Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419850001&lang=pt vol. num. 52 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A representação da linguagem e o processo de alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A autora analisa a importância de se considerar por um lado a escrita como representação da linguagem (e não como código de transcrição gráfica de unidades sonoras) e por outro lado a criança que aprende como um sujeito ativo que interage de forma produtiva com o objeto do seu conhecimento. Discute como só a partir dessa perspectiva - e não a partir de novos métodos, materiais ou testes de prontidão - se poderia enfrentar sobre novas bases o problema da alfabetização inicial.<hr/>The author analyzes the importance of considering on one hand written language as a representation of oral language (and not as a code for graphic transcription of sound units), and on the other hand the learning child as an active subject that interacts in a productive way with the object of knowledge. She discusses how only from this perspective - and not from new methods, materials or reading readiness tests - one could. <![CDATA[As muitas facetas da alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando a multiplicidade de facetas do fenômeno alfabetização, o artigo discute algumas das principais perspectivas sob as quais esse fenômeno pode ser estudado, agrupando-as sob três categorias: o conceito de alfabetização, a natureza do processo de alfabetização (aspectos psicológico, psicolingüístico, sociolingüístico e propriamente lingüístico) e os condicionantes desse processo (pressupostos sociais, culturais e políticos). Apontam-se as implicações das diferentes perspectivas para os problemas de método, material didático, definição de pré-requisitos e formação do alfabetizador, e defende-se a necessidade de uma teoria coerente da alfabetização, que concilie resultados e integre estruturadamente estudos sobre as diferentes facetas do processo.<hr/>This article deals with some of the main prospects under which the phenomenon of teaching how to read and write a native language may be studied. These prospects involve the multiple aspects of the phenomenon itself and group them into three categories: a) the definition of "literacy"; b) the nature of this process - psychological, psycholinguistic, sociolinguistic and linguistic - and c) the conditioning factors of this process,. that is to say: social, cultural and political pressupositions. The implications of those prospects are pointed out in order to try to solve problems as methodology, use of didactic materials, setting up of the requirements and skills needed by the learner, training of teachers. It defends the necessity of a coherent theory in dealing with the teaching of how to read and write a native language. Such a theory must not only reconcile the results but also interact studies about the aspects of the process in a structured form. <![CDATA[Alfabetização: uma proposta para a escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho relata os principais aspectos de uma experiência de alfabetização desenvolvida em escolas públicas da região de Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo. Tal projeto, conhecido como PROLESTE (Projeto de Alfabetização da Zona Leste), foi implantado e desenvolvido por educadores da rede de ensino público e psicólogos educacionais da Universidade de Mogi das Cruzes. Apresenta-se, inicialmente, uma análise dos principais fatores responsáveis pelo fracasso escolar, seguida das descrições do conceito de projeto, das principais características do programa de alfabetização utilizado e das condições básicas para sua implantação.<hr/>This paper presents the basic characteristics of an experience in alphabetization, applied in some public schools in teh city of Mogi das Cruzes, São Paulo. The project, known as PROLESTE , was implanted and developed by public school educators and educational psychologists of Mogi das Cruzes University. Initially, one discusses the main variables related to the school failure; after, one relates the concept of project, the characteristics of the alphabetization program used and the fundamental conditions for its implantation. <![CDATA[Analfabetismo no Brasil: tendência secular e avanços recentes resultados preliminares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho confronta os dados das PNAD 1977 e 1982 e do Censo demográfico de 1980 com as expectativas do MOBRAL relativamente ao declínio dos índices de analfabetismo no Brasil na década de 1970. Compara as Unidades da Federação, mostrando as enormes desigualdades regionais em termos de analfabetismo em 1980. Analisa a tendência secular (1872a 1980) dos índices de analfabetismo, tanto para o Brasil como um todo, como para uma série de Estados, pondo em relevo as desigualdades de tendência do analfabetismo e a origem histórica das desigualdades educacionais regionais. Por fim mostra como a escola de 1º grau continua produzindo o analfabetismo hoje, através do processo de exclusão, o qual engloba os excluídos do processo e os excluídos no processo de ensino-aprendizagem.