Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419780003&lang=es vol. num. 26 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Limitações e possibilidades da economia da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho mostra um ponto de vista sobre a economia da educação e comenta algumas deficiências resultantes de interpretações inadequadas deste ramo de estudo, que começou a tomar forma há pouco mais quinze anos. A realidade brasileira recente tem mostrado que o papel da educação na formação dos recursos humanos necessita ser analisado de forma mais cuidadosa e dentro de um enfoque interdisciplinar. <![CDATA[Implantação da educação sexual no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Até o presente, a educação sexual não conquistou, no Brasil o droit de cite, não tendo ainda sido reconhecida oficialmente.No âmbito escolar, afora as iniciativas isoladas feitas no anonimato, as primeiras realizações práticas - e que constituíram experiências sistemáticas - foram quase todas promovidas sistemáticas - foram quase todas promovidas no contexto de ensaios de renovação pedagógica, tanto em estabelecimentos públicos como privados. <![CDATA[Aplicação de critérios de correção em provas de redação.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta informações sobre o treinamento de professores para a correção de redações dos Concursos Vestibulares. Após o treinamento, e numa situação real, 2738 redações foram corrigidas por 48 professores treinados. A análise da variância das médias calculadas a partir do conjunto das notas atribuídas por cada um dos 48 professores mostrou uma diferença altamente significante, indicando que mais de um critério foi empregado, apesar das sessões de treinamento. Correção de testes. Redação, Concurso vestibular,Treinamento de professores.<hr/>The article presents informations about the training of readers to mark Entrance Examinations essays. After training, and in a real situation, 2738 essays were graded by 48 trained readers. The analysis of variance of the means calculated from the set of grades given by each one of the 48 evaluators showed a highly significant difference, indicating that more than one criterion was used, in despite of the training sessions. <![CDATA[Expressão verbal escrita de alunos do primeiro ciclo da UFRGS: a estrutura do parágrafo e processos de pensamento lógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A reflexão sobre a importância dos problemas relacionados com a redação na Universidade remete ao questionamento dos objetivos do próprio ensino universitário. O que se deseja de um aluno matriculado em um curso superior? <![CDATA[Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho tem por objetivo trazer esclarecimentos sobre a validade das relações entre médias obtidas por indivíduos em situação escolar e níveis de realização pessoal apresentados posteriormente. O autor estuda em 1975, os níveis de realização pessoal e as atitudes sobre Estudos Sociais,verificadas em dois grupos de indivíduos que, durante o antigo curso ginasial (realizado entre 1962 e 1966), obtiveram as médias mais altas e mais baixas nesta área de estudos. Utiliza-se de questionário como instrumento de coleta de dados, recorrendo ao Teste de Qui 2 e ao Cálculo da Probabilidade Exata de Fisher a fim de estudar as relações entre as médias obtidas em Estudos Sociais e as variáveis consideradas mais significativas. Surge valorizada uma educação desenvolvida nos moldes dos Ginásios Vocacionais, isto é, onde às atividades práticas seja atribuída a mesma importância que às teóricas, fato que contribui para a realização satisfatória do indivíduo, tanto no sentido cultural como no sentido profissional, apesar de obter médias constantemente baixas numa determinada área de estudos ou disciplina. O trabalho se constitui num aprofundamento de determinados pontos já abordados pelo autor em pesquisa mais ampla, "Estudos Sociais: Opiniões e Atitudes de Ex-Alunos", publicada nesta mesma revista , nº 22, setembro de 1977.<hr/>The objective of this study is to clarify some aspects of the validity of the relations between the academic standing of students and their subsequent personal satisfaction. In 1975 the author analized the personal satisfaction and attitudes toward Social Studies for individuals who, asstudents in the Curso Ginasial (1962 to 1966), achieved the lowest and the highest levels of academic standing in the area of Social Studies. The data were collected by questionnaire and analyzed using the Chi Square and Fishers Exact Test of Probability for the purpose of studying the relations between academic achievement and those aspects of personal satisfactions of significance in this study. The findings indicate a preference for the type of education offered by Technical Schools (Ginasio Vocacional); that is to say, schools in which practical activities are given the same importance as academic studies. This balance in the school's program retains its importance for the personal satisfaction of the individual, both culturally and professionally, even though he may have been a consistent low-achiever in a specific area of studies or academic subject. This investigation constitutes a more detailed analysis of aspects of a larger research project already completed by the author and published under the title "Estudos Sociais: Opiniões e Atitudes de Ex-alunos" in Cadernos de Pesquisa nº 22, setembro-1977, Fundação Carlos Chagas <![CDATA[Influência de características do aluno