Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419840001&lang=pt vol. num. 48 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O apego e as reações da criança à separação da mãe ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesta revisão são apresentadas as idéias iniciais sobre apego ou ligação afetiva da criança a sua mãe. Em estudos sobre condições extremas de privação materna haviam sido verificados sérios distúrbios no desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças. Pesquisas posteriores questionaram se tais efeitos não poderiam ser causados por fatores diversos, como falta de estimulação física e social ou carência alimentar. Estudos experimentais com macacos contribuíram para uma melhor compreensão do problema por permitirem um maior controle das variáveis envolvidas. A partir de uma análise dos estudos atuais sobre reações da criança à separação da mãe em diferentes contextos e situações é discutida a conceituação de apego, suas funções e os fatores que influenciam seu desenvolvimento, enfatizando-se também a importância da interação entre companheiros no processo de socialização da criança. Para finalizar é apontada a relevância destas questões para uma reflexão crítica sobre as vantagens e desvantagens da educação de crianças em creches.<hr/>The evolution of the ideas about attachment is presented based on the initial studies about maternal deprivation in which the child's cognitive and affective development was seriously disturbed. However, this cause-effect relationship has been questioned by recent studies which suggest that the lack os physical and social stimulation as well as malnutrition may be responsible for some of the observed effects. By allowing a better control of the variables involved, experimental monkey studies contributed for a better understanding of this problem. Based on the analysis of the reaction of the child to separation in various contexts and situations, the concept of attachment, its functions as well as the factors involved in its development are discussed. The importance of peer interaction for the development of sociability is emphasized. Finally, the relevance of these themes for a discussion about the advantages and disadvantages of daycare is suggested <![CDATA[Participação comunitária e programas públicos no Brasil ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo objetiva analisar os diferentes significados que foram dados a "participação comunitária" a partir dos anos 1920 e seus reflexos na concepção de programas governamentais. O foco principal de análise está voltado para programas desenvolvidos no Brasil, em especial em áreas rurais, e o setor educacional é tomado como exemplo de situações diversas. A metodologia adotada consistiu na integração de pesquisa bibliográfica, estudos sobre a implementação de políticas públicas e análise de resultados de pesquisa de campo realizada em Minas Gerais, principalmente.<hr/>The purpose of this article is to analyse the different meanings that have been attached to the expression "community participation", since the 1920's, and to study their impact on the formulation of governmental programs. The focus of the analysis is directed at programs developed in Brazil, in particular in rural areas, with education taken as an example. The method adopted for this study consists in the integration of a bibliographic survey, studies in the implementation of public sector policies and the analysis of results of field research carried out principally in Minas Gerais. <![CDATA[A orientação educacional e o currículo ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A orientação educacional, historicamente, se apresentou como um serviço na escola. Seu enfoque era então, psicológico. Ajustava o aluno à escola e o preparava para o futuro ajustamento à sociedade. Ao fazer a crítica de seu papel, buscou novos caminhos. Este artigo pretende apontar alguns caminhos. Partimos do pressuposto de que, sendo o orientador educacional um especialista de educação, seu instrumento de trabalho, como dos demais especialistas de educação, é o currículo. Assim, a partir de uma das inúmeras classificações de currículo, tentamos compatibilizar os diversos enfoques de orientação educacional<hr/>Historically, counselling has been a service in school. Its focus was then a psychological one, adapting children to school and preparing them for future adaptation into society. After analysing critically their own role, counsellors have looked for new paths. This paper intends to pointout to some of these possibilities. The counsellor, beinga specialist in Education, has, as other specialists in education, curriculum as a privileged tool of work. Thus, using one of the various classifications of curriculi, we tried to make compatible the diverse points of view of counselling <![CDATA[A teoria da administração educacional: ciência e ideologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo analisar a gênese e a evolução da teoria da administração escolar, a partir da origem histórica da teoria geral de administração. Pretende-se, desta forma, demonstrar que os pressupostos sobre os quais ela foi construíída têm sua origem nas necessidades próprias do desenvolvimento capitalista: o controle externo à ação, determinado pela divisão do trabalho, tendo em vista a reprodução ampliada do capital. Analisam-se os limites e as possibilidades da teoria em questão, concluindo-se da necessidade de superar a versão do especialista em administração derivada da transposição da lógica empresarial para a escola, desviando-se o foco da organização para a educação, e do técnico para o político.