<hr/>This research study confronts the data from the PNAD 1977 and 1982 and of the 1980 Brazilian Census with the MOBRAL expectations regarding the decline of illiteracy in Brazil in the 1970 decade. It compares the different States of Brazil showing the great regional differences in terms ofilliteracy in 1980. It analyses the secular trend (1872 to 1980) regarding the illiteracy rates, considering some States and Brazil as a whole, emphasizing the inequalities of the illiteracy trend and the historical origin of the regional educational inequalities. Finally it shows how elementary school still produces illiteracy nowadays by means of an exclusion process that encompasses the persons that are excluded from and the persons that are excluded in the teaching learning process. <![CDATA[Alfabetização camponesa: problemas e sugestões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apesar de que eliminar o analfabetismo no campo supõe transformações sociais globais, pode-se esperar resultados positivos ao se combinarem a extensão e melhoramento da educação primária rural com programas específicos de alfabetização. Estes devem surgir dos interesses reais e objetivos dos grupos camponeses, se inserirem em sua cultura e colocar-se a serviço do fortalecimento de seu poder e de sua autonomia social. A heterogeneidade dos grupos camponeses faz com que a elaboração dos programas de alfabetização deva partir de motivações muito diferentes mas todas elas ligadas com ações mais abrangentes de desenvolvimento e mudanças. Da experiência recente na América Latina, é possível colher sugestões valiosas tanto no que diz respeito a modalidades, como quanto aos subsídios técnicos dos programas de alfabetização. No entanto, tudo isso vai precedido da decisão política de favorecer efetivamente os setores camponeses. É de se esperar que em nossos países se verifiquem condições favoráveis para que essas decisões sejam adotadas.<hr/>Although the elimination of illiteracy in rural areas supposes global social transformations, positive results can be expected when the extension and betterment of rural elementary education is combined with specific literacy programs. These should be originated from the real and objective interests of the peasants' groups, be inserted in theirculture and work for the strenghening of their power and autonomy. Given the heterogeneity of the peasants' groups, the literacy programs start from different motivations, but they are all related to more global actions of development and change. From the recent Latin American experience valuable suggestions can be obtained both regarding the kinds of programs to be developed and the technical fundaments of the literacy programs. However, all this should be preceded by the political decision of favoring the peasant groups. It should be expected that in our countries there will be favorable conditions for the adoption of this decision. <![CDATA[Os alunos e o ensino na República Velha através das memórias de velhos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo baseia-se na pesquisa realizada com professores que lecionaram em escolas de zona rural no Estado de São Paulo, antes de 1930. Através das memórias desses mestres procurou-se obter informações sobre como eram tratados problemas referentes a matrícula, freqüência, rendimento escolar dos alunos e atividade docente. O objetivo foi contribuir, através de uma perspectiva histórica, para o aprofundamento da problemática atual do ensino no Brasil, no que se refere à escolarização das camadas populares. Os depoimentos dos professores de escolas localizadas em propriedades rurais e em vilas, distritos ou povoados evidenciam aspectos que, em alguns casos, contradizem idéias estabelecidas sobre o tema. Os dados reforçam a tese de que: 1) as populações rurais, já naquela época, procuravam e valorizavam a escola; 2) problemas de freqüência escolar estão historicamente associados às condições de trabalho das camadas subalternas; 3) mesmo trabalhando isolados, os professores conseguiam bons resultados no que se refere ao aproveitamento dos alunos. As histórias de vida possibilitaram, ainda, estabelecer correlações significativas entre: a dedicação dos professores aos alunos; o sistema de avaliação do rendimento escolar que não era realizado pelo próprio professor; e a carreira do magistério que dependia do sucesso do seu trabalho. Além disso, pode-se compreender melhor a presença do Estado que, sem mecanismos de ação direta, ainda assim