Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419830002&lang=pt vol. num. 45 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Fracasso escolar: uma questão social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O fracasso escolar seletivo das camadas pobres da população requer explicações de ordem social, econômica e cultural. No entanto, para evitar um determinismo mecânico destes fatores, é necessário analisar também o que acontece na escola e a contribuição da criança para o processo de apropriação do conhecimento escolar. Adotando o enfoque piagetiano, este projeto analisou a contribuição da criança para a aprendizagem da matemática através da: (a) análise das relações entre o conhecimento escolar e o desenvolvimento cognitivo da criança; (b) caracterização do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem escolar das crianças destinadas ao fracasso; e (c) comparação sistemática inter-classes para detectar diferenças na contribuição da criança para a aprendizagem escolar em função de sua origem social. Constatou-se que: (a) a aprendizagem da matemática está relacionada ao nível de desenvolvimento cognitivo independentemente da origem social da criança; (b) ao iniciar a instrução matemática, as crianças de camadas sociais diversas encontram-se em níveis de desenvolvimento cognitivo comparáveis; e (c) a aprendizagem de matemática não é significativamente diferente em crianças de camadas sociais diversas, embora os índices de reprovação em matemática difiram marcadamente. Os resultados refutam explicações cognitivas para o fracasso escolar seletivo das camadas pobres e apontam a necessidade de pesquisas sobre o que acontece na sala de aula para melhor esclarecimento do problema.<hr/>It is widely known that in several countries the poor are much more likely to fail in school than the well-off. This fact calls for explanations which take into account economic, social and cultural factors. However, lest one fall prey to mechanic determinism of these factors, one mustanalyse what actually goes on in schools and the child&rsquo;s role in the acquisition of school knowledge. The present study, carried out within the Piagetian framework, attempted to examine the traditional immaturity hypothesis as an explanation for the poor child's school failure. It involved: a) an analysis of the relationship between school learning and intellectual development; b) a description of the poor child's cognitive development and school learning of mathematics; and c) systematic comparisons between lower and middle class children with regard to their cognitive development and performance in mathematical tasks. Results showed that, when children from lower and middle class start their mathematical instruction in Brazil, they do not differ with respect to their cognitive developmental levels. Further, mathematical learning is related to cognitive development independently of social class. Finally, despite the fact that children's mathematical competence showed no significant social class differences, school failure rates still differed tremendously. These results confront the cognitive deficit hypothesis and underline the importance of studies describing what actually happens in schools. <![CDATA[Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute o resultado de algumas provas realizadas com 25 alunos de 1º série de uma escola municipal localizada na periferia de Curitiba, no início do ano letivo de 1981. Segundo Piaget, as 3 noções investigadas - conservação de quantidades numéricas, quantificação da inclusão e seriação - desempenham importante papel na construção da idéia de número pela criança e, portanto, possuem significado pedagógico na iniciação em Matemática. Os resultados das provas revelam que foram constatadas situações evolutivas diversas para cada noção, não estando as crianças preparadas para o início dos cálculos numéricos, de acordo com a teoria piagetiana.<hr/>This article discuss the results of the administration of tests to 25 first grade students of a public school located in the outskirts of the city of Curitiba, in the beginning of the 1981 school year. According to Piaget, the three notions studied - conservation of numerical quantities, quantification of inclusion, and seriation - play an important role in the construction of the idea of number by the child and, consequently, are meaningful in the process of learning Mathematics. The results obtained indicate the existence of different situations of development for each notion, being the children unprepared for starting numerical calculations, according to piagetian theory. <![CDATA[Os movimentos populares e a luta pela expansão do ensino público]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta alguns elementos para o conhecimento do processo de expansão do ensino público na cidade de São Paulo, durante as décadas de 40 e 50. Tomando como ponto de partida a situação do sistema escolar na Capital e descrevendo os mecanismos que possibilitavam a disseminação de estabelecimentos de ensino elementar e secundário, o estudo ressalta a importância dos movimentos sociais urbanos observados nesse período para a conquista de novas unidades escolares. O clima político da época, caracterizado pela ascensão de formas populistas de dominação, propiciou a emergência de várias reivindicações populares articuladas por associações de moradores de bairros periféricos que exerceram papel significativo na criação e manutenção das escolas da rede pública de ensino da cidade de São Paulo.