Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419780001&lang=es vol. num. 24 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Desenvolvimento e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Conceitos de irrelevância da idade, para a aprendizagem, são discutidos e algumas dimensões alternativas apresentadas ao modelo de Adaptação Cognitiva proposto por Piaget.<hr/>Age irrelevant concepts for learning are discussed and some alternative dimensions are offered to Piaget's Cognitive Adaptation Model <![CDATA[<b>As ciências humanas e a situação da mulher</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em fim de 1976, quem examinasse o anuário da universidade de Boston encontraria em muitos dos títulos de cursos as palavras sexo ou mulher como por exemplo: Psicologia da Mulher, A Mulher na Tradição Judaico-Cristã, Perspectivas da Mulher na Cultura, Papéis Sexuais Comparados, A Mulher na Antiguidade. <![CDATA[Enriquecimento verbal em crianças marginalizadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos da estimulação verbal sobre o vocabulário e sobre o aproveitamento escolar de crianças marginalizadas. Serviram como sujeitos do experimento 18 crianças de 1ª série de um Grupo Escolar de bairro pobre de Porto Alegre, com idades entre 6 a 9 anos, de ambos os sexos. Foram formados dois grupos, ao acaso, sendo um GE e um GC. Os sujeitos foram submetidos a pré e pós-teste que constava da emissão livre de palavras durante 5 minutos e da descrição de uma gravura. O programa de treinamento foi aplicado coletivamente e incluía exercícios de discriminação, conversação livre, estórias apresentadas através de discos e slides, descrição de gravuras e estórias contadas pelas crianças. Havia liberação de reforço verbal positivo contingente às respostas adequadas. Foram realizadas 20 sessões de treinamento, num total de 10 horas de trabalho. Para comparar o número de palavras emitidas no pré e pós-teste usou-se o teste dos sinais, tendo-se verificado que, enquanto no GE não se encontraram diferenças significativas entre pré e pós-teste, no GC estas diferenças ocorreram, mas no sentido de piora. Em outras palavras, se o GE não evidenciou melhora, o GC, sem treinamento, regrediu. A comparação do pós-teste do GE versus GC foi feita através do teste U de Mann-Whiteney, tendo-se encontrado diferenças significativas entre os grupos, favorecendo o GE. Os dados relativos a aproveitamento escolar, repetência e evasão não foram suficientes para se estabelecerem conclusões quanto ao êxito do programa.<hr/>The objectives of this study were to analyse the effects of verbal stimulation on vocabulary and on the academic achievement of disadvantaged children. The subjects were 18 first grade children of both sexes, between 6 and 9 years of age from a low income neighborhood of Porto Alegre. The subjects were divided into Control and Experimental Group by random selection. The subjects were given pre and post-test that consisted of free speech during 5 minutes and a picture description. The training program was given collectively and consisted of descrimination exercises, free speech, recorded and vizualized stories, pictures description and stories told by children. Positive reinforcement was given when the response was adequate. 20 training session were administered totalling 10 hours of work. The Sign Test was used to compare the number of words said in the pre and post-test. The findings did not show significant differences in the pre and post-test of the GE. In the GC, however, there were differences, but in the opposite direction. In the other words, if the GE did not improve, the GC, without training, regressed. The Mann Whitney U Test was used to compare the post-test scores of the GE with the GC. Significant differences were found in favor of GE. The data regarding scholastic achievement, retention and drop-out problems were not sufficient to make conclusions about the program's success. <![CDATA[Influência do tamanho da escola sobre forças em direção à participação de alunos em contextos de comportamento: um estudo de psicologia ecológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesta pesquisa, estuda-se o tamanho da escola como uma variável ecológica, relacionada ao sistema de forças (atrações e pressões ou forças próprias e estranhas) da escola como um todo agindo sobre cada aluno. Verifica-se aqui a sua influência sobre a participação e forças de direção à participação em uma atividade extra-classe voluntária, comparando-se também a influência do período de funcionamento escolar, em uma amostra de 203 alunos de 7ªs e 8ªs séries de 1º grau do ensino oficial do Estado de São Paulo. Foi utilizada a abordagem da Psicologia Ecológica, de Barker e outros. Os principais resultados mostraram que alunos de escolas pequenas participam mais e sofrem mais pressões para participar de um contexto de comportamento voluntário, que alunos de escolas grandes, enquanto que alunos de período noturno manifestam mais atrações para tal atividade que alunos de período diurno.<hr/>The school size, as an ecological variable related to the force system - attractions and pressures or own forces and foreign forces - of the school as a whole acting upon each student is focused in the present study. The objective was to observe the influence of the school size and alsoof the school functioning period over the participation, and forces toward participation, in a voluntary extra-class activity, in a sample of 203 students from 7th and 8th grades of elementary state schools of São Paulo State. The Ecological Psychology approach, of Barker and others, was applied. The main results showed students from the small schools to participate more and to undergo more pressures to participate in a voluntary behavior setting than students from big schools; on the other hand, students from the night period evidence more attractions toward such activity than students from day period <![CDATA[O vestibular no sistema educacional brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Um simpósio como este, no âmbito da Reunião Anual da SBPC, parece-nos extremamente importante e oportuno: considerarmos indispensável multiplicar as ocasiões em que especialistas, conjuntamente com interessados em geral, em problemas que mobilizam a atenção de toda a sociedade, possam discuti-los racional e amplamente, na busca de soluções ou, quando menos na busca de definição clara dos problemas. <![CDATA[A redação no vestibular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em 24 de fevereiro do corrente ano de 1977, foi promulgado o Decreto nº 79.298, que altera significativamente as prescrições que vinham orientando o concurso vestibular. O Decreto amplia bastante a liberdade concedida às instituições federais para fixação de seu modelo de concurso vestibular; entre as poucas determinações a que obriga as instituições, porém, está a exigência da inclusão de prova de redação nos exames vestibulares: a alínea d do artigo 1 º do Decreto determina a inclusão obrigatória de prova ou questão de redação em língua portuguesa. <![CDATA[Planejamento educacional e desenvolvimento rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para que o problema da pobreza seja solucionado, dois fatos estão claros: primeiros, qualquer que seja o o efeito exercido pela industrialização, já que a maioria das pessoas dos países menos afluentes vive na zona rural, deve ocorrer melhoria global nas condições da vida rurícola.