Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419790001&lang=es vol. num. 28 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Sexualização das ocupações: o caso brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O problema da sexualização das ocupações, no Brasil, é focalizado através do exame das transformações ocorridas na composição da força-de-trabalho não-agrícola brasileira, no período 50-70, verificando o impacto ocasionado pelo crescimento econômico dependente sobre a alocação da força-de-trabalho por sexo. Através da comparação de dados censitários de 1950 e de 1970 referentes à participação de homens e de mulheres na estrutura ocupacional e nos diversos setores de atividade econômica, constata-se o aumento da segregação ocupacional no período considerado. A análise dos dados indica que, apesar da participação feminina na força-de-trabalho brasileira ter aumentado, no período analisado, a expansão do emprego feminino continua a se concentrar em reduzido número de ocupações, tradicionalmente femininas, no setor terciário, ao mesmo tempo em que a expulsão da mulher das atividades industriais tem sido um fenômeno constante e significativo.<hr/>Ocupational segregation in Brazil is analysed focusing Brazilian urban labour force transformations in the period 1950-1970 and the impact of dependent economic growth on the allocation of labour force by sex. 1950 and 1970 Census data referring to men and women participation on the occupational structure and on the economic activities sectorsshow increased occupational segregation during focused period. Data reveal that, although women participation in Brazilian labour force has increased in the last decades, females still concentrate in few traditionally feminine occupations, specially on the tertiary sector. Another important fact during this period is women's gradual exclusion from industrial activities. <![CDATA[Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo procurou investigar a relação entre comportamentos de atenção dos alunos na sala de aula e o seu aproveitamento escolar em leitura. Duas classes da 2ª série do 1º grau, uma delas utilizando um método de ensino mais diretivo e a outra com um método menos diretivo, foram observadas uma vez por semana durante um período aproximado de dois meses. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação previamente testado, utilizando o método de amostragem de ponto no tempo, de modo que foram coletadas cerca de 100 observações para cada aluno. Os resultados evidenciaram correlações negativas entre falta de atenção dos alunos nas tarefas e aproveitamento escolar em leitura. A comparação dos resultados das duas classes revelou que os alunos da classe de método menos diretivo eram mais desatentos mas tiveram maior progresso em leitura do que os alunos da classe de método mais diretivo.<hr/>This study was an attempt to investigate the relationship between attention behavior of second-graders and their progress in reading. Two classrooms, one more tightly structured than the other, were observed once a week over a two-month period. Using an observation schedule validated ina previous study, the observer collected about 100 observations for each student by means of a point-time sampling technique. Results showed negative correlations between pupils inattention and reading achievement. The comparison between the two classrooms disclosed that pupils from the less structured classroom were less attentive but achieved later in reading than the students in the more structured classroom. <![CDATA[Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Vinte sujeitos, aleatoriamente selecionados de um total de trinta e seis professores de uma escola polivalente, foram randomicamente designados a cinco grupos: um de controle e quatro grupos experimentais. Os professores dos quatro grupos experimentais receberam treinamento em serviço sobre comportamentos instrucionais e seqüências de tais comportamentos descritos no Sistema Observacional para Análise da Instrução (SOAI). Os professores de três dos grupos experimentais receberam um dos seguintes tratamentos, após o treinamento em serviço: feedback (TF), estabelecimento de metas (TM) e estabelecimento de metas e feedback (TMF). A autonomia instrucional de todos sujeitos foi observada e eles promoveram mudanças em seus comportamentos instrucionais na direção e natureza determinados pelos próprios professores. Dados das observações de pré e pós tratamento para todos os sujeitos, nas dezessete variáveis dependentes do SOAL, coletados pelo investigador e cinco observadores treinados e analisados por meio da análise de multivariância, revelaram mudanças estatisticamente significantes no comportamento dos professores em quatro variáveis: A/P, P+/-, P Q/E e P C/S. Três grupos experimentais, TF, TM e TMF, contribuíram para as mudanças significantes no comportamento instrucional dos professores, como medidas por meio de "ganhos" nos valores das razões resultantes das observações de pré e pós tratamento.<hr/>Twenty subjects, randomly selected from a total of thirty six teachers working at a polyvalent school, were randomly assigned to five groups: one control and four experimental groups. The teachers in the four experimental groups received in-service training in instructional behaviors and sequences of such behaviors as described in the Observational System for Instructional Analysis (OSIA). Teachers in three of the experimental groups received one of the following three treatments following the in-service program: feedback (TF), goal setting (TM) and goal setting and feedback (TMF). The instructional autonomy of all subjects was preserved and they were expected to change their instructional behavior in the direction and nature determined by the teachers themselves. Data on the pre- and post-treatment observation scores of the subjects in the seventeen OSIA dependent variables, collected by the investigator