Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419810003&lang=pt vol. num. 38 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A reprovação na 1ª série do 1º grau: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho procurou analisar diferentes fatores que poderiam explicar o fracasso escolar na 1ª série do 1º grau. É um estudo em profundidade realizado em duas unidades escolares da rede pública de ensino - uma carente e outra não carente. Foram coletados dados dos alunos através de exames clínicos padrão, fonoaudiológico e audiométrico e testes psicológicos; das famílias, dos professores, assistentes pedagógicos, diretores, e da escola através de entrevistas e de observações de campo. A conclusão a que se chegou é de que se torna difícil imputar as causas da reprovação a uma ou algumas variáveis referentes a um dos elos da cadeia que é o processo educacional escolar. Mas pelas análises do instituído escolar face às variáveis das famílias e dos alunos parece ser claro que a escola pública que tem recebido contingentes cada vez maiores de alunos desfavorecidos socialmente não está preparada e nem parece ter a intenção de se preparar para trabalhar com a pobreza. O que a escola tem feito é equipar-se para escolarizar uma criança ideal, que dificilmente, ou nunca, se encontra em suas salas de aula.<hr/>This study intended to analyse different factors that could explain school failure in the 1st grade. It is an in depth study done in two public schools - one of them with lack of resources and serving a low SES population, and the other one with better resources and working with a higher SES population. Data were collected on students (throughmedical examinations and psychological testing), their families, teachers, supervisors and principals (through interviews and observation). The main conclusion was that school failure cannot be attributed to one or another isolated factor. It seems that public school is not prepared to work with low SES students and does not seem to have intentions of preparing itself to do so. What school has been doing is to structure itself to teach an ideal child who is rarely, or never, present in its classrooms. <![CDATA[Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo procura descrever e refletir sobre um trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino de Psicologia da F.F.C.L. de Ribeirão Preto. São apresentados os princípios que nortearam o planejamento da disciplina cujo objetivo foi colocado como sendo o de facilitar o desenvolvimento do papel do professor. Os princípios selecionados derivaram-se dos trabalhos de Jacob Levy Moreno quanto ao aprendizado de papéis. A seguir, é descrito o trabalho realizado com cincoenta e dois participantes da Prática de Ensino, e no qual o estágio docente foi supervisionado com a utilização das técnicas de desenvolvimento de papéis criadas por Moreno. Nesta supervisão foram examinados a adequação da resposta do professor às diferentes situações vividas na sala de aula, sua espontaneidade e os valores envolvidos em seu desempenho.<hr/>This study tries to describe and to think about the work developed in the subject. Teaching Practice in Psychology at university level. It presents the principles which gruided the planning of that subject. Its objective was set as the development of the teacher role. Such principles come from the works of Jacob Levy Moreno concerning role learning. Then it describes the work done with fifty-two trainee teachers. For the supervision of this work the role playing techniques created by Moreno were used. In this supervision, the teacher's reactions to the differents classrooms situations, the teacher's spontaneity and the values included in his behavior were examined. <![CDATA[Medida da expressão escrita e prova objetiva: um estudo preliminar de validade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa compara o desempenho de 161 estudantes em uma prova de redação e em prova de múltipla escolha especialmente construída para medir a capacidade de expressão escrita. Correlações significativas mostram que, neste caso e para esta amostra, há concordância de desempenhos nos dois tipos de provas; conseqüentemente, é possível concluir que apresente prova objetiva mede aquilo que a prova de redação também mede.<hr/>The research compares the achievement of 161 students in an essay test and in a multiple choice exam specially constructed to measure writing ability. Significant correlations show that in this case and for this sample there is agreement of achievements in the two types of exams; therefore it is possible to conclude that the multiple choice exam measures whatever the essay test also measures. <![CDATA[Prioridades no ensino de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O currículo para a escola de 1º Grau é determinado pelo Conselho Federal de Educação, pelos Conselhos e Secretarias Estaduais de Educação e pelo próprio corpo docente das escolas. No entanto, as decisões sobre o currículo são tomadas sem informações sistemática sobre opiniões de todos os elementos da comunidade,interessados nos processo educativo. <![CDATA[Cuidado e educação do pré-escolar nos países em desenvolvimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É oportuno que no Ano Internacional da Criança, o professor Heron chame a atenção não apenas para a importância do cuidado e educação da criança em idade pré-escolar como para algumas das práticas necessárias ao seu provimento. <![CDATA[O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Foi realizado um experimento com o objetivo de avaliar o efeito do raciocínio espacial do sujeito e do método de ensino utilizado na aprendizagem da geometria descritiva. Os dois métodos contrapostos formam o método tradicional, (aulas expositivas e demonstrativas, recursos audiovisuais e exercícios) e o método de instrumentos operacionais. Este último fora inicialmente desenvolvido por uma equipe do CIEM (Centro Integrado de Ensino Médio, da Universidade de Brasília) no período de 1965-1971.