Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419840004&lang=es vol. num. 51 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A criança marginalizada para os Piagetianos brasileiros: deficiente ou não?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo nasceu da constatação da existência, na literatura educacional brasileira, de conclusões opostas a respeito das características cognitivas das crianças das classes populares quando examinadas à luz da teoria piagentiana. Após o resumo das principais afirmações sobre as capacidades destas crianças nos trabalhos realizados em dois centros de pesquisa têm na epistemologia de Jean Piaget seu ancoramento teórico, são formuladas algumas questões, com o objetivo de incentivar um debate entre os pesquisadores discordantes, de modo a avançar os conhecimentos sobre grande parcela das crianças brasileiras que freqüentam as escolas públicas.<hr/>Brazilian educational literature based in Piaget's theory presents two different trends about cognitive characteristics of working class children. This article contains summary of basic conceptions about children capacities developed in two research centers that adopt Piaget theory. Somequestions are put together to stimulate a debate betweenopposing researchers, in order to make some advances in the knowledge about brazilian children that attend public schools. <![CDATA[Lidando pobremente com a pobreza: análise de uma tendência no atendimento a crianças "carentes" de 0 a 6 anos de idade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho teve por objetivo a apreciação de experiências alternativas quanto às características do atendimento à saúde, nutrição e educação de crianças sócio-economicamente carentes, de 0 a 6 anos de idade, e quanto aos custos econômicos desse atendimento. É um estudo de casos. Três das experiências localizam-se em Brasília e são creches convencionais. As outras, duas são unidades do PROAPE em Recife, e uma, em Fortaleza, atende em sistema de creches lares a partir de uma creche base convencional. Para sua caracterização, utilizamos os procedimentos usuais do trabalho etnográfico. Quanto ao quadro de referência teórica de custos, utilizamos a estrutura geral dos estudos de economia da educação. É importante enfatizar a não comparabilidade linear das experiências. Sua apreciação deve passar por um cuidadoso exame das características do atendimento e dos custos das diferentes rubricas.<hr/>The purpose of this work, is to examine alternative experiences related to health care, feeding and education of "handcapped" children, from 0 to six years old and also to the economics costs of these activities. It is a study of cases. Three of these experiences are being made in Brasilia and they are regular nurseries. As for the others, two are PROAPE units in Recife and one unit in Fortaleza has a particular system of home nurseries centered on a regular base nursery. In order to characterize this work we used regular procedures of ethnographical work. As for the theoretical cost reference chart we used the general structure of educational economy studies. It is important to emphasize that these experiences cannot be lineally compared. A careful examination of the different assistance characteristics and item costs should be made. <![CDATA[Lares vicinais em Porto Alegre: avaliação de um programa para crianças de 0 a 6 anos de idade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente pesquisa analisa o funcionamento dos Lares Vicinais da FEBEM, em Porto Alegre, baseando-se em informações fornecidas pelas Assistentes Sociais, pelas mães crecheiras e pelas mães de origem. Os dados possibilitam uma breve caracterização destes lares em alguns dos seus aspectos,destacando-se os cuidados que são dados às crianças pré-escolares. Fica evidente que a parte nutricional está sendo razoavelmente bem atendida, a saúde parece bem cuidada, enquanto que a estimulação deixa muito a desejar. São discutidos os resultados e feitas sugestões para a melhoria desses programas.<hr/>This research study analises how FEBEM Family Day Care (Lares Vicinais) work, based upon informations given by Social Workers, Foster Homes caretakers and by the children's mothers. The data collected make possible a characterization of these Homes in some of their aspects, emphasizing the care that is given to pre-school children. It is evident that nutrition is being reasonable taken care of, the same with health care, but as far as stimulation is concerned a lot of improvement is desirable. The results are discussed and some sugestions are given to improve these programs. <![CDATA[Tendências e fatos na política da educação pré-escolar no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é analisar as diversas legislações e diretrizes políticas que surgiram em relação à educação pré-escolar no Brasil, nas duas últimas décadas. Com base em dados estatísticos mais recentes confrontamos o discurso oficial com as formas de sua viabilização. Embora o discurso oficial em relação à necessidade do atendimento seja claro e enfático, as formas de sua viabilização continuam modestas. A partir da análise aqui desenvolvida enfatiza-se a busca de alternativas de atendimento que respondam às necessidades internas do país. Isto só será possível na medida que se ampliem os canais de participação da sociedade civil. Finalmente, assinalamos a necessidade de se formular uma política educacional baseada fundamentalmente em informações sobre as características da criança brasileira e não em pesquisas realizadas em países onde o contexto social é bastante diferente do contexto social brasileiro.