Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419860004&lang=pt vol. num. 59 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Participação do pessoal da administração superior nas reformas ou inovações do sistema educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo pretende analisar, ainda, descritivamente, como e se o pessoal do ensino superior contribui para o desenvolvimento das reformas e inovações realizadas ou em realização no sistema educacional, particularmente nos níveis primário e médio. As hipóteses de trabalho levantadas referem-se à participação de pesquisadores nas reformas ou inovações, à utilização dos resultados de pesquisa e a sua difusão dentro e fora do sistema educacional. Dados foram colhidos junto à Secretaria de Educação e Universidades. Constatou-se que embora a participação dos pesquisadores nas inovações exista, é considerada insuficiente, episódica e limitada a determinadas fases. Por outro lado, a utilização de resultados de pesquisas pela administração pública educacional é rarefeita. Ainda aponta-se a falta de uma política consistente para a divulgação de pesquisas. Muito enfatizada é a desvinculação do ensino superior em relação aos outros níveis de ensino. Coloca-se em evidência o caráter acadêmico das pesquisas, o que as põe distantes da prática educativa.<hr/>This study is a descriptive analysis of the contribution of University Professors to the development of past and present reforms and innovations in the educational system, especially at the elementary and secondary levels. The working hypotheses refer to the direct participation of researchers in the reforms or innovations, to the utilization of research results and their dissemination inside and outside the educational system. Data were collected in the State Secretaries of Education and in the Universities. Results have shown that although some participation exists, it is considered insufficient, sporadic and limited to some phases of the reforms. On the other hand, the utilization of research by the education public policy makers is scarce. There is not consistent policy of research dissemination. Results point to the gaps between higher and other levels of education, and between academic research and educational pract <![CDATA[Professores leigos x professores habilitados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada.<hr/>The main goal of this study was to investigate the impact of teachers qualification programs on students, community and municipal budgets. It dealt with 34 schools from three different district areas comprising 44 first grade teachers, 389 students, and 33 of their parents. Statistical and historical data were gathered in order to analyse the evolution of the Elementary School teachers' qualification in Sergipe and the impact of teachers' qualification on the municipal budgets. Classroom observation and questionary for the teachers; Language and Mathematics tests for the students and interviews with students' parents were procedures used. According to the statistical analysis of covariance, the variable "teacher qualification" remains as the most significant one - differences were found in the students' performances for teachers prepared by the Logos II program. However, "students" age and years of teaching experience" were also found important. This study clearly shows that the "Normal School" curriculum needs to be reviewed and revitalized; and the tranference of the elementary school responsability to the municipality should be reanalized. <![CDATA[Administração de escolas de 1º e 2º graus e a natureza do processo de produção pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo em vista subsidiar as discussões a respeito de uma práxis administrativa escolar voltada para a transformação social, o artigo estuda a natureza do processo de produção pedagógico que tem lugar na escola, contrastando-o com o processo de produção material e investigando até onde o modo de produzir tipicamente capitalista pode generalizar-sena escola, a ponto de dar-se aí a completa subordinação real do trabalho ao capital.<hr/>Aiming to give elements for a discussion about administrative praxis discuted to social transformation, this article studies the nature of pedagogical production process that takes place in school. In addition, this process is contrasted with the material production one, in an attempt toinvestigate the possibilities of generalizing the capitalist production forms to school to the point that work can be really more completely subordinated to capital. <![CDATA[O "ofício de criança": definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute as condições sociais da descoberta da primeira infância como objeto pedagógico e, em seguida, as funções sociais que a instituição escolar pode preencher quando baseada nesta definição da primeira infância. Para isto os autores analisam dados sobre: a expansão da escolaridade infantil; as mudanças no papel pedagógico das mães, associadas aos seus novos papéis profissionais; a evolução das necessidades de guarda em comparação com as educacionais; a difusão de novas concepções da psicologia sobre as crianças pequenas e as mudanças nas formas de atendimento. Na segunda parte são examinados vários aspectos da instituição escolar voltada para as crianças pequenas e as expectativas diversas que cada classe social constrói em relação a ela.<hr/>The article discusses how young children are defined as a pedagogical object in our society and which social roles pre-school may fulfil when based in this conception. The authors analyse data about the increment of young children school attendance; changes in the pedagogical role of mothers, related to their new professional roles; evolution of day care needs in comparison with educational needs; psychology's new conceptions about young children development and changes in educational institutions available for young children. In the second part the article examines various aspects of pre-school institutions and the different expectations each social class has about them. <![CDATA[A constituinte e a educação da criança de 0 a 6 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute as principais questões envolvidas na definição dos direitos à educação das crianças de 0 a 6 anos no novo texto constitucional a ser elaborado. Em seguida, analisa as propostas já existentes - especialmente aquela preparada pela Comissão Provisória de Estudos Constitucionais, coordenada por Afonso Arinos - no que se refere aos direitos das crianças nesta faixa de idade.