Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419820001&lang=pt vol. num. 40 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Alternativas metodológicas para a pesquisa educacional: conhecimento e realidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse seminário realizou-se, na sede da Fundação Carlos Chagas, em São Paulo, 25 a 27 de agosto de 1980, com participação de respresentantes de universidades e de diversas outras instituições interesssadas na pesquisa, cuja relação completa encontra-se no apêndice. Com o objetivo de provocar o debate sobre alternativas metodológicas para a pesquisa educacional, o seminário organizou-se de maneira que o trabalho dos expositores tivesse a função de servir de abertura para a questão. A intenção dos textos não era a de dar uma palavra final sobre o tópico, mas de serem provocadores e polêmicos por natureza, de serem propositadamente criadores de problemas a respeito de cada um dos seguintes tópicos propostos para estímulo às discussões. <![CDATA[Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As idéias de Mannheim sobre planejamento e educação são aqui analisadas tendo em vista despertar interesse por dimensões sociais pouco explícitas dos planos governamentais no Brasil atual. Enfatizam-se a clara compreensão, por esse autor, da natureza política de ambos os processos e o papel capital que atribui à educação na construção de uma ordem social planejada. Mostra-se que tais idéias derivam de seu agudo senso do momento histórico em que vivia, de uma ampla formação acadêmica comandada por seu interesse pela sociologia do conhecimento e por seu compromisso moral com a defesa da democracia. A crítica às suas posições centra-se sobre ambigüidades metodológicas das mesmas bem como sobre a incapacidade de o autor perceber a contribuição decisiva do conflito à mudança social.<hr/>This article deals with Mannheim's views on planning and education aiming to call attention to underlying social dimensions of governmental plans in nowadays Brazil. It stresses the author clear understanding of the political nature of both processes and the capital role he assigned to education in the construction of a planned social order. Itshows that these ideas derived from Mannheim's acute sense of historical moment he was living, from a broad academic background commanded by his interest in the sociology of knowledge, and from his moral compromise with the defense of democracy. Criticism of his positions is centered in their methodological ambiguities as well as in Mannheim's incapacibility to see the decisive contribution of conflict to social change. <![CDATA[Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O sistema educacional brasileiro tem caminhado do modelo de mobilidade social patrocinada para o modelo de mobilidade social competitiva. Uma diferença crucial entre estes modelos é o período em que começa a diferenciação dos currículos para os estudantes. No entanto, estudos comparativos sobre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, além das presentes evidências sobre o Brasil, não permitem afirmar que o modelo de mobilidade competitiva seja mais democrático que o modelo de mobilidade patrocinada. Em conseqüência, os efeitos da diferenciação curricular como meio de seleção social podem ser questionados. O papel dos currículos provavelmente não é tão influente, a menos que estejam associados a importantes fatores do contexto social. São discutidas alternativas para a democratização educacional e a preparação para o trabalho.<hr/>The Brazilian educational system has changed from the sponsored to the contest social mobility model. A crucial difference between those models in the early or late specialization of curricula. However, comparative studies on Britain and the United States, besides some evidences on Brazil, do not support that the contest model is fairer than the sponsored one. As a result, the effects of curricula differentiation as a means of social selection can be questioned. The role of curricula alone may not be so influential unless they are associated to powerful factors of the social context. Alternatives to the issues of equality of educational opportunity and preparation for work are discussed. <![CDATA[Breve comparação entre o financiamento da educação pública no Brasil e nos Estados Unidos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho se propõe ser um estudo comparativo dos sistemas de financiamento da educação no Brasil e nos Estados Unidos. As diferenças fundamentais entre os dois sistemas são consideradas em termos de controle, função, responsabilidade e fontes de financiamento da educação. Em termos decontrole, função e responsabilidade o sistema americano de financiamento da educação se coloca numa estrutura mais descentralizada onde existe uma relação direta entre educação e povo. O sistema brasileiro de financiamento da educação não apresenta a mesma relação democrática. Quanto às fontes de financiamento da educação, o sistema americano tem no imposto de propriedade local a sua principal fonte de receita. No sistema brasileiro a principal fonte de receita é o I.C.M., arrecadado pelos estados. Conclui-se que a diferenciação dos dois sistemas advém principalmente do desenvolvimento histórico da educação nos dois países e que seria impossível transpor para o Brasil um sistema que conta com a tradição de uma cultura autóctone.<hr/>This study is intended to be a comparison between the system of financing public education in the United States and the system in Brazil. The differences are considered due to control, function, responsability and source of financing education. With respect to control, function and responsability, the American system of financing education is considered to be very descentralized where there is a local relation between education and the local people. The Brazilian system is very centralized and does not show such relation. With respect to the sources of financing education, in the United States there is the property tax, which is responsable for the local control of education. The Brazilian system has a state tax as its main revenue soure for providing education. The final conclusion is that the democratic approach of the system of financing education in the U.S.A. cannot be transposed to a country like Brazil where the historic events do not tell of a pionner culture. <![CDATA[Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt São apresentadas uma revisão bibliográfica em torno do tema organizadores prévios e a descrição de dois experimentos em ensino de Física utilizando esse tipo de estratégia instrucional. Com base nessa revisão, interpretam-se os resultados obtidos nesses experimentos e discutem-se possíveis efeitos desses materiais sobre o desempenho do aluno.<hr/>This paper presents a review of the literature concerning advance organizers and a description of two experiments in physics teaching using this type of instructional strategy. Based on this review, the research findings of these experiments are interpreted and possible effects of the sematerials on the learner's performance are discussed. <![CDATA[A formação dos professores e a questão da educação das crianças das camadas populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Uma das questões que vem crescente desafiando os responsáveis pela política de ampliação da escola - a chamada democratização do ensino é a educação das crianças procedentes das camadas populares. <![CDATA[Notas acerca do saber e do saber fazer da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Quesiona-se hoje a legitimidade do saber transmitido pela escola. De universalmente ele passou a arbitrário cultural, quando se colocou em evidência que conteúdos curriculares correspondem à visão de mundo da classe dominante e podem servir para manter sua dominação. <![CDATA[Expansão educacional e estratificação social na América Latina 1960-1970]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo constitui uma síntese do documento DEALC/4 expansão educacional e estratificação social na América Latina 1960-1970, publicado pelo projeto UNESCO/CEPAL/PNUD Desarrollo y educación na América Latina, Buenos Aires, setembro 1977. <![CDATA[Escola e trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo constitui uma síntese do documento DEALC/4 expansão educacional e estratificação social na América Latina 1960-1970, publicado pelo projeto UNESCO/CEPAL/PNUD Desarrollo y educación na América Latina, Buenos Aires, setembro 1977. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Este artigo constitui uma síntese do documento DEALC/4 expansão educacional e estratificação social na América Latina 1960-1970, publicado pelo projeto UNESCO/CEPAL/PNUD Desarrollo y educación na América Latina, Buenos Aires, setembro 1977.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 09:04:58 28-04-2024-->