<hr/>This article aims to analyse the Brazilian educational legislation and governmental planning to provide early childhood education during the last two decades. Based on recent statistical data we have compared the governmental planning with the real opportunity to attend the children by the available preschool programs. Although there has been some political concern about the necessity ot provide preschool attendance for the under sevens, it can be concluded that governmental planning has so far been quite modest. This paper intends to point out that the implementation of early childhood educational in Brazilian context represents a challenge. There is no doubt that the attempts to face this challenge has to be found through the enhancement of participation by the civil society. It was also emphasized that our educational policy must be mainly based on valuable information about the characteristics and settings of Brazilian children's lives. <![CDATA[Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O planejamento em geral, e o planejamento educacional, em particular, explicitam estratégias de atualização da intervenção do Estado, enquanto organizador do espaço econômico, social e político, possível à expansão do projeto de desenvolvimento capitalista no Brasil. Investido da racionalidade, o planejamento tem representado, no capitalismo monopolista, um instrumento necessário à gestão da centralização/reprodução do capital, privilegiando, a nível da política educacional, uma visão compartimentalizada dos problemas, remetendo-os, por isso, a soluções técnicas em detrimento dos aspectos relacionados às suas determinações. Nesse contexto, a formação de planejadores em educação assumiu, durante duas décadas, caráter pragmático e se deu nas agências governamentais. A reorganização que se vem processando na sociedade brasileira atual e o crescente fortalecimento das instituições da sociedade civil, têm demandado do planejador, uma revisão de sua prática, justificando-se, assim, a inclusão, nos currículos, de elementos que possibilitem contextualizar a educação, despindo-se, o planejamento educacional, da "neutralidade científica" e encaminhando sua prática numa perspectiva de transformação social.<hr/>Planning in general, and educational planning in particular, account for updating strategies of state intervention (the state as organizer of economic, social and political space), necessary for the expansion of the project of capitalist development in Brazil. Drawing on rationality, planning activity has represented, in monopolistic capitalism, a needed instrument to the management of centralization/reproduction of capital; it favors, at the level of educational policy, a compartmentalized vision of problems, forwarding them to technical solutions, in detriment of the aspects related to its determining factors. In such context, the training of educational planners assumed, during two decades, a pragmatic character, taking place within governmental agencies. Due to the reorganization process that is occurring within brazilian society, particularly the increased strengthening of civil society, it has been asked from planners a revision of their practice. As such, it is justified the inclusion, in course curricula, of elements that make possible the contextualization of education, shaking off the "scientific neutrality" of educational planning, directing its practice to a perspective of social transformation. <![CDATA[A instrução pública através das mensagens dos prefeitos do Distrito Federal (1920-1929)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é fornecer uma idéia sobre a instrução pública no Distrito Federal, na década de vinte, através das Mensagens dos Prefeitos ao Conselho Municipal. O texto foi estruturado em três partes. Na primeira, fazemos uma apresentação da fonte consultada. Na segunda, damos uma visão de conjunto das Mensagens resultando a tônica das administrações, a situação da instrução pública dentre os diferentes serviços sociais prestados, a clientela e o professor da escola primária pública. Na terceira e última parte, finalizamos com um balanço da fonte investigada e uma sucinta discussão sobre o nosso próprio exercício ao investigá-lo.