Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419810001&lang=es vol. num. 36 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Ensino de 2º grau profissionalizante no estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A proposta de profissionalização do Ensino de 2º Grau, contida na Lei 5.692/71, vem provocando resistência e críticas de natureza diversa. Têm-se salientado sua inviabilidade, dada a própria concepção de profissionalização atribuída ao Ensino de 2º Grau e aos objetivos antagônicos fixados para esse grau, ou seja, a terminalidade e a continuidade.Embora os princípios de terminalidade e de profissionalização sejam válidos para uma parcela significativa da população que se habilita em 2º Grau, não se pode esquecer que a formação nesse nível continuará sendo a via de acesso natural ao Ensino de 3º Grau.Em 1976, a rede estadual procedeu ao início da implantação efetiva do Ensino de 2º Grau Profissionalizante, propondo, em decorrência de legislação vigente e da filosofia que lhes serviu de base, três modelos pedagógicos: modelo que oferece habilitação plena, formando o técnico de nível médio: modelo que oferece habilitação parcial, formando o auxiliar técnico; modelo que oferece habilitações básicas, preparando para grupos ocupacionais, sem orientar para uma profissão definida. Partindo-se dos princípios que nortearam a reorganização do Ensino de 2º, pode-se afirmar que a nova política de profissionalização procurou corrigir distorções ou anomalias que vinham ocorrendo no sistema. Com base nos dados de matrícula de 1976 e 1977, previu-se para 1978 distribuição percentual de matrícula na 2ª série do 2º Grau, por setores econômicos, mais coerentes com a realidade paulista, no que se refere a distribuição relativa da força de trabalho por Setor da Economia, com concentração maior no setor secundário do que no terciário.<hr/>The proposal for a technical Senior High School, included in the 5.692/71 law, has stimulated many kinds of resistance and critics. Its inviability has been emphasized because of the conception itself of the technical Senior High School and its antagonistic goals established for this grade, that is the termination and continuity. Although the principles of termination and technicality are valid for a significant part of the students, who present themselves for the Senior High, one can not forget that the graduation at this level be cotinuously the natural access road to College. In 1976, the State school sistem has began the effective instalation of the technical Senior High, proposing, accordingly to the prevailing law and the philosophy which served to her base, three pedagogic standards: one that offers full capacity, preparing a professional of medium level; a second that offers parcial capacity, preparing an auxiliary professional; a third that offers basic knowledge, shaping the person for labor groups, without specific orientation for a determined line. Based in the principles that have orientated the reorganization of the Senior High Sistem, one can say that the new technical policies have searched to remove distortions or anomalies, that there were in the sistem. Based in the 1976 and 1977 enrollment data it was forecasted for 1978 a percentual registration distribution for the 2nd year of the Senior High, by economical sectors, more consistent with the state situation, concerned to the relatio manpower distribution by Economic Areas, with larger concentration in the secondary sector, then in the terceary one. <![CDATA[A propósito do ensino profissional livre no estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo visa a estimular o debate acerca do ensino profissional livre. Para tanto, após apresentar a problemática desse ensino no Estado de São Paulo, o autor adianta algumas colocações preliminares a respeito dos aspectos administrativo-legal, socioeconômico e didático-pedagógico relativos ao tema.<hr/>The author intends to stimulate the discussion about the problem of the vocational training courses not submitted to the legal requirements of the regular school system ("ensino profissional livre"). After presenting some information about these courses in the State of São Paulo, he raises some preliminary questions regarding the legal-administrative, the socioeconomic and the educational aspects of this type of school. <![CDATA[A contribuição da educação técnica à mobilidade social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho baseia-se em dados de pesquisa sobre as conseqüências da educaçäo técnica do ponto de vista da justiça e da eqüidade social: a educaçäo técnica favorece ou não a mobilidade social dos estratos mais baixos da população? Atua como fator de mobilidade social ou de reprodução social? Em que medida influencia o desenvolvimento e o progresso social ou a manutenção das desigualdades sociais? Os dados referem-se a rendimento escolar, posições ocupacionais e níveis salariais de egressos das escolas técnicas em alguns países da América Latina: Colômbia, Paraguai, México e Argentina. Ressalvadas as especificidades de cada país, os resultados indicam que a modalidade técnica industrial parece atenuar o fator socioeconômico de origem, capacitando os alunos a um melhor desempenho escolar que os egressos das modalidades acadêmicas. A análise da trajetória ocupacional indica uma modalidade ascendente mas restrita às faixas ocupacionais adjacentes. Quanto aos salários, inicialmente os egressos dos cursos técnicos têm salários mais altos. A variável tempo, entretanto, introduz uma alteração favorável aos egressos do ensino acadêmico convencional. Em resumo, a mobilidade social que possa ser atribuída à educação técnica é limitada pelas condições mais amplas de sociedade em que se insere. De um lado mantêm-se as relações de produção com papéis pré-determinados para as diferentes classes sociais. Por outro lado, ameniza-se a situação de desigualdade social, propiciando oportunidades de mobilidade dentro das faixas adjacentes.