Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419810002&lang=es vol. num. 37 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Repensando a família patriarcal brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tenta colocar algumas questões preliminares a respeito dos supostos empíricos e teóricos até agora tomados como bases indiscutíveis de duas linhas dominantes na literatura sobre família no Brasil: a que vê a família patriarcal rural como a instituição fundamental do Brasil Colônia e a que focaliza a família conjugal moderna da época urbana. Sua proposta é que ambas fazem de fato parte de uma mesma visão teórica que, analisando apenas as classes dominantes como agentes de nossa história, expulsam do nosso horizonte de pesquisa a possibilidade de investigar formas alternativas de organização familiar no Brasil.<hr/>This paper attempts to question some of the empirical and theoretical bases until now aknowledged as the foundations for the emergence of two dominant lines in the literature about family in Brazil: one that sees the patriarcal family as the fundamental institution in rural Colonial Brazil, the other focusing on the modern conjugal family of urban times. The argument is that both may be better seen as part of a single theoretical vision that envisages only the ruling classes of society as agents of our history, therefore ruling out of our universe of research the possibility to investigate the alternative forms of family life that may have existed, and still exist, in Brazil. <![CDATA[Casamento e papéis familiares em São Paulo no século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem como objetivo analisar o papel do casamento na sociedade paulista durante o século XIX. Com base nos dados contidos nos recenseamentos da população, testamentos e diversos documentos manuscritos referentes ao período, procuramos fazer uma análise dos arranjos matrimoniais e respectivos critérios de seleção de cônjuges buscando uma explicação para o baixo índice de nupcialidade encontrado entre elementos provenientes dos diferentes grupos sociais. Atenção especial foi dedicada no final da exposição ao processo de socialização, agente regulador do princípio de autoridade e da divisão de incumbência no casamento.<hr/>This article attempts to analyse the role of the marriage in the paulista society during the nineteenth century. Based on data collected on maniscript census, wills and series of documents related to the period, we intend to discuss the wedding arrangements and its respectives criteria of selection in order to find reasons to the low rate of nupciality found among the different social groups in this society. Special attention was dedicated in the end of this paper to the socialization process, regulator agent of principle authority and different obligations between husband and wife in the marriage. <![CDATA[Família e trabalho na cafeicultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A família do trabalhador durante o colonato caracterizou-se pela produção concomitante de mercadoria, ao vender objetivamente sua força de trabalho ao capital nas tarefas relativas ao cafezal, e pela produção de valor de uso, ao produzir os produtos essenciais à sua subsistência. Na base desta relação de trabalho esteve a abundância de terras e escassez de mão-de-obra. Contudo, no momento em que o capitalismo se desenvolveu no campo e o trabalhador foi expropriado da cultura de subsistência que realizava nas terras da fazenda, sua família perdeu em grande parte sua função de produtora de valor de uso, que se confinou ao âmbito doméstico, ou seja, ao trabalho não remunerado realizado pela mulher, essencial para a reprodução da força de trabalho para o capital.<hr/>Labourer's family during "colonato" produced merchandises, when selling work force to the Capital, on coffee plantations, and also usevalues when producing subsistence crops. Land abundance and work force shortage partially explained this work relation. Development of capitalism changedwork and family relations on the country. The labourer's family, being expropriated from the subsistence crops, lost some of her functions, as producer of usevalues now confined to domestic work done by the woman and vital to the reproduction of the work force. <![CDATA[Família e feminismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo afirma a importância da questão da família como tema central de reflexão para as feministas por entender que é necessário politizar o privado. Passa em revista os discursos dominantes sobre o trabalho doméstico, a incorporação da mulher ao trabalho remunerado, a sexualidade, a reprodução biológica e a maternidade, questionando os papéis femininos na estrutura familiar contemporânea.<hr/>The article asserts the importance of the family as subject of reflexion to the feminists, emphasizing the need to transform private sphere in political one. The paper analyses dominant "speeches" on domestic work, incorporation of women to paid work, sexuality, biological reproduction and maternity, questioning feminine roles in modern family. <![CDATA[Dinâmica grupal e indivíduo no sistema de distribuição de privilégios na família]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A autora reflete sobre o uso do conceito de família como unidade de análise. Argumenta que as pesquisas sobre esse tema só avançaram a partir do momento em que se adotou a visão da família como um grupo, com dinâmica e especificidade próprias. Nesse tipo de investigação, porém, o indivíduo enquanto tal corre o risco de ficar anulado, daí a proposta do artigo de recuperar o indivíduo e colocar em discussão a dimensão política presente na interação dos indivíduos dentro de cada família.<hr/>The author argues that research on the family improved only when this unit was seen as a group, with its own dynamics and peculiarities. However this kind of perspective risk to neutralize the presence of the individual. The article attempts to recapture inside the family and discusses the political dimension in the interaction of individuals inside each family. <![CDATA[Em crise a família?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Julieta Nóbrega e Tessy Hantzschel, psicólogas especializadas em psicologia infantil e terapia familiar, são entrevistadas por Lia Fukui e Cristina Bruschini, e fazem uma reflexão sobre suas experiências clínicas com famílias urbanas de classe média. <![CDATA[A igreja e o Estado Novo: o Estatuto da Família]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa o projeto do decreto-lei "Estatuto da Família", de autoria de Gustavo Capanema, na década de 30. Embora assinado por Getúlio Vargas, o projeto não chegou a ser promulgado e a polêmica que se criou em torno dele, polarizando alguns dos setores mais conservadores da sociedade àquela época, entre eles a Igreja, reflete a importância da normatização da família para o Estado autoritário.