Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419810004&lang=es vol. num. 39 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O realismo nominal como obstáculo na aprendizagem da leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho de Piaget sobre o realismo nominal é proposto aqui como a base cognitiva para a aquisição da leitura envolvendo um sistema de escrita alfabético. Estes sistemas de escrita são constituídos de representações gráficas arbitrárias de significantes verbais. A criança deve ser capaz de focalizar o que está sendo graficamente representado -o significante verbal - para poder entender uma escrita alfabética. Foi levantada a hipótese de que as crianças que confundem o significante com o significado devem apresentar dificuldades na aquisição da leitura. Três níveis do realismo nominal lógico foram identificados num estudo anterior. O nível 1A, em que a criança confunde totalmente significante e significado; o nível 1B, em que ocorre uma transição e o nível 2, em que a criança é capaz de focalizar o significante como tal, independente do significado. Foi encontrada uma associação entre a superação do nível 1A do realismo nominal lógico e o progresso em leitura. As crianças deste nível tiraram pouco proveito da instrução em leitura, progredindo lentamente na escola e demonstrando desempenho muito fraco em leitura e análise fonêmica.<hr/>Piaget's work on nominal realism is proposed here as the cognitive developmental basis for reading acquisition involving alphabetic writing systems. These writing systems constitute arbitrary graphic representations of verbal signifiers. The learner must be able to focus upon what is being graphically represented - the verbal signifiers - in order to understand alphabetic writing. It was argued that learners who confuse signifiers with their meanings would not achieve this understanding. Three levels of logical nominal realism were identified by the present authors in a previous study. Level 1A is characterized by a deep confusion between signifiers and signified such that some characteristics of things are attributed to their names. Level 1B is a transitional level; children at this level are able to focus upon the signifiers but only in some situations. Level II children are able to focus upon names independently of their referentes in a wide variety of situations. In this study, an association was found between progress in overcoming this deep level of logical nominal realism (1A) and reading acquisition. Children in the lowest level of nominal realism profited negligibly form reading instruction, displaying little school progress in reading, a virtual absence of reading ability and a poor performance in a phonemic analysis task. <![CDATA[Relatório da experiência do programa alfa em Pernambuco - 1977/1980]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma análise da situação educacional, nas últimas décadas, evidencia um permanente desconforto perante a constante diminuição dos índices de produtividade do ensino. Uma série de fatores são apontados para explicar o problema, entretanto, poder-se-á verificar que a escola de hoje e o processo educacional são bastante afetados pelos problemas sócio-econômicos que interferem grandemente nos resultados do setor educação. <![CDATA[Imitação, modo preponderante de intercâmbio entre pares, durante o terceiro ano de vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo tem por objeto a análise de um modo de comunicação entre as crianças, predominante em dado período do desenvolvimento (2;1 - 2;11): a imitação das pessoas. A criança recorre a essa modalidade de intercâmbio numa época em que, segundo Wallon, a identificação com o outro é um elemento essencial da elaboração de sua própria pessoa. As imitações se referem não ao objetivo da atividade, como no observational learning, mas sim aos gestos e às atitudes do outro no correr de suas realizações. Crianças de creches diferentes foram filmadas sem o saberem e na ausência de adultos, em pequenos grupos de 2 e a seguir 3 crianças. Os objetos fornecidos, em três exemplares, são de dois tipos: próprios para desenvolver atitudes de personagens (chapéus, guarda-chuvas, ...) ou para originar atividades físicas (bolas, ...) Os primeiros resultados mostram, além da ausência de agressão, uma preponderância de estabelecimento de controle e de sua manutenção por meio da imitação e permitem uma análise das diferentes modalidades de imitação e de seu papel na comunicação entre crianças.