Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419840003&lang=es vol. num. 50 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho focaliza vários aspectos da "crise"com que hoje se depara a pesquisa educacional, salientando a falta de um critério, específico à educação, na escolha de problemas para estudo, a inadequação da metodologia empregada com maior freqüência e a natureza fragmentada, inutilidade mesmo, dos resultados apresentados e das sugestões formuladas. Historicamente falando, chegamos a esse estado de coisas pelo desejo ambicioso, ainda que sem base real, de fazer da educação uma "ciência positiva", apenas esquecendo de que nada é "positivo" nas vivências humanas - a não ser o fato de que é através delas que cada um de nós constrói e transforma sua experiência enquanto transforma, também, a própria realidade social que é onde começa e onde termina a aprendizagem humana. Nove questões são colocadas através de perguntas e respostas, sendo que a última considera o re-direcionamento da pesquisa em educação oferecendo uma série de proposições. A exposição tem um caráter ao mesmo tempo informativo e didático, pois visa a engajar o leitor num processo dialógico ou dialético de conhecer, fazendo um convite à reflexão crítica que hoje, mais do que nunca, se torna imprescindível à pesquisa no contexto da educação brasileira.<hr/>The essay addresses the present-day "crisis" in educational research and points out the absence of a criterion, specific to education, for the selection of problems to be studied, the inappropriate methodology more frequently employed and the recommendations. Historically speaking, we got to this point out of an ambitious hope, yet unrealistic,to make of education a "positive science", only forgetting that in human affairs nothing is "positive" - except for the fact that it is through life-as-experienced that each of us constructs and transforms our own experiences, thus also transforming the social reality we all share and where all human learning begins and ends. Nine themes are discussed through questions and answers; the last question speaks to the re-orientation of educational research by making a series of propositions. The essay is informative in style but embodies a pedagogical feature as well, for it intends to involve the reader in a dialogical or dialectical learning process; it makes an invitation to critical thinking, which is a necessary posture for one to take toward research, today more than ever, in the context of Brazilian education. <![CDATA[A vinculação constitucional de recursos financeiros para a educação: esfera federal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata da Emenda nº 24 à Constituição do Brasil de 1969 que vincula recursos financeiros mínimos da receita de impostos para a educação. O autor trata da vinculação constitucional na órbita federal e discute diversos problemas que se relacionam com a incidência da vinculação na receita de impostos e com o conceito de educação e de despesas. O objetivo fundamental do artigo é o de examinar algumas questões básicas que podem interferir na aplicação de recursos financeiros em educação.<hr/>The article refers to the amendment number 24 to the Brazilian Constitution of 1969 which subjects minimal financial funds (resources) from the income revenue to Education. The author deals with the constitutional obligations in the Federal sphere of action (scope) and discusses severalproblems related to the incidence of subjection in the income revenue and to the concept of Education and expenses. The main objective of the article is to examine some basic questions that may interfere with the utilization of the financial resources (fund) in Education. <![CDATA[Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente pesquisa é parte do projeto "Introdução da Tecnologia Educacional no Brasil". Consiste na análise da atuação do Logos II no Piauí, procurando verificar os elementos mais significativos assim como os principais problemas encontrados na implantação do Projeto naquele Estado. A pesquisa, que se caracterizou como um estudo avaliativo, utilizou como principais fontes de informação a equipe de coordenação regional do Piauí, 5 orientadores e supervisores docentes, 772 professores-cursistas, além de dados de observação e de análise de documentos. Os resultados de estudo indicaram que os professores-cursistas e os supervisores consideram o uso de módulos instrucionais uma estratégia efetiva para o treinamento de professores leigos da área rural já que possibilita a titulação dos professores sem que estes tenham que deixar seu trabalho. Outro aspecto apontado como positivo foi a possibilidade de aplicação imediata do treinamento na sala de aula. A pesquisa, no entanto, levanta várias questões quanto à relevância social dos objetivos do Projeto, quanto à sua adequação à situação concreta do professor e quanto ao seu atendimento à diversidade regional da clientela.