Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419770001&lang=pt vol. num. 20 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Alguns aspectos da legislação sobre a formação do professor primário (1957 a 1975) no estado de São Paulo</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A formação do professor primário - atual professor de escola de 1º grau que responde pelo ensino de 1º e 4º séries - sofreu várias alterações nesta década, especialmente no sistema educacional paulista onde se fizeram várias tentativas de reestruturar e reaparelhar este ensino. Infelismente, pela sucessão muito rápida das modificações introduzidas, não se deu tempo ao sistema de fornecer elementos que pudessem fundamentar uma avaliação dessas modificações, uma vez que algumas delas, mal começavam a ser implantadas, já eram alteradas por outras normas. Uma idéia desta sucessão poder ser bem aquilatada pela exposição que se segue. <![CDATA[<b>Um estudo sobre os cursos de formação de professores a nível de 2º grau (antigos cursos normais)</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem por objetivo específico oferecer uma visão da estrutura e de aspectos de funcionamento dos antes denominados cursos normais, que preparam o professorado para o ensino de 1º a 4º séries do 1º Grau, face às reformas de 1968 e 1971, no Estado de São Paulo. Ele constitui-se em etapa preliminar de outro estudo, para o qual ofereceu fundamentos e subsídios, este sobre a qualificação, em termos de habilidades adquiridas, que apresentam os formandos desses cursos e que vem relatado em outro artigo deste Caderno. <![CDATA[<b>Concluintes de cursos de formação de professores a nível de 2º grau</b>: <b>avaliação de habilidades</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um curso que tem finalidades profissionalizantes deve assegurar a formação e o desenvolvimento, nos alunos, de um conjunto de habilidades que lhes permitam iniciar sua carreira de trabalho com um mínimo de condições pessoais de qualificação. <![CDATA[<b>Preparação ocupacional e salários de profissionais de nível médio na força de trabalho industrial de São Paulo</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo faz uma revisão da preparação ocupacional de 11.910 profissionais das nove maiores famílias técnico-ocupacionais de nível médio. Esses profissionais fazem parte dos 6% de profissionais especializados, entre técnicos, administrativos e de apoio (N = 22.619) de uma amostra quasealeatória de indústrias de transformação em São Paulo (N =688). Todos eles completaram pelo menos cinco anos de escola e nenhum teve instrução universitária. Um modelo simples de determinantes de diferenciais de salários é aplicado em cada família de profissão, a fim de verificar como a preparação ocupacional, a importância funcional, a idade, o tempo de firma e o tempo no cargo afetam o salário-hora dos profissionais. A despeito da restrita variação da amostra do ponto de vista educacional e ocupacional, o modelo funciona razoavelmente bem, respondendo por 16 a 35% da variância de salários.<hr/>This paper presents a review of the occupational preparation of the 11,910 middle-level personnel of the nine most populous technical occupational families in the top six percent of the managerial and managerial support personnel (N = 22,619) of a near-random sample of São Paulo, Brazil's manufacturing firms (N = 688). All had completed at least five years of school and none had attended a university. A simple model of the determinants of wage differentials is applied to each family to learn how occupational preparation, occupational influence level in the companies, age, seniority, and on-the-job experience affect hourly wages. Despite the restricted educational and occupational range, the model works moderately well, accounting for 16 to 35% of the wage variance. <![CDATA[<b>Planejamento do currículo para escola primária em países em desenvolvimento</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho trata das escolas primárias nos países em desenvolvimento e dos homens e mulheres que nelas aprendem. Como seu assunto é o currículo, trata principalmente do que aprendem, ou do que outras pessoas querem que aprendam. Nem sempre essas duas coisas coincidem.