setor de Pós-Graduação é recente. Na área de Educação, a maioria dos cursos não tem cinco anos de duração. Não obstante isso, as iniciativas tomadas já oferecem suficiente ponto de apoio para se perceber mais claramente os rumos desejáveis, os obstáculos a remover e as deficiências a serem sanadas. É nesse contexto, com pleno conhecimento da situação - que foi possível através do estudo do PNPG (Plano Nacional de Pós-Graduação) e análise dos dados disponíveis referentes a cada um dos cursos existentes - que se planejou a criação de mais um Programa de Mestrado em Educação para entrar em funcionamento em março de 1978, na Universidade Federal de São Carlos. <![CDATA[<b>Cost-benefit analysis in educational planning</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Reconhece-se agora, universalmente, a educação como uma forma de investimento em criaturas humanas, que produz benefícios de ordem econômica e contribui para a futura riqueza do país ao aumentar-lhe a capacidade produtiva do povo. Pode-se, portanto, justificar em parte as despesas com educação em termos de sua contribuição potencial para o crescimento econômico. Isso, porém, suscita muitas questões. Como a educação se compara com outras formas de investimento nacionais? Que contribui mais para o futuro crescimento econômico, o investimento em capital humano ou capital físico? Todas as formas de educação são igualmente produtivas? É a educação uma forma lucrativa de investimento para o indivíduo e também para a sociedade? Se é, os alunos ou suas famílias levam isso em consideração ao fazer suas escolhas educacionais e ocupacionais?