Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419800002&lang=pt vol. num. 33 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Universidade: sinal fechado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O principal objetivo deste trabalho é a análise da forma pela qual estudantes universitários, provenientes de diferentes classes sociais, percebem e incorporam ao seu projeto profissional e à própria universidade as alterações em processo na sociedade brasileira, no que se refere às formas de recrutamento da força de trabalho e de sua hierarquização. Um questionário com perguntas abertas foi aplicado a estudantes que, no 1º semestre de 1974, cursavam o ciclo geral da Universidade Federal de Pernambuco. A principal tônica do discurso produzido pelos estudantes, com nuances conforme a classe social, foi a postura de que a aquisição de determinadas competências define o acesso a objetos indicadores de certas posições sociais. O papel dos dons e méritos pessoais subsiste, agora não mais apenas dependentes do empenho individual, como também de sua legitimação por parte de uma instituição educacional que confere os mais altos níveis de escolaridade.<hr/>The main objetive of this paper is the analysis of how college students, from different social classes, perceive and incorporate, to their work life project and to the university itself, the changes that have been occurring in Brazil regarding the forms of recruitment to the labor force and its hierarchy. A questionary with open questions was administered to students that in the first half of 1974 were attending the basic program of the Universidade Federal de Pernambuco. The main emphasis of the discourse produced by the students, with nuances according to their social classes, was the idea that the acquisition of certain competencies define the access to objects that indicate certain social positions. The role of personal gifts and merits is present, indicated as dependent not only of individual effort but also of its legitimation by an educational institution that provides the highest levels of schooling. <![CDATA[Desvio ocupacional em ciências humanas: o caso dos graduados em direito de São José dos Campos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos dias de hoje é amplamente reconhecido o valor econômico da educação. Entretanto, nota-se que o ensino brasileiro vem formando recursos humanos que não correspondem às necessidades socioeconômicas do país. É comum encontrar-se indivíduos que não têm oportunidade de utilizar profissionalmente seus conhecimentos, sendo obrigados a aceitar funções totalmente desvinculadas de sua formação acadêmica. Com o objetivo de se obter informações sistemáticas sobre a absorção de graduados pelo mercado de trabalho, realizou-se uma pesquisa de campo abrangendo bacharéis formados pela Faculdade de Direito Vale do Paraíba, entre 1958 e 1976. Desenvolveu-se e validou-se um questionário que foi aplicado em uma amostra dessa população. Os resultados confirmam a suspeita inicial de que existe um acentuado desvio ocupacional entre esses graduados. A metodologia adotada poderá, com pequenas reformulações, ser utilizada em pesquisas posteriores que tenham por objetivo analisar a situação ocupacional de egressos do ensino superior.<hr/>Nowadays the economic value of education is generally acknowledged. However, it is undeniable that Brazilian colleges have been producing human resources that do not correspond to the socio-economic needs of the country. Many college graduates do not have the opportuniry to work in their fields of specialization, and have to perform functions that are completely unrelated to their academic formation. In order to obtain systematic information about the absorption of college graduates by the labor market, the authors developed a research with people graduated between 1958 and 1976 from the "Faculdade de Direito do Vale do Paraíba" (a local law school). A questionary was developed, validated and administered to a sample of this population. The results obtained support the initial assumption: there is a serious misemployment of human resources among these bachelors. The employed methodology, with minor changes, can be used in future researches that deal with the occupational situation of college graduates. <![CDATA[Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente trabalho, discutem-se, inicialmente, o sentido e o alcance dos programas de alfabetização de adultos e, a seguir, são consideradas algumas alternativas de educação de adultos no Brasil: os programas de alfabetização do Mobral, o ensino por correspondência, a educação pelo rádioe a televisão educativa. Examinando-se alguns resultados do Mobral e de outros programas semelhantes, observa-se que uma proporção importante dos estudantes não conseguem alfabetizar-se e, além disso, em programas de curta duração, muitos regridem a analfabetismo por falta de uso da linguagem escrita, o que ocorre principalmente nas áreas rurais. Nota-se que tem sido bastante difícil preparar ou operar programas de alfabetização funcional. Por outro lado, o analfabetismo é sintoma de um tipo de sociedade e da falência do sistema regular em implantar as bases de uma sociedade onde todos participem do universo da palavra escrita. São propostas algumas soluções alternativas como a concentração de esforços nos programas com maiores chances de sucesso, a exemplo dos programas de alfabetização nas empresas. Outra alternativa proposta é a alocação de recursos financeiros, humanos e pedagógicos do Mobral para a melhoria do ensino fundamental. Quanto ao ensino por correspondência a educação pelo rádio e a televisão são poucos os estudos existentes sobre os resultados obtidos. Mas, ao que tudo indica, são de fácil acesso às populações mais carentes e de baixo custo no caso do ensino por correspondência.