exercia um efetivo controle sobre as atividades<hr/>This article is based on an investigation developed with rural school teachers that taught in the State of São Paulo before 1930. Through the memories of these teachers the researchers tried to obtain information about registration, frequency to school, students' performance and teachers' activity. The objective of this study was to contribute,through an historical perspective, to the understanding of the present schooling situation of the lower S.E.S. sectors in Brazil. What these teachers say, sometimes, contradicts current ideas about the problems studied. The data collected reinforce the conception that: 1) the rural population, at that time, wanted and valued the school; 2) problems of school absenteism are historically associated to work conditions of the lower classes; 3) even working alone, teachers got good results regarding the students' performance. The life histories collected allowed for an understanding of the relationships among: teachers' dedication to the students; evaluation process, not done by the teacher; teacher's carreer, depending on their success at work. Besides that, it was possible to understand the presence of the State which, without mechanisms of direct action, effectively controlled the teachers' activities through the results of their work. <![CDATA[Lhão, lhão, lhão, quem não entra é um bobão. Ou como se alfabetizam as crianças no Estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A vasta contribuição da Lingüística parece não ter afetado as propostas de alfabetização, já que a Lingüística sequer é consultada para a elaboração de projetos e material didático. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo reproduz, há três governos, um manual que se intitula Subsídios para Implementação do Guia Curricular de Língua Portuguesa para o 1º Grau: 1ª série. Nota-se nesse manual uma grande confusão teórica e metodológica. Não se distinguindo teoricamente fonema e grafema, as sugestões metodológicas para o aprendizado da leitura e escrita são uma série de equívocos. Do ponto de vista sociolingüístico há uma desvalorização sistemática do aluno - eterno dependente, produto de uma "subcultura". Fica difícil responder à pergunta inicial: que língua ensinar? Mais difícil ainda é pretender sucesso de professores tão mal informados e orientados. Este artigo é uma reflexão sobre esses problemas.<hr/>The vast contribution of linguistics seems not to affect the guidelines for the teaching of reading and writing since linguistics is not even taken into account in the elaboration of projects or in the preparation of pedagogical materials. The Board of Education of the State of São Paulo has issued, in the three last administrations, a manual called Aids to Put into Effect the Curricular Guide of the Portuguese Language for the Grade School: First Grade. One notes the great theoretical and methodological confusion which is present in the manual. There is no theoretical distinction between phoneme and grapheme and the methodological suggestions for the learning of reading and writing are in many ways equivocal. From the sociolinguistical point-of-view, there is a systematic underestimation of the learner since he is seen as an eternal dependent, the product of a "subculture". It becomes difficult to provide an answer to the initial question: what is the type of language to be taught? And it is hard to demand that teaching be well-done by people who are so badly informed and oriented. This article is a reflection about these problems. <![CDATA[Literatura infantil para crianças que aprendem a ler]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Antes de aprender a ler, a criança conhece livros e outros materiais veiculados através da palavra escrita, e estes podem estimulá-la à aprendizagem da leitura. Mas existem também livros dirigidos especialmente à fase em que a criança está se alfabetizando. Esses últimos têm características particulares, aqui examinadas, e respondem às exigências, de um lado, da faixa em questão, de outro, de qualidade artística e valor literário.<hr/>Before learning how to read, the child knows books and other materials that use the written language and these may stimulate him to learn how to read. But there are also books specially directed to the literacy process period. They have specific characteristics, examined in the present article, and respond to the needs of the age group in question and to demands of artistic quality and literary value. <![CDATA[Os usos escolares da língua escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A autora discute a questão dos usos que se faz da língua escrita no cotidiano escolar, enfocando três processos de apropriação de conhecimento que ocorrem simultaneamente: a aprendizagem da estrutura da língua escrita, dos usos especificamente escolares da língua escrita e de outros conhecimentos escolares através da língua escrita. Ressalta a importância da integração da perspectiva psicogenética (referente ao processo individual de apropriação do sistema de escrita) com a perspectiva sociogenética (referente ao processo histórico de apropriação dos usos e significados sociais diversos da escrita).