Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419760004&lang=pt vol. num. 19 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Flutuações de julgamentos em provas de redação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um conjunto de 161 provas de dissertação, elaboradas por candidatos ao Concurso Vestibular (1975), foi corrigido independentemente por quatro professores, segundo procedimentos padronizados. A análise da variância das notas mostrou diferença significativa entre os professores. A fidedignidade das notas não foi satisfatória para um examinador, mas a combinação de quatro notas mostrou alta fidedignidade.<hr/>A set of 161 essay-tests written by Entrance Examination candidates (1975) was marked independently by four readers, according to standardized procedures. An analysis of variance of the marks showed a significant difference among readers. Reliability of the scores for one reader was not satisfactory, but the composite of four marks presented high reliability. <![CDATA[O desempenho lingüístico dos candidatos ao vestibular: sistema de preposições]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para se conhecer a realidade do uso de preposições pelos candidatos ao vestibular (1976), na área biomédica em São Paulo, tomou-se a decisão de se proceder a um fichamento rigoroso das ocorrências. Foram usadas fichas de 18 x 6 polegadas onde, além da numeração, foram registrados: o tipo de preposição ou locução; a página da ocorrência; a posição de preposição quanto à categorias gramaticais, antecedentes e conseqüentes; a classe a que pertence o fato registrado; o assunto específico de cada ficha. <![CDATA[O desempenho lingüístico dos candidatos ao vestibular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho que teve como objeto o verbo prende-se basicamente a dois itens estabelecidos como objetivos fundamentais da pesquisa: a) fornecer ao ensino médio elementos para diagnóstico de suas falhas e para localização mais exata de suas deficiências, de que são reflexo as deficiências dos alunos que ele forma; b) fornecer ou ensino médio material de reflexão no tocante ao ensino da língua portuguesa. <![CDATA[O desempenho lingüístico dos candidatos ao vestibular: distribuição dos demonstrativos - estudo das formas este/esse]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dentro do plano de pesquisa proposto com o objetivo de verificar problemas lingüísticos apresentados pelos candidatos ao vestibular - área biológica - ficamos incumbida da parte referente aos pronomes demonstrativos, indefinidos e interrogativos. Tínhamos de examinar a freqüência e distribuição dessas formas, através do fichamento das ocorrências num corpus de 693 redações para, em tapas seguintes, classificar e analisar os dados obtidos. <![CDATA[A pesquisa sobre educação no Brasil: de 1970 para cá]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho tentamos apreender a situação em que se encontra a pesquisa sobre educação no Brasil, a partir da análise de temas e sumários de projetos em andamento ou concluídos a partir de 1970, do exame de estudos publicados na revista Cadernos de Pesquisa e de informações sobre trabalhos que se realizam em instituições localizadas na cidade de São Paulo, obtidas diretamente de pesquisadores. <![CDATA[Planejamento educacional para uma sociedade plural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741976000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas últimas três décadas, impérios desmoronaram-se sob o choque de uma guerra mundial bem como sob a pressão de povos vassalos que sustentavam suas aspirações nacionalistas. Na esteira de desintegração das estruturas das antigas potências emergiram as novas nações da Ásia, África e do Novo Mundo, envolvendo mudanças fundamentais nas identidades e lealdades de grupos, e trocando os antigos e conhecidos laços de união tribal ou comunal por novos e estranhos símbolos de nacionalidades. Mas a consecução da independência política não criava ipso facto uma nação: os novos chefes nacionalistas apenas herdavam o arcabouço para ela. E, a partir disso, sua tarefa seria fortalecer a arcabouço e construir uma nação, reunindo os diferentes grupos tribais e as minorias étnicas na reconstrução de uma sociedade nacional.