Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419830001&lang=pt vol. num. 44 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil, 1978-1981]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo é realizada uma revisão avaliativa da produção de recursos humanos e da geração de conhecimentos na área da Educação. São analisadas informações sobre os programas de mestrado em educação no Brasil, bem como dados sobre pesquisas concluídas ou em andamento no período em questão.<hr/>This article consists of a critical review of the production of human resources and of the generation of knowledge in the field of Education in Brazil. Information about Master and Ph.D. Programs in the field, as well as data about research in process or concluded in the period (1978-1981) are analyzed. <![CDATA[Mulher, família e reprodução em uma amostra de baixa renda do município de São Paulo, 1978-1979]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa analisou o desenvolvimento de 190 crianças, durante seus primeiros meses de vida, relacionando-o com as condições de vida e os arranjos domiciliares na família. O trabalho das mães, a migração recente, a composição do orçamento familiar, as famílias nucleares ou ampliadas, são fatores analisados em função do estado nutricional constatado nas crianças. Os resultados apontam para as condições de sobrevivência mais favoráveis entre as famílias ampliadas.<hr/>The research analyzes the physical development of 190 children during their first month of life, relating it to their conditions of life and family organization. Mother's labor, recent migration, composition of family budget, nuclear or extended families, are factors analyzed in relations children's nutritional conditions. Results point to more favorable survival conditions among extended families. <![CDATA[Explicação, norma e utopia nas ciências da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto procura realizar uma crítica das ciências da educação, sugerindo que estas ainda não formam um corpo homogêneo, ou seja, não integram uma teoria geral da educação. O artigo identifica nas ciências da educação três componentes: a explicação, a normatividade e a utopia. Examinando cada um deles e suas interrelações, o autor sugere caminhos para o desenvolvimento de uma teoria sobre um objeto que ele vê como fundamentalmente aberto.<hr/>The author develops a critical analysis of the science of education, suggesting that they still do not constitute a homogeneous corpus, that is, they do not integrate a general theory of education. Three components are identified in the sciences of education: explanation, normatively, and utopia. Though the examination of each of them and of their interrelations, the author suggest paths for the development of a theory about an object that he sees as basically open. <![CDATA[O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As estatísticas oficiais do estado de Mato Grosso relativas ao ensino de 1º grau apresentam um quadro geral precário quanto ao rendimento escolar, evasão escolar e absorção da população em idade escolar. No entanto, trata-se de dados globais, trabalhados em termos de médias sociais sem qualquer diferenciação com relação à origem socioeconômica dos alunos. O presente estudo constitui um primeiro passo no sentido de superar esta limitação das estatísticas oficiais. A rede escolar do municíípio de Cuiabá foi dividida em três grandes categorias: estadual, municipal e particular. Os dados mostram ser a produtividade da escola particular bastante superior à da rede pública, sendo a menor a da rede municipal. Foram levantados alguns dados sobre a composição social das escolas públicas e este estudo se constitui num ponto de partida para um programa de pesquisa atualmente em desenvolvimento na periferia urbana de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.<hr/>Official publications of the State of Mato Grosso referred to Elementary Education productivity show a very critical situation in the State as a whole. Nevertheless, these are global data, presented in terms of social averages, with no references at all to the students' socio-economicstatus. The present study is a first step in the sense ofimproving this situation. Schools in the city of Cuiabá were divided in three categories: private, state, and city schools. Our data show that private schools have a much greater productivity than official schools, while state schools' productivity is only a little bit beter than city schools. Some preliminary data are presented as to the social composition of official schools. The present study is, in fact, a point of start of a research program now being developed in the city of Cuiabá, capital of the State of Mato Grosso. <![CDATA[Inteligência e vida cotidiana: competências cognitivas de adultos de baixa renda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo baseia-se em estudo realizado com adultos moradores de uma favela na cidade de São Paulo, com o objetivo de obter dados descritivos sobre processos de raciocínio e de solução de problemas em situações de vida cotidiana e sobre as relações entre esses processos e o desempenho em testes de inteligência e em situações escolares. Os dados obtidos mostraram a ação recíproca de dois aspectos complementares das capacidades cognitivas: a diferença no desempenho médio de diferentes grupos sociais e as diferenças individuais existentes no interior de grupos sociais homogêneos.