Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419800004&lang=es vol. num. 35 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Utilização da capacidade docente na Universidade de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho é analisar a utilização da capacidade docente na Universidade de São Paulo. Um conceito de turma média efetiva é desenvolvido no trabalho. Comparação entre turma média efetiva e turma média teórica constitui a base de análise da utilização da capacidade docente na USP. Essas comparações são realizadas para todos os departamentos e escolas da Universidade. É possível verificar que a carga didática é distribuída de maneira bastante desigual na USP; alguns departamentos e escolas com cargas didáticas pesadas, enquanto outros apresentam evidências de excesso de capacidade. Possíveis razões para essa situação são sugeridas e discutidas.<hr/>The objective of this work is the analysis of utilization of teaching capacity at São Paulo University. A concept of effective average size of class is developed in this work. Comparisons of average class size with effective average class size is the basis for the analysis of utilization of the installed teaching capacity of USP. These comparisons are done for all the departments and schools of the University. It is possible to verify that teaching load is very unequaly distributed within USP; some departments and schools have very heavy teaching loads while others present all evidences consistent with excess capacity. Possible reasons for this situation are suggested and discussed. <![CDATA[Relacionamento escola-comunidade na cidade do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do estudo é identificar as formas de relacionamento escola-comunidade, bem como as respectivas condições de sucesso e fracasso. Na primeira parte são apresentados os resultados de cinco estudos de caso, realizados em escolas com alunos de níveis socioeconômicos diferentes, e na segunda parte os resultados de um survey piloto, envolvendo uma amostra de escolas públicas e particulares. As conclusões indicam que as variáveis explicativas do sucesso e fracasso do relacionamento escola-comunidade são, pela ordem de importância, o grau de vida comunitária, os recursos materiais e humanos da escola, a qualificação do diretor, as diferenças socioculturais entre os alunos e as equipes docente e técnico-pedagógica da escola e, finalmente, o grau de homogeneidade do alunado do ponto de vista socioeconômico.<hr/>The purpose of the study is to identify the ways of relating school and community as well as the conditions of success and failure in this relationship. In its first part it presents the study of five cases envolving schools attended by students of different SES. In its second part it relates the results of a pilot survey undertaken from a sample of both private & public schools. It concludes that the most outstanding variables explaining success and failure of the relationship school-community are the degree of community life, the human resources and facilities available to the school, the principal's qualifications, the socio-cultural differences among the students and the supervisory and teaching teams, as well as the degree of students homogeneity in relation to their SES. <![CDATA[Análise da situação da criatividade no ensino de adolescentes em uma cidade paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi verificar se a criatividade está sendo cogitada como integrante do processo de ensino-aprendizagem dos adolescentes e de que forma se realiza sua consecução e avaliação nesse processo, na cidade de Rio Claro, Estado de São Paulo. Pretendeu, ainda, analisar os dados em relação a variável de idade e formação do professor das várias áreas de ensino na escola de 1º e 2º graus. Trabalhou-se com amostra de professores de 5ª a 8ª séries do ensino de 1º grau e todo o ensino de 2º grau não profissionalizante no ano de 1974, quando ainda não havia sido implantada a reforma prevista pela lei 5.692/71. Os dados foram obtidos mediante uso de formulário. Os resultados indicam que: a criatividade é preocupação restrita entre os professores dos adolescentes, somando um total aproximado de 17%; as escolas todas apresentam tendência para ensino centrado em pensamento convergente, cognição e memorização, com porcentagens que variam de 50% até quase 100%, atuando de forma desequilibrada se considerarmos a formação integral do adolescente; as áreas de ensino se apresentam diferenciadas no que se refere aos objetivos; a idade e a formação dos professores não parecem ser fatores que interfiram na sua atuação; existe quase total incoerência entre os objetivos de criatividade selecionados e procedimentos usados para sua consecução; existe incoerência entre objetivos e procedimentos de avaliação, quando os objetivos são de criatividade.