<hr/>The study reported here is part of the research project "Introduction of Educational Technology in Brazil". It is an evaluation of Logos II - an inservice teacher education program - aiming at identifying the strenghts as well as the shortcomings of the program in the state of Piauí. Themain sources of information were the local team of coordinators, 5 teachers' supervisors, 772 student teachers, observation and document review data. Findings of the study showed that both the student-teachers and the teachers' supervisors agreed that the use of instructional modules is an effective inservice teacher training strategy since the teachers don't need to leave their jobs to get a teacher certificate. Another strenght of the program they pointed out was the immediate application of the training in the teachers' classrooms. Several questions are raised however, concerning the goals of the program and its social relevance, the appropriateness of the program to the concrete situation of teachers and to the regional diversities where they work. <![CDATA[Associação entre rendimento escolar e indicadores de eficiência de professores: o caso de Brasília e cidades satélites]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Duzentos e cinqüenta professores e 2.500 alunos de escolas públicas e particulares de Brasília e cidades satélites foram testados quanto à eficiência docente e desempenho acadêmico do alunado. Características de professores, tais como, educabilidade, interesse cultural e experiência, compuseram um índice de eficiência profissional, que foi correlacionado com desempenho acadêmico dos alunos e categorizado por localização geográfica (Brasília e cidades satélites) e dependência administrativa (escolas públicas e particulares). O objetivo do estudo foi medir o grau de eficiência dos professores, bem como comparar os dois estratos geográficos e dois tipos de escola. Os resultados mostraram (1) que existe associação significativa entre rendimento escolar das crianças e eficiência dos professores; (2) que estudantes e professores das escolas particulares tiveram escores mais altos que os das escolas públicas, nas variáveis de interesse e (3) que os corpos docente e discente de Brasília superaram os das cidades satélites em eficiência docente e desempenho discente.<hr/>A sample of 250 teachers and 2.500 students from public and private schools in Brasília and satellite cities were measured in terms of teachers' characteristics and students' achievement. Teachers' characteristics were assumed to indicate professional efficiency and students grades in reading comprehension and science knowledge composed their achievement results. These dimensions were categorized by geografic location and administrative domain (public and private schools). The main objective of the study was to measure the degree of common variances shared by students' performance and teachers' efficiency, and to compare two different geografic strata (Brasília versus satellite cities) and two types of schools (private and public) in pupils' achievement and teachers' efficiency. The results showed (1) that there is a significant correlation between achievement of children and efficiency of teachers; (2) that students and teachers from private schools did better than the ones from public schools; (3) that Brasília's students and teachers did better than the ones in the satellite cities. <![CDATA[Ensino da saúde: interesses na área de saúde de escolares adolescentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresentam-se dados sobre interesses de escolares adolescentes da 3ª série do 2º Grau, quanto a temas ligados à Educação em Saúde Pública. O estudo realizou-se em duas escolas do Município de São Paulo, uma particular e outra pertencente à Rede Estadual de Ensino, ambas situadas na Zona Oeste do Município de São Paulo. Analisam-se os resultados obtidos, tendo como ponto de referência características da morbimortalidade de adolescentes na América Latina e Causas de Morte Resumidas do Município de São Paulo. Para o levantamento de dados utilizou-se o modelo de grupos nominais, tal como proposto por DELBECQ-VAN DE VEN. Tendo em vista a inclusão obrigatória de programas de saúde nos currículos, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil, lei nº 5.692, de 1971, pretendeu-se contribuir para a elaboração de um conteúdo educativo mais realístico e útil para escolares adolescentes.<hr/>This paper gives data on the interests of adolescent schoolchildren in their last year at High School, with regard to themes related to Health Education. The study was carried out in two schools in São Paulo City, one private and the other belonging to the State Education Department, both situated in the western area of the City. The results obtained are analysed according to the characteristics of adolescent morbimortality in Latin America and main causes of death in São Paulo State and city. For the collection of data the DELBECQ-VAN DE VEN model was used. It has been our intention, in the light of the obligatory inclusion of health programmes in the curricula in accord with the law for the regulamentation and bases of education in Brazil, law nº 5.692, of 1971, to present data for the elaboration of a more realistic and useful educational content for adolescent school-children. <![CDATA[Em defesa da pré-escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Depois de uma fase de intensa valorização da educação pré-escolar, verifica-se, no inicio da década de 80, um certo desencontro, e mesmo uma franca opoisição, a prioridade conferida a este nével de ensino pela política do MEC. <![CDATA[Creche: solução ou problema?