Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419760003&lang=es vol. num. 18 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[ETV-Maranhão: an effective case of endogenous growth]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A TV-E do Maranhão é descrita como uma experiência bem sucedida, operando desde 1969 no Nordeste do Brasil. A primeira parte deste documento contém informações de contexto e uma descrição da história e peculiaridades do sistema, como também de suas características inovadoras. A TV-E do Maranhão proporciona ensino para 12.000 alunos nas quatro últimas séries da educação fundamental (5ª a 8ª séries) e sua filosofia de ensino inclui dinâmica de grupo, aulas televisadas e ensino dirigido. A idéia e o plano foram idealizados e implementados por educadores locais, com quase nenhuma assistência externa. Os resultados educacionais são aqui discutidos em termos de efetividade interna e externa, o que leva a conclusões positivas sobre o seu sucesso. A última parte analisa o processo de institucionalização que acompanhou a experiência. Como se esperava, depois de atingir o seu ponto alto em 1972, essa experiência começou a perder sua criatividade inicial. Entretanto, a liderança assumida por um grupo selecionado de seus membros permitiu à TV-E sobreviver e crescer. Como inovação, a TV-E não logrou expandir-se para outros níveis educacionais no Maranhão. A maior ameaça a esses seis anos de experiência é a necessidade de sua expansão horizontal, e as condições de sobrevivência só podem ser encontradas se a direção for capaz de, simultaneamente, solucionar os vários problemas da instituição, tanto internos como externos.<hr/>ETV Maranhão is described as a major successful experiment operating since 1969 in the Northeast of Brazil. The first part of this paper contains background information and a description of the system's history and characteristics aswell as of its innovative features. ETV Maranhão provides schooling for 12,000 students in the four last years (5th to 8th) of fundamental education and its teaching philosophy includes group dynamics, TV classes and monitor-led instruction. The idea and plans were conceived and implemented by local educators, with almost no external assistance. Educational results of the experiment are discussed in terms of both internal and external effectiveness, leading to positive conclusions about its success. The last part analyses the process of institution building which accompanied the experiment. As expected, after a peak in 1972 the experiment started loosing its initial creativity. However, the leadership provided by a selected group of staff members permitted ETV to survive and grow. Being an innovation. ETV did not succeed in spreading its character to other levels of education in Maranhão. A major threat to the 6-year old experiment is the demand towards its horizontal expansion, and the conditions of survival can only be met if management is able to simultaneously solve the various internal and external problems of the institution. <![CDATA[A Study on Sex-Role Stereotypes in Parent's Perceptions of their children's Behaviours and Attitudes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Procurou-se verificar a existência de estereótipos sexuais nas percepções de pais e mães em relação a comportamentos e atitudes de seus filhos. O instrumento utilizado foi uma escala tipo Likert (5 pontos) com vinte e quatro itens. A maioria dos itens foram retirados do Sex-Role Questionnaire desenvolvido por Irge K. Broverman e colaboradores (1972) e referiam-se a comportamentos e atitudes consideradas típicos de cada sexo. Os resultados mostraram que pais e mães têm percepções diferentes de meninos e meninas nos itens relativos a características de ser prestativo, ter interesse pela vida familiar ou por aventuras fora de casa, e a comportamentos de liderança, dependência, competição e agressividade. Em geral, há maior estereotipia sexual nas percepções dos pais do que nas das mães.<hr/>This study investigated sex-role stereotypes in parent's perceptions of their children's behaviours and attitudes. The instrument was a twenty-four items Likert type scale. Most of theitems were based on the Sex-Role Questionnaire developed by Inge K. Broverman et al. (1972) and represented typical sex-role behaviours and attitudes. Results showed that mothers and fathers have different perceptions of boys and girls on items related to nurturance, home or adventure orientation, leadership, dependence, competition and agressiveness. In general, fathers' perceptions seem to be more influenced by sex-role stereotypes than mothers. <![CDATA[Children's social perception: development of research methodology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Foi realizado um estudo-piloto para investigar a validade de constructo de vários instrumentos elaborados para medir a percepção que as crianças têm de seus modelos familiares (pais e irmãos) e auto-conceito, em dimensões tais como: poder social, desvelo, atividade e valoração. O artigo apresenta os resultados desse estudo, analisando o tipo de informação que pode ser obtido com cada instrumento. Os resultados indicam tendências significativas na percepção das crianças, que devem ser exploradas em pesquisas futuras.<hr/>A pilot study was conducted to investigate construct validity of various instruments designed to measure children's perception of their family models (parents and sibilings) and self-concept, on dimensions like: social power, nurturance, activity and evaluation. The article presents the results of the study, analysing the type of information that can be obtained with each instrument. Results indicate some significant tendencies on children's perception, which should be explored in future studies. <![CDATA[O descondicionamento da mulher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Foi realizado um estudo-piloto para investigar a validade de constructo de vários instrumentos elaborados para medir a percepção que as crianças têm de seus modelos familiares (pais e irmãos) e auto-conceito, em dimensões tais como: poder social, desvelo, atividade e valoração. O artigo apresenta os resultados desse estudo, analisando o tipo de informação que pode ser obtido com cada instrumento. Os resultados indicam tendências significativas na percepção das crianças, que devem ser exploradas em pesquisas futuras.<hr/>A pilot study was conducted to investigate construct validity of various instruments designed to measure children's perception of their family models (parents and sibilings) and self-concept, on dimensions like: social power, nurturance, activity and evaluation. The article presents the results of the study, analysing the type of information that can be obtained with each instrument. Results indicate some significant tendencies on children's perception, which should be explored in future studies. <![CDATA[The politics of educational planning in developing countries]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho, o termo Educacional refere-se a atividades organizadas que promovem a aprendizagem , ou que estão envolvidas na construção de situações de aprendizagem.Autores de trabalhos sobre política de desenvolvimento tem dispensado muita atenção aos efeitos da educação e do planejamento educacional sobre o desenvolvimento sobre efeitos da política de desenvolvimento sobre os processos e responsabilidades do planejamento educacional. <![CDATA[Conceito, justificativa e fases do planejamento da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nossa tentativa de caracterização do planejamento educacional não deverá resultar em nenhuma definição conclusiva do termo. Não acreditamos ser possível tal tarefa no estado atual dos estudos teóricos de planejamento, nem pensamos que ela seja necessária para os objetivos a que nos propomos. Na verdade, muitos autores produziram definições mais ou menos precisas de planejamento e algumas delas serão por nós citados ao longo desse esforço de caracterização do conceito. No entanto, tais definições não conseguem dar conta, exaustivamente, de todo o significado da palavra planejamento. Nem cremos que assim o pretendam. A sua principal contribuição teórica éa apresentação de algumas características básicas do conceito.