Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419840002&lang=es vol. num. 49 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Critérios para avaliação de noções sobre a linguagem escrita em crianças não alfabetizadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A preocupação do presente trabalho está em ampliar os critérios que são empregados, sistematicamente ou não, na avaliação das condições de crianças nas fases preliminares e iniciais da alfabetização. A partir de abordagens evolutivas do domínio do sistema de linguagem escrita é proposto um conjunto de critérios que engloba: o nível de apreensão do caráter simbólico escrito e das formas de registro da fala, no reconhecimento e na produção; o nível de apreensão da dimensão sonora enquanto independente do significado da fala, bem como a habilidade analítica em relação a esta dimensão; o nível de apreensão das funções da linguagem escrita; e o nível de apreensão de noções metalingüísticas. Um conjunto de situações-tarefas foi elaborado a partir desses critérios e aplicado a um grupo de crianças de pré-primário e primeira série. Os dados foram analisados de modo a se verificar a adequação das situações-tarefas propostas e derivar orientação e sugestões para emprego deste tipo de avaliação por professores.<hr/>This study is concerned with the need of extending the criteria that are applied, sistematically or not, to assess childrens' condition in the preliminary and initial teaching stages of writing and reading. Based on developmental approaches of the process of mastering the written language system, a set of criteria is proposed including: the level of aprehension of the symbolic nature of the written system and of the recording patterns of speech, in recognition and production; the level of aprehension of the phonological dimension as independent from meaning of speech, as well as the analytic ability in relation to this dimension; the level of aprehension of the functions of the written language; and the level of awareness of metalinguistic notions. A set of task-situation was elaborated from those criteria and applied to a group of pre-elementary and first-grade children. The findings were analysed so as to check the appropriateness of the task-situations proposed and to derive orientation and suggestions for utilization of this type of assessment by teachers. <![CDATA[Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do trabalho foi determinar se existe relação entre o rendimento no primeiro ano básico e a freqüência anterior a jardins de infância, em diferentes estratos sócio-econômicos. Realizou-se um estudo de acompanhamento de 499 alunos de nível pré-escolar (o ano prévio ao ingresso ao primário). Consideraram-se crianças de três estratos sócio-econômicos: baixo (urbano e rural), médio-baixo e médio-médio. Todos freqüentavam estabelecimentos pré-escolares e primários gratuitos na região metropolitana do Chile. Os resultados mostraram que, com exceção das crianças de setores sociais médios.<hr/>The objective of this work was to study the relationships between performance in first grade and previous attendance to preschool in different SES groups. The study consisted of a follow up of 499 students from preschool to the end of first grade. All students went to public schools in the Metropolitan area of Chile and were of three SES levels: low (urban and rural), middle-low and middle-middle. The results indicated that, except for the middle SES level children, the students that did go through preschool entered grade school with better conditions for learning how to read and write. Among middle-low SES children, by the end of the first grade, there were differences in performance in reading, writing and mathematics, between children with and without preschool training. No differences were observed in school grades between children of all SES levels with and without preschool experience. Some implications of these results are discussed regarding projects for expansion of preschool education. <![CDATA[Classes e pedagogia: visível e invisível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto Bernstein discute o significado da tendência predominante na educação pré-escolar, que ele denomina de "pedagogia invisível". Examinando suas características e pressupostos ele identifica esta tendência com os valores e hábitos da "nova classe média" dos países capitalistas avançados, discutindo as conseqüências da adoção desta pedagogia para crianças de diferentes camadas sociais, nos vários níveis escolares.<hr/>In this text Bernsteis discusses the meaning of the main trend in preschool education which he calls "invisible pedagogy". Examining its characteristics and pressupositions, he identifies this trend with the values and habits of the advanced capitalist countries "new middle class", discussing the consequences of the adoption of this pedagogy for children of different social levels, at various school grades. <![CDATA[A pesquisa qualitativa e o estudo da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Durante os trabalhos preparatórios do II Seminário Regional de Pesquisa em Educação da Região SUDESTE (Belo Horizonte, outubro/1983), a comissão organizadora, da qual eu fazia parte, estabeleceu que o encontro deveria ter pelo menos uma vez por dia uma ocasião de reunião geral dos participantes. Essa reunião diária deveria se fazer sob a forma de um simpósio, que girasse em torno de um tema aglutinador dos interesses dos pesquisadores presentes. <![CDATA[Aspectos qualitativos da metodologia de pesquisa com objetivos de descrição, avaliação e reconstrução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nosso objetivo consiste em apresentar notas de reflexão metodológica em torno da questão da relação entre aspectos qualitativos na concepção da pesquisa social e educacional. Tais pesquisas podem ter diversos tipos de objetivos, por exemplo: descrição, avaliação ou (re)construção. O primeiro consiste em descrever uma situação tal como ela é. O segundo consiste em avaliar ou