and five trained observers using OSIA, and analyzed through multivariate analysis of variance, revealed statistically significant changes in teacher behavior on the four variables S/T, T +/-, TQ/L and TC/S. Three experimental groups TF, TM and TMF, accounted for the significant changes in the instructional behavior of teachers, as measured in the form of gains in the ratio values from pre- to post-treatment observations. <![CDATA[Efeitos do sistema Keller sobre o estudante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em um curso de Física Geral, na UFRGS, são comparados dois grupos, um egresso do sistema de ensino tradicional e outro do sistema Keller, quando ambos são submetidos a cada um dos métodos Keller e Audiotutorial. Os sistemas Keller e Audiotutorial também são comparados entre si separadamente. De modo geral, os resultados da análise indicam que não há diferença significativa entre os grupos, considerando o conhecimento adquirido, o número médio de testes realizados por unidade e o tempo de curso.<hr/>At UFRGS an attempt has been made, in the context of a general course in College Physics, to compare two groups, one of which had taken courses given by traditional methods only, while the other had already experienced the Keller plan. Both groups followed courses involvig the Keller plan and the Audio-tutorial approach to learning. A separate comparison of the Keller plan and Audio-tutorial systems was also carried out. As a whole, the results of the analysis indicate that there are no significant differences among the groups in terms of achievement, average number of tests taken per unit and time necessary to complete all units. <![CDATA[Crescimento da clientela escolar e democratização do ensino: uma questão de definir a quem beneficiar prioritariamente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es São discutidas as relações entre o crescimento da clientela escolar e a abertura de oportunidades educacionais para todos, colocando-se o problema da definição de prioridades em relação ao ensino de 1º grau, onde estão situadas as maiores desigualdades do sistema de ensino.<hr/>The relationship between population growth and educational opportunity is discussed. The assumption that high taxes of population growth explains the inequality of educational opportunity is critized and a high priority for elementary education is advocated. <![CDATA[Assistência ao pré-escolar: uma abordagem crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho discute o recente interesse pelo pré-escolar no Brasil, relacionando-o com o contexto social e com o exemplo de outros países. São examinadas as várias modalidades existentes de atendimento e a carência de vagas, sendo sugeridos critérios para uma política de assistência nesta área.<hr/>The article discusses the situation of the pre-school children in Brazil, where there is now a great interest in the development on pre-school education. The lack of assistance and the various kinds of programs that have being started are comented and some suggestions are proposed. <![CDATA[Tecnologia educacional: concepções e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais conceitos de Tecnologia Educacional e explicitar algumas das questões de fundo relativas à natureza e o papel da Tecnologia Educacional. A introdução aborda duas questões: a das relações entre Tecnologia Educacional e Educação ea relativa ao caráter interdisciplinar da Tecnologia Educacional. Na primeira parte são analisadas as seguintes concepções de Tecnologia Educacional: o conceito centrado no "meio", o conceito centrado no "processo" e aquele que concebe a Tecnologia Educacional como uma "estratégia de inovação". Na segunda parte são assinalados alguns campos de ambigüidade que representam verdadeiros desafios, quer no ponto de vista teórico, quer no ponto de vista da aplicação prática da Tecnologia Educacional. São eles: tecnologia na educação ou tecnologia da educação; tecnologia educacional: novidade ou inovação, mecanização ou humanização; tecnologia educacional: reforçadora da dependência cultural ou elemento potenciador da autonomia cultural; tecnologia educacional: otimização do irrelevante ou busca da relevância. A conclusão assinala as diferentes formas que pode assumir a utilização da Tecnologia Educacional nos países em desenvolvimento.<hr/>The objective of this article is to present and discuss the main concepts of Educational Technology and some of the questions related to the nature and to the role played by Educational Technology. The introduction deals with two questions: the relationship between Educational Technologyand Education, and the interdisciplinary approach. In thefirst part the following concepts of Educational Technology are analysed: the media concept, the process concept, and the concept which undestands Educational Technology as an "innovation strategy". In the second part some of the areas of ambiguity which represent real challenges are pointed out. They can be listed like this: technology in education or technology of education; educational technology: novelty or innovation, mechanization or humanization; educational technology: reinforcement of cultural dependence or stimulus of cultural autonomy; educational technology: otimization of the irrelevant or search for relevance. The conclusion points out the different forms that may be taken by educational technology in the underdeveloped countries depending on the way it is used. <![CDATA[Fatores de custo no planejamento de sistemas de tecnologia educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Durante os quinze anos passados, ou mais. presenciamos um aumento no número de experiências na utilização do rádio e televisão educativos, e um rápido crescimento nas pesquisas nessa área. Houve um acumulo de observações diretas, nesse setor, e parecemos ter surgido alguma forma de progresso especialmente visando definir o custo atual da utilização do meio.