Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419820003&lang=es vol. num. 42 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es De acordo com estimativas relativas a 1970, &ldquo;cerca de 50% dos alunos das escolas primárias desertavam em condições de semi analfabetismo ou de analfabetismo potencial na maioria dos países da América Latina&rdquo; (Tedesco, 1981, pag.67). Isto sem se levar em conta o contingente de crianças em idade escolar que sequer têm acesso à escola e que, portanto, já se encontram &rdquo;a priori&rdquo; marginalizadas dela. <![CDATA[Escuela, marginalidad y contextos en Colômbia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es El tema de este artículo constituyi La síntesis de los hallazgo más significativos de dos experiencias realizadas en Colômbia com el propósitos de estudiar, desde uma perspectiva sociológica, La relacioón educación y marginalidad. La primeira de ellas fue efectuada en uma comunidad marginal urbana y La segunda en uma campesina. <![CDATA[A escolarização em famílias da classe trabalhadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A questão do acesso à escola e do seu aproveitamento por parte das classes populares tem preocupado não apenas aqueles que, de alguma forma, lidam mais diretamente com os problemas educacionais, como todos os que estão comprometidos com o processo de democratização da sociedade brasileira e com a melhoria das condições de vida material e não material dos seus trabalhadores. <![CDATA[La escuela primaria en Venezuela: clases sociales, circuitos de escolarización y prácticas pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es El desarrollo capitalista de La educación implico inicialmente La exclusión de um gran vólumen de La población trabajadora de la escolarización. Essa segregación represento históricamente la forma más evidente de marginalidad y uno de los objetivos más importantes de los programas políticos Del movimiento obrero y de lãs ideologias liberales de La pequeña burguesia. <![CDATA[Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O fracasso escolar de parcelas significativas das crianças oriundas das camadas populares nos anos iniciais da escolaridade constitui traço marcante do sistema de ensino brasileiro e latino americano em geral. No Brasil, a partir da década de 70, a política educacional tem dado grande destaque à necessidade de oferecer a essas crianças, experiências que as levem a compensar suas &ldquo;deficiências&rdquo;. O pressuposto dessa política é o de que o fracasso acontece porque as crianças não estariam suficientemente preparadas para tirar proveito satisfatório da escola. <![CDATA[El impacto del pre-escolar en los niños de sectores populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artículo presenta uma síntesis de La investigación “Estúdio de Umbral entre educación pré-escolar y educación primaria” realizada en el Centro de Investigaciones Educativas. El objetivo central de la investigación fue analizar el impacto de la asistencia a pré-escolar en los niños de los sectores sociales; detectar si los niños de los sectores populares se beneficiaban com la educación pré-escolar, en su posterior educación primaria, específicamente en su primer grado; y analizar lãs posibles responsabilidades Del sistema educativo, que condiciona el êxito de los niños de los sectores pobres. <![CDATA[Na vida dez; na escola zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A evasão e o fracasso escolar aparecem hoje entre os problemas de nosso sistema educacional que são estudados de forma relativamente intensa. A concepção de fracasso escolar aparece alternativamente como fracasso dos indivíduos (Poppovic, Espósito e Campos, 1975), fracasso de uma classe social (Lewis, 1967, Hoggart, 1957) ou fracasso de um sistema social, econômico e político (Freitag, 1979; Porto, 1981) que pratica uma seletividade sócio-econômica indevida. Neste projeto, pretende-se explorar uma outra alternativa: o fracasso escolar é o fracasso da escola. <![CDATA[Proceso pedagogico y aprendizaje en contextos de heterogeneidad cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto forma parte de uno mayor titulado Proceso pedagógico y heterogeneidad cultural en el Equador, UNESCO/CEPAL/PNUD, Proyecto Desarrollo y Educación en América Latina y el Caribe (DEALC/22), agosto de 1979, que se originó en uma investigación conjunta com el Consejo Nacional de Desarrollo de Ecuador (ex JUNAPLA) El texto global fue elaborado en forma coletiva por um equipo integrado por Stella Vecino, quien tuvo a su cargo el análisis del proceso pedagógico, por Juan Carlos Tedesco, quien lo coordinó desde el ponto de vista metodológico y redacto la version final Del informe, y por German W. Rama, quien dirigió el proyecto y tuvo a su cargo la formulación e integración de los aspectos teóricos Del tema.