Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419820002&lang=es vol. num. 41 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A concepção do Ciclo Básico é analisada no contexto da reforma universitária que pretendeu introduzir um modelo burocrático nas instituições de ensino superior. Os autores analisam, de um lado, as implicações da proposta do Ciclo Básico e, de outro, as vicissitudes de sua implementação no país. Questiona-se o caráter das avaliações já realizadas, no sentido de que seria preciso interpretar os problemas detectados também em termos do significado da implantação do Ciclo Básico para a correlação de poder no interior da universidade.<hr/>The conception of the Basic Cicle is analysed in the context of the university reform that intended to adopt a burocratic model of organization for higher education. The authors examine, first, the implications of the Basic Cicle proposal and, second, the problems encountered during its application in Brazil. The existing evaluations are criticized, in the sense that it would be necessary to interpret the indicated problems also in terms of the influence of the Basic Cicle on the power structure of the university. <![CDATA[Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A exploração de alguns dados do Censo de 80, que demonstram a manutenção do baixo nível de escolaridade da população brasileira, leva o autor a questionar as relações entre o crescimento econômico e a democratização da educação. O artigo levanta a hipótese de que a educação teria um significado mais importante para o pleno exercício da cidadania do que diretamente para o crescimento econômico.<hr/>Analysing the 1980 Census data, that demonstrates the maintenance of low rates of schooling for the Brazilian population, the author questions the relationship between economic growth and school attendance. The article brings out the hipothesis that education has more importance for democratic participation than for economic growth. <![CDATA[O livro didático de História do Brasil: algumas questões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo, num primeiro momento, discute os aspectos relacionados à comercialização e adoção dos Livros Didáticos. Em sua parte final, a autora levanta alguns problemas relativos à ideologia veiculada nos Livros Didáticos de História do Brasil.<hr/>This article at first, talks about the aspects related to commercialization and adoption of text-books. In its final part, the author raises some problems related to the ideology through the text-books of Brazil History. <![CDATA[Dimensões da supervisão educacional no contexto da práxis educacional brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O autor discute o papel dos profissionais que exercem função de supervisor, administrador, inspetor e orientador no sistema escolar, buscando definir sua dimensão enquanto educadores. Para isto ele propõe que estes profissionais repensem sua tarefa específica dentro da escola a partir do contexto social mais amplo, onde cada vez mais se fazem presentes os movimentos populares, inclusive aqueles que lutam pelo acesso ao saber escolar.<hr/>The author discusses the function of the supervisors, administrators, inspectors and counselors in the school system, trying to define their role as educators. He proposes that they rethink their specific role inside the school from the point of view of the global social context, where the popular moviments, including the ones that fight for the access to elementary instruction, are making their presence. <![CDATA[Fatores sócio-econômicos, estado nutricional e rendimento escolar: um estudo em 500 crianças de primeira série]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O rendimento escolar de 500 crianças ingressando em primeira série foi estudado em relação a seu estado nutricional e fatores socioeconômicos. Observou-se fraca associação entre o estado nutricional e o rendimento escolar das crianças. Entre as variáveis estudadas, foram as socioeconômicas as que mais influíram nos resultados. O conjunto de variáveis estudado consegue explicar 24,2% da variância dos resultados.<hr/>The school performance of 500 children entering the first grade was studied in relation to the nutritional status and socioeconomic factors. A weak association was observed between the nutritional status and the school performance of the children. Among the studied variables, the socioeconomic were the ones that had the highest influence in the results. The set of variables explains 24, 2% of the variance of the results. <![CDATA[A mobilização dos agentes educacionais do sistema estadual: breve histórico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho registra alguns dados relativos ao movimento dos profissionais do ensino em São Paulo, em quatro momentos: as greves de 1963, 1978, 1979 e a eleição para a diretoria da APEOESP, em 1979. Partindo da caracterização das organizações da classe, analisa suas reivindicações nas várias etapas históricas, que apontam algumas tendências para o futuro.<hr/>The article registers some data about the movement of the school workers in São Paulo, at four moments: the 1963, 1978 and 1979 strikes and the election for the Teacher's Association (APEOESP) in 1979. The authors characterize the different class organizations and analyse their claims in various historical phases, that indicate some tendencies for the future. <![CDATA[A pesquisa na escola: notas para debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo não é uma proposta metodológica, nem pretende dar a última palavra sobre o assunto, uma vez que a bibliografia existente é ampla. Pretende ser um verdadeiro convite ao debate que emerge da experiência de pesquisa na escola, passada e atual, e também das dificuldades encontradas. O autor destas notas convida a todos que trabalham neste setor a contribuir de modo a permitir, através de intercâmbio, confrontos e seminários, chegar a um verdadeiro documento metodológico. <![CDATA[Comentários sobre o artigo do professor Francesco Tonucci]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O professor Tanucci em seu artigo sobre “A Pesquisa na Escola: Notas para debate”, expressa uma preocupação que se está fazendo sentir em várias partes do mundo. Após um século de desenvolvimento e de uma metodologia de pesquisa em Ciências Humanas e em Educação, chega-se, nesse caminho percorrido, a avistar a preocupação com o método mais do que com o problema a ser estudado. Isto é tão mais válido quanto mais se caminha em direção à escola tomada em seu todo; mas, especificamente, quando se investiga o trabalho do professor na execução de sua tarefa. <![CDATA[Pesquisa na escola: uma alternativa pela via institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto pretende comentar uma experiência de trabalho em educação popular pela via institucional. Quero tornar claro aos leitores que o fazemos com certa emoção, já que estamos envolvidas diretamente no processo de criação e implantação de um plano municipal de educação em Piracicaba. Quando iniciamos o trabalho, em meados de 1978, estávamos ligadas à pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos, e tínhamos na época, uma visão da escola mudança de posição deve-se, em grande parte, a esta experiência educacional, onde tentamos unir a prática pedagógicas com a economia política. <![CDATA[Educação e emprego industrial: uma análise a partir de dados censitários 1960-1970]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es As relações entre emprego e educação têm despertado interesse crescente entre os pesquisadores sociais da região. Em certa medida, o problema do emprego está ocupando na teoria da educação o lugar que nas décadas anteriores estava representado pela problemática dos recursos humanos. Esta mudança conceitual implica em uma modificação de grande envergadura na maneira de conceber as relações e o papel da educação no processo de desenvolvimento econômico e social. <![CDATA[Magistério de 1º grau: da competência técnica ao compromisso político]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es As relações entre emprego e educação têm despertado interesse crescente entre os pesquisadores sociais da região. Em certa medida, o problema do emprego está ocupando na teoria da educação o lugar que nas décadas anteriores estava representado pela problemática dos recursos humanos. Esta mudança conceitual implica em uma modificação de grande envergadura na maneira de conceber as relações e o papel da educação no processo de desenvolvimento econômico e social. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>As relações entre emprego e educação têm despertado interesse crescente entre os pesquisadores sociais da região. Em certa medida, o problema do emprego está ocupando na teoria da educação o lugar que nas décadas anteriores estava representado pela problemática dos recursos humanos. Esta mudança conceitual implica em uma modificação de grande envergadura na maneira de conceber as relações e o papel da educação no processo de desenvolvimento econômico e social.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 01:04:40 28-04-2024-->