<hr/>The paper presents some elements for the knowledge of the expansion process of public education in the city of São Paulo, during the decades of 40 and 50. Starting with the situation of the scholarship system in the capital, and describing the procedures which permitted the dissemination of the institutions of elementar and secondary education, the study emphasizes the importance of the urban social movements observed in the period to permit the conquest of new school units. The political environment of this period, characterized by the development of populist forms of domination, permitted the appearance of several popular demands, organized by associations of residents in peripheral city districts, which performed and important role in the process of creation and support of schools of the public net of education in the city of São Paulo. <![CDATA[Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O principal propósito desta pesquisa foi a verificação da correspondência entre as expectativas e necessidades dos alunos das escolas de 2º grau aos princípios de terminalidade geral e continuidade de estudos tais como apresentados pela doutrina da atual reforma de ensino. Adotou-se o paradigma proposto por Getzels para a abordagem da escola como sistema social onde se relacionam as dimensões normativas, representadas neste trabalho pelas expectativas dos professores e equipe técnica das escolas e a dimensão pessoal ou nível idiossincrático representada pelas expectativas e aspirações dos alunos. Envolve, portanto duas classes de fenômenos: uma a do nível no motético representado pelos papéis institucionais e outra, o nível idiossincrático representado pelas disposições de personalidade dos alunos. Todos os relacionamentos dentro do sistema (escola) estão inextricavelmente ligados à comunidade onde a escola está inserida, representada neste trabalho por empresários que em suas atividades utilizam mão-de-obra advinda das escolas de 2º grau. Os resultados obtidos nas quatro sub-populações permitem concluir pela incongruência entre as expectativas pessoais e institucionais e evidenciam que o aluno busca a escola de 2º grau basicamente como forma de realização pessoal e esta inclui a tendência acentuada à continuidade de estudos onde a terminalidade só aparece muito mais como condição para a continuidade e não como um fim em si mesmo. Trabalho desenvolvido com o apoio financeiro do INEP.<hr/>The main scope of this study is to examine the relationship between the expectations and needs of high school students and general terminality and continuity of studies principles as presented by the actual renewal of the teaching doctrine. This research has addopted the Getzels approachthat views the school as a social system. This deals withtwo normative dimensions represented in this study by the expectations of teachers and team of school specialist and the personal dimension (at idiosyncratic level) represented by students expectations and aspirations. It deals with two classes of phenomena: on one hand, at nomothetic level, the roles and normative expectations, on the other hand, at idiosyncratic level, students personalities and dispositions. All the interactions occurred in the school are inextricably relacted to the community context, represented in this study by menagers that use the work from the high school students. Results obtainned in this study subgroups allow us to conclude that there is incongnities between the personnal expectations and the institutional expectations. It shows that students books for realization in the high school and it represent for then to go the university. Terminality is condition to survive and suport to universitaire studies. This study was realized with INEP suport. <![CDATA[Caminhando juntas: uma experiência em educação sexual na periferia de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo relata uma pesquisa sobre sexualidade feminina realizada em um bairro da periferia de São Paulo, com um grupo de mulheres participantes de um clube de mães. A metodologia adotada foi a da pesquisa participante, aqui considerada como um mecanismo de integração entre compromisso feminista e prática acadêmica. O trabalho descreve também no processo de elaboração de folhetos de educação sexual, construídos em colaboração com as participantes e devolvidos a elas ao final da pesquisa.<hr/>This paper reports a research on women's sexuality with a group from a mother's club, in the periphery of São Paulo. Participant methodology was chosen as an attempt to bring together feminist commitment and academic practice. Discussions with women helped to prepare sex education booklets, given back to them at the end of the research. <![CDATA[O perfil demográfico e profissional do diretor da escola de 2º grau no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa, que se constituiu na realização de um survey dos diretores das escolas de 2º grau do Brasil, faz parte do projeto de pesquisa internacional intitulado O Diretor da Escola Secundária numa Perspectiva Comparativa que conta com a participação de 14 países e está sediado na Universidade de Iowa, E.U.A. Os resultados obtidos neste estudo se referem à realidade brasileira, mas pelos seus objetivos de comparação internacional podem não ter abarcado questões mais específicas à própria educação brasileira. Ainda, o próprio objetivo deste Survey foi traçar apenas o perfil demográfico e profissional do diretor das escolas de 2º grau, deixando para outro estágio de pesquisa outras questões como as relativas à própria função do diretor da escola de 2º grau.