Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419850002&lang=pt vol. num. 53 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Ensino agrícola a nível de 2º grau: do discurso oficial à necessidade de conhecer a realidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetiva realizar uma breve retrospectiva histórica a respeito do ensino voltado à formação de profissionais para atuar na agricultura. Além disso, procura explicitar algumas das linhas norteadoras que definem a atual política do ensino agrícola a nível de 2º grau. Pretende-se,dessa forma, levantar as principais distorções existentes entre o discurso oficial e a realidade do modelo agrícola brasileiro. Sob essa ótica considerou-se necessário repensar o ensino técnico agrícola não apenas nos limites restritos à qualificação profissional, mas também como mais uma oportunidade a contribuir para o desenvolvimento político do adolescente, tornando-o conhecedor dos problemas sociais ligados à terra.<hr/>This article aims to show a brief historical review about the kind of teaching related to professional agriculture training courses. Besides, it intends to explain some of the objectives that support the actual public policies for technical agriculture teaching at "high school" level. Itis our intention to show up the principal distortions that exist between the governamental approach and the Brazilian rural reality. In this context it is seen as very important to think about the technical agriculture training not only in the specific boundaries to a professional qualification, but as one more opportunity to contribute to teenagers awareness of the social and political problems linked to the land. <![CDATA[Educação sexual na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura reconstituir as trajetórias do debate público em torno das propostas de inclusão da disciplina Educação Sexual no currículo escolar. Utilizando-se de fontes documentais variadas, a autora vai desvelando os argumentos e contra argumentos de defensores e detratores dessa inclusão que se evidenciaram no período compreendido entre1960 e 1980.<hr/>This article reconstructs the evolution of the public debate over Sex Education inclusion in school curriculum. Based in various documental sources, the author reveals how supporters opponents of Sex Education developed their arguments in the period between 1960 and 1980. <![CDATA[Pré-escola: entre a educação e o assistencialismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Já faz quase dez anos que o tema da pré-escola tem estado em discussão nos meios educacionais brasileiros. Na medida em que, mesmo de forma precária esta discussão acompanha, de alguns anos pra cá uma política oficial de implantação e ampliação de vagas para as crianças de 7 anos, não seria possível comentá-la sem levar em conta as características que tem concretamente assumido o atendimento pré-escola entre nós. <![CDATA[Pesquisa educacional, políticas governamentais e o ensino de 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Receio que a relação pesquisa educacional e políticas governamentais, duas áreas que tenho vivido intensamente, e que exatamente por isso, ainda não estão suficientemente elaboradas a ponto de que eu possa conseguir chegar a conclusões muito avançadas. Acho que seja pelo momento político que vivemos, seja pelo fato do grande envolvimento e compromisso que temos hoje ao nível das políticas governamentais, mais do que colocar conclusão posso abrir novas perspectivas e debater suas possibilidades. <![CDATA[Piagetianos brasileiros em desacordo? Contribuição para um debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema aqui em debate faz parte de uma discussão iniciada no número 51, dos Cadernos de Pesquisa, com o artigo "A criança marginalizada para os piagentinos brasileiros: deficiente ou não". A autora Bárbara Freitag, ao retornar a questão trouxe, com sua colaboração, a possibilidade de dar continuidade ao debate através de uma abordagem multidisciplinar. <![CDATA[Implicações sociais inerentes ao uso dos procedimentos pedagógicos: um exemplo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto foi elaborado com base na exposição da autora, por ocasião dos debates promovidos pela Fundação para o Livro Escolar (São Paulo) sobre o projeto "Alfabetizar com o quê? em 26/6/84. Foram acrescentados alguns esclarecimentos, tanto no corpo do texto como em notas de rodapé, considerados necessários para a compreensão do atual texto, já que será lido fora do contexto em que se deu a exposição. <![CDATA[Geometria descritiva pelo método dos instrumentos operacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt De 1980 a 1983 foi desenvolvido um projeto de pesquisa experimental do Depto. de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina utilizando um método de ensino criado no ex-Centro Integrado de Ensino Médio (CIEM, Universidade de Brasília), aplicado a Geometria Descritiva. Esse método propunha a aquisição de conhecimento pelo próprio aluno através da pesquisa, experimentação, reflexão e descoberta do sistema de projeção, o que era efeito mediante instrumentos norteadores das operações a serem realizadas por ele. <![CDATA[Os estágios de prática de ensino de física: ação participativas nas escolas estaduais de 2º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As inovações introduzidas nos Estágios de Prática de Ensino de Física da FEUSP, nestes últimos dois anos (1983/84), foram provocadas pela reflexão de dois grupos da leitura: as experiências relatadas no Encontro Nacional de Prática de Ensino, publicadas nas Atas, volume 2, e os artigos e livros sobre Pesquisa Participativa nas escolas. A essas influências teóricas somamos a insatisfação com nossos estágios, na medida em que nem sentíamos uma modificação da escola depois de tantos anos alí trabalhando, nem podíamos avaliar o quanto estes estágios, feitos em condições "extra-curriculares", influenciavam o desempenho dos estagiários, quando estes, já professores, trabalhavam nas duras condições das escolas estaduais. <![CDATA[A criança carente vista por suas professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Presente trabalho teve como objetivo analisar o discurso das professoras de 1º grau sobre o desempenho de seus alunos carentes, nele indicando os elementos percebidos como principais condicionantes do mau aproveitamento escolar. Na tentativa de compreender melhor o discurso analisado procurou-se relacioná-lo com a origem sócio-econômica das entrevistadas e com elementos dos sistemas ideológicos dominantes em nossa sociedade. <![CDATA[Critérios de aprovação de alunos de 1ª série do 1º grau, pesquisados junto a supervisores oficiais de Uberlândia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente trabalho foi o de pesquisar os critérios de aprovação nas escolas estaduais da cidade de Uberlândia (Estado de Minas Gerais) no mês de dezembro de 1982, e aspectos correlatos a esse assunto. Para tanto, partiu-se do pressuposto de que quando os professores ou supervisores decidem se uma criança é aprovada ou reprovada na 1ª será está utilizando critérios que se referem ao seu modo de entender o processo de alfabetização. <![CDATA[Literatura infantil e ideologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente trabalho foi o de pesquisar os critérios de aprovação nas escolas estaduais da cidade de Uberlândia (Estado de Minas Gerais) no mês de dezembro de 1982, e aspectos correlatos a esse assunto. Para tanto, partiu-se do pressuposto de que quando os professores ou supervisores decidem se uma criança é aprovada ou reprovada na 1ª será está utilizando critérios que se referem ao seu modo de entender o processo de alfabetização. <![CDATA[Outra face do feminismo: Maria Lacerda de Moura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente trabalho foi o de pesquisar os critérios de aprovação nas escolas estaduais da cidade de Uberlândia (Estado de Minas Gerais) no mês de dezembro de 1982, e aspectos correlatos a esse assunto. Para tanto, partiu-se do pressuposto de que quando os professores ou supervisores decidem se uma criança é aprovada ou reprovada na 1ª será está utilizando critérios que se referem ao seu modo de entender o processo de alfabetização. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>O objetivo do presente trabalho foi o de pesquisar os critérios de aprovação nas escolas estaduais da cidade de Uberlândia (Estado de Minas Gerais) no mês de dezembro de 1982, e aspectos correlatos a esse assunto. Para tanto, partiu-se do pressuposto de que quando os professores ou supervisores decidem se uma criança é aprovada ou reprovada na 1ª será está utilizando critérios que se referem ao seu modo de entender o processo de alfabetização.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 04:05:43 02-05-2024-->