<hr/>Knowing the adolescents teaching under creativity's perspective in a brazilian city. The purpose of this study was to verify if creativity is among the objectives chosen for adolescents process of teaching, and the ways of instruction use by these teachers to attainment and evaluation of these objectives, in Rio Claro, São Paulo State, Brazil.A sample was taken from the teachers population that are practicing teaching at 5º to 8º grade and also three years course comparable to the senior high school in U.S., at 1974. The influence of variables was considered such as age and kind of teachers training. The results show that: adolescents teachers have not a great concern about creativity, so only 17% among objectives are related to this characteristic; at the teaching of all schools there is tendency to convergent thinking, cognition and memory with results varying from 50% to almost 100%, showing that teaching is unbalanced if we think about complete education; the objectives choses by teachers are not the same for all the teaching areas; the kind of training and the teachers age are not influent factors to this choice; the ways of instruction are not appropriate to attain the objectives chosen by teachers; the ways used by teachers to evaluate the objectives are also unsuitable when these objectives are related to creative thinking. <![CDATA[Os determinantes do desempenho escolar: uma revisão de pesquisas nos países em desenvolvimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa os resultados de vinte e seis estudos sobre os determinantes do desempenho cognitivo do estudante, nos países em desenvolvimento. Descreve as pesquisas, examina os resultados de cada um dos determinantes principais do desempenho cognitivo do estudante - características da escolarização, atributos dos professores e caracteres dos alunos - e conclui com as implicações para a política e a pesquisa educacional. O manuscrito foi encomendado pelo Educational Review and Advisory Group como parte de um exame mais amplo da pesquisa educacional em suas relações com os problemas do ensino nos países em desenvolvimento. Espera-se que as informações coligidas sejam proveitosas para as instituições desses países envolvidos na política, programas, pesquisas e treinamento educacionais, bem como para as organizações financiadoras internacionais.<hr/>This paper reviews results of twenty-six studies on the determinants of student cognitive achievement in developing countries. It describes the studies, reviews the results for each of the major determinants of cognitive student achievement - schooling characteristics, teachers' attributes, and student traits - and concludes with the implications for policy and research. The manuscript was commissioned by the Research Review and Advisory Group as part of a larger examination of educational research as it relates to educational problems in developing countries. It is intended that the information gathered will be helpful to institutions in the developing countries concerned with education policy, programmes, research and training, and to international funding organizations. <![CDATA[Universidade atual e comunidade brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Há no enunciado do tema proposto para este painel, a crença implícita na existência de uma comunidade brasileira, com a qual a chamada Universidade, atual manteria um certo tipo de relação. Se, por um lado, parece haver um convite para que pensemos realidades concretamente existentes, por outro, as expressões universidade atual e comunidade brasileira nos colocam no plano do abstrato, do imaginário social. <![CDATA[Inovação educacional e ideologia: grandezas e misérias de uma recolocação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho dá continuação ao debate sobre a questão da ideologia e da inovação educacional. Analisa aspectos positivos e negativos da recolocação feita em número anterior dos Cadernos de Pesquisa.<hr/>The paper continues the debate started about ideology and educational inovation. It analyses negative and positive aspects of the re-examination of the theme published in the previous issue of Cadernos de Pesquisa. <![CDATA[Educação e ideologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A continuidade de confrontos de pontos de vista em torno da inovação educacional permite que diferentes pontos de vista sejam contrapostos e redefinidos em função do grau de abrangência com que conseguem captar as dimensões do fenômeno educativo. <![CDATA[A pedagogia e as grandes correntes filosóficas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A continuidade de confrontos de pontos de vista em torno da inovação educacional permite que diferentes pontos de vista sejam contrapostos e redefinidos em função do grau de abrangência com que conseguem captar as dimensões do fenômeno educativo. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741980000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>A continuidade de confrontos de pontos de vista em torno da inovação educacional permite que diferentes pontos de vista sejam contrapostos e redefinidos em função do grau de abrangência com que conseguem captar as dimensões do fenômeno educativo.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 03:05:00 02-05-2024-->