Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419780004&lang=es vol. num. 27 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Mulher e trabalho: engenheiras, enfermeiras e professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O propósito de estudar características, opiniões e atitudes com relação ao trabalhado profissional, bem como incorporação de estereótipos sobre o trabalho feminino de modo geral, em mulheres formadas em diferentes cursos de nível superior e que estivessem exercendo sua profissão na cidade de São Paulo, orientou esta pesquisa, de caráter eminente exploratório. <![CDATA[Exames de suplência: candidatos e rendimento em cinco capitais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tópico que iremos abordar, relativo aos candidatos e aos exames de suplência de 2º grau, talvez esteja indiretamente relacionado à educação permanente. O supletivo dito de suprimento - educação de atualização, aprendizagem e experiências educacionais no sentido mais lato da expressão - certamente pode ser considerado como parte do processo global de educação permanente ou educação continuada. O supletivo de qualificação também pode ser incluído neste mesmo processo de múltiplas facetas que é educação permanente para aperfeiçoamento profissional, embora o supletivo de aprendizagem talvez se aproxime mais do sistema educacional formal ou regular. <![CDATA[Mestrado em educação no Brasil: retenção e produtividade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo apresenta uma descrição dos alunos e dos cursos de mestrado em Educação no Brasil e uma análise dos fatores determinantes da retenção dos alunos nesses cursos. As populações estudadas consistem nos alunos titulados no período de janeiro de 1972 a junho de 1976 e nos vinculados há mais de dois anos aos cursos e que ainda não obtiveram o título de mestre. Os dados foram obtidos a partir de levantamento junto aos cursos, alunos vinculados e titulados. Os dados foram interpretados e tabulados usando-se técnicas de estatística descritiva e posteriormente analisados segundo um modelo de análise de regressão múltipla para verificar o grau de relação entre a retenção, variável dependente, e as independentes sugeridas pela literatura pertinente e por uma reflexão sobre o tema. A população estudada mostra que mais de dois terços do alunado é do sexo feminino, sendo metade solteira e metade casada, com uma média de idade de ingresso nos cursos de 34 anos e em grande parte proveniente do curso de Pedagogia. Quase a totalidade dos alunos desempenhava atividade profissional antes de ingressar no mestrado e a maioria em regime de trabalho superior a 35 horas semanais, sendo a atividade mais representativa a docência de nível superior. Apenas uma minoria de alunos obteve bolsa de estudos durante a realização do curso. Os resultados obtidos sugerem que as variáveis que influem mais diretamente na retenção dos alunos nos cursos são aquelas relacionadas com a oferta de disciplinas obrigatórias e pré-requesitos durante o primeiro ano de estudos do aluno no curso, o regime de estudos, o sexo, o curso de graduação, a experiência profissional, a média de alunos matriculados no período, a relação hora professor/aluno e a média de títulos existentes na biblioteca dos cursos. As demais variáveis, embora tenham sua relevância, o seu efeito sobre a retenção é menor.<hr/>The study presents a description of the Brazilian students and graduate programs in Education as well as an analysis of the factors determining the retention of students in the programs. The student population studied was composed of those that already obtained their degree between January, 1972 and June, 1976 and of those that remained studying more than two years whithout finishing their studies. The data were gathered through a survey which included questionaires and interviews with coordinators of graduate programs, students and those with a Master's degree. The data were interpreted and tabulated using descriptive statistical techniques and later examined according to multiple regression analysis to verify the degree of relationship between literature and a reflection upon the subject. The population studied shows that more than two thirds of students are females, half single, half married, with an average entrance age of 34 and most of them coming from the undergraduate course on Pedagogy. Almost all students already had previous professional experience with an average weekly work load of 35 hours, most of them working as university lectures. Only a small percentage had a fellowship during their studies. The results obtained suggest that the variables which have greater influence on the students retention process are those related to the offering of compulsory subjects and pre-required courses during their first year of studies, average time dedicated to studies, underg. <![CDATA[Democratização do ensino: tendências na composição social da clientela]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com base em dados referentes aos anos de 1963 e 1976, indicam-se neste trabalho algumas mudanças verificadas na população que atinge, no Estado de São Paulo, a 8ª e 11ª séries escolares. A taxa de sobrevivência elevou-se no período considerado e a representação das camadas populares nesses níveis de ensino mostrava-se mais elevada em 1976 do que em 1963; contudo, a despeito da supressão das diferenciações curriculares representadas pelos antigos ramos do ensino, marcada segregação relacionada com a origem social persiste, conforme indica a distribuição dos alunos pelos cursos públicos e particulares, diurnos e noturnos.<hr/>Data referring to the years of 1963 and 1976 are used to assess changes in the composition of the student population who reaches, in the State of São Paulo, the 8th and the 11th grades. The survival rate has increased and so has the proportion of lower class students enrolled at these levels. However, in spite of the changes introduced in the curricular structure of secondary education, marked social inequalities persist, as seen from the distribution of students between public and private courses, day and night shifts. <![CDATA[Impacto dos testes sobre os sistemas e objetivos educacionais: a experiência brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O impacto dos testes, no contexto da educação brasileira, assim como as prováveis influências que esses instrumentos de mensuração possam exercer sobre os objetivos educacionais são educacionais são aspectos a considerar com extrema cautela, porquanto, geralmente, costumam gerar polemica emocionalmente orientadas e sem maiores conseqüências, especialmente no que diz respeito à análise dos problemas e à possibilidade de encontrar caminhos que conduzam a uma solução racional dos mesmos. <![CDATA[O planejador e a educação permanente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741978000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Desde o fim dos anos 60, a idéia de educação permanente conheceu rápida difusão. Em seu relatório aprender a ser (Apprendre à être) a Comissão Edgar Faure a propõe como sendo mesmo uma idéia essencial das políticas educacionais para os anos vindouros. Mas, o que se entende exatamente por está idéia e como se pode traduzi-la em termos de ação concreta?