<hr/>This study is based on research data on the consequences of technical education from the point of view of social equality and justice: does technical education favour social mobility in the lower strata of society? Is it a factor of social mobility or of social reproduction? In what extent does it foster social development and progressor maintenance of social inequality? These data refer to school achievement, occupational positions and income levels of graduates from technical schools, in some Latin-American countries: Colombia, Paraguay, Mexico and Argentina. With the exception of the specific aspects of each country, the results indicate that technical industrial education seems to minimize the social economic factors due to familiar background, qualifying students to a better achievement than that of graduates from conventional schools. The analysis of occupational trajectory shows a rising mobility that is restricted to adjacent occupational positions. As for salaries, technical school graduates start with better wages. However, time is a variable that introduces a favourable changement for conventional academic school graduates. Summarizing, the social mobility that might be atributed to technical education is restricted by the general conditions of the society where it exists. On one hand, social relations in production are kept up with pre-determined roles for the various social classes. On the other hand, social inequality conditions are mitigated by providing mobility opportunities within the adjacent strata. <![CDATA[Experiência na formação do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Estudo exploratório sobre experiência de ensino realizada em duas turmas da disciplina Didática I, sendo vinte e quatro (24) do grupo A e vinte e cinco (25) do grupo B. Utilizaram-se a simulação e o ensino reflexivo como alternativas instrucionais na formação do professor. O objetivo principal da investigação foi verificar se: há relação entre (a) curso de origem do aluno e seus resultados e (b) conceitos finais obtidos na disciplina e auto-avaliação de alunos de um mesmo grupo e de grupos diferentes. Para coletar os dados foram utilizados: teste de conhecimento e habilidades na área de ensino e aprendizagem (TEKAE), duas provas planejadas e uma escala de auto-avaliação. Na análise estatística utilizou-se o teste T, teste de KrusKal-Wallis, teste U de Mann Whitney e a correlação de Spearman. Entre os resultados obtidos destacou-se que: (1) há diferença significativa quanto a desempenho acadêmico entre alunos de um mesmo grupo provenientes de diferentes cursos; (2) os resultados dos alunos no teste TE-KAE estão positivamente relacionados aos da escala de auto-avaliação e (3) há diferença significativa entre os escores de auto-avaliação dos alunos, de acordo com os conceitos finais que obtiveram.<hr/>An exploratory study about a teaching experience with two groups of students (24 in group A and 25 in group B) taking a course on "Didática I" (Methodology). Simulation and reflective teaching were used as instructional alternatives for teacher training. The main objective of the investigation was to verify if there was a relationship between (a) the students' major course and their academic results, and (b) the final grades in the course and the students' self evalutation, considering the same group and the different groups. The instruments used in the data collection were: a test of knowledge and abilities in the area of teaching and learning (TE-KAE), two content tests, and a self evaluation scale. The statistical analysis included the T test, the KrusKal-Wallis test, the Mann Whitney U test, and the Spearman correlation. Among the obtained results it was observed that (a) there is a statistically significant difference, in relation to the academic performance, between students of the same group, but coming from different major areas, (b) the academic results of the students in the TE-KAE test are positively related with the self-evaluation scale and (c) there is a significant difference among the students' self-evaluation scores, considering their final grades in the course. <![CDATA[Alfabetização: um problema interdisciplinar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Três são os aspectos que este trabalho se propõe a analisar, resumidos em três perguntas fundamentais: - É possível e desejável o trabalho científico conjunto da psicologia e da educação? - Deve-se iniciar a alfabetização tomando como critério uma determinada idade cronológica? - Qual o fator mais importante para o processo de alfabetização: inteligência ou maturidade? As respostas às duas primeiras perguntas visam a levantar problemas graves, aos quais psicólogos e pedagogos não tem dado a devida atenção. A resposta à terceira pergunta, ao mesmo tempo em que responde às duas iniciais, tenta esclarecer, através de uma pesquisa, aspectos do desenvolvimento psico-neurológico necessário para a alfabetização. <![CDATA[Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Por que nos preocupamos com a questão do autoritarismo nas relações professor-aluno? Provavelmente porque supomos que, para colocar a nossa prática escolar a serviço de uma ordem social mais justa, devemos começar por dar uma forma mais democrática ao nosso quefazer cotidiano. Considero esta preocupação justa e saudável. Vou entretanto levantar alguns pontos para a discussão, que parecerão exatamente contrários a essa preocupação dominante. Meu ponto de referencia é a escola de 1º grau. Reconheço que nela existem especificidades que talvez invalidem a generalização de minhas afirmações para os graus mais avançados de ensino. Prefiro contudo deixar as diferenças para o debate posterior. <![CDATA[Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O problema de transmissão do conhecimento pela escola a adultos que freqüentam os cursos do MOBRAL tem sido objeto de minhas reflexões, enquanto professora de um desses cursos. A leitura do texto de Guiomar Namo de Mello, Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?, veio ao encontro dessas reflexões, provocando sua sistematização e aprofundamento. Embora o referido texto diga respeito ao ensino regular de 1º grau, considero que a questão discutida se aplica com muita prioridade a ensino supletivo de 1º grau para adultos. Esse ensino é dirigido quase que exclusivamente das classes trabalhadoras, que não tiveram acesso a educação escolar nos seus primeiros anos de vida e para quem os cursos supletivos são a única fonte onde podem buscar essa riqueza social da sociedade letrada: o saber escolar. <![CDATA[Comentários sobre "ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O conteúdo do artigo de Guimar Namo de Mello é no mínimo provocativo, característica, aliás, do produto de pessoas que pensam e que se comprometem. Mas há outros ângulos pelos quais olhar o artigo que o tornam ainda mais louvável: ele é iconoclasta (no bom sentido) ao derrubar mitos construídos por uma verbalização - mas não por uma prática educacional; é crítico com base numa análise política da instituição escola, sem ser academicamente crítico. <![CDATA[Educação sexual: instrumento de democratização ou de mais repressão?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Mesa-redonda apresentada na XXXII, Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Rio de Janeiro, julho de 1980. <![CDATA[Marxismo e educação: abordagem fenomenológica e marxista da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Mesa-redonda apresentada na XXXII, Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Rio de Janeiro, julho de 1980. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Mesa-redonda apresentada na XXXII, Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Rio de Janeiro, julho de 1980.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 03:05:38 03-05-2024-->