Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419790003&lang=pt vol. num. 30 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Caracterização e preferências dos leitores dos cadernos de pesquisa: relatório preliminar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Análise de alguns resultados da pesquisa realizada sobre os assinantes dos Cadernos de Pesquisa. Ao lado da caracterização dos assinantes quanto à formação educacional e atividade profissional são descritas e analisadas as preferências, sugestões e críticas dos leitores a respeito das matérias publicadas pela revista.<hr/>In this paper some data collected about the subscribers of Cadernos de Pesquisa is analysed. After a brief description of their educational background and area of professional experiences, the suggestions, criticism and preferences manifested by the readers about the publication are analysed. <![CDATA[Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisando o ensino em São Paulo, o autor distingue a propaganda de educação democrática da ação democratizadora, através de uma discussão sobre a Reforma Sampaio Dória, a expansão das matrículas no ciclo ginasial durante a administração Ulhoa Cintra e a renovação pedagógica dos Ginásios Vocacionais. Constata que, nos dois primeiros casos, houve uma política de ampliação radical das oportunidades educacionais enquanto que, no último, a democracia foi entendida principalmente como prática pedagógica.<hr/>The author analyses the school system of the State of São Paulo, distinguishing the democratic propaganda from the democratic action by discussing the Sampaio Doria Reform, the expansion of secondary education during the Ulhoa Cintra administration and the pedagogical innovation of the Vocational Schools. He evidences that, in the first two cases, there was a radical argumentation of the educational opportunities while in the last case democracy was perceived as a pedagogical practice. <![CDATA[Ensino de 1º e 2º graus: intenção e realidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho procura contrapor alguns dados a respeito do sistema de ensino de 1º e 2º graus no Brasil aos objetivos expressos nos planos oficiais para o período de 1975-79. São comentados, além dos dados quantitativos da PNAD-76 relativos a esses graus de ensino a orientação curricular existente, os problemas da pré-escola e do ensino supletivo. A distância encontrada entre as principais metas governamentais e a realidade da seletividade do sistema de ensino expressa, segundo o trabalho, a contradição entre o modelo de desenvolvimento adotado e as tentativas de democratização do ensino.<hr/>In this paper some data about elementary and secondary education in Brazil are compared with the official goals defined for the 1975-79 period. Data includes the PNAD-76 statistics, curricular guides orientation, preschool and suppletive education. The distance between governmental goalsand the reality shows, according to the authors, the contradictions between the adopted model of economic development and the ideal of democratic education. <![CDATA[Eficiência sem eqüidade ou eqüidade sem eficiência? O que nos diz uma análise dos custos da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de uma pesquisa sobre custos e funcionamento de escolas municipais de 1º grau do Rio de Janeiro, os autores demonstram que existe uma desigual alocação de recursos entre as diversas escolas, que beneficia aquelas que atendem a clientela de mais alto nível socioeconômico. Discutem, a seguir, as alternativas existentes para aumentar tanto a eqüidade como a eficiência no sistema escolar.<hr/>Grounded on data collected about costs and operation of elementary municipal schools in Rio de Janeiro, the authors show that resources are unequally distributed between different schools, benefitting those attended by students of higher socio-economic level. A discussion is made about existing alternatives for attaining a better level of equity and efficiency in the school system. <![CDATA[A escola, a criança culturalmente marginalizada e a comunidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho discute as dúvidas e problemas que existem em relação à educação da criança pequena culturalmente marginalizada com respeito à importância relativa da escola frente à pobreza e suas conseqüências, orientação dos currículos, formação de professores, papel dos pais e da comunidade.<hr/>This paper discusses the problems and questions that exist about the education of the culturally marginalized child in the following aspects: the importance of school in face of poverty and its effects, orientation of curricula, teacher's training, parents and community role. <![CDATA[Publicações para o professor: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho consiste numa análise da revista Escola, publicação voltada para os professores. A história da revista, de 72 a 74, e os dados levantados através da análise de suas matérias revelam uma visão instrumental do papel do professor, que apesar do enfoque interdisciplinar, não estabelece uma ligação entre sua tarefa e os condicionantes sociais mais amplos.<hr/>In this paper the authors intended to analyse a teacher's magazine named "Revista Escola", published between 1972 and 1974. The analysis suggestes that the teachers have an instrumental role in the school and as such they are supposed not to stablish a causal link between their behaviorand the social constraints. <![CDATA[Cursos de pedagogia: o que oferecem e como são avaliados pelos alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo procura descrever aspectos relacionados aos atuais cursos de Pedagogia bem como às percepções de seus alunos. Para tanto aplicou-se um questionário a uma amostra de alunos de quatro faculdades de educação do Município de São Paulo. Os resultados demonstram as características acadêmicas e pouco inovadoras desses cursos; os motivos que levam os alunos a procurá-los e as percepções que desenvolvem frente a eles.<hr/>The article describes some aspects related to present Education courses as well as the perceptions of Education students. A questionnaire was applied to a sample of students from four schools of Education in the city of São Paulo. The results show the traditional character of the Education courses, the reasons why the students choose these courses and their perception regarding them. <![CDATA[Educação e emprego: uma avaliação crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741979000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A relação entre educação e emprego sempre foi uma das maiores preocupações do planejamento educacional. Na verdade, uma das razões principais pela adoção de alguma forma de planejamento educacional em muitos países foi o desejo de se alcançar melhor entrosamento entre os graduandos dos diferentes níveis de setores do sistema de ensino e as necessidades e pontualidades do mercado de trabalho.