Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419850004&lang=es vol. num. 55 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A escola e a questão da pluralidade étnica.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo, de caráter exploratório, teve como objetivo verificar como a escola básica vem lidando com a questão da diversidade étnica da nossa sociedade, a partir da focalização das etnias indígenas. Para esse fim, realizou uma investigação em vários componentes do sistema escolar: o currículo, os mediadores, ou seja, o livro didático e o professor e, finalmente, o próprio aluno. Constatou-se que a focalização das etnias indígenas no contexto escolar não vem sendo efetuadas de maneira a desenvolver no educando o conhecimento do "índio" brasileiro na sua especificidade, nem a estimular o aluno a refletir de modo mais abrangente sobre a diversidade étnica da sociedade.<hr/>The purpose of this search, with a focus on brazilian indian ethnics, was to find how elementary school is dealing with the ethnic diversity of our society. Several components of the school system were studied: the curriculum, the textbook, the teacher and finally the student himself. Our findings sugest that indian ethnics are neither beeing studied so as to develop, in the student, the specific knowledge of the brazilian indian, nor encourage the student to consider in a wider fashion the general ethnic diversity of society. <![CDATA[Transporte, escolarização e política educacional rural.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Dada a oferta típica do ensino rural no Estado de São Paulo - apenas até a 3ª ou 4ª série - o aluno que pretende continuar a estudar precisa deslocar-se até a cidade mais próxima. Por outro lado, os professores rurais precisam deslocar-se por conta própria até o local de trabalho. O estudo procurou, então, investigar a relação entre a oferta de meios de transporte e o nível de escolarização das crianças rurais, além das condições de deslocamento dos professores rurais. Após a análise de dados gerais do ensino rural no Estado de São Paulo, e do transporte escolar rural hoje oferecido, passou-se à análise detalhada de dois casos específicos. O primeiro foi o de Araraquara, que opera um dos maiores sistemas de transporte escolar rural do Estado há quase 20 anos e o segundo, o do município de Taubaté, que nunca ofertou transporte escolar rural. O caso de Araraquara foi estudado com mais detalhes devido à riqueza da experiência local com o transporte. Nos dois casos, procurou-se levantar dados relativos à oferta de ensino rural e ao deslocamento dos professores, sendo que nos de Araraquara foram estudados também os alunos transportados pelo sistema. Dentre as principais conclusões, destacam-se: o transporte escolar rural no Estado de São Paulo tem crescido nos últimos anos (100.000 alunos atendidos por dia em 1984), mas ainda é insuficiente; as professoras rurais dispendem em média cerca de 20% da sua renda com o transporte, e consideram-no um dos maiores problemas da profissão; o sistema de transporte de Araraquara está viabilizando a continuidade dos estudos na cidade para 221 crianças rurais (da 5 a 8 séries), e é considerado "vital" por cerca de 60% das crianças transportadas, a oferta de transporte parece estar acelerando e o esvaziamento das escolas rurais, em favor das urbanas, o que leva a necessidade de repensar a política global do ensino rural no Estado, considerando o problema do transporte e da dinâmica da economia rural.<hr/>Due to the typical pattern of rural education in the State of São Paulo - up to the 3rd or 4th elementary grades only - children who wish to continue to study have to go to the nearest town. Rural teachers have also to travel by their own means and expenses. This study investigated the relationship between the available transportation means andthe access to school in rural areas, as well as the travel conditions of teachers. The overall conditions of rural education in the State and the present rural school transportation system are examined. We investigated in detail two specific cases: the first one was Araraquara county, where one of the biggest transportation systems in the State is in operation since 1968, and the second one was Taubaté county, that never had a transportation system for rural children. On these two cases, we investigated the overall figures of rural education, as well as the travel conditions of rural teachers. With relation to Araraquara, we studied also the children that are transported by the existing system. The main conclusions are: rural school transportation in the State on São Paulo has been increasing fastly, and 100.000 children were