Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419790002&lang=es vol. num. 29 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Pobreza, desenvolvimento mental e desempenho escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A repetência e deserção escolar, tão freqüentes nos setores mais pobres da população, continuam sendo os dois grandes vazamentos responsáveis pelo desnível entre as metas e os resultados reais dos esforços para universalizar a instrução elementar. <![CDATA[Nutrição, desnutrição e comportamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesta revisão bibliográfica o autor resume e analisa a literatura existente sobre nutrição, desnutrição e comportamento. A segunda parte é uma atualização da revisão para o período 77-79.<hr/>This review summarizes the literature about nutrition, malnutrition and behavior. The second part is an extension of the original review up to 1979. <![CDATA[Hunger in the brain]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do artigo é situar um dos planos específicos de manifestação da fome: seus efeitos sobre o desenvolvimento cerebral. Apresentamos inicialmente conceitos essenciais para a compreensão da função e desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC), discutindo em seguida a determinação cérebro x comportamento. Segue uma síntese de dados relevantes nos campos de estudos bioquímico, anatômico e fisiológico. evidenciando a gravidade da agressão que a desnutrição representa para o SNC. Concluímos com uma retomada do problema no seu plano mais geral da raiz social.<hr/>The aim of this paper is to discuss a specific manifestation of hunger: its effect on brain development. First, we will present some basic concepts in order to introduce the CNS function and the brain-behavior relationship. A synthesis of the most relevant data from biochemical, anatomical and physiological studies will follow, showing the potential aggression malnutrition causes to the brain. The general social basis of the problem will then be retaken. <![CDATA[Interação entre fatores biológicos, socioeconômicos e culturais no desenvolvimento mental e desempenho escolar da criança desnutrida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenvolvimento psicológico da criança e sua integração no mundo social se faz por meio de um processo complexo, no qual interferem vários fatores biológicos, socioeconômicos e culturais, em contínua interação. Este artigo procura analisar esse processo, a partir da pressuposição básica de que tanto fatores biológicos, tais como desnutrição e/ou traumas perinatais, como condições socioeconômicas difíceis, afetam o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida por dificultar ou impedir o estabelecimento e a manutenção de uma relação sintômica, sincrônica e recíproca entre a criança e uma ou mais pessoas estáveis de seu mundo social. As condições precárias de vida das famílias de baixa renda as obrigam a enfrentam uma série de problemas socioeconômicos e de saúde. Nestas circunstâncias, a criança terá dificuldades para encontrar em seu ambiente imediato alguma pessoa disponível e preparada para sintonizar com ela, capaz de perceber, estimular e responder a seus comportamentos. Ao mesmo tempo, crianças nascidas nesse ambiente, devido à desnutrição e outras condições orgânicas, são em geral biologicamente menos aptas a serem estimulantes e responsáveis àqueles que delas cuidam. Tais crianças mostram apatia, irritabilidade e pouco interesse em relação ao ambiente social. Seu comportamento é, com freqüência, mais desorganizado e imprevisível do que o de crianças-controle, requerendo um esforço especial, por parte dos outros, para estabelecer e manter com elas uma interação.<hr/>This paper suggests an explanation for the link between environment, malnutrition and rate of mental development. Its basic assumption is that biological factors, such as malnutrition or perinatal traumas, and difficult socioeconomic conditions interact to slow mental development by undermining the establishment and maintenance of a "syntonic","synchronic" and "reciprocal" relationship between the child and the mother. The family, in a deprived social environment, is usually burdened with socioeconomic and health problems. In these circumstances, the child will rarely find in its immediate environment a person available and prepared to "syntonize", i.e. to tune in to him, and to be stimulating and responsive to his behaviour. At the same time, children born in this environment, because of malnutrition and other aliments, will often be biologically less able to be stimulating and responsive to their caregivers. These children show apathy, irritability and a loss of interest in the social environment. Their behaviour is often more disorganized and less predictable than that of the controls, requiring a special effort from those who interact with them to achieve syntony and synchrony with them. The combination of these conditions, acting throughout the child's early years, creates a cycle of interactional deprivation, which inhibits its intellectual development. Could one predict this outcome for the enormous number of poor children who suffer malnutrition before and after birth. <![CDATA[A desnutrição e o processo de acumulação de capital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Discute-se o significado da desnutrição na economia capitalista a partir de uma visão histórica da sociedade, na qual o pauperismo e a fome são entendidos como aspectos estruturalmente ligados ao modo de produção capitalista e não como distorções de um sistema supostamente harmonioso.