Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419780002&lang=es vol. num. 25 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A aplicação de recursos financeiros em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A luta para conseguir mais recursos financeiros para educação não é uma luta qualquer. A educação, apesar de seus defeitos, ainda é o instrumento fundamental de que a sociedade se utiliza para manter-se e aperfeiçoar-se. E é por acreditar que a luta pela educação é legítima e s respalda no anseio maior da sociedade contemporânea, que eu passo o exercício da função crítica inerente à atividade universitária. <![CDATA[Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Crescente importância que a ideologia do planejamento - enquanto técnica racional de tomada de decisões - vem assumindo no processo educacional parece associar-se a ênfase, também cada vez maior, com que as publicações mais recentes em ensino e currículo vêm tratando da temática dos fundamentos científicos da educação. Dentre estes, os de maior prestigio são ainda os assim chamados fundamentos psicológicos - em parte campo específico da psicologia educacional - como se pode inferir da colocação a seguir. <![CDATA[Aquisição de papéis sexuais na infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a aquisição de papéis sexuais através da socialização. A idéia central é a de que os comportamentos, atitudes e reações emocionais típicos do homem e da mulher em nossa sociedade não têm qualquer substrato biológico, sendo culturalmente definidos e ensinados às crianças desde o momento em que nascem. A pressão social leva a maioria de indivíduos a se conformar com as normas culturais, as quais nem sempre são psicologicamente sadias. Neste trabalho são apresentadas evidências de que os pais já demonstram expectativas estereotipadas em relação a meninos e meninas recém-nascidos, passando a educá-los de forma diferente e limitando suas potencialidades. A seguir, as principais teorias sobre o processo de aquisição de papéis sexuais (aprendizagem por reforçamento, imitação, identificação e processos cognitivos) são discutidas, bem como o problema da escolha de modelos do mesmo sexo.<hr/>This paper discusses sex-roles acquisition through socialization. The central idea is that behaviors, attitudes and emotional reactions which are typical of man and woman in our society are not biologically determined but culturally defined and taught to children from the moment they areborn. Social pressure leads most individuals to conform to cultural norms which are not always psychologically healthy. Evidence that parents have steretyped perceptions of newborns, as well as different socialization practices in relation to boys and girls is presented. Moreover, the major theories about sex-role acquisition through reinforcement, imitation, identification and cognitive processes), are discussed, together with the problem of choice of same-sex models. <![CDATA[Ruralização da educação: um enfoque alternativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo descreve a percepção de membros de uma comunidade rural quanto à importância da escola em seu meio, tendo em vista o currículo e as características do professor. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a uma amostra de pais e alunos de um município do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados mostram que, além de incluir agricultura no currículo das escolas, o processo de ruralização deve considerar as necessidades criadas pelo desenvolvimento industrial e urbano.<hr/>This study describes rural dweller's perceptions of the importance they give to their schools, specifically in relation to the curriculum and the teacher's characteristics. Data were obtained through a questionaire applied to a sample of parents and students of a rural community in the state of Rio Grande do Sul. Findings show that, besides the inclusion of agriculture to the curriculum of the rural schools, the process of ruralization must also consider the needs resulting from industrial and urban development. <![CDATA[Percepção de controle e inovação de papéis sexuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ainda que se analise um fenômeno social sob o ângulo dos processos psicológicos nele envolvidos, não se pode deixar de considerar os fatores históricos-sociais que determinam tanto aquele fenômeno quanto a maneira como as pessoas o concebem e valorizam. Isso sob pena de se chegar a uma compreensão muito parcial de um problema que envolve necessariamente a interação do individual com o social. <![CDATA[Aspectos econômicos da avaliação de currículos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em qualquer campo de atividade humana, o problema econômico aparece quando, para atender às múltiplas necessidades existentes, dispomos de escassos recursos que podem ser utilizados alternativamente. <![CDATA[Planejamento educacional: opções e decisões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Se é que se pôde, alguma vez, estabelecer uma distinção real entre planejamento e administração da educação, ela agora é excessivamente sutil. Conscientes de que o planejamento da educação ultrapassa, em muito, a simples organização dos planos de ensino e interessados pelos problemas levantados por sua aplicação, planejadores e administradores não cessam de aproximar suas concepções.