<hr/>The study begins with a discussion of the meaning and the reach of literacy programs for adults; next, some alternatives for adult education in Brazil are considered: Mobral literacy programs, teaching by correspondence, education by radio and educational programs on television. Examining some results of Mobral and other similar programs, one can observe that an important proportion of the students cannot become literate. In addition, especially in programs of short duration, many go back to illiteracy for lack of usage of the written language; this occurs mainly in rural areas. It has been observed that it is quite difficult to prepare or operate functional literacy programs. On the other hand, illiteracy is a symptom of a type of society and of the failure of the school system in creating a society where everyone is able to participate of the written language universe. Certain alternative solutions are proposed, like the concentration of efforts on the programs that have a greater chance of success like the literacy programs inside organizations. Another proposed alternative is the allocation of Mobral resources to better the elementary school system. There are very few studies on the results of correspondence education and teaching by radio and television. However, the available studies suggest that correspondence and radio education can easily reach the lower sex groups. <![CDATA[Tecnologia educacional no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta uma visão panorâmica do desenvolvimento da tecnologia educacional no Brasil. A título de exemplos ressalta características positivas e negativas de alguns projetos, particularmente no campo da teleducação. Progressos feitos na área de outros meios e tecnologias são também analisados, sobretudo em termos de seu impacto. Na seção final, o autor apresenta uma avaliação crítica das contribuições e deficiências da tecnologia educacional no país. Os resultados não são irrelevantes, mas há fatores limitativos muito grandes, tanto em termos de idéias quanto instrumentos. O autor aponta, ainda, para a incapacidade do movimento da tecnologia educacional em oferecer soluções concretas para os problemas de quantidade e qualidade do ensino.<hr/>The paper presents a brief overview of the development of educational technology in Brazil, and analyses examples of successful and unsuccessful projects, particularly in the field of tele-education. Other developments with little media are also analysed, mostly in terms of their impact. A final section presents a critical assessment of the contributions and shortcomings of educational technology in Brazil. The results are not irrelevant, but there are critical remarks about the limited role played by educational technology ideas and instruments, as well as about the movement's failure to solve critical problems of quality and quantity. <![CDATA[Algumas sugestões metodológicas para a elaboração de perfis descritivos de nível socioeconômico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo descreve a elaboração do índice de caracterização socioeconômica utilizado numa pesquisa feita com crianças da 4ª série do 1º grau de escolas municipais da cidade de São Paulo. Esse índice, que combina a profissão do pai ou responsável, a escolaridade da mãe, e as condições de habitação, mostrou-se apropriado para descrer a população da pesquisa em função de sua característica de relativa homogeneidade interna.<hr/>This article describes the development of the SES index used in an investigation with 4th grades of municipal schools in the city of São Paulo. This index, combining father's occupation, father's education, mother's education, and housing conditions, showed to be appropriate to describe the researched population given its relative internal homogeneity. <![CDATA[Inovação educacional e ideologia: uma recolocação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dando continuidade ao debate iniciado no número anterior dos Cadernos de Pesquisa, este texto procura recolocar o conceito de ideologia segundo a teoria marxista, de forma a re-examinar as ligações entre ideologia e tecnologia educacional propostas no trabalho anterior.<hr/>The author continues the debate started in the previous issue of the Cadernos de Pesquisa. She tries to rediscuss the concept of ideology ad defined by marxist theory, to permit a re-examination of the relationships between ideology and educational technology as proposed in the previousarticle.