Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419820004&lang=es vol. num. 43 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O custo do ensino público no estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo se baseia em uma pesquisa realizada com uma amostra de 66 escolas de 1º e 2º graus, da rede pública estadual do Estado de São Paulo, visando à determinação dos custos diretos do aluno/ano. Utilizando uma metodologia que procurou adequar-se da melhor forma à realidade abordada, o autor acredita ter conseguido razoável aproximação na mensuração dos custos diretos da unidade escolar de 1º e 2º graus no Estado. Essa metodologia é apresentada através da discussão dos componentes do custo educacional e da exposição da maneira como foi o custo/aluno calculado em suas diversas rubricas. A apresentação dos resultados é feita quer para o Estado como um todo, quer para conjuntos de escolas, agrupadas segundo os critérios de: tipo de ensino, região, renda per capita da clientela, nível de carência, hierarquia funcional dos Municípios, número de turmas, número de turnos e número de alunos.<hr/>The article, based in a research with 66 elementary and secondary public schools of the State of São Paulo, tries to determine student/year direct costs. The methodology used makes possible a fair approximation in measuring a school unit cost. It is presented by a discussion of student/year cost components, which are computed in detail. Resultsare presented for the whole State, and for groups of schools, classified by: educational level, region, students per capita income, deprivation level - a classification made by The Bureau of Education -, municipalities hierarchy, number of classes, number of shifts and number of students. <![CDATA[Bases teóricas do programa Alfa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A autora faz considerações sobre as duas principais vertentes teóricas (behaviorismo e cognitivismo) em que se podem basear currículos para as primeiras séries, optando e justificando sua escolha pela corrente cognitiva. Os quatro princípios norteadores do Programa Alfa são analisados, estabelecendo-se para cada um deles sua origem teórica dentro desta posição. <![CDATA[Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho tem como objetivo analisar alguns fatores responsáveis pelos altos índices de repetência e evasão apresentados pelos alunos dos cursos noturnos da rede pública estadual de 1º grau. A presença de grande contingente de alunos de nível socioeconômico mais baixo nos cursos noturnos parece não ser suficiente como justificativa para o fracasso escolar verificado. A comparação entre cursos diurnos e noturnos sugere a existência de elementos presentes na própria estrutura e funcionamento da escola no período da noite, que dificultam ainda mais a trajetória escolar dos alunos mais pobres.<hr/>The article presents some variables that provoke the high incidence of retentions and drop-outs of students in the elementary school night shifts. The low socio-economic level of the majority of these night period students doesn't explain by itself their failures. A comparison between the day and night courses shows that there are aspects in the structure and operation of the late that aggravate the school difficulties of the poorer students. <![CDATA[As contradições de A Reprodução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema aqui em debate refere-se, basicamente, à teoria da reprodução, enquanto interpretação crítica da escola, no capitalismo. Presente na maioria das reflexões sobre a escola brasileira, esta teoria já se incorporou, aceita ou negada, aos instrumentais de análise dos vários autores. O artigo de Vicent Petit, traduzido pela revista, não é novo, mas tem sido cada vez mais utilizado em leituras e cursos na universidade. Ele é discutido por José Durand, cujo texto, por sua vez, é comentado por Luiz Antonio Cunha. Agradecemos aos dois autores o espírito democrático de colaboração que tornou possível este debate. <![CDATA[Torcidas de nariz a Bourdieu e Passeron]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A minúcia com que Vicent Petit examina a articulação interna de A Reprodução revela um empenho obstinado em indicar as insuficiências dessa, que pretendeu sistematizar proposições em torno da imposição cultural na relação pedagógica formal. Escrita por apoio, entre outros, uma série de análises empíricas prévias acerca dos processos de seleção social e de inclusão cultural na escola francesa, A reprodução recebeu uma bateria cerrada de objeções, mais intensamente partidas de autores de filiação marxista. <![CDATA[A simbólica violência da teoria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Depois de refletir sobre as &ldquo;Torcidas de nariz a Bourdieu e Passeron&rdquo;, de José Carlos Durand, envio-lhe esta carta aberta com dois abjetivos. Primeiro, criticar posições por ele tomadas que me parecem equivocadas. Segundo, expor minha opinião sobre aspectos da teoria em questão. <![CDATA[Reformas educativas e sociedade global na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para os que sustentam que os chamados sistemas educativos são na realidade sub-sistemas da sociedade global e que, no seu desenvolvimento, estão fortemente condicionados pelo funcionamento das estruturas econômicas e sociais dessa sociedade global, é claro que, para analisar os elementos de inércia e mudança que estejam incluídos nestes sistemas educativos, é necessários estudar primeiramente as características do processo de mudança sócio-cultural que se vive no interior da sociedade. <![CDATA[Estudo da correlação entre dois instrumentos para determinação do nível sócio-econômico dos indivíduos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tem o presente trabalho o objetivo de fornecer novos elementos aos pesquisadores interessados na determinação do nível sócio-econômico de indivíduos e/ou grupos. <![CDATA[Leitura, ortografia e fonologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tem o presente trabalho o objetivo de fornecer novos elementos aos pesquisadores interessados na determinação do nível sócio-econômico de indivíduos e/ou grupos. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741982000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Tem o presente trabalho o objetivo de fornecer novos elementos aos pesquisadores interessados na determinação do nível sócio-econômico de indivíduos e/ou grupos.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 07:04:40 28-04-2024-->