Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419770003&lang=pt vol. num. 22 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Curso modular de estatística e seus efeitos na aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo envolveu a testagem de um modelo de ensino individualizado - Instrução Modular - em um Curso Introdutório de Estatística. Visou a verificar a diferença do rendimento de aprendizagem em duas situações: uma, onde existiu comunicação entre professor e aluno, denominada Módulos Instrucionais com Professor - MIP e a outra, onde a comunicação foi predominantemente impressa, sem a presença do professor, denominada Módulos Instrucionais Independentes - MII. A amostra compôs-se de 42 sujeitos, sendo 22 de cursos de graduação e 20 dos cursos de pós-graduação em Educação, candidatos ao mestrado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. O curso desenvolveu-se concomitantemente, em turnos diferentes para cada uma das formas de organização do modelo de individualização. A experiência efetivou-se em uma biblioteca, dispondo-se de cabine individual para a apresentação dos audiovisuais. Os resultados evidenciaram diferença significativa no rendimento da aprendizagem no curso, não apresentando diferença significativa nos resultados dos quatro módulos organizados. A diferença de proporção entre os sujeitos que necessitaram realizar atividades para sanar deficiências, não foi significativa entre as duas situações. Nenhuma destas situações apresentou diferença significativa no rendimento de aprendizagem no curso, entre os sujeitos dos cursos de graduação e de pós-graduação. As duas modalidades evidenciaram crescimento significativo nos resultados da aprendizagem dos sujeitos.<hr/>The study has involved the testing of an individualized teaching model - Modular Instruction - in Statistics Introductory Course. It has aimed verify difference in output learning in two situations: one where there was communication between teacher and pupil called Instructional Moduleswith Teacher - MIP - and the other, where the communication was chiefly printed without the teacher's presence, called Independent Instructional Modules - MII. The sample had 42 subjects, being 12 from Graduation Course and 20 from Post-Graduation Course in Education, both groups belonging to Universidade Federal do Rio Grande do Sul, being the last ones candidates to the Masters Degree. The Course was developed in different periods to each form of organization of the individualization model, at the same time. The experiment took place in a library, with an individual booth for audio-visual show. The results showed meaningful difference regarding the course learning outputs, but having not evidenced meaningful difference in the results of the four organized modules. The difference in proportion among the subjects who needed special tasks to improve deficiencies, has not been a meaningful difference. Both situations had not evidenced meaningful difference concerning the course learning outputs, between the graduation and post-graduation subjects. The two kinds evidenced meaningful growing concerning the subject's learning outputs. It has been concluded that the MIP situation provides better lear. <![CDATA[<b>Nutrição e retorno social da educação</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudos prévios realizados para São Paulo mostraram altas taxas de retorno para o investimento em todos os níveis do sistema educacional; essas taxas eram tão maiores quanto mais elementar o estágio educacional, conforme tabela. <![CDATA[<b>Estudos sociais</b>: <b>opiniões e atitudes de ex-alunos</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante o período 1962-1966, o autor teve a oportunidade de acompanhar, na qualidade de professor de Estudos Sociais, duas turmas de alunos que freqüentaram o Ginásio Vocacional de Americana, atual Colégio Estadual "João XXIII". Visando contribuir para a avaliação de experiências em Educação, procurou investigar, alguns anos mais tarde, os resultados daquele trabalho: "Quais as opiniões e atitudes do ex-aluno sobre a área de Estudos Sociais, conforme fora desenvolvida no Ginásio Vocacional de Americana durante aquele espaço de tempo"? Dos 117 indivíduos que fizeram parte daquelas turmas, apenas um não foi localizado, tendo todos os demais fornecido as informações solicitadas para o desenvolvimento da presente pesquisa. Utilizando-se do método descrito por Thurstone, o autor construiu escalas de atitudes, estudando, a seguir, relações entre as variáveis consideradas mais significativas. Recorreu à Análise Fatorial para fins de identificação de fatores e a uma série de processos estatísticos, no estudo de possíveis relações de dependência. De modo geral, os ex-alunos revelaram-se altamente favoráveis ao trabalho realizado, fato que contrasta com as observações coletadas pelo antigo Serviço de Acompanhamento Pós-Escolar, no período imediatamente posterior ao curso ginasial.<hr/>During the period between 1962-1966, the author had the oportunity to be the teacher of Social Studies for two groups of students who attended the Vocational Junior High School of Americana, today called High School John XXIII. Intending to contribute to the evaluation of experiences inEducation, the author investigated the results of that work after an eight year period: "What are the opinions and attitudes of ex-students in the area of Social Studies concerning the way the subject was administered at the Vocacional Junior High School?" Of the 117 individuals that were part of the two afore mentioned groups, just one person was not found. All of the others responded to the questionnaire. Using a method mentioned by Thurstone, the author built attitude scales and studied relationships between variables that were considered most significant. Factorial Analysis was used to identify certain factors. Also a series of statistical processes were used to study the possible dependancy relationships. Generally speaking, the students demonstrated a high favorable attitude