Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419830003&lang=pt vol. num. 46 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Avaliação da educação básica no nordeste brasileiro: estudo do rendimento escolar na zona rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho são discutidos os dados referentes ao desempenho escolar de alunos da zona rural dos três estados (Ceará, Piauí e Pernambuco) que fazem parte do projeto de avaliação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino no Meio Rural do Nordeste (Edurural). A amostra abrangia alunos de 2ª e 4ª série que freqüentavam escolas que pertenciam a municípios atingidos ou não pelos insumos do projeto. Para avaliar a qualidade do ensino oferecido pela escola rural foram elaboradas provas que abrangiam conteúdos mínimos nas áreas de Português e Matemática e que já deveriam ter sido dominados por todos os alunos ao final de cada uma das séries escolhidas. Os resultados mostraram que o desempenho geral dos alunos ficou muito aquém do mínimo esperado tanto na 2ª como na 4ª série, nas duas disciplinas avaliadas. A situação, em Matemática foi ainda mais crítica do que aquela obtida em Português. A discussão dos resultados acima, sem desconsiderar o impacto das variáveis de natureza sócio-econômico-político-cultural, centra-se na figura do professor da zona rural, sua formação e atuação profissional.<hr/>The authors discuss the academic performance of students from the rural areas of three states (Ceará, Pernambuco and Piauí) selected for the evaluation project concerning the expansion and improvement of elementary education in rural areas of northeast Brazil (Edurural Program). The sample involved students of second and fourth grade attending schools located in municipal districts receiving or not support from such program. In order to evaluate the quality of education offered by the rural school, Language and Mathematics tests were elaborated. The contents of such tests consisted of items related to the minimal knowledge which should have been acquired by the students at the end of the selected grades. The results showed that the general performance obtained was below the stipulated criterion for each grade in the two assessed areas. The situation in Mathematics was even worse than that depicted in Portuguese. The discussion of these results, without disregarding the weight of social, economical, political and cultural variables, is centered in the figure of the rural teacher, his academic skills and professional performance. <![CDATA[A qualidade do ensino básico na zona rural: problemas de administração descentralizada num contexto autoritário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute as características do ensino elementar no contexto rural do Nordeste, contrapondo-as à proposta de descentralização do ensino. A partir de uma descrição geral sobre o modo de organização e funcionamento da rede de ensino elementar, em 1981, no interior dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, coloca-se em questão a autonomia econômica e política dos Estados e Municípios para interferir na qualidade do ensino que é oferecido à população. São discutidas também as possibilidades efetivas de participação da comunidade na direção de seus interesses, tal como recomendam as novas propostas educacionais voltadas para o meio rural.<hr/>This article discusses the main characteristics of the elementary education in the rural context of northeast Brazil, putting them against the decentralization proposal for such education. Firstly, a general overview of the ways through which the elementary education network is organizedand operates in the countryside of the states of Ceará, Pernambuco and Piauí is offered. Secondly, it is called in question if such states and their municipal districts would have the necessary economical and political autonomy to interfere in the quality of education, given to the population. Finally, it is discussed if community participation in fighting for its own benefits represents an effective possibility, as it is suggested by the new educational proposals for the rural areas. <![CDATA[Novas políticas educacionais para velhas escolas rurais: um estudo de caso no sertão do Piauí]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo de caso realizado em 1981 no Piauí como parte da avaliação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Rural - EDURURAL - financiado pelo MEC/BIRD, teve como principal escopo oferecer subsídios para uma apreciação acerca da qualidade da escolarização oferecida às crianças da área. A qualidade do ensino foi dimensionada através da natureza dos conteúdos ministrados em sala de aula, dos métodos empregados, dos recursos materiais e didáticos disponíveis, do preparo do professor e de suas condições de trabalho, da estrutura e funcionamento da escola e das condições de vida dos alunos. O pressuposto é de que tais fatores interferem decisivamente na probabilidade de sucesso ou fracasso do aluno na escola. Foi possível traçar a trajetória política do programa, desde a definição de suas prioridades até as relações da agência municipal com a esfera estadual e local, no que diz respeito às formas de atuação e de vínculo empregatício.<hr/>The case study realized in 1981 in the northeastern poorest state of the country, in order to process an evaluation of the program of rural education - Edurural - financed by the Ministry of Education and Bird, had as a main scope to offer subsides for an appreciation about the quality of the schooling that children of rural areas are receiving. This quality was evaluated by the nature of contents given in classroom, the employed methods, the material and didatic resources available, the teachers training and their work conditions, the structure and functioning of the school, and the real life conditions of pupils. These factors are supposed to interfere decisively on the probability of succeeding or failing in school. It was possible to trace the political trajectory of the program, since the definition of priorities, till the relations of the educational municipal agency with the state sphere and the local one, concerning to the forms of action and employee relations. The study describes the alterations observed on the pedagogical proposal according to the formulation of the agents on different levels, such as the state, the country and the local school. It raises questions about the different conceptions of participation of the community on the schooling process. Finally, it inquires about the dependency of the country and state to the central power, pointing to the difficulties of setting an interventional model that does not assume a possibility of self sustained development. <![CDATA[Uma escola primária na periferia de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo descreve características físicas e históricas de uma escola de periferia de São Paulo, situando-a no contexto social mais amplo e educacional da rede pública estadual da última década. Discutem-se dados referentes ao rendimento e trajetória escolar dos alunos, identificando nos aspectos intra-escolares (institucional, organizacional e humano) pontos de estrangulamento daqueles. Não subestimando as questões políticas envolvidas, sugerem-se estudos do cotidiano das escolas para se propor mudanças eficazes a nível interno.