transported daily in 1984, but this is still insufficient; rural teachers spend 20% of their income with transportation and they consider this problem one of the most important of their profession; the transportation system in Araraquara is making possible to 221 rural children to continue to study in the city (up to the 8th elementary grade), and it is considered extremely important by 60% of the transported children; the transportation system seems to be increasing the sub-utilization of the rural schools, with respect to urban schools, and this fact points to the need to reconsider the overall rural educational system, with respect to the transportation problem and to the rural economy. <![CDATA[Pesquisa educacional e políticas governamentais em educação.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Como parte das comemorações relativas ao seu vigésimo aniversário, a Fundação Carlos Chagas organizou o Seminário Pesquisa Educacional e Políticas Governamentais em educação. Realizada em novembro de 1984. Reproduzimos aqui as comunicações apresentadas e o debate realizado na segunda sessão, sobre Ensino de 2º. A primeira sessão encontra-se publicada no número 53, de maio de 1985. <![CDATA[O príncipe que virou sapo: considerações a respeito da dificuldade de aprendizagem das crianças na alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho pretende participar de um debate proposto por Maria Helena Souza Patto, em seu artigo A criança marginalizada para os Piagetianos Brasileiros: deficiente ou não? E publicado na seção Temas em Debate dos Cadernos de Pesquisa, número 51, p. 3-11, novembro de 1984, e que foi seguido pelo artigo de Barbara Freitag Piagetianos Brasileiros em Desacordo? Contribuição par um debate, publicado no número 53, P. 33-44, maio de 1985. Pede-se ao leitor que antes de ler o presente trabalho, leia os artigos acima. Por outro lado, sugiro aos leitores que leiam, entre outros, os artigos e os trabalhos relacionados, em anexo, no final. <![CDATA[Orientações teórico-metodológicas da sociologia da educação no Brasil.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho constitui versão modificada de uma comunicação apresentada no Seminário Internacional de Sociologia da Educação realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em setembro de 1984. Agradeço ao Prof. Dr. Cândido A. da Costa Gomes. Coordenador do Seminário, a autorização para divulgá-la antes da publicação do livro que reunirá as comunicações então apresentadas. Registro também meus agradecimentos a Dra. Carmem Lúcia Barroso pela leitura crítica do artigo e sugestões apresentadas. <![CDATA[A questão metodológica do trabalho interdisciplinar: indicações de uma pesquisa sobre vestibular.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto resulta das discussões feitas por ocasião da estrutura de uma equipe interdisciplinar para a realização de uma pesquisa sobre o processo de seleção à universidade mediante o vestibular unificado. Durante vários meses uma equipe de pesquisadores se reuniu semanalmente para construir o objeto de investigação . Os impasses de caráter teórico e metodológico foram mostrando que a questão da interdisciplinaridade na investigação, quando não tomada criticamente, pode levar à armadilha do ecletismo. <![CDATA[Qualidade e representatividade da pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A discussão em torno da qualidade da pesquisa em Ciências Sociais é até hoje insolúvel, porque academicamente não temos como captar a dimensão dita qualitativa de forma adequada. Deixemos de lado aqui qualquer referência às Ciências Naturais, tanto porque não saberíamos nos manifestar a contento, quanto porque nosso problema agora é a questão colocada no espaço das Ciências Sociais, e mais precisamente, na educação. <![CDATA[A pesquisa em educação no Brasil: conversando sobre problemas, perspectivas e prioridades.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trabalho, apresentado no Simpósio Os Impasses da Pesquisa em Educação no Brasil, realizado na III Conferência Brasileira de Educação, Niterói, outubro de 1984. <![CDATA[Alfabetização em classe popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741985000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O GEEMPAS (Grupo de Estudos sobre Educação - Metodologia de Pesquisa em Ação) foi criado há 14 anos com o nome de Grupo de Estudos sobre o Ensino da Matemática de Porto Alegre e tem, desde 1979, uma equipe interdisciplinar dentre seus associados debruçada sobre a problemática da alfabetização em escolas de periferia urbana. O Centro deste problemática são os baixíssimos níveis de aprovação no final da 1º série do 1º grau nestas escolas.