towards the work done during the period 1962-1966. This was in contrast to the study done immediately after the course ended, in 1966, by the "Serviço de Acompanhamento Pós-Escolar". ("Post-School Follow-up Service"). <![CDATA[Um aspecto da modernidade feminina na cidade de São Paulo: o "machismo"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ponto de partida do artigo são os conceitos de modernização de uma sociedade e de modernidade individual. Com base nesses conceitos, os autores tentaram construir uma escala de modernidade individual aplicável as mulheres da cidade de São Paulo, capaz de medir um aspecto dessa modernidade que os autores chamaram de "machismo", isto é, um sistema de crenças e preconceitos relativos à inferioridade da mulher, à existência de dois mundos separados, um masculino e outro feminino, à existência de uma dupla moral sexual, etc. Para tanto, foi elaborado um questionário de 50 questões relativas ao tema mencionado, 13 questões de cultura geral e 3 questões destinadas a medir o grau de planejamento familiar. Esse questionário foi aplicado a uma amostra de mulheres paulistanas pertencentes às classes menos favorecidas economicamente. Em seguida, os dados obtidos foram submetidos a uma análise estatística que consistiu basicamente de duas etapas: uma análise de coerência interna (validade de constructo) e uma análise fatorial. Dessas análises resultou a escala apresentada pelos autores, uma escala tipo Likert de 17 itens que apresentaram cargas fatoriais e coeficientes de correlação interna altamente satisfatórios.<hr/>The starting points of this paper are the concepts of modernization of a society and individual modernism. Based on these concepts, the authors have tried to construct an individual modernism scale applicable to women from the city of São Paulo, a scale intended to measure one aspect of this modernism called "malism" by the authors, that is, a system of belief and prejudices relating to female inferiority, to the existence of two separate worlds, one for men, another for women, to the existence of a double sexual morality, etc. To this end, the authors constructed a questionnaire including 50 itens related to the referred topics, 13 questions of general knowledge and 3 items intended to measure the degree of family planning. This questionnaire was administered to a sample of women from the city of São Paulo, belonging to the lower economic classes. The data collected were submitted to a statistical analysis which basically consisted of two phases: an analysis of internal consistency (validity of constructs) and a factor analysis. As a result of these analyses, an individual modernism scale is presented by the authors. It is a Lickert type scale made up by 17 questions which have higly satisfactory internal correlation coefficients and factor loadings. <![CDATA[Três estudos sobre aspectos da vida no Convento do Desterro, em Salvador, Bahia 1677-1800]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ponto de partida do artigo são os conceitos de modernização de uma sociedade e de modernidade individual. Com base nesses conceitos, os autores tentaram construir uma escala de modernidade individual aplicável as mulheres da cidade de São Paulo, capaz de medir um aspecto dessa modernidade que os autores chamaram de "machismo", isto é, um sistema de crenças e preconceitos relativos à inferioridade da mulher, à existência de dois mundos separados, um masculino e outro feminino, à existência de uma dupla moral sexual, etc. Para tanto, foi elaborado um questionário de 50 questões relativas ao tema mencionado, 13 questões de cultura geral e 3 questões destinadas a medir o grau de planejamento familiar. Esse questionário foi aplicado a uma amostra de mulheres paulistanas pertencentes às classes menos favorecidas economicamente. Em seguida, os dados obtidos foram submetidos a uma análise estatística que consistiu basicamente de duas etapas: uma análise de coerência interna (validade de constructo) e uma análise fatorial. Dessas análises resultou a escala apresentada pelos autores, uma escala tipo Likert de 17 itens que apresentaram cargas fatoriais e coeficientes de correlação interna altamente satisfatórios.<hr/>The starting points of this paper are the concepts of modernization of a society and individual modernism. Based on these concepts, the authors have tried to construct an individual modernism scale applicable to women from the city of São Paulo, a scale intended to measure one aspect of this modernism called "malism" by the authors, that is, a system of belief and prejudices relating to female inferiority, to the existence of two separate worlds, one for men, another for women, to the existence of a double sexual morality, etc. To this end, the authors constructed a questionnaire including 50 itens related to the referred topics, 13 questions of general knowledge and 3 items intended to measure the degree of family planning. This questionnaire was administered to a sample of women from the city of São Paulo, belonging to the lower economic classes. The data collected were submitted to a statistical analysis which basically consisted of two phases: an analysis of internal consistency (validity of constructs) and a factor analysis. As a result of these analyses, an individual modernism scale is presented by the authors. It is a Lickert type scale made up by 17 questions which have higly satisfactory internal correlation coefficients and factor loadings. <![CDATA[<b>Estudos no exterior e desenvolvimento educacional</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Há muito tempo que realizar estudos no exterior é algo considerado desejável para a educação de qualquer pessoa; quando, porém um país se propõen a modernizar sua sociedade, isto, que era assunto de opção pessoal para os que podiam fazê-lo, passa a ser parte indispensável da política oficial. Essa a razão por que aquilo que Mr. Carter chama com razão de movimento de estudos no exterior adquiriu tamanha importância nos últimos vinte cinco anos.