<hr/>The article analyses the genesis and the evolution of school administration theories considering its relations with the history of administrative theory itself. The author intends to demonstrate that the assumptions which support administrative theory sets its origins on needs derived from the development of capitalism, such as the external control of action related to the division of labor whose purpose is the reproduction of capital. The author considers the possibilities and limitations of school administration theories and suggests a new school administrator emphasizing the educational aspect of school and not the organizational one and the political face of educational action and not the technical aspect. <![CDATA[O aluno de cursos profissionalizantes a nível de 2º grau: um retrato sem retoques ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dentre as mediações que se interpõem entre a proposta de profissionalização do ensino de 2º grau e a realidade objetiva, optamos por começar identificando as condições de subsistência, dificuldades, expectativas e aspirações de alunos de cursos profissionalizantes. Apresentamos dados provenientes de 4 escolas técnicas estaduais e de 112 alunos decursos profissionalizantes. Procuramos focalizar principalmente as questões acerca da relação entre Escola e Trabalho e aquelas relativas à terminalidade ou continuidade a nível de 2º grau.<hr/>Aiming to clear the mediations between the "high school" professional training proposal and the objective reality, we decided to try to identify the living conditions, the expectations and future plans of the students engaged in the professional training courses. Our data were obtained from 4 State Technical School and from 112 students engage din several professional training courses. Ours study's focus is on the relations between school and work (job) and on questions about the role the professional high school plays regarding College preparation or work training. <![CDATA[O ensino superior no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor discute a questão do ensino superior no Brasil a partir de sua enorme expansão nas últimas duas décadas. Explora os problemas da privatização, da abolição da gratuidade nas escolas públicas, da queda na qualidade dos cursos e do atual impasse resultante da evasão de alunos por falta de recursos para custear a escola e do saturamento do mercado devido ao excesso de profissionais em certas áreas.<hr/>The article is about the question of higher education in Brazil after the beginning of its enormous expansion in the last two decades. The author discusses the problems of privatization, inclusion of fees in the public school, decline in the quality of the courses, and the present situation of students’ evasion for lack of resources to pay school and of saturation of the labor market given the excess of professionals in certain fields. <![CDATA[A avaliação da avaliação ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tem razão Scriven ao afirmar que “avaliação é simplesmente uma garantia contra o desperdício”. Para evitar que nos próprios projetos de avaliação sejam malbaratados esforços e recursos, é útil analisar as atividades de avaliação de currículo já realizadas entre nós, para delas extrair lições que auxiliem a melhorar a qualidade dos trabalhos. <![CDATA[Avaliação participante: algumas idéias iniciais para discussão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A forte intuição de que a avaliação participante coloca uma questão relevante nos momentos atuais, vem sempre acompanhada da certeza de que muito pouco sabemos sobre o assunto. Este fato nos acompanha neste trabalho de teor apenas introdutório e tentativo, cujo objetivo não poderia ir além de provocar uma discussão que esperamos proveitosa. Sempre foi assim, que em ciências sociais, ao procurarmos nos dedicar a avaliações de componentes qualitativos da realidade social, como a participação, por exemplo, nos faltam instrumentos adequados. De um lado, percebemos que os instrumentos conhecidos não condizem com o fenômeno; de outro, não temos alternativas. <![CDATA[Pré-escola: em busca de suas funções]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nossa intenção nesse debate as funções da pré-escola, é tentar escobar uma articulação entre o que a Educação Pré-Escola oferece num determinado contexto político, social e econômico e as expectativas das famílias das classes populares que efetivamente têm acesso a ela. Para chegarmos a essa questão, vamos percorrer uma breve compreensão histórica do papel que a Educação Pré-Escola tem assumindo nos países em desenvolvimento. <![CDATA[A participação de mães na pré-escola: a monitoria de mães em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nossa intenção nesse debate as funções da pré-escola, é tentar escobar uma articulação entre o que a Educação Pré-Escola oferece num determinado contexto político, social e econômico e as expectativas das famílias das classes populares que efetivamente têm acesso a ela. Para chegarmos a essa questão, vamos percorrer uma breve compreensão histórica do papel que a Educação Pré-Escola tem assumindo nos países em desenvolvimento. <![CDATA[Contra a chibata: marinheiros brasileiros em 1910]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nossa intenção nesse debate as funções da pré-escola, é tentar escobar uma articulação entre o que a Educação Pré-Escola oferece num determinado contexto político, social e econômico e as expectativas das famílias das classes populares que efetivamente têm acesso a ela. Para chegarmos a essa questão, vamos percorrer uma breve compreensão histórica do papel que a Educação Pré-Escola tem assumindo nos países em desenvolvimento. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Nossa intenção nesse debate as funções da pré-escola, é tentar escobar uma articulação entre o que a Educação Pré-Escola oferece num determinado contexto político, social e econômico e as expectativas das famílias das classes populares que efetivamente têm acesso a ela. Para chegarmos a essa questão, vamos percorrer uma breve compreensão histórica do papel que a Educação Pré-Escola tem assumindo nos países em desenvolvimento.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 12:05:49 03-05-2024-->