<hr/>This article analyses legislation on the family during Getulio Vargas's Government, in the thirties. Although signed by president Vargas, Capanema's project was not enacted. Conservative forces, among them the Catholic Church, expressed themselves pro and against it. Controverse revealsthe relationship between family normative policy and authoritarian State. <![CDATA[A revolução de 30, a família e o trabalho feminino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste texto é compreender como a legislação sobre o trabalho feminino - desde 1932 até a Consolidação das Leis do Trabalho, na década seguinte - foi parte do projeto autoritário do Estado, dirigindo-se mais diretamente à família. A ordenação jurídica do trabalho feminino, na legislação de 32 e depois sob o Estado Novo, implicou na defesa de um certo tipo de família patriarcalmente constituída e significou a opressão das mulheres, através de sua dessexualização e identificação no papel de "mãe". A análise da Legislação é acompanhada do exame de conteúdo do Boletim do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, publicado a partir de 1934.<hr/>This paper analyses legislation on women's work during the thirties and the forties as part of authoritarian Government's project directly aiming at the family. Legislation enacted in 1932 and during Estado Novo (Vargas Government) Protected a certain kind of patriarcal family, meaning the oppression of women, their desexualization and their identification as "mothers". Analysis of legislation is followed by content examination of the Boletim do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, published since 1934. <![CDATA[Bons e maus alunos e suas famílias, vistos pela professora de 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Como parte de pesquisa mais ampla sobre as atitudes das professoras em relação à condição social e sexo do aluno, pediu-se em 1976 a 160 professoras da capital do Estado de São Paulo que descrevessem o que seria, na sua opinião, o aluno ideal ou o mau aluno de 1º ano da escola de 1º Grau.Desse modo obtiveram-se 80 descrições de cada tipo de aluno, que trazem dados sobre: sexo, características físicas e saúde das crianças, comportamento em relação à aprendizagem, à professora e aos colegas e também informações sobre sua família e o contexto sócio-cultural em que vivem.<hr/>In a research on teacher's attitudes with regard to the social class and the sex of the student, 160 teachers of São Paulo were asked in 1976, to describe what would be, in their opinion, the "good" and the "bad" pupil of the first grade. 80 descriptions of each ideal type of student were analysed, containing data on: sex, physical characteristics, children's health, behavior with regard to learning, teacher and peers and also data on pupil's family and the socio-cultural context in which they live. <![CDATA[A família para a igreja]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo refere-se à atuação da Igreja na instituição familiar, com base na síntese de três trabalhos: o de Prandi (1975), o de Pierucci (1978) e o de Camargo e outros (1980). Indica como, no que diz respeito à nação ideológica em organização voltada para a prática comunitária, que privilegia a sociedade civil em contraposição ao Estado. Mostra também que, apesar das mudanças, a Igreja procura sempre manter a família sob seu controle.<hr/>This article refers to the influence of the Catholic Church on the family. The author attempts to show how the action of the church, as far as the family is concerned, changed during the last years, from an ideological agency of domination to a political organization turned to the development of base communities. Although changes were relevantthe church is always concerned in maintaining the family under control. <![CDATA[Teoria crítica da família]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo refere-se à atuação da Igreja na instituição familiar, com base na síntese de três trabalhos: o de Prandi (1975), o de Pierucci (1978) e o de Camargo e outros (1980). Indica como, no que diz respeito à nação ideológica em organização voltada para a prática comunitária, que privilegia a sociedade civil em contraposição ao Estado. Mostra também que, apesar das mudanças, a Igreja procura sempre manter a família sob seu controle.<hr/>This article refers to the influence of the Catholic Church on the family. The author attempts to show how the action of the church, as far as the family is concerned, changed during the last years, from an ideological agency of domination to a political organization turned to the development of base communities. Although changes were relevantthe church is always concerned in maintaining the family under control. <![CDATA[Ordem médica e norma familiar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo refere-se à atuação da Igreja na instituição familiar, com base na síntese de três trabalhos: o de Prandi (1975), o de Pierucci (1978) e o de Camargo e outros (1980). Indica como, no que diz respeito à nação ideológica em organização voltada para a prática comunitária, que privilegia a sociedade civil em contraposição ao Estado. Mostra também que, apesar das mudanças, a Igreja procura sempre manter a família sob seu controle.<hr/>This article refers to the influence of the Catholic Church on the family. The author attempts to show how the action of the church, as far as the family is concerned, changed during the last years, from an ideological agency of domination to a political organization turned to the development of base communities. Although changes were relevantthe church is always concerned in maintaining the family under control. <![CDATA[O velho e o novo: um estudo de papéis e conflitos familiares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo refere-se à atuação da Igreja na instituição familiar, com base na síntese de três trabalhos: o de Prandi (1975), o de Pierucci (1978) e o de Camargo e outros (1980). Indica como, no que diz respeito à nação ideológica em organização voltada para a prática comunitária, que privilegia a sociedade civil em contraposição ao Estado. Mostra também que, apesar das mudanças, a Igreja procura sempre manter a família sob seu controle.<hr/>This article refers to the influence of the Catholic Church on the family. The author attempts to show how the action of the church, as far as the family is concerned, changed during the last years, from an ideological agency of domination to a political organization turned to the development of base communities. Although changes were relevantthe church is always concerned in maintaining the family under control.