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A transformação mais radical da sociedade humana a partir da revolução industrial, talvez não tenha sido de ordem econômica e política, como é comum pensar; talvez tenha sido de ordem psicológica e se traduza pela forma coletiva de criação de filhos - a creche <![CDATA[Para um projeto de escola indígena: algumas interrogações metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente comunicação tem o propósito de levantar algumas indicações no tocante à consecução de projetos de educação indígena.Quando se toma a educação indígena como um tema de reflexão é necessária considerar que forçosamente o assunto será tratado com definições formuladas dentro do quadro conceitual da tradição letrada, branca e civilizada gerada dentro de um sistema distinto das sociedades indígenas, que possuem padrões culturais diferentes dos nossos, engendrados em formas de organização específicas. <![CDATA[Análise do desenvolvimento de um projeto de pesquisa em intervenção estratégica sobre educação de base]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Por acasião da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em junho de 1980, no Rio de Janeiro, desenvolveu-se uma mesa-redonda intitulada "A escola de tempo integral - por que não hoje?" As exposições de debates que tiveram lugar no referido evento mostraram que a escola de primeiro grau de período integral representa uma alternativa de se aprimorar o atendimento oferecido à criança, por suprir mais adequadamente as carências resultantes das condições da realidade sócio-econômica nas quais se insere a maioria da população de escola pública brasileira. Por um lado, a permanência da criança na escola, por um tempo mais longo, reduziria suas carências de recursos (carência alimentar, déficits habitacionais, reduzidas oportunidades de recreação e lazer). <![CDATA[Querelle d'ecole(s) ou alia, Piaget et les autres]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Por acasião da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em junho de 1980, no Rio de Janeiro, desenvolveu-se uma mesa-redonda intitulada "A escola de tempo integral - por que não hoje?" As exposições de debates que tiveram lugar no referido evento mostraram que a escola de primeiro grau de período integral representa uma alternativa de se aprimorar o atendimento oferecido à criança, por suprir mais adequadamente as carências resultantes das condições da realidade sócio-econômica nas quais se insere a maioria da população de escola pública brasileira. Por um lado, a permanência da criança na escola, por um tempo mais longo, reduziria suas carências de recursos (carência alimentar, déficits habitacionais, reduzidas oportunidades de recreação e lazer). <![CDATA[La relation educative]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Por acasião da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em junho de 1980, no Rio de Janeiro, desenvolveu-se uma mesa-redonda intitulada "A escola de tempo integral - por que não hoje?" As exposições de debates que tiveram lugar no referido evento mostraram que a escola de primeiro grau de período integral representa uma alternativa de se aprimorar o atendimento oferecido à criança, por suprir mais adequadamente as carências resultantes das condições da realidade sócio-econômica nas quais se insere a maioria da população de escola pública brasileira. Por um lado, a permanência da criança na escola, por um tempo mais longo, reduziria suas carências de recursos (carência alimentar, déficits habitacionais, reduzidas oportunidades de recreação e lazer). <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Por acasião da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em junho de 1980, no Rio de Janeiro, desenvolveu-se uma mesa-redonda intitulada "A escola de tempo integral - por que não hoje?" As exposições de debates que tiveram lugar no referido evento mostraram que a escola de primeiro grau de período integral representa uma alternativa de se aprimorar o atendimento oferecido à criança, por suprir mais adequadamente as carências resultantes das condições da realidade sócio-econômica nas quais se insere a maioria da população de escola pública brasileira. Por um lado, a permanência da criança na escola, por um tempo mais longo, reduziria suas carências de recursos (carência alimentar, déficits habitacionais, reduzidas oportunidades de recreação e lazer).</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 09:04:39 29-04-2024-->