Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419860002&lang=es vol. num. 57 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O aluno do curso superior noturno: um estudo de caso.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com alunos de curso superior noturno. A intensa expansão do ensino de 3º grau noturno e particular nas duas últimas décadas produziu alterações significativas no perfil do jovem estudante de ensino superior. O estudo procurou retratar este perfil considerando a dupla situação de trabalhador e estudante que imprime características peculiares a este jovem. As relações com a família, trabalho, mundo social e a escola são examinadas a partir das representações desses jovens, colhidas por meio de questionários, debates, entrevistas e situações de sala de aula.<hr/>This article presents results of research realized with night high school students. The intense expansion of the university private and in the night time the last two decades produced important changes in the profile of the young student of high level. The study tried to describe this situation considering the double position of labores and student which gives peculiar caractheristics to this young people. The relations with the family, the work, the social world and the university are examined by researches of their ideas through questionaires, interviews and activities in school <![CDATA[O aprofundamento das relações capitalistas no interior da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo trata da mudança das relações de trabalho no interior das escolas. As mudanças apontadas indicam um processo de alteração em direção a relações especificamente capitalistas, diferentemente das disposições que afirmam não se aplicarem relações capitalistas, para essa modalidade de trabalho não material, em que o ato da produção não se separa do consumo. Foi demonstrado que o processo de divisão do trabalho e a introdução de tecnologias no trabalho escolar têm promovido a separação entre o processo de produção e o de consumo, viabilizando a diminuição do valor de reprodução da força de trabalho da educação; têm permitido a venda do produto de trabalho educativo independente do contato professor e aluno; têm viabilizado a exploração do trabalho na forma de mais valia, produção em escala caracterizando, assim, nova forma de relações de produção na educação. Do mesmo modo, a luta dos docentes, em particular, e dos trabalhadores, em geral, pode ser profundamente afetada por essas alterações.<hr/>This paper deals with changes in labor relations within schools. The changes discussed here indicate a shift toward capitalist relations. This claim contradicts the view which maintains that capitalist relations cannot be used to define non-material production relations wherein the act of production is not separate from the act of consumption.This article demonstrates that the process of the division of labor and the introduction of new technology in education has: 1) generated a separation between production and consumption, thereby making possible a devaluation of the reproduction of the education labor force; 2) permitted the sale of the product of educational labor independent of teacher - student contact; 3) made possible the exploitation of labor in the form of surplus value, production on a large scale thereby indicating the introduction of new forms of productive relations in education. As a result, the struggle of teachers, in particular, and the worker's struggle, in general, may be deeply affected by such changes. <![CDATA[Movimento operário e educação popular na primeira República]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse artigo representa um breve estudo sobre as propostas e realizações educacionais do Movimento Operário na Primeira República (1889-1930). O autor relata idéias e os feitos pedagógicos das três grandes correntes do Movimento Operário do período inicial da República: socialistas, libertários e comunistas. A idéia central do texto é recuperar o esforço histórico das camadas trabalhadoras no sentido de resistirem à ideologia dos grupos dirigentes.<hr/>This article presents a brief study about the educational achievements of the labour movement in the first brazilian Republic (1889-1930). The author reports the feats of three great tendencies of labor movement in the early periods of the republic: socialists, anarchists and comunists.The central idea of this paper is to reconstitute the historical efforts of the proletarian stratum toward resistence against the ideology of majoritary groups. <![CDATA[Creches e berçários em empresas privadas paulistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo sintetiza os principais dados colhidos por um levantamento realizado pela Comissão de Creche do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo, junto aos 38 berçários e creches em funcionamento nas empresas privadas paulistas. O objetivo do levantamento foi o de conhecer e analisar os problemas dos berçários e creches nos locais de trabalho, tendo em vista uma atuação do Conselho junto aos órgãos responsáveis pelo cumprimento da lei e pela fiscalização desses estabelecimentos e uma proposta de reformulação dos artigos relativos a esta questão na legislação trabalhista em vigor (CLT).<hr/>The article contains a summary of the most important data collected by a survey realized by the Women's Council of the State of São Paulo, about 38 nurseries and day care centers in operation at private enterprises in São Paulo. The main objectives were to gather information and to makean analysis about these day care centers problems, in order to subsidize a Council's policy directed to the governmental departments that are responsible for their inspection and to propose a change in the present labor legislation that regulates this matter. <![CDATA[A intervenção precoce: seus pressupostos e algumas questões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A grande maioria dos atuais programas de intervenção para prevenir o atraso no desenvolvimento baseia-se em alguns pressupostos questionáveis - o de período crítico e o de privação cultural. A aceitação ou não destes pressupostos tende a ter implicações inteiramente diversas sobre as estratégias de ação daquelas pessoas envolvidas no favorecimento do desenvolvimento de crianças de baixo nível sócio-econômico. A partir de uma análise desses dois pressupostos, este trabalho procura argumentar sobre a necessidade de uma intervenção precoce, para quem ela poderia ser necessária, quando deveria ser iniciada e como deveria ser implementada.<hr/>The majority of intervention programs to prevent a developmental delay of the child are based on controversial assumptions whose acceptance or not have different implications on the strategies which can be adopted by those involved with the developmental fostering of children of low socioeconomic status. This paper includes the analysis of these assumptions and argues why, for whom, when and how intervention should take place. <![CDATA[Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor.<hr/>The literature review about the development of teacher expectations research in the United States, indicates that in the last seventeen years since the publication of "Pigmalion in the classroom" (Rosenthal e Jacobson, 1968), there has been a tendency to abandon the attempts to replicate it, no longer trying to manipulate teacher expectancies about his/her students but, instead, trying to focus the research in the factors like pupil social class, sex, race, cumulative folder information etc., that cause teacher expectations. This research has great relevance because even if the evidence suggests that in most cases teacher expectancies don't bias pupil performance, it also indicates that teacher expectancies sustain student performance in undesirable levels. In Brazil, the research studies on this topic have come to the same results, mainly emphasizing the relationship between the student failure and low teacher's expectancies. <![CDATA[Um estudo Piagetiano com crianças Ludovicenses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Maria Helena Souza Patto, num artigo intitulado a criança marginalizada para os piagetianos brasileiros: deficiênte ou não? Cadernos de Pesquisa, n. 51 coloca a seguinte questão: porque diferentes equipes brasileiras Carraher e colaboradores e Ramozzi-Chiarottino, usando um mesmo referencial teórico e com base na aplicação das mesmas tarefas piagetianas, obtêm resultados completamente opostos sobre uma mesma população? <![CDATA[Cultura, escola, ideologia e cognição: continuando um debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo insere-se no debate inicado por Patto 1984, e continuando por Freitag 1985 sobre as dissidências entre os autores que elas denominam os piagetianos brasileiros . Nosso objetivo aqui não é discutir afirmações isoladas de Patto 1984, Freitag 1985, Montoya 1983 ou Ramozzi-Chiarottino 1982. <![CDATA[A universidade precisa renascer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A assim dita crise da universidade vive a polarização entre os que, de um lado, lamentam os novos tempos, interpretados como perda crescente de substância acadêmica, e, de outro lado, os que desejam introduzir na vida universitária processos democratizantes. Trata-se de uma polarização geralmente aguda, pois se passa com rigidez de uma situação de fechamento autoritário típico, para uma de escaramento já talvez populista, rumo a condições ainda não experimentadas e por isso tidas como temerária. <![CDATA[A afetividade do educador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A assim dita crise da universidade vive a polarização entre os que, de um lado, lamentam os novos tempos, interpretados como perda crescente de substância acadêmica, e, de outro lado, os que desejam introduzir na vida universitária processos democratizantes. Trata-se de uma polarização geralmente aguda, pois se passa com rigidez de uma situação de fechamento autoritário típico, para uma de escaramento já talvez populista, rumo a condições ainda não experimentadas e por isso tidas como temerária. <![CDATA[0 a 6 anos: atendimento em São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A assim dita crise da universidade vive a polarização entre os que, de um lado, lamentam os novos tempos, interpretados como perda crescente de substância acadêmica, e, de outro lado, os que desejam introduzir na vida universitária processos democratizantes. Trata-se de uma polarização geralmente aguda, pois se passa com rigidez de uma situação de fechamento autoritário típico, para uma de escaramento já talvez populista, rumo a condições ainda não experimentadas e por isso tidas como temerária. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>A assim dita crise da universidade vive a polarização entre os que, de um lado, lamentam os novos tempos, interpretados como perda crescente de substância acadêmica, e, de outro lado, os que desejam introduzir na vida universitária processos democratizantes. Trata-se de uma polarização geralmente aguda, pois se passa com rigidez de uma situação de fechamento autoritário típico, para uma de escaramento já talvez populista, rumo a condições ainda não experimentadas e por isso tidas como temerária.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 02:04:21 27-04-2024-->