<hr/>The article discusses the phenomenon of malnutrition and pauperism from a historical perspective. Instead of explaining it is a distortion within a supposed harmonic system, the author argues that hunger occur because of the very structural characteristics of the capitalist mode of production. <![CDATA[Os determinantes da desnutrição infantil no Vale do Ribeira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O autor estuda a magnitude e os determinantes da desnutrição protéico-calórica em doze núcleos rurais de quatro municípios do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo. A população de estudo compõe-se de 1005 crianças menores de cinco anos, correspondentes às 593 famílias com filhos que, em 1975, viviam naqueles núcleos rurais. As atividades econômicas dos núcleos estudados reproduzem em parte as principais atividades econômicas do Vale do Ribeira, uma região essencialmente agrícola e produtora de monoculturas destinadas à exportação, produzidas tanto em pequenas propriedades como em grandes plantações. A caracterização da população estudada revela baixa escolaridade e predominância de famílias numerosas originárias do próprio Vale. Os coeficientes de mortalidade são elevados, principalmente no segundo ano de vida. A alimentação infantil constitui-se de leite materno até os primeiros seis meses, sendo freqüente a amamentação prosseguir até um ano de idade. A alimentação dos adultos, que em grande parte torna-se a alimentação das crianças após os seis meses, compõe-se basicamente de arroz, feijão e proteína animal de várias origens. A estes três gêneros, acrescenta-se freqüentemente a farinha de mandioca e um pouco menos freqüentemente verduras. O estudo comparado do estado nutricional da população infantil situa o Vale do Ribeira em posição desfavorável em relação a outras áreas do Estado, mas em posição favorável em relação a áreas pobres do Estado de Minas e de Pernambuco.<hr/>The author studies the magnitude and the determinants of energy-protein malnutrition in twelve rural nuclei of four districts of the Vale do Ribeira in the State of São Paulo. The population studied includes 1995 children less than five years old, from the 593 families who, in 1975, lived in those nuclei. The economic activities of these families represent the most important productive activities of the Vale do Ribeira, basically an agricultural region, with monocultures for exportation produced in small properties and in large real estates. The population studied is composed of large families, usually coming from the Vale do Ribeira itself, with a low level of income and education. The coeficients of mortality are high, chiefly during the second years of life. The infants are breast fed up to six month old and nursing is frequently continued up to one year of age. After six month of age, children are mostly fed with the usual adult food, composed basically of rice, beans and animal proteins from various origins, with the common addition of manioc and sometimes of green vegetables.In a comparative study of the nutritional state of children, the Vale do Ribeira shows worse conditions than those found in other areas of the State of São Paulo, while it compares favourably with regard to other poor regions of the State of Minas Gerais and Pernambuco. Less malnutrition was found during the first year of life, probably due to breast feeding. <![CDATA[Desnutrição e pobreza no Brasil: algumas evidências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a importância da renda como determinante da desnutrição, em comparação com outras variáveis freqüentemente aventadas como explicativas, tais como hábitos alimentares e nível educacional.<hr/>The article discusses the importance of income as a determinant factor of malnutrition, comparing to other variables usually mentioned in the literature, as is the case of educational level and eating habits. <![CDATA[Nutrição, nível socioeconômico e desenvolvimento cognitivo de pré-escolares em Aracaju]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma amostra aleatória da população pré-escolar em Aracaju (1975) formada por 45 meninos e 47 meninas de 66 a 72 meses de idade foi estudada quanto a: (a) condições socioculturais (ocupação, renda familiar; escolaridade paterna e materna, paridade, espaçamento e ordem dos filhos e oportunidades culturais a domicílio); (b) estado nutricional (pesoe altura); e (c) desenvolvimento cognitivo (teste de conservação, Piaget). As crianças se distribuíram nos seguintes grupos e freqüência por grupo: ocupação paterna não-manual (NM), 20, manual (M), 57 e intermediária (I), 15; estado nutricional normal (N), 47, desnutrição atual (DA), 16, desnutrição pregressa (DP), 21 e desnutrição pregressa e atual (DPA), 8. O nível de conservação foi expresso por um escore de até 12. Os resultados, de acordo com o nível ocupacional paterno, estado nutricional da criança, número de crianças por grupo e escore de conservação, foram: NM-N(10), 3.6; I-N(8), 5.9; M-N(29), 1.9; NM-DP(5), 0.5; e M-DP (16), 0.0. Os demais grupos não foram incluídos na análise. A interpretação é de que tanto NSE como estado nutricional pregresso afetam a aquisição de conservação e portanto o desempenho escolar. No grupo NM, o estado nutricional é influenciado por escolaridade dos pais, tamanho da família e ordem de nascimento enquanto no grupo M, ele parece estar mais na dependência do espaçamento entre as crianças. O escore do teste de conservação é maior nas crianças com espaçamento mais alto (24 meses ou mais), com exceção.