<hr/>The author discusses the question of the uses of written language within the school everyday life, focusing three processes of knowledge acquisition that occur simultaneously: learning of the written language structure, of the school uses of the written language and of other pieces of school knowledge through the written language. She emphasizes the importance of integrating the psychogenetic perspective (referent to the individual process of acquisition of the written system) with the sociogenetic perspective (referent to the historical process of aprehension of the different social uses and meanings of the written language). <![CDATA[Conscientização e alfabetização de adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto procura dar conta de descrever dois momentos de referência na prática da chamada conscientização dentro do campo da Educação Popular. Através da alfabetização de adultos, a conscientização amoldou práticas diferenciadas de acordo com o momento e a forma em que foi concebida. O que se pode notar, dentro deste aspecto, é que não há uma contradição entre os dois momentos analisados, mas tempos diferentes de um mesmo caminhar na busca de um trabalho mais eficaz com os grupos populares.<hr/>The purpose of this paper is to try to describe two instances within the practice of the so-called "conscientização" in the field of "popular" Education. Through Adult Alphabetization, diferentiated practices were determined by the "conscientização". acccording to the moment in which itwas conceived. It was noted that there is no contradictionbetween the two discussed instances, but that these were only different moments of the same move in search of a more effective work with "popular" groups <![CDATA[Alfabetização na pré-escola: exigência ou necessidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A versão preliminar deste texto foi elaborada para o Projeto Quinta em Debate, promovido pela Secretaria de Estado de Educação em Minas Gerais, Centro de Recursos Humanos. Realizado a 9 de agosto de 1984, o debate permitiu a identificação e o aprofundamento de algumas questões que foram acrescentadas na versão aqui publicada.O título do trabalho foi sugerido pela prórpia Secretaria da Educação. <![CDATA[Situação atual do ensino de 1º Grau: pequeno exemplário de desacertos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mas neste caso como em qualquer outro o que é errado também é acreditar que, pelo fato de não podermos fazer tudo, não podemos nem somos obrigados a fazer nada. <![CDATA[Repensando a prática de alfabetização: as idéias de Emilia Ferreiro na sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Busco evidenciar, neste artigo - através da reflexão sobre fragmentos da minha prática como professora de crianças em uma favela de São Paulo - as profundas transformações possíveis na ação pedagógica do alfabetizador a partir da psicogênese da alfabetização formulada por Emilia Ferreiro e colaboradores Emilia Ferreiro é Doutora em Psicologia pela Universidade de Genebra (Tese orientada por Jean Piaget). Argentina nascimento, é atualmente professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional no México. As idéias expressas neste artigo não se pretendem um guia, um manual, ou coisa que valha, para serem usadas por professores. Pelo contrário, se prpõem atrair a atenção dos educadores para a importância de cada professor construir para si mesmo uma compreensão do processo de alfabetização da criança. Compreensão que, esta sim, lhe sirva de guia para criar e recriar permanentemente a sua prática pedagógica. <![CDATA[A pós-alfabetização e um pouco de compreensão dos erros das crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Vencida a primeira etapa de aprendizagem da leitura e escrita, terá lugar o desenvolvimento da pós-alfabetização, aquela fase superior do próprio processo de alfabetização onde começa haver o domínio mais operativo das atividades de leitura e escrita. Normalmente esse momento não acontece só no final da 1º série mas se estende durante as 1ºs séries do 1º grau e até mais adiante ainda, mormente se considerar que o domínio da língua escrita e falada se deve vincular ao dimínio cada vez maior de diferentes instrumentos conceituais e metodológicos para adequação à expressão e comunicação em situações discursivas e sociais diversificadas e à crítica e compreensão dos vários modos de organizar e representar a realidade.