Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419770002&lang=pt vol. num. 21 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[<b>Associação dos sistemas Keller e audiotutorial</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em um curso de Física Geral, na UFRGS, procurou-se avaliar o sistema Keller associado com o Audiotutorial, considerando o conhecimento adquirido, o número médio de testes realizados por unidade, o tempo de curso, o índice de aprovação e a opinião dos alunos. De modo geral, os resultados daanálise indicam que este sistema pode ser usado como possível alternativa para o ensino de Física e que a maioria das opiniões dos estudantes é favorável ao sistema usado.<hr/>At UFRGS an attempt has been made in the context of a general course in College Physics to evaluate the combined effects of the Keller and Audio-tutorial systems of individualized instruction in terms of achievement, average number of tests required to complete a unit, time taken, success rate, and Student opinion. As a whole, the results of the analysis indicate that this system can be used as a possible method for teaching Physics and that general student opinion is favorable to the method. <![CDATA[<b>Um estudo quantitativo sobre o rendimento escolar, expresso em notas</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É fato conhecido, através de um gande número de pesquisas feitas, que muitos fatores interferem no rendimento escolar. Dentre as mais relevantes destas pesquisas poderíamos citar: Lennon, 1950; Malpass, 1953; Anikeef, 1954; Coffield, 1954; Coffield and Blommers, 1956; Campos, 1958; Seguim, 1959; Lum, 1960; Philips, 1962; Curry, 1962; Lindgren e Almeida, 1963; Pastore, 1963; Pastore, 1964; Van de Riet, 1964; Anderson, White and Wash, 1966; Dobbs and Neville, 1967; Eysenk and Cookson, 1969; Miller, 1970 e Camargo, 1975. <![CDATA[<b>Percepção social em crianças</b>: <b>estereótipos sexuais na percepção da família</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo relata os resultados de um estudo exploratório sobre percepção social em crianças, de ambos os sexos e de três grupos etários (5, 7 e 9 anos). Foram testadas 180 crianças de várias escolas particulares de São Paulo, através de um instrumento (TPS) no qual bonecos representando a família da criança são classificados em várias dimensões, tais como força e atividade. Os resultados mostram que as crianças progressivamente incorporam às suas percepções os estereótipos culturais a respeito dos papéis masculinos e femininos. Os estereótipos também afetam substancialmente o desenvolvimento do autoconceito de meninos e meninas.<hr/>The article presents the results of an exploratory study on children's social perception. Subjects were 180 children of both sexes and three age groups (5, 7 and 9 years old), from various private schools of São Paulo. They were tested through an instrument (TPS) in which dolls representing the children's family are classified in two groups, according to certain dimension like strength and activity. Results show that children progressively incorporate in their perception the cultural stereotypes about masculine and feminine roles. Stereotypes also affect the development of girls and boys' self-concepts. <![CDATA[<b>Programa alfa</b>: <b>um currículo de orientação cognitiva para as primeiras séries do 1º grau inclusive crianças culturalmente marginalizadas visando ao processo ensino-aprendizagem</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um estudo grandes problemas enfrentados atualmente pelas autoridades educacionais encontra-se na 1º série de 1º grau, quando tem unício o processo de alfabetização. As altas taxas de repetência e evasão indicam claramente a gravidade do problema. <![CDATA[<b>Diferenças sexuais</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Existem diferenças psicológicas entre os sexos? É verdade que os meninos têm maior capacidade para aprender matemática e ciências e as meninas têm mais facilidade para línguas? Os homens são mais agressivos? As mulheres mais instáveis? Se essas e outras diferenças psicológicas realmente existem, quais são as suas origens? <![CDATA[<b>Planejamento da assistência educacional para a segunda década de desenvolvimento</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os anos de 1960 foram oficialmente proclamados pelas Nações Unidas como a década do desenvolvimento. É verdade que durante o período houve considerável progresso social e econômico, bem como educacional. Se havia esperanças, entretanto, de que nessa década diminuísse a diferença entre os padrões e condições de vida dos países mais e menos desenvolvidos, devemos admitir que o resultado foi decepcionante. Considerou-se o decênio de 70 como a segunda década do desenvolvimento, e a questão é: podemos agir melhor desta vez.?