<hr/>The present article aims at supplying information about public education in the Federal District in the twenties, through the Communications sent by the Mayors to the Town Council. The text has been divided into three parts. In the first we present the source that has been consulted. In the second we give a general view of the Communications, emphasizing the key-note of the different administrations, the situation of public education among the several social services rendered by the government, the type of students and teachers in the public elementary schools. In the third and last part, we end up with a general appreciation of the investigated source and a brief discussion of our research work. <![CDATA[O movimento de mulheres e a abertura política no Brasil: o caso da creche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Feminista. Formação acadêmica em Psicologia. Pesquisadora na área da Educação. Mãe de duas crianças que freqüentam a creche desde bem pequenas. Tema atual pesquisa: creche. Perplexa. Como outras feministas espalhadas pelo mundo arregalo os olhos de espanto diante de tantas contradições que não enverguei há alguns anos atrás. Vivo o impasse entre a crítica a uma tagarelice, ideológica e a impossibilidade de pesquisar sem me envolver numa perspectiva de transformação social. Pública ou privada? O trabalho me chama e atrai. A filha solicita e disputa com ciúme a atenção da mãe. A mãe ciúme da mulher com quem compartilha a educação do filho. A pajem disputa o domínio sobre a criança que educa. Embate entre mulheres. Privado? Luta surda travada à sombra de uma política de creches. <![CDATA[A escrita espelhada como manifestação do pensamento pré-operatório]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta comunicação foi apresentada, originariamente, no I Congresso Brasileiro Piagentino, realizado no Rio de Janeiro em setembro de 1980. Desde a época em que foi escrita, não realizamos outras investigações sobre o assunto. A razão de publicá-la tem, inclusive, a intenção de permitir que outros pesquisadores, por venturas interessados no tema, prossigam as investigações neste sentido. <![CDATA[Pesquisa educacional: algumas reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Discutir qualidade e representatividade da pesquisa educacional sucinta tantas e tão variadas questões que nos coloca a frente à uma problemática bastante complexa. Na impossibilidade de esgotá-la em poucas horas, vou limitar-me no levantamento de alguns tópicos para estimular um debate entre nós. <![CDATA[A descompensação da educação compensatória: o caso da FEBEM do Mato Grosso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Fundação Estadual do Bem Estar do Menor do Estado de Mato Grosso (FEBEMAT), órgão integrante da Fundação Nacional de Bem Estar do Menor (FUNABEM), visa atuar no quadro de carência do menor tanto no aspecto terapêutico como no preventivo, através do Plano Integrado de Assistência ao Menor e à Família (PIAMF). <![CDATA[Resultados da política educacional brasileira em 1980]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os objetivos deste estudo descritivo, baseado nos dados publicados pelo Censo de 1980, são os seguintes: (a) descrever o mais fielmente quanto possível o aspecto quantitativo das redes particular e pública de ensino... (b) identificar as regiões sócio-econômicas que lideram as estatísticas...(c) comparar o crescimento de rede de ensino com o crescimento da clientela destinadas aos diferentes níveis...(d) oferecer recomendações para a tomada de decisão bem informada em matéria educacional. <![CDATA[Enfant à L'école, école(s) pour l'enfant]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os objetivos deste estudo descritivo, baseado nos dados publicados pelo Censo de 1980, são os seguintes: (a) descrever o mais fielmente quanto possível o aspecto quantitativo das redes particular e pública de ensino... (b) identificar as regiões sócio-econômicas que lideram as estatísticas...(c) comparar o crescimento de rede de ensino com o crescimento da clientela destinadas aos diferentes níveis...(d) oferecer recomendações para a tomada de decisão bem informada em matéria educacional. <![CDATA[A política do livro didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os objetivos deste estudo descritivo, baseado nos dados publicados pelo Censo de 1980, são os seguintes: (a) descrever o mais fielmente quanto possível o aspecto quantitativo das redes particular e pública de ensino... (b) identificar as regiões sócio-econômicas que lideram as estatísticas...(c) comparar o crescimento de rede de ensino com o crescimento da clientela destinadas aos diferentes níveis...(d) oferecer recomendações para a tomada de decisão bem informada em matéria educacional. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000400014&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Os objetivos deste estudo descritivo, baseado nos dados publicados pelo Censo de 1980, são os seguintes: (a) descrever o mais fielmente quanto possível o aspecto quantitativo das redes particular e pública de ensino... (b) identificar as regiões sócio-econômicas que lideram as estatísticas...(c) comparar o crescimento de rede de ensino com o crescimento da clientela destinadas aos diferentes níveis...(d) oferecer recomendações para a tomada de decisão bem informada em matéria educacional.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 09:04:19 28-04-2024-->