<hr/>The present article describes physical and historical characteristics of a school located in the outskirts of São Paulo, analysing it in a broader social context and in the context of the public school in São Paulo in the last decade. The author discusses data referent to students&rsquo; school performance, identifying intra-school factors (institutional, organizational and human) related to it. Not underestimating the importance of the political questions involved, the author suggests studies on the daily life within schools in order to propose efficient changes at the internal level. <![CDATA[Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Relatam-se dois estudos realizados com universitários, numa tentativa de coletar informações sobre o processo ensino-aprendizagem. No primeiro deles, 30 sujeitos (GE) foram submetidos às técnicas de ensino fundamentadas em Piaget, enquanto que com 22 outros (GC) manteve-se o curso costumeiro. Foram dados pré e pós testes, em duas formas: uma prova teste e outra dissertação. Dois resultados mereceram destaque e direcionaram o estudo II: a) na prova dissertativa os grupos não se diferenciaram, enquanto que na prova teste ocorreu o inverso; b) as avaliações feitas durante o processo ensino-aprendizagem do GE não se correlacionaram com o pós-teste. No segundo estudo foram analisadas respostas de 11 sujeitos, que tentaram explicar esses resultados. Os dados possibilitaram explicar o processo pelo qual os alunos passaram como descontínuo, no qual variáveis tais como vida escolar, solicitação de professores, tipo de exigência de professores, necessidade de aprovação na disciplina, entre outros, determinam muito mais o rendimento escolar do que as técnicas utilizadas.<hr/>This is a report of two studies undertaken with graduate students which attempt to increase our knowledge about the teaching-learning process. In the first one 30 subjects (GE) were taught under teaching techniques based on Piaget whereas for the other 22 subjects (GC) the usual course methodology was mantained. Two forms of pre and post testswere used: a multiple choice test and an essay test. Two aspects of the results can be regarded as specially relevant: a) the two groups could be differentiated in the multiple choice test but not in the essay test; b) the evaluations made during GE's teaching-learning process were not correlated with the post test. On account of those results a second study was devised which aimed to analyse the judgements made by eleven subjects on the meaning of the results obtained in the first study. The fidings suggested that the process to which the students were submitted is discontinuous, since variables as school life, teacher's type of demands, need of approval in the course, among others, determined students' accademic achievement more than the methodology used. <![CDATA[A pesquisa educacional no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema “A pesquisa educacional no Brasil” é suficientemente amplo para tornar, no mínimo, ingênua qualquer tentativa de esgotá-lo em umas poucas horas. Sendo assim vou limitar-me a colocar algumas idéias que expressam meu modo de entender certos problemas relativos à pesquisa educacional entre nós. Com isto, pretendo estimular nosso debate, e contribuir para um processo de reflexão a respeito da nossa prática de pesquisadores, o qual, espero, terá se iniciado antes deste nosso encontro e se prolongará para além dele, complementando com outras informações e pontos de vista diferente dos que adoto. <![CDATA[Estatística e pesquisa: encontros e desencontros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analistas da pesquisa educacional no Brasil afirmam que teríamos passado de uma época em que predominava a estocastofilia à outra em que o sentimento dominante é a estocastofobia. Do fetichismo dos números teríamos passado à aversão ao processamento de dados. Predominam atualmente as insatisfações com o uso inadequado da estatística e apontar-lhe as deficiências seria apenas “chover no molhado” e agradar ouvidos “qualitativistas”. <![CDATA[Avaliação do estágio de prática de ensino do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFRN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo foi realizado com a finalidade de oferecer à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e outras instituições de formação de professores, elementos básicos para o planejamento educacional, no que se refere àà formação atualização do professor de Matemática. De forma específica, pretendeu-se avaliar o estágio de prática de Ensino do Curso de Licenciatura Plena de Matemática da UFRN, a partir da percepção dos seus egressos. <![CDATA[Kriegsängste und sicherheitsbedürfnis zur sozialpsychologie des Ost-West-Konflikts im Alltag.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo foi realizado com a finalidade de oferecer à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e outras instituições de formação de professores, elementos básicos para o planejamento educacional, no que se refere àà formação atualização do professor de Matemática. De forma específica, pretendeu-se avaliar o estágio de prática de Ensino do Curso de Licenciatura Plena de Matemática da UFRN, a partir da percepção dos seus egressos. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Este estudo foi realizado com a finalidade de oferecer à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e outras instituições de formação de professores, elementos básicos para o planejamento educacional, no que se refere àà formação atualização do professor de Matemática. De forma específica, pretendeu-se avaliar o estágio de prática de Ensino do Curso de Licenciatura Plena de Matemática da UFRN, a partir da percepção dos seus egressos.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 06:04:25 29-04-2024-->