na avaliação do seu desempenho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Entre as características do aluno que podem influir na avaliação do seu desempenho, interessa-nos particularmente o sexo. Isto porque investigações recentes a respeito de diferenças sexuais na escola (Rosemberg, 1975) e da participação e desempenho de moças e rapazes nos exames vestibulares ( Barroso e Mello, 1975), contestam que: A) Moças encaminham-se em sua maioria para carreiras tradicionalmente feminina B) De um modo geral os rapazes tendem a obter maior sucesso que as moças no vestibular, independente da carreira escolha; o desempenho das moças é inferior ao dos rapazes nas disciplinas de ciências exatas (física, química e biologia) e matemática, sendo igual ou superior nas disciplinas de maior conteúdo verbal, como português e inglês; C) No ensino médio (1º e 2º graus), as meninas tendem a obter notas mais altas que os meninos, são reprovados com menor freqüência e apresentam menores atrasos de escolaridade. <![CDATA[Influência do método Montessori na aquisição da noção de seriação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho operatório numa prova de noção de seriação em crianças provenientes de dois meios escolares: um caracterizado pela utilização do Método Montessori (Grupo M) e outro por outros métodos educacionais (Grupo O), na cidade de São Paulo. Foramutilizadas 84 crianças, metade do Grupo O e metade do Grupo M. Todas freqüentaram o Pré-Primário nas respectivas orientações. Os sujeitos de ambos os grupos eram equiparáveis segundo idade (6, 7, 8 ou 9 anos) e nível socioeconômico. Foi aplicada, também, uma prova de noção de conservação de líquido, como controle. A prova de seriação constou de duas fases: uma de ordenação de bastonete, entregues à criança de uma só vez e outra de interposição de bastonetes entregues um a um numa série fixa previamente ordenada. Em cada fase desta prova, os resultados obtidos foram classificados em não seriação (NS), seriação intuitiva (SI) ou seriação operatória (SO). A maior diferença - 22 casos para M, e 12 para O - ocorreu em SO na primeira fase. Neste sentido, deve-se considerar que o êxito nesta fase é diferente do êxito na segunda fase, onde a solução implica em uma operação de transitividade. A discussão beseou-se, sobretudo, nas críticas feitas por Piaget ao Método Montessori, no sentido de que a ação deste está mais voltada ao aperfeiçoamento do desempenho com materiais do que à aquisição de estruturas operatórias.<hr/>This study was designed to compare the effects of two different educational methods on children's operatory performance in Piagetian's seriation tests. 84 children were divided into 2 groups - one from schools which use the Montessori Method (GM) and the other from schools which use anyother educational method (GO). These groups (both from São Paulo) were watched by age (6, 7, 8 or 9 years) and socio-economical status. A volume conservation test was used as control. The seriation test consisted of 2 phases: in the first one, children were asked to order the sticks, which were given all at once; in the second phase, the sticks were given one by one and the children had to insert each stick in the serie. The results of each phase were classified into non-seriation (NS), intuitive seriation (SI) or operatory seriation (SO). The main difference - 22 subjects in group M and 12 subjects in group O - occurred in SO, in the first phase. It can be considered that success in this phase is different from success on the second phase, where the solution implies an operation of transitivity. The discussion was mainly based on Piaget's criticism of Montessori Method in terms of its emphasis on performance's traing rather than operatory structure's acquisition. <![CDATA[O enigma da leitura no Brasil: afinal, quando começaremos a desvendá-lo?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo pretende chamar a atenção dos educadores e pesquisadores educacionais para a problemática da leitura no Brasil. Os autores sugerem que o desconhecimento do professor quanto às variáveis inerentes ao processo de leitura seja talvez uma das principais causas da "Crise da Leitura"no Brasil. Os autores ainda propõem uma lista pressupostos básicos, que releva a importância da leitura do contexto educacional e a necessidade de mais pesquisas na área.<hr/>The purpose of this article is to focus attention upon reading problems present in the Brazilian educational system. The authors suggest that the educators' lack of knowledge and understanding of the salient variables involved in the reading process is perhaps one of the main causes of the "Brazilian Reading Crisis". The authors also propose alist of basic assumptions which emphasizes the importance of reading within the educational context and the need for more research devoted to this problem. <![CDATA[Homem - mulher: por que polarizamos os sexos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es É menino ou menina? A pergunta, geralmente colocada pelos pais logo que a criança nasce, é bastante significativa. Aparece em primeiro plano no momento do nascimento de um bebê, como se o sexo fosse a característica fundamental do ser humano: o pai aflito, na sala de espera, raramente pergunta à enfermeira se a criança nasceu com ou sem cabelos, quanto pesou ou mediu. Freqüentemente, antes mesmo de perguntar se a criança é aparentemente sadia, ele está interessado na definição do sexo, ansioso por saber se escara um filho homem ou uma filha mulher.