Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419800003&lang=es vol. num. 34 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Tempo conceitual e sucesso escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A relação entre reflexão/impulsividade (conforme avaliada pelo teste de Combinação de Figuras Familiares elaborado por Jerome Kagan) e qualidade de desempenho escolar, foi examinada em 298 crianças de 1ª série. Procedimentos para determinar a validade e fidedignidade do referido teste foram utilizados. Os principais resultados da pesquisa indicam: (1) a existência de uma correlação inversa entre latência de resposta e número de erros; (2) crianças reflexivas apresentam melhor desempenho escolar que as impulsivas. Dados relativos a outros estilos de resposta foram incluídos numa tentativa de se obter melhor compreensão dos fatores que influenciam a qualidade de desempenho escolar. Métodos alternativos de classificação dos sujeitos foram também utilizados e seus resultados comparados. Os dados têm implicações para o entendimento da natureza dos diferentes níveis de desempenho escolar constatados em alunos de 1ª série, bem como sugerem a necessidade de estratégias educacionais específicas para o desenvolvimento das habilidades reflexivas do pensamento.<hr/>The relationship between reflection/impulsivity (as assessed by Kagan's "Matching Familiar Figures Test") and academic achievement, was examined with 298 first grade children. Procedures to estimate validity and reliability were carried out. The main results indicate the existance of significant negative correlations between errors and latency.Reflective children, as compared to the impulsive ones, presented better academic achievement. Data concerning other response styles were included in an effort to gain better understanding of the factors that influence achievement. Alternative methods to classify subjects responses were also used and compared. The data have implications for understanding the nature of poor school performance. Also, the results suggest the need of optimal educational strategies for the development of reflexion in children. <![CDATA[Desenvolvimento da capacidade de identificação perceptiva em pré-escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa teve como objetivo a testagem de um programa de desenvolvimento da área de identificação perceptiva visual, tátil e auditiva, com base em atividades lúdicas. O programa foi desenvolvido em trinta sessões, com crianças de quatro anos de idade, de baixo nível socioeconômico e freqüentando creche. Os resultados evidenciaram uma diferença significativa dos sujeitos do grupo experimental em relação aos do grupo de controle, nas áreas de identificação perceptiva, tátil e auditiva. Entretanto, não se verificou diferença significativa entre os dois grupos, na área de identificação perceptiva visual, de formas simples e complexas.<hr/>This research had as its objective the testing of a developmental program in the area of visual, tactil and auditive perception, based upon game activities. This program was developed in thirty sessions with low social and economic level four year old children, attending kindergarten. The results demonstrated a significant difference between the experimental group and the control group in the areas of tactil and auditive perceptive identification. However, no significant difference was noted between the two groups in the area of visual perceptive identification, either in its simple or in its complex. <![CDATA[Os mini-campeões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho propõe-se a denunciar alguns abusos cometidos contra a criança em prol do esporte. Com base nas necessidades fisiológicas específicas para a participação eficiente em algumas modalidades esportivas, procura-se discutir quais as implicações anátomo-fisiológicas da prática esportiva competitiva precoce. Na maior parte das vezes, as modalidades esportivas exigem o desenvolvimento de certas capacidades físicas que não devem ser enfatizadas na infância. Além disso, existem os riscos de acidentes causados por diferenças maturacionais nos esportes que envolvem o contato corporal, já que as competições para crianças são baseadas em idade cronológica e não biológica. Esses argumentos de forma alguma invalidam a prática de atividade física para crianças: ao contrário, ela é importantíssima a partir dos primeiros anos de vida, desde que adequada.<hr/>This paper intends to point out to some abuses committed against children in favour of sport. Based on the specific physiological needs related to the efficient participation in some kinds of sport, the article discusses what are the psychological-anatomical implications of premature sport competition practice. Most of the time the different kinds of sport require the development of some physical abilities that should not be emphazised during childhood. There are also the risks of accident caused by differences in physical maturation in sports that involve body contact, since children's competitions are organized according to their chronological - and not biological - age. These arguments do not invalidate the practice of physical activity by children; on the contrary, this early practice. <![CDATA[Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es As discussões sobre o acesso à universidade refletem a perplexidade dos educadores em relação a problemática geral da educação brasileira. Os pontos nucleares desses debates incidem, geralmente, sobre os seguintes aspectos: a) o problema a ser realmente dimensionado e solucionado seria o do processo de seleção que ocorre a nível de 1º grau, pois tudo o mais, na crise geral da educação brasileira, decorria desse fato; b) o sistema educacional integra um macro-sistema que se acharia subordinado à pressão de forças econômicas que seriam as reais variáveis determinantes do acesso ao ensino em qualquer de seus níveis; c) o acesso à universidade far-se-ia por intermédio de um processo marginal - o vestibular - e traduziria, na verdade, a falência de toda a infra-estrutura do sistema educacional; d) o vestibular, apesar de usado pelos órgãos centrais da educação como instrumentos de pressão para promover mudanças e elevar o nível do ensino de 2º grau, não estaria alcançado esse objetivo e teria fracassado no seu objetivo maior: selecionar os melhores e mais capazes para a universidade. <![CDATA[Financiamento da educação no Brasil numa perspectiva democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido' diz na Constituição, no parágrafo 1º de Art. 1º. À primeira vista, parece que este enunciado esgota a definição de um sistema democrático. Mas não basta o poder emanar do povo. É preciso que exista também a possibilidade de o povo participar deste poder. Assim, duas idéias são fundamentais no conceito de democracia: governo do povo e para o povo, e a necessidade de participação. <![CDATA[Contribuição para a democratização do ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Faço parte de uma equipe que desenvolve um elenco de pesquisas que tem por objetivo básico analisar o modo pelo qual o sistema escolar está ou não contribuindo para alargar as oportunidades de ensino das camadas mais amplas da população. <![CDATA[A democratização das oportunidades educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma equipe do departamento de pesquisas educacionais da Fundação Carlos Chagas vem, nos últimos 7 anos, se preocupando com o problema do fracasso na aprendizagem, da repetência e conseqüente evasão de enormes contingentes de alunos nos primeiros anos de escolaridade, alunos estes pertencentes em sua quase totalidade às camadas pobres da população. <![CDATA[Pesquisa sobre educação sexual e democracia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Na Fundação Carlos Chagas, a preocupação com a educação sexual nasceu dentro do coletivo de estudos sobre a condição feminina. No que diz respeito a educação, o desenvolvimento dos estudos sobre a mulher procurou inicialmente sanar a lacuna existente nos estudos sobre democratização no ensino, que se debruçavam sobre os mínimos detalhes das diferenças ligadas à origem social dos sujeitos, e não viam, mesmo quando saltavam aos olhos, aquelas diferenças relacionadas ao sexo. <![CDATA[A pesquisa e a democratização do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Faço parte de uma equipe que vem trabalhando principalmente sobre a produção cultural destinada à criança, tentando aprender, através dela, o significado social da infância. Paralelamente, integro, também, o coletivo de estudos e pesquisas sobre a condição feminina que existe no departamento.