<hr/>A probabilistic sample of pre-school children from Aracaju, Sergipe (1975) with 45 boys and 47 girls from 66 to 72 months old, was studied for: a) social and cultural conditions (father's occupation, family income, father and mother's years in school, parity, spacing, birth order and cultural opportunities at home); b) nutrition (weight and height); c) cognitive development (conservation, Piaget). Groups and frequency of children were compared as follow: (a) fathers occupation, non-manual (NM), 20, manual (M), 57, and intermediary (I), 15; (b) nutrition, normal (N), 47, current malnutrition (AM), 16, past malnutrition (PM), and current and past malnutrition (AMP), 8. Conservation was expressed by a score from 0 to 12. The results, according to occupational level, nutrition, number of children per group and conservation score, were: NM-N (10), 3.6; I-N (8), 5.9; M-N (29), 1.9; NM-PM (5), 0.5; M-PM (16), 0.0. The other groups were not included in the analysis. The interpretation is that both socio-cultural leveand past malnutrition affect conservation, and consequently, school performance. In the NM group, the nutritional status is influenced by parent's schooling, size of family, parity and birth spacing and order. In the M group, it is related to birth spacing. The conservation score was higher for children with 24 month spacing or more in all groups, except for the M-PM, in which it was zero for all children. <![CDATA[Efeitos da estimulação escolar na realização de crianças em vários estados nutricionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de um programa intensivo de estimulação cognitiva sobre a realização de crianças de diferentes estados nutricionais. A pesquisa, de caráter experimental, envolveu 90 crianças em idade pré-escolar oriundas de famílias de baixo nível socioeconômico de Campina Grande, Paraíba. O desenvolvimento cognitivo das crianças foi avaliado através do Teste de Operações Cognitivas de Poppovic e os dados sobre o ambiente familiar foram levantados através de um questionário aplicado junto às mães. A análise dos resultados, feita através da Análise de Variância, permitiu verificar que o estado nutricional dos sujeitos não influiu em seu desempenho. Concluiu-se que o atraso verificado entre as crianças culturalmente marginalizadas pode ser superado através de uma estimulação escolar adequada.<hr/>The aim of this study was to verify the effect of an intensive program of cognitive stimulation on the performance of children of different nutritional conditions. The research had an experimental character and involved pre-school children from families of low socio-economic level, who lived in Campina Grande, Paraíba. Data was obtained from interviews with mothers and a cognitive development test (Poppovic's Cognitive Operation Test). The analysis of variance of the results showed that the nutritional conditions of the children did not interfere with their learning. The conclusion was that the low performance found among disadvantaged children might be overcome by appropriate school stimulation. <![CDATA[Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Foi desenvolvida uma técnica para analisar cronicamente os efeitos de choques a intervalos variáveis, sobrepostos a um procedimento de alimentação livre. Os animais (8 ratos, wister, machos, adultos) 4 subnutridos durante a lactação (12% de caseína) e 4 controles (dieta com 25% de caseína)podiam obter todo o alimento necessário para a sobrevivência em sessões diárias (durante o ciclo noturno) através da resposta de pressão à barra mantida com comida em esquema de CRF. A água era mantida ad libitum. Durante as outras 12 horas (ciclo diurno) os animais dos dois grupos eram mantidos na gaiola viveiro com água ad libitum, mas sem comida. Depois de obtida uma linha de base estável, foi iniciada a apresentação de CS (luz - duração de 30 segundos) seguida de US (choque - duração de 15 segundos) a intervalos variáveis, de 6 a 48 choques por sessão de 12 horas, independentemente do comportamento dos animais. A intensidade do choque foi de 1,0mA e 2,0mA. Foi introduzida uma plataforma do lado oposto à barra que permitia aos animais fuga ou esquiva dos choques. Os animais subnutridos aprenderam antes e mantiveram uma porcentagem muito maior de esquiva que os animais do grupo-controle. Os animais subnutridos também mostraram uma melhor adaptação à situação aversiva ("stress") alterando acentuadamente o padrão alimentar (diminuíram o número e aumentaram o tamanho e a duração das refeições), mantendo, entretanto, o total de alimento e água ingeridos por sessão em níveis bastante semelhantes aos da linha de base, o que não ocorreu com o grupo-controle, que mostrou grandes decréscimos na ingestão de água e comida. Os autores discutem as vantagens deste procedimento para a análise do comportamento alimentar, alguns possíveis interpretações dos lados obtidos e sugerem outros experimentos possíveis com esta linha de base.<hr/>A technique was developed to chronically measure the response to an environmental stress (variable shock presentation). Eight adult rats, 4 controls (25% casein) and 4 malnourished during lactation (12% casein) were allowed to obtain their food by pressing a bar (CRF) in daily sessions of 12 hours (night cycle). The water was ad libitum. Duringthe other 12 hours (day cycle) the animals lived in home cages with water and libitum but no food. After a stable baseline, a CS (light - 30 seconds) followed by US (shock - 15 seconds) were randomly presented, independently of the animal's behavior, from 6 to 48 times during the 12 hours session. The shock intensity was 1.0 and 2.0 mA. A platform was added to one side of the experimental chamber in order to allow a scape or avoidance response. Previously malnourished rats learned early and maintained higher percentagem of avoidance response than controls. The malnourished group also showed better adaptation to the stress situation by changing drastically the feeding pattern (number, size and duration of meals) thus maintaining their food intake more appropriatly than did the control group. The advantages of this procedure to analyse feeding behavior and two possible interpretations of the results are discussed.