<hr/>The article is based on a study about adults living in a squatter settlement in São Paulo, with the objective of obtaining descriptive data on problem solving and reasoning processes in everyday life situations and on the relationships of these processes to performance on intelligence tests and in the formal school situation. The data obtained showed the interplay between two complementary aspects of performance on cognitive tasks: the different average performance of different social groups and the individual differences found within otherwise homogeneous social groups. <![CDATA[O trabalho do menor: necessidade transfigurada em virtude]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dados secundários reunidos de fontes várias indicam a extensão do trabalho de menores no Brasil e sua incidência em diversas regiões e diferentes camadas da população. O núcleo do artigo, porém, apóia-se em informações provenientes de uma pesquisa realizada na área metropolitana de São Paulo com o propósito de investigar as condições em que se dá o emprego de menores, o modo como estes encaram a sua situação e as noções que têm a respeito de oportunidades de ascensão profissional. Entre outras constatações assinala-se que, embora cumprindo uma longa jornada na qual freqüentemente se comprimem a freqüência a curso noturno e o trabalho em emprego mal remunerado, sem cobertura previdenciária e pouco favorável ao crescimento profissional, o menor não demonstra amargura ou revolta pelo fato de precisar trabalhar. Ao contrário, parece sentir-se importante por ser capaz de contribuir para a limitada receita da família.<hr/>Secondary data are used to show the extent of youth employment in different socioeconomic strata and various regions in Brazil. The main concern, however, is to indicate how working youngsters define their present a situation and perceives opportunities for occupational upgrading. This is done by using data from interviews with children and adolescents who work in the São Paulo Metropolitan Area. The conclusion is reached that, although submitted to a heavy daily schedule, which often combines school attendance in the evening with long hours of work in underpaid routine jobs, not covered by social security rights, and unlikely to lead to an occupational career, those youngsters do not resent the fact of their having to work. Rather, they seem to be proud for being able to bring home money for joint family expenses. <![CDATA[Operações lógico-matemáticas de crianças na 1ª série do 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo se propôs a diagnosticar o estágio de desenvolvimento de crianças na 1ª série do 1º grau em operações relacionadas com a formação do conceito de número, bem como a avaliar o efeito das variáveis - escola freqüentada pela criança, idade e sexo - no desempenho das crianças naquelas operações. A amostra se constitui de 100 crianças entre 76e 96 meses - 50 de escola pública e 50 de escola particular; em cada grupo, 25 eram meninos e 25 meninas. Testes de enumeração, seriação e conservação de número foram utilizados como instrumentos. Considerando a amostra total, uma percentagem de crianças inferior a 50% se classificou no 3º estágio de enumeração, seriação e conservação de número, estágio este correspondente ao nível operatório. Considerando a amostra por escola, a percentagem de crianças de escola pública que se classificou no 3º estágio das três medidas foi inferior a 37%, enquanto na escola particular foi superior a 57%. A análise de variância revelou que o tipo de escola teve efeito significante sobre o desempenho das crianças em enumeração e seriação, mas não o teve sobre o desempenho em conservação. O efeito do sexo sobre o desempenho das crianças em enumeração, seriação e conservação de número também foi significante. A idade, estudada separadamente em cada escola, não teve efeito significante sobre o desempenho em nenhuma das medidas. Os dados indicam que a maioria das crianças que ingressam no 1º grau principalmente das escolas públicas, ainda não desenvolveram.<hr/>The study was designed with a twofold purpose: a) to diagnose the developmental stage of first grade children in relation to operations which are fundamental to the acquisition of the number concept; b) to evaluate the effect of the following variables - attendance to either a private ora public school, age and sex - upon the children's performance in those operations. The sample was composed of 100 children divided into sub-groups according to the kind of school, age and sex. Tests of enumeration, seriation and number conservation were used as instruments. The results indicate that considering the whole sample, less than 50% of the children were classified into the third stage of enumeration, seriation and number conservation, stage which corresponds to the operatory level. Considering the sample per school, the percentage of public school children classified into the third stage was inferior to 37% while among the private school children was superior to 57%. The analysis of variance showed that the kind of school affected children's performance in enumeration and seriation significantly but it did not affect performance in number conservation. Sex affected children's performance in the three measures significantly. Age did not affect children's performance in none of the three measures significantly. The data indicate that the majority of children who start first grade, mainly in public schools, have not developed yet the adequate mental strutures to deal with arithmetical. <![CDATA[Os pais, os mestres e a associação em que pé estão?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo levantar aspectos do funcionamento das Associações de Pais e Mestres, na rede estadual de ensino de 1º grau, procurando verificar em que medida eles se relacionam com os processos de seletividade social que operam dentro da escola. Critérios e práticas adotadas que levam a que a composição da diretoria e a participação dos pais nas atividades das APMs se restrinjam quase sempre aos pais de melhor posição econômica na comunidade; modalidades de cobrança de taxas a mais, são examinadas com cuidado. Eles fazem parte de uma estratégia que, ao invés de colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração da família-escola-comunidade, procura antes de tudo reforçar seu papel de mera arrecadadora de recursos, com os quais a escola deverá cobrir despesas que obrigatoriamente deveriam ser do Estado.<hr/>This work has the objective of raising questions referrent to the functioning of Parent-Teachers Association in public schools, in order to understand how they relate to the processes of social selectivity that operate within the school. Criteria and practices adopted by schools which make the composition of the board and the participation of parents restricted to higher SES parents, and forms of collection of yearly fees are carefully discussed. They are part of a strategy that instead of contributing to the betterment of the educational process, to the assistance to the student and to the integration of family, school and community, reinforces its role of collector of resources, with which the school will cover expenses that should be covered by the government. <![CDATA[Lista básica de publicações periódicas brasileiras na área da educação: um estudo bibliométrico para nova fase da Bibliografia Brasileira de Educação - BBE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Aplicação de Lei de Bradford em estudo bibliométrico dos periódicos brasileiros produtores de artigos na área da Educação, apresentando-se núcleo de periódicos mais produtivos, relações de periódicos por produtividade e ordem alfabética incluindo seus dados essenciais tais como data de início de publicação, abreviatura oficial no SIBE, órgão responsável pela edição, periodicidade, endereço completo.<hr/>Bradford law application in bibliometric study of Educational area of Brazilian journals, presenting the most producting journals core, journals lists by productivity and alphabetical order including their essential data as authorized abreviations, publication initial date, responsible organ, periodicity, complete address. <![CDATA[Os livros descartáveis: exigência pedagógica ou apenas um bom negócio?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os livros descartáveis tornaram-se o padrão típico do livro didático disponível no país, particularmente a nível de primeiro grau. Entrevistas realizadas junto a dezenas de professores revelam que mais de 90% dos livros efetivamente disponíveis nas escolas são desse tipo. <![CDATA[Cartilhas de alfabetização e a regionalização do livro didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A idéia de regionalização do livro didático não é recente, e sua discussão se dá em variados contextos. Em alguns casos, como no discurso e nos pareceres do Conselho Federal de Educação (CFE), ela tem a ver sobretudo com a adaptação dos currículos às variações regionais Noutros contextos, a questão é abordada quer a partir de um ângulo ideológico (a dominação do centro-sul sobre os demais estados), psico-sociológico (o universo vocabular conhecido como ponto de partida para a conscientização), lingüístico, psico-linguístico (a questão do dialeto padrão, os linguajares locais, etc.), no processo de elaboração de materiais didáticos. <![CDATA[O livro didático: reflexões sobre critérios de seleção e utilização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos tempos, fomos vítimas de um critério homogeneizador que invadiu compulsivamente o país e tomou conta do cenário educacional o da regionalização. Este, entretanto, não pode ser um critério aprioristicamente estabelecido para determinar excelência e adequabilidade de qualquer material didático. Ao contrário, pode até mostrar-se frágil, quando os meios de comunicação de massa estão invadindo tanto as nossas vidas. Fomos sempre um país efeito a modismo e, neste momento, propomos a passagem da centralização sufocante para a regionalização exagerada, sem nenhuma ou com muito pouca capacidade de crítica. <![CDATA[Incidência de problemas de comportamento entre alunos do 1ºgrau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nosso propósito foi desenvolver um estudo com vistas a responder às seguintes perguntas: 1. Qual o problema de comportamento mais freqüente entre os alunos de primeira a quarta série? 2. Quais as diferenças entre alunos do sexo masculino e feminino quanto à prevalência e tipos de problemas de comportamento apresentados? 3. Que problemas seriam mais freqüentes entre alunos provenientes de dois locais um de nível sócio-econômico médio e o outro baixo?