medir o que ocorre em comparação a uma norma, critério ou ideal definido. <![CDATA[Estudo de caso: seu potencial na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Há muitos anos o estudo de caso vem sendo utilizado como forma de investigação em disciplinas como a sociologia, a antropologia, a história, a psicologia, o direito, a medicina, o serviço social, cada uma delas procurando desenvolver procedimentos que tornem a abordagem adequada a seus respectivos propósitos. O estudo de caso na educação, entretanto, é algo muito mais recente. <![CDATA[Incorporação de práticas curriculares nas escolas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Há, na literatura profissional, um interesse cada vez mais crescente pela utilização de métodos de pesquisa intercomplementares (quantitativos e qualitativos), visando ao estudo das mudanças educacionais. Tal interesse é destacado, sobretudo, quando se estudam as mudanças em estruturas e em processos intra-escolares. Com a evolução dos modelos propostos para o estudo das organizações escolares (Corwin, 1974; Sander, 1983), os métodos e as estratégias de desenvolvimento do conhecimento sobre as escolas têm aberto espaço para a combinação de procedimentos visando à melhor compreensão das &ldquo;anomalias&rdquo; das organizações escolares, tais como: a análise da não incorporação de mudanças dirigidas à escola; as tentativas frustradas de coordenação, controle, inspeção e avaliação de suas atividades etc. <![CDATA[Pesquisa participante: possibilidades para o estudo da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Observa-se, em relação aos estudos sobre a escola, a mesma insatisfação que levou muitos a enveredar pela experiência da pesquisa chamada de &ldquo;participante&rdquo;, em outras áreas. Quando se trata de educação, essa tendência revela um interesse especial, dada a dimensão educativa inerente às experiências de pesquisa participante <![CDATA[Notas a respeito das diferentes propostas metodológicas apresentadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Sobre os trabalhos de MICHEL JEAN-MARIE THIOLLENT e de MARIA M. MALTA CAMPOS THIOLLENT procura realizar no curto período de tempo que lhe é reservado a difícil tarefa de apresentar diferentes modalidades de pesquisa empregadas no campo das ciências humanas. A despeito do caráter necessariamente sumário da discussão dos tipos descritos, o trabalho é muito oportuno, pois, além de apontar o problema dos radicalismos, cujos efeitos entre nós se têm feito sentir, sobretudo em programas de pós-graduação em educação, suscita reflexões sobre uma modalidade de pesquisa que, sob denominações várias pesquisa-ação, pesquisa participante, pesquisa participativa, etc., tem sido proposta não só como eticamente mais defensável mas, também, como capaz de melhor apreender a dinâmica das situações sociais e mais facilmente concorrer para a sua transformação. <![CDATA[Trabalhando com pajens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em junho de 1982, uma equipe de pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas, em colaboração com uma equipe técnica da Prefeitura Municipal de Piracicaba, realizou um Encontro para Profissionais de Creche, que durante 3 dias, reuniu 43 pajens e 8 técnicas trabalhando em creches no Estado de São Paulo. <![CDATA[Metodologia de ensino integrado de temas de psicologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Temos ouvido freqüentes queixas dos alunos de Psicologia, sobre a falta de uma maior preocupação didática em integrar a teoria à prática, em relacionar o experimental ao conceitual, em estabelecer ligações entre posições teóricas e em formular sínteses sobre a matéria objeto de estudo. Por outro lado sentimos, freqüentemente, em sala de aula, a própria dificuldades dos alunos em resolverem problemas que exijam a lógica das operações formais no sentido de Piaget (1983) como, por exemplo, a tarefa de determinar as posííveis combinações de uma classificação. <![CDATA[La asignacion de recursos economicos en la educacion publica en Mexico: un proceso tecnico en un contexto político]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Temos ouvido freqüentes queixas dos alunos de Psicologia, sobre a falta de uma maior preocupação didática em integrar a teoria à prática, em relacionar o experimental ao conceitual, em estabelecer ligações entre posições teóricas e em formular sínteses sobre a matéria objeto de estudo. Por outro lado sentimos, freqüentemente, em sala de aula, a própria dificuldades dos alunos em resolverem problemas que exijam a lógica das operações formais no sentido de Piaget (1983) como, por exemplo, a tarefa de determinar as posííveis combinações de uma classificação. <![CDATA[Pedagogia radical: subsídios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Temos ouvido freqüentes queixas dos alunos de Psicologia, sobre a falta de uma maior preocupação didática em integrar a teoria à prática, em relacionar o experimental ao conceitual, em estabelecer ligações entre posições teóricas e em formular sínteses sobre a matéria objeto de estudo. Por outro lado sentimos, freqüentemente, em sala de aula, a própria dificuldades dos alunos em resolverem problemas que exijam a lógica das operações formais no sentido de Piaget (1983) como, por exemplo, a tarefa de determinar as posííveis combinações de uma classificação. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Temos ouvido freqüentes queixas dos alunos de Psicologia, sobre a falta de uma maior preocupação didática em integrar a teoria à prática, em relacionar o experimental ao conceitual, em estabelecer ligações entre posições teóricas e em formular sínteses sobre a matéria objeto de estudo. Por outro lado sentimos, freqüentemente, em sala de aula, a própria dificuldades dos alunos em resolverem problemas que exijam a lógica das operações formais no sentido de Piaget (1983) como, por exemplo, a tarefa de determinar as posííveis combinações de uma classificação.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 02:05:38 03-05-2024-->