Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419860001&lang=pt vol. num. 56 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Planejamento educacional e clientelismo político]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No Nordeste do Brasil existe uma articulação contraditória entre política educacional "planejada", de caráter eminentemente tecnocrático e política educacional clientelista, baseada nos compromissos políticos entre o poder central e o poder local. Essa relação pode ser apreendida tanto através de análise dos mecanismos utilizados para alocação de recursos financeiros para os estados da federação como na implantação e na organização de órgãos descentralizados das secretarias de educação (NURES, DERES, etc.) e, sobretudo, nos processos de contratação de pessoal técnico-pedagógico.<hr/>In the Northeast of Brasil there is a contraditory articulation between planned educational policies which is essentially technological, and clientele educational policies based on the political compromises between the central power and the local power. This relation can be noticed through the analysis of the mechanisms used to acquire financial resources for the states of the Federation as well as the creation and organization of departments descentralized from the education offices (NURES, DERES, etc.) and, above all, the procedures for hiring technical pedagogical personnel. <![CDATA[O ensino rural paulista: desafios e propostas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho faz breve caracterização do ensino rural paulista dentro do contexto do ensino brasileiro e indica as especificidades de formação de corpo docente das escolas rurais do estado comparando-as com a realidade nacional. Analisa as condições de funcionamento e trabalho nas escolas rurais paulistas baseado sobretudo nas contribuições oferecidas pelo Fórum de Educação do Estado de São Paulo sobre a Escola Pública Rural, em 1984. Discute, finalmente, as propostas de formação do professor das escolas rurais encaminhadas pelos participantes do Fórum à luz das necessidades detectadas no sistema de ensino.<hr/>This paper briefly describes rural teaching in the state of São Paulo within the brazilian educational context. It also indicates the specificities of rural teacher's training relating them to the national reality. Work conditions in these schools are analysed mainly supported by the contributions of 1984 Fórum de Educação do Estado de São Paulo about rural public schools. Finally, it discusses the proposals for teachers training suggested by the Fórum participants considering the needs detected in the teaching system. <![CDATA[Exploração das condições dos alunos com maior defasagem entre a idade cronológica e a série em escolas rurais do nordeste]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo se desenvolve em torno da questão do atraso escolar nas escolas rurais do Nordeste focalizando os alunos cuja idade ultrapassa os limites definidos a partir dos padrões oficiais. A idade média dos alunos da amostra (605 escolas, 5.500 alunos) é de 12 anos na 2ª série e 14 anos na4ª série com uma variação de 8 a 25 anos. A análise qualitativa é feita a partir dos dados quantitativos coletados pelo Programa de Avaliação da Educação Rural Básica no Nordeste (EDURURAL), em 1983. O atraso na entrada para a escola, o seu abandono temporário e a repetência são explicações possíveis, mas insuficientes; há necessidade de se compreender as múltiplas determinações do problema através da situação familiar, escolar e do próprio aluno. Reunindo os resultados, verificou-se que o grupo de alunos com idade acima dos 11 anos, na 2ª série, e, acima dos 13 anos, na 4ª série, pertencem a ambos os sexos, provêm de famílias mais pobres, com pais analfabetos. Na escola, situada na casa da professora, estão sob a responsabilidade de professora leiga, em classe multisseriada. Através de uma análise conjunta concluiu-se serem esses fatos componentes do processo de discriminação a que se acha submetida a população rural.<hr/>The paper looks at the question of over-age pupils in rural schools in the Northeast, focusing on those whose age exceeds that considered appropriate by the education authorities. The age of pupils in the sample (605 schools, 5500 pupils), ranges from 8 to 25 years, with an average of 12years in the second grade and 14 in the fourth. Delay instarting school, temporary drop out and repetition are possible explanations for the high incidence of overage pupils. Such explanations are, however, insufficient; it is necessary to try to discover the underlying causes of the problem by studying the family and school conditions of the pupils. Summarizing the results, it is found that those aged 11 and over in the second grade and aged 13 and over in the fourth grade are more likely to come from the poorest families, and have illiterate parents, and to be found in schools in the teacher house, taught by layteachers (with 4 or less years of school life) in multigrade classes. As a result of the analysis it is concluded that these factors are part of a process of discrimination from which the rural population suffers. Thus the extreme poverty of rural families and inadequate conditions of the schools and teachers interact in a process of discrimination that prevents rural children moving through the school system in the "normal" way. <![CDATA[Aleitamento materno diferencial para meninos e meninas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste trabalho foi examinar a questão do aleitamento materno do ângulo de um certo favorecimento desta prática e de sua duração, em se tratando de filhos homens. O que nos orientou foi a constatação, através do exame das estatísticas vitais, de um sub-registro acentuado de óbitos e nascimentos do sexo feminino. Muito embora neste trabalho não se tenha, sempre, chegado a diferenças estatisticamente significantes no sentido da hipótese de trabalho proposta, a prevalência e o tempo médio de amamentação sistematicamente maiores para os meninos, abrem perspectivas para estudos que possam aprofundar esta questão.<hr/>The purpose of this paper is to examine the question of breastfeeding from the standpoint of observing whether this practice is favored to some extent and lasts longer when the child is male. The basic orientation was provided from discovering through an examination of vital statistics that births and deaths of females are markedly under-registered. Although the results of this study did no produce statistically significant differences in connection with the proposed working hypothesis, the systematically higher prevalence and longer average breastfeeding period for boys point to the need for further studies to investigate the issue in greater depth. <![CDATA[Propostas para o atendimento em creches no município de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O atendimento em creche de crianças de 0 a 6 anos, filhas de famílias de baixa renda nos principais centros urbanos do país, tem se expandido consideravelmente, necessitando ser avaliado em aspectos significativos para melhor direcionamento dos recursos envolvidos. Estudo realizado junto area de pública de creches do município de São Paulo teve por objetivo levantar o contexto histórico em que tem ocorrido este atendimento, destacando os fatores nele intervenientes, especialmente no que se refere às propostas elaboradas a nível central e à organização de creches de diferentes estruturas e formas de manutenção em seu trabalho junto às crianças. A metodologia utilizada envolveu análise de documentos oficiais e e dados estatísticos, visitas a creches, entrevistas com diretores e com supervisores de creches. Historicamente, observam-se mudanças na organização e na concepção de creche adotadas pelo poder público. Vários fatores responderiam por tais mudanças: aumento da urbanização, forma de participação feminina na população economicamente ativa, queda na qualidade de vida de grandes extratos da população, características de movimentos populares, e especialmente, as políticas sociais das administrações. As diferentes propostas de atendimento traçadas pelo Órgão Público podem ser discutidas quanto às condições para o desenvolvimento infantil que defendem.<hr/>Daycare facilities for zero to six years old children of low income families in the main urban centers of the country have shown a considerable increase in recent years. A serious evaluation of its most relevant aspects is urgently required for redirecting the available resources. This study on the public network of daycare facilities in São Paulo investigated the historical content in which they were created, the various educational proposals designed by the governing bodies and the organization of daycare centers with diverse structures and means of support, in their work with the children.The investigation involved the analysis of official documents and statistical data, as well as visiting some creches, and interviewing their directors and supervisors. Historical changes were observed in the concept of daycare and in the organization of the creches, as implemented by the governing bodies. Various factors could be responsible for thouse changes: the migration to urban centers, trends in the participation of women in the economically active population, the declive of quality of life in large sections of the population, popular movements and, especially, the social policies put forward by the administrative bodies. The various proposals for daycare suggested by the governing bodie can be discussed with respect to the condition of development that they support for the children. <![CDATA[A construção da inteligência e a aprendizagem escolar de crianças de famílias de baixa renda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Interessante e oportuno artigo de Maria Helena Souza Patto, a criança marginalizada para os piagentianos brasileiros: deficiente ou não? Publicado no n. 51, de novembro de 1984, dos Cadernos de Pesquisa, provocou a elaboração deste texto, meio do qual aceitamos o desafiante convite para debater o problema, ali levantado, da caracterização cognitiva das crianças de camadas populares segundo a teoria de Jean Piaget. <![CDATA[Creches domiciliares: argumentos ou falácias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto corresponde a um seminário realizado na Secretaria de Assistência Social do Ministério de Previdência a Assistência Social em novembro de 1984. <![CDATA[Relatos da (con)vivência: Crianças e mulheres da Vila Helena]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Reunidos sob um mesmo título, apresentam-se aqui dois relatos distintos. Sua reunião tem contudo, uma forte razão de ser pois, de perspectivas diversas, eles constituem aproximações de uma mesma realidade: o povo de um bairro - as famílias, as mulheres e as crianças - da Vila Helena, no município de Carapicuíba, na grande São Paulo. A apresentação dos textos como um conjunto deveria facilitar, para o leitor, a recomposição do todo que os trabalhos individuais fragmentam. <![CDATA[Evasão e repetência nas 5ª séries do 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Assim que assumimos nossos trabalhos de monitoria de Língua Portuguesa, na delegacia de Ensino de Pindamonhangaba, em 28 de setembro de 1984, encontramos vários projetos em andamento, entre eles o da integração da escola de 8 anos. Sabia-se que um dos pontos de estrangulamento da almejada seqüência é o elevado índice de evasão e repetência na 5º série. Procurava-se uma razão técnica que justificasse tais fatos . Em vão. Não havia quebra ou impropriedade seqüencial com referência a conteúdos. Isto fora debatido e verificado. Nessa linha de pensamento ocorreu-nos então pesquisar o ponto de vista do aluno, contado por ele mesmo. Afinal, pensamos, quem sai da escola é ele.