<hr/>This study, a survey of secondary school principals in Brazil, is part of the international research project The secondary school principal in a comparative perspective Fourteen countries participate in this project, which is centered at the University of Iowa, E.U.A. The results obtained in this study refer to Brazilian reality, but it doesnot include questions more specifically related to Brazilian education given its objectives of international comparison. The objective of this survey was to obtain the demographic and professional profile of secondary school principals. Other questions, such as the very function of the principals, were left for future research steps. <![CDATA[Contribuição das revisões de pesquisa internacionais ao tema evasão e repetência no 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os resultados de onze trabalhos de revisão de pesquisa internacionais realizados por encomenda do Banco Mundial e do IDRC (Institute of Development and Research Center) de Ottawa, Canadá. Descreve a evolução de tendências da pesquisa, apontando problemas metodológicos esculturais. Examina os achados quanto a recursos e processos escolares, quanto a aspectos do professor, estado nutricional dos alunos e retenção da alfabetização. Foi constatada convergência entre os achados de pesquisa no Brasil e os das revisões internacionais em geral. Considera que a pesquisa educacional de ponta vive um momento de revalorização dos fatores intra-escolares encarados em perspectiva contextualizada. A inadequação da escola à realidade da clientela é um dos pontos recorrentes nos achados do Brasil e das revisões internacionais.<hr/>This paper analyzes results of eleven international research reviews commissioned by the World Bank and the Institute of Development and Research Centre (Ottawa, Canada). It describes the evolution of research trends, indicating methodological and cultural problems. The findings related to the socio-economic status, the school resources and processes, teacher aspects, nutritional condition of students and retention of literacy are examined. Convergence was observed among the international and Brazilian research findings. The author considers that the educational research lives a moment of revalorization of intra-school factors that are approached in a contextualized perspective. The school inadequation to the reality of the students is one of the recurrent points in the findings both Brazilian and international. <![CDATA[Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A abordagem qualitativa de pesquisa é um tópico que tem recebido atenção especial na literatura educacional recente. O volume de artigos e de publicações especiais sobre o assunto, assim como o número de trabalhos apresentados em diversas reuniões científicas nos últimos três anos, são sinais evidentes de que o tema vem ganhando crescente popularidade. Tomando por base apenas uma fonte, os trabalhos apresentados no encontro anual da AERA (American Educational Research Association) no período de 1977 a1980, Ross e Kyle (1982) conseguiram reunir 51 estudos, que de acordo com vários critérios, foram considerados estudos qualitativos. Esse número parece bastante significativo, segundo os autores, do interesse geral dos educadores pelos trabalhos de natureza qualitativa. <![CDATA[As atuais condições de formação do professor de 1º grau: algumas reflexões e hipóteses de investigação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O crescimento quantitativo da escola básica transformou muito as condições de trabalho do professor. O sistema burocratizou-se, e as relações sociais de trabalho dentro da escola mudaram de natureza. Hoje, o magistério de 1º grau constitui uma prática ordenada e racionalizada pelas instâncias técnicas e administrativas do sistema de ensino. O professor deixou de ser um artesão autônomo diante das decisões sobre o que ensinar e como transmitir e avaliar o que ensina. <![CDATA[Professores têm problemas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Foi desenvolvido um estudo com o objetivo de detectar a natureza dos problemas percebidos por professores do 1º grau atuando nas escolas públicas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná considerando a freqüência com que tais problemas ocorrem, bem como o nível de aborrecimento que eles causam aos professores, considerando: (a) localização da escola (b) tempo de experiência no magistério (c) série em que leciona. <![CDATA[Da professora Guiomar Namo de Mello por ocasião de sua posse no cargo de Secretária da Educação do Município de São Paulo, a 17 de março de 1983]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste 2º semestre de 83, minhas aulas na PUC são às 5° feiras. Por isso, hoje, a presença da Secretária aqui representa a ausência da professora lá. Se começo com esta observação até um pouco incômoda é porque ela traz presente a minha condição de professora. Considero que só desempenharei a contento a pesada tarefa que ora assumo, se não perder de vista, em nenhum momento, o fato de que antes de tudo sou uma professora e uma educadora. Neste sentido é para mim um privilégio receber este cargo das mãos de um educador. Quero aproveitar o momento para expressar ao Prof. Jair de Moraes Neves o meu maior respeito, se ele me permite como companheiro de profissão, apesar das divergências de posturas que possam existir entre nós, e das críticas que, talvez, eu tenha necessidade de fazer à administração que se encerra. <![CDATA[Os vestibulares e a ruralidade brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste 2º semestre de 83, minhas aulas na PUC são às 5° feiras. Por isso, hoje, a presença da Secretária aqui representa a ausência da professora lá. Se começo com esta observação até um pouco incômoda é porque ela traz presente a minha condição de professora. Considero que só desempenharei a contento a pesada tarefa que ora assumo, se não perder de vista, em nenhum momento, o fato de que antes de tudo sou uma professora e uma educadora. Neste sentido é para mim um privilégio receber este cargo das mãos de um educador. Quero aproveitar o momento para expressar ao Prof. Jair de Moraes Neves o meu maior respeito, se ele me permite como companheiro de profissão, apesar das divergências de posturas que possam existir entre nós, e das críticas que, talvez, eu tenha necessidade de fazer à administração que se encerra.