Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419770004&lang=es vol. num. 23 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Redações no vestibular: utilização do léxico: estudo dos adjetivos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A análise do desempenho lingüístico de um determinado falante impõe um estudo do vocabulário por ele utilizado. Pode parecer que tal estudo seja inviável, dadas a extensão e a diversidade do objeto enfocado. Porém a lingüística, mais especificamente a lexicologia veio mostrar que, por tas da variedade de formas, podem-se detectar estruturas mais gerais, que se repetem. <![CDATA[Redações no vestibular: figuras de retórica. Desvios da língua comum?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ao delimitar o campo a ser descrito, foi considerada a natureza do corpus e suas implicações. O candidato ao vestibular defrontava-se com uma situação singular: o sucesso na redação seria fator decisivo para a sua aprovação. É natural, pois, que se empenhasse numa boa linguagem para chegar a um resultado positivo. Como uma das soluções linguísticas a utilizar, valer-se-ia da figura retórica. <![CDATA[Estudo do período, uma proposta pragmática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Sabe-se muito pouco a respeito da noção de período. Pode-se-ia dizer, sem perigo de redução, que o seu estudo, quer na tradição gramatical brasileira, quer na sua utilização para o ensino, assemelha-se a certos cacoetes burocràticos: onipresentes, porém idênticos, - obrigatórios porém, vazios. <![CDATA[Redaçãos no vestibular: estudo do parágrafo, problemas de organização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Como participante da modalidade escrita, a noção de parágrafo tem sido, simplista e mecanicamente, veiculada como uma unidade de significação completa, sem atentar par o fato de que, para instrumentalizar a linguagem, o parágrafo deve ser tomado enquanto uma semi-totalidade discursiva. <![CDATA[Redações no vestibular: emprego e distribuição de "onde"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A observação assistemática do emprego não ortodoxo de onde na comunicação oral data de 1969, em exemplos do tipo: Ele me convidou para sair, foi onde eu disse que não queria nada com ele. Essas coisas prejudicam a gente não pode nem reagir. <![CDATA[<strong>Redações no vestibular</strong>: <strong>provas de argumentação</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A fixação da linguagem pela escrita evidencia certos tipos de problemas, que a situação de produção de textos orais ajuda a contornar. A escrita não é a reprodução de um texto oral, mas sim uma modalidade de manifestação da linguagem, que tem condicionamentos próprios. <![CDATA[Redações no vestibular: algumas estratégias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tem-se afirmado que a atuação do vestibulando na prova de redação situa, em geral, em nível abaixo ao desejável. Para Carone (1976), um dos fatores das inadequações presentes nas redações de vestibulandos é a dificuldade em ordenar idéias, como segundo a autora, o indicam o desconhecimento da maior parte dos instrumentos gramaticais de coordenação e subordinação, a pobreza dos recursos utilizados na construção do período... (Carone, 1976: 50) e outros aspectos da atuação do vestibulando na prova de redação. <![CDATA[Redações no vestibular: uma abordagem sociolingüística]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es No estudo do desempenho lingüístico escrito de vestibulandos, além de análises sintático-semântica e lexical, decidiu-se que seria importante uma abordagem sociolingüíística, para se verificar até que ponto o perfil do candidato e o sistema educacional estariam influindo nesse desempenho. <![CDATA[Leducation sexuelle á l'école]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es No estudo do desempenho lingüístico escrito de vestibulandos, além de análises sintático-semântica e lexical, decidiu-se que seria importante uma abordagem sociolingüíística, para se verificar até que ponto o perfil do candidato e o sistema educacional estariam influindo nesse desempenho. <![CDATA[<strong>Planejamento educacional realista</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741977000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Quando o planejamento educacional tornou-se uma atividade consciente, com seus próprios conceitos e métodos, houve uma tendência para considerar o planejador como alguém elaborava um plano com o máximo de análise quantitativa possível mas não se preocupava com os setores mais amplos (por exemplo político e social) nos quais seria de se esperar que o plano atuasse e, igualmente, estava muito pouco preocupado com o processo que a colocação do plano em funcionamento desencadeava.