<hr/>The study aims at an analysis of a means of communication between peers at a given period of development (2.1 - 2.11): the imitation of persons. The child resorts to this mode of exchange at a period when, according to Wallon, the identification with the other is an essential element inthe elaboration of his own self. Imitation focus not on the objective of the activity, as in observational learning, but on the gestures and attitudes of the other in the course of carrying things out. Children of different creches were filmed (during 15 to 30 minutes) without their knowledge in the absence of adults, in small groups of two then three children. Three of each object were available. They are of two sorts: relevant to development of attitudes of persons (hat, umbrellas, ...) or for developing physical activity (balloons, ...). The first results show, besides the absence of agression, a preponderance of initiation and maintenance of contact by imitation, allowing an analysis of different functions of imitation and its role in communication between children. <![CDATA[Recentes mudanças demográficas: implicações educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Gostaria de levantar três pontos para discussão, nesta rara oportunidade que temos de debater as questões tão importantes que se referem a população, entre pessoas que possuem diferentes formações e experiências. As complexas relações entre demografia e educação tem sido amplamente estudadas, mas observações de outras épocas e outros países dificilmente poderiam ser transpostas para a presente situação brasileira, uma vez que essas relações adquirem diferentes significados em função das diferenças nas condições globais que regem os fenômenos demográficos. <![CDATA[A creche e a pré-escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Maria Malta Campos: Em primeiro lugar é preciso explicar por que a discussão sobre a creche e a pré-escola deve ser feita de forma conjunta. Existem algumas diferenças entre creche e pré-escola, Principalmente, do ponto de vista conceitual, essa diferença é bastante clara: supõem que a creche seja algo que atenda à criança logo nos primeiros anos de vida e a pré-escola o que vem imediatamente antes da escola. <![CDATA[O pré-escolar e as classes desfavorecidas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Miriam Abramovay: É alarmante o índice de fracasso escolar nas escolas primárias, sendo que existem diferentes concepções para explicá-lo. A primeira delas é de cunho psicológico, psicopatológico e biológico. A criança que fracassa é vista como desajustada, inapta, preguiçosa, lenta. Não é dotada, não tem disposição. Rotula-se a criança segundo problemas como dislexia, discalculia, disgrafia. Não se nega que determinadas crianças tenham dificuldades expressivas; critica-se é a passagem desta constatação e diagnóstico generalizados. <![CDATA[As tendências da mudança social e educativas na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo foi elaborado como parte do Projeto Desenvolvimento e Educação na América Latina e no Caribe, executado conjuntamente pela UNESCO, pela Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mas não representa, necessariamente, as opiniões das instituições da Nações Unidas acima mencionadas. O artigo foi traduzido por Horácio Gonzáles, a partir de sua versãoem espanhol incluída no livro da UNESCO-CEPAL-PNUD-UNICEF, Educación y sociedade em América Latina y el Caribe, editado pela UNICEF em Santiago do Chile, 1980, e é publicado com a devida autorização. <![CDATA[Pedagogia e filosofia da existência: um ensaio sobre formas instáveis da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo foi elaborado como parte do Projeto Desenvolvimento e Educação na América Latina e no Caribe, executado conjuntamente pela UNESCO, pela Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mas não representa, necessariamente, as opiniões das instituições da Nações Unidas acima mencionadas. O artigo foi traduzido por Horácio Gonzáles, a partir de sua versãoem espanhol incluída no livro da UNESCO-CEPAL-PNUD-UNICEF, Educación y sociedade em América Latina y el Caribe, editado pela UNICEF em Santiago do Chile, 1980, e é publicado com a devida autorização. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741981000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Este artigo foi elaborado como parte do Projeto Desenvolvimento e Educação na América Latina e no Caribe, executado conjuntamente pela UNESCO, pela Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mas não representa, necessariamente, as opiniões das instituições da Nações Unidas acima mencionadas. O artigo foi traduzido por Horácio Gonzáles, a partir de sua versãoem espanhol incluída no livro da UNESCO-CEPAL-PNUD-UNICEF, Educación y sociedade em América Latina y el Caribe, editado pela UNICEF em Santiago do Chile, 1980, e é publicado com a devida autorização.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 04:05:04 15-05-2024-->