<hr/>This article discusses the main problems related to the definition of the constitutional rights of children between 0 and 6 years of age, to pre-school education and day care, in the new Brazilian Constitution that is going to be voted by the National Congress, begining in February, 1987. It also analyses the existent proposals to this new Constitution - specially the one prepared by a Comission that was coordinated by Afonso Arinos, who was appointed for this task by the late President Trancredo Neves - in the aspects related to the educational rights of small children. <![CDATA[É preciso pensar em educação escolarizada para crianças de 4 a 6 anos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discorre sobre os objetivos da pré-escola, utilizando a denominação "pré-1º grau", para diferenciá-la de alternativas pouco estruturadas ou informais. Segundo a autora, esta denominação seria mais adequada para programas que possuem clareza em suas metas educacionais e professores preparados, atendendo a faixa de 4 a 6 anos de idade. A autora defende o ponto de vista de que os aspectos pedagógicos devem ser encarados com seriedade, criticando a orientação assistencialista de programas como o PROFIC, por exemplo. Por outro lado, defende a antecipação da idade de ingresso no 1º grau para os 6 anos e a prioridade de educação das crianças entre 0 e 10 anos de idade.<hr/>The article discusses what should be the main objectives of pre-school programs for 4 to 6 years old children. The author values the kinds of programs that have well defined educational goals and qualified teachers, and she criticizes some programs that follow assistencial conceptions, as PROFIC does (a recent program proposed by the State Government of São Paulo). She also argues that children should enter elementary school an year earlier than they do now (at 6 years of age instead of 7), and that priority should be given to the education of children between 0 and 10 years of age. <![CDATA[Organização do trabalho na escola: a prática existente e a teoria necessária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Administração escolar, enquanto corpo teórico-conceitual no qual pressupostamente se apóia a prática administrativa que se desenvolve no interior de nossas escolas e de sistemas escolares, debate se historicamente no Brasil com fogo cruzado de duas incompreensões. De um lado situam-se aqueles que entendem a administração escolar como um caso particular da ciência administração e como tal, supõem necessário apenas um pequeno esforço de adaptação para que os princípios gerais de administração possam dar conta satisfatoriamente dos problemas que se manifestam no cotidiano das instituições escolares. <![CDATA[A administração da educação na nova república: caminho para mudança ou mudança de caminho?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A importância de se discutir questões relativas à administração da educação pública no Brasil não se prende ao fato da proximidade da Constituinte, pois não se pode esperar da Assembléia, mais do que o fortalecimento da república constitucional de cabresto curto. É a compreensão crítica do caráter da Nova República que torna premente a identificação dos caminhos para a mudança no setor educacional, traçados pelos dirigentes nacionais, nos quais poderão trilhar muitos educadores, ou por partilharem dos ideais democráticos do governo, ou por terem se equivicado na mudança de caminho. <![CDATA[Universidade, escola e formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A importância de se discutir questões relativas à administração da educação pública no Brasil não se prende ao fato da proximidade da Constituinte, pois não se pode esperar da Assembléia, mais do que o fortalecimento da república constitucional de cabresto curto. É a compreensão crítica do caráter da Nova República que torna premente a identificação dos caminhos para a mudança no setor educacional, traçados pelos dirigentes nacionais, nos quais poderão trilhar muitos educadores, ou por partilharem dos ideais democráticos do governo, ou por terem se equivicado na mudança de caminho. <![CDATA[Administração escolar: introdução crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A importância de se discutir questões relativas à administração da educação pública no Brasil não se prende ao fato da proximidade da Constituinte, pois não se pode esperar da Assembléia, mais do que o fortalecimento da república constitucional de cabresto curto. É a compreensão crítica do caráter da Nova República que torna premente a identificação dos caminhos para a mudança no setor educacional, traçados pelos dirigentes nacionais, nos quais poderão trilhar muitos educadores, ou por partilharem dos ideais democráticos do governo, ou por terem se equivicado na mudança de caminho. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741986000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>A importância de se discutir questões relativas à administração da educação pública no Brasil não se prende ao fato da proximidade da Constituinte, pois não se pode esperar da Assembléia, mais do que o fortalecimento da república constitucional de cabresto curto. É a compreensão crítica do caráter da Nova República que torna premente a identificação dos caminhos para a mudança no setor educacional, traçados pelos dirigentes nacionais, nos quais poderão trilhar muitos educadores, ou por partilharem dos ideais democráticos do governo, ou por terem se equivicado na mudança de caminho.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 02:05:16 05-05-2024-->