Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419800001&lang=pt vol. num. 32 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Origem social, escolaridade e ocupação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base em dados da PNAD-1973 investiga-se a relação entre origem social, educação e ocupação comparando-se trabalhadores masculinos e femininos de São Paulo e do Nordeste. Embora os níveis de escolaridade de São Paulo sejam mais elevados, desigualdades educacionais associadas à origem social verificam-se tanto aí como no Nordeste. Conforme era de esperar, numa como noutra região, a posição ocupacional depende do nível educacional do trabalhador; entretanto, o "efeito" da escolaridade depende da origem social. Ser mulher não constitui uma desvantagem para a obtenção de escolaridade mas com o mesmo nível de escolaridade as mulheres tendem a colocar-se em ocupações inferiores às dos homens.<hr/>Data from the 1973 Labor Force Survey (PNAD) are used to investigate the relationship between social origin, education and occupation in two unequally developed regions in Brazil, namely, São Paulo and the Northeast. Although levels of schooling are higher in São Paulo, a same pattern of social related educational unequalities prevails in the two regions. As expected, occupational positions is related to educational level, but the "effect" of education is not independent of social origin. Being a woman is not detrimental to the extent of schooling, but, even when controlled for education, women's positions tend to be lower than men's. <![CDATA[A responsabilidade pelo sucesso e fracasso escolar em crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os objetivos deste trabalho foram adaptar uma escala para medir percepção de controle em crianças (IAR) e analisar, através dos resultados da aplicação da mesma, o comportamento do construto percepção de controle - tal como apresentado na teoria de aprendizagem social de Julian Rotter - em nosso contexto social. Para fins da aplicação da escala foram sorteadas 32 classes de 4ª série de 11 escolas públicas municipais de 1º grau da cidade de São Paulo totalizando 922 sujeitos, 469 do sexo masculino e 453 do sexo feminino, com idade variando entre 9 e 14 anos. Duas foram as hipóteses de trabalho: a) os resultados de uma aplicação inicial do instrumento deveriam apresentar correlações altas com os de uma aplicação posterior (alta fidedignidade); b) os resultados encontrados na escala IAR deveriam se correlacionar com as médias escolares dos sujeitos (validade preditiva). Os resultados obtidos indicaram que a escala está impregnada de desejabilidade social e viéses culturais o que invalida o uso da mesma, questiona os postulados da teoria e lança dúvida sobre o valor de outros instrumentos de medida baseados nesses postulados.<hr/>The objectives of this work were the adaptation of a scale to measure perception of control in children (IAR) and the analysis of the behavior of the construct perception of control - as presented in Julian Rotter's social learning theory - in the Brazilian social context. The scale wasadministered in 32 fourth grade classrooms from 11 municipal public schools in the city of São Paulo, to a total of 922 subjects (469 males and 453 females) between 9 and 14 years old. There were two hypotheses: a) the results of the first administration of the instrument should be highly correlated to the results of a later administration (high reliability); b) the results obtained in the IAR scale should be correlated to the subjects' grade point average (predictive validity). The results obtained showed that the scale is loaded with social desirability and cultural biases, raising doubts about the use of the scale, and questioning the theory postulates and the value of other measurement instruments based on these postulates. <![CDATA[Educação e força de trabalho feminina no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho focaliza a participação da mulher na força de trabalho brasileira, analisando sua distribuição pelas diversas ocupações, seu salário em relação ao salário masculino, suas opções pelas diversas carreiras do ensino superior. A problemática do trabalho feminino é discutida em termos da dinâmica da sociedade capitalista, para a qual, segundo a autora, a utilização de mulheres em ocupações de menor prestígio e remuneração é altamente funcional.<hr/>This work analyses women's participation in Brazilian working force, focussing on their distribution by different occupations, their wages in relation to men's wages, their options regarding college carreers. The problem of feminin work is discussed in terms of capitalist society dinamics, for which, according to the author, the use of women inlower prestige and lower payment occupations is highly functional. <![CDATA[Inovação educacional: grandezas e misérias da ideologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho questiona o papel da ideologia no campo da inovação educacional, em três níveis (conceptualização, crítica e ação educacional inovadora) e em termos das respectivas grandezas e misérias.<hr/>The paper questions the role of ideology in the field of educational innovation. It is focused upon the positive and negative effects of ideology on conceptualization criticism and action in that field. <![CDATA[Educação e emprego: uma avaliação crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo analisado as hipóteses das diversas concepções de desenvolvimento e mercados de trabalho, podemos agora prosseguir indicando nossa interpretação preferida do problema do emprego e do papel da educação nessa questão, nos países capitalistas não industrialização. Discutimos também, neste capítulo, os problemas do desemprego nos países socialistas. No capitulo seguinte, analisaremos as possíveis soluções alternativas para o desemprego